Coloco aqui o meu feedback a este propósito:
- 107.2 são no meu ver uma frequência fraquinha, mesmo para 500w. Ouve-se bem no Porto, em Gaia, Gondomar, Matosinhos e pouco mais. É sobretudo para o Grande Porto só. Acima disso é muito muito apoiada por 104.4 Amares. A coisa é tão fraca que isso chega a acontecer a apenas 6km para norte do concelho do Porto (!). Vila do Conde e Póvoa de Varzim, a melhor escolha será quase sempre 104.4 Amares sendo que os 107.2 entram aqui e ali, mas não muito bem. Trofa sempre 104.4. Famalicão não sei dizer ainda. Santo Tirso será sempre em 104.4.
- 89.5 tem um comportamento bom para um emissor do litoral, sem ser espetacular (estou mal habituado aos 98.4 e 88.6...). Sinal estável até Valongo, no interior. Daà para a frente começa a fraquejar de forma relevante, mas dá para ir ouvindo ainda mais um pouco, tolerando várias deficiências de sinal. A sul chega com muito boa qualidade, beneficiando de uma propagação num terreno de cota baixa, predominantemente pouco acidentado, com os eixos das autoestradas a desenvolverem-se na zona, e chega até às portas de Aveiro (no interior não se escuta em condições, a solução será os 92.8 com tudo o que implica).
- 105.8 Valongo tem no geral um excelente comportamento para o interior do distrito do Porto. No litoral, é muito satisfatório, tendo apenas as clássicas falhas junto à costa de Matosinhos. Na Maia, apresenta algumas deficiências pontuais em certas zonas de relevo mais acidentado (Nogueira da Maia, Milheirós e Folgosa). É um emissor muito consistente na generalidade e chega longe, quer para norte, quer para sul. Bom comportamento no Porto, na generalidade. Um bom all-rounder.
- 90.0 é aquele clássico de erro da ANACOM que meteu na mesma frequência duas estações com potências enormes em vez de mandar uma delas para 89.9. No Porto, nos seus bons dias (entenda-se), é a escolha ideal. Sólida, estável, escuta-se até muito longe e não raras vezes sem sequer precisar do apoio dos 103.8 até bem dentro do Minho. Para sul, começa a ser interferida logo em Grijó pela Mega Hits de Coimbra pontualmente, situação que se intensifica quanto mais para sul vamos (em Santa Maria da Feira é de tal ordem que a escolha ideal é mesmo os 105.8...). Nos maus dias, como ainda a semana passada aconteceram dois, é interferida forte pela Mega em zonas até da cidade do Porto (Circunvalação, VCI, Cedofeita, Massarelos, Ramalde), situação que se manifesta de formas diferentes (no meu autorádio manifesta-se com uma maior proeminência de ruÃdos como se o emissor estivesse mais longe, e mesmo muito pontualmente a Mega Hits a entrar na própria emissão por completo por breves instantes). Nestas alturas, deve-se sintonizar os 105.8 de Valongo. Isto até a ANACOM pôr fim a esta estupidez técnica.
- 94.3 são no geral uma frequência fraquinha. Basta dizer que para o interior em certas zonas de Penafiel já apresentam leve dificuldade (refletores...), e para o litoral no próprio concelho de origem do alvará, na Maia, têm algumas zonas de sombra e o sinal, apesar de que teoricamente teria que ser tão forte como estando local, não tem esse nÃvel de força, apesar de bastante proeminente como manda a lei. É daqueles casos que talvez mais valesse deslocalizar para o próprio Porto do que mandar para Valongo, mas entende-se a opção por Valongo por uma questão de área coberta no distrito. No Porto seria mais consistente, mas cobriria menos e, a avaliar pelo caso da SBSR, poderia exigir refletores para reforçar o sinal na Maia (depreendo que os refletores no Porto tenham sido colocados por causa de Leça, Perafita e Lavra, no norte do concelho, por questões de nÃvel de sinal, porque no centro de Matosinhos é bastante bom), enfraquecendo o sinal na direção de Santa Maria da Feira e Espinho.