Autor Tópico: TSF - rede de emissores  (Lida 40307 vezes)

guest6

• Visitante
Re: TSF - rede de emissores
« Responder #15 em: Agosto 04, 2017, 02:09:59 pm »
O curioso,é que de uma forma ou outra é sempre preciso mais uma frequência...
Ou para cobrir o sul mantendo Valongo ou apostando no Monte da Virgem um para cobrir precisamente Valongo,pois nessa zona há muitas falhas...
Daí que se calhar,até deveria era haver um 3º local referência nessa zona para as rádios terem os seus emissores,que permitisse matar 2 coelhos de uma cajada...
Monte da Virgem favorece mais o litoral e prejudica o interior do distrito do Porto,o mesmo se passa ao contrário...
Havendo uma localização "de meio",seria o ideal...

Sim e qual seria essa localização? Pois...!!! Duvido MESMO MUITO que a encontre...!!! "Perfeito" nem a "loira" geladinha a 0º consegue ser...!!!  :D ;D

estvmkt

• Hero Member
« Responder #16 em: Agosto 04, 2017, 02:30:52 pm »
Maia por exemplo? Gondomar... Vila do Conde até por exemplo nao sei. Penafiel,Paços de Ferreira não sei se ficam mais intermedias ou nao...

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #17 em: Agosto 04, 2017, 04:59:48 pm »
Maia por exemplo? Gondomar... Vila do Conde até por exemplo nao sei. Penafiel,Paços de Ferreira não sei se ficam mais intermedias ou nao...

Conhece a história do cobertor curto? Se tapar os pés, fica com a cabeça descoberta. Se tapa a cabeça, fica com os pés de fora. Qualquer solução que se encontre vai beneficiar umas partes e prejudicar outras. Qualquer que seja a localização do tx, vai haver sempre alguma região prejudicada. Como em muitas coisas da engenharia electrotécnica e da vida, o mundo não é ideal e toda e  qualquer  solução encontrada terá os seus prós e contras.
« Última modificação: Agosto 04, 2017, 05:01:37 pm por Luis Carvalho »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

guest6

• Visitante
« Responder #18 em: Agosto 04, 2017, 10:51:33 pm »

Por acaso conhece um bocadinho a zona? Pois parece-me que não conhece NADINHA...!!! Já parou para pensar que os tecnicos que andam no terreno, e HÁ MUITOS anos, já ponderaram TODAS as hipoteses, e dessas NENHUMA foi considerada...!!! Porque será..??

PN96

• Newbie
  • *
« Responder #19 em: Agosto 05, 2017, 01:31:16 am »
Como é a cobertura da rede norte da TSF? Ainda existem zonas de sombra onde a TSF se apanha mal ou não se apanham mesmo de todo?

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #20 em: Agosto 09, 2017, 12:39:38 pm »
Acreditem se quiserem, mas com a actual rede de emissores, já é possível, por exemplo, viajar do interior alentejano (do concelho de Borba) até Lisboa, a escutar a TSF (ainda que com algumas falhas de sinal no percurso). Se os 107,4 (Lousã) ajudam muito, a frequência da Gardunha complementa-a nalgumas zonas, mormente entre Borba e Estremoz. Depois de Estremoz, os 105,4 (Évora) dão uma boa ajuda até Montemor-o-Novo. Depois de Montemor, se seguirmos pela A6, a comutação é feita para o emissor de Lisboa (89,5), ainda que, naturalmente, com falhas pontuais. Infelizmente, os 107,4 deixam de ser alternativa viável porquanto é pressionada pela M80 (107,5), mas a partir do momento em que a recepção dos 89,5 MHz estabiliza, ouve-se perfeitamente a TSF até Lisboa. Tudo dentro da área de influência da rede regional Sul.

Enviado através de Tapatalk

Cumprimentos,
Luís Carvalho

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #21 em: Agosto 09, 2017, 08:01:58 pm »
Os 107,4 da TSF da lousã de facto tem um poder de alcance incrivel. Para mim um, se não o melhor, emissor em Portugal. O som podia ser um pouco melhor mas não se pode pedir tudo.

guest6

• Visitante
« Responder #22 em: Agosto 09, 2017, 09:52:27 pm »
Os 107,4 da TSF da lousã de facto tem um poder de alcance incrivel. Para mim um, se não o melhor, emissor em Portugal. O som podia ser um pouco melhor mas não se pode pedir tudo.

Eu tambem não encontro nenhum emissor com area de cobertura melhor que os 107.4 da TSF em Portugal continental.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #23 em: Agosto 09, 2017, 10:37:07 pm »
Poder todo poderoso,tudo muito bem,mas milagres não faz...
E,Viseu precisa de um emissor para cobrir bem o miolo da cidade...

guest6

• Visitante
« Responder #24 em: Agosto 09, 2017, 11:29:00 pm »
Poder todo poderoso,tudo muito bem,mas milagres não faz...
E,Viseu precisa de um emissor para cobrir bem o miolo da cidade...

Mas qual é o emissor que não tem zonas de sombra e onde teoricamente deveria/poderia chegar e que tal não acontece? Como diz, e bem, não há milagres. Mas um emissor que chega ao distrito de Evora ( a sul ) e ao distrito de Viana do Castelo ( a norte ), é "obra"...!!

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #25 em: Agosto 09, 2017, 11:50:18 pm »

Espero que não exista problema de publicar aqui as fotos do emissor da TSF 107,4FM no alto do Trevim. A potência autorizada e acredito que seja a utilizada é de 50 kW. Basicamente pelas fotos que encontrei é uma torre com 10 elementos sendo limitada numa determinada direcção. Ainda possuem outra mais pequena com 4 elementos para caso de avaria ou manutenção do principal.

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #26 em: Agosto 23, 2021, 11:27:56 pm »
Ao que parece, o emissor da TSF na Marofa (105,4 MHz) tem estado, há vários dias, em portadora e sem RDS. Porventura alguém que se encontre ou passe pela região pode confirmar?
« Última modificação: Julho 16, 2022, 12:52:10 am por AG »
Cumprimentos,
Luís Carvalho

joao.rosa.10004

• Full Member
« Responder #27 em: Agosto 24, 2021, 08:50:17 pm »
Ao que parece, o emissor da TSF na Marofa (105,4 MHz) tem estado, há vários dias, em portadora e sem RDS. Porventura alguém que se encontre ou passe pela região pode confirmar?
Confirmo! Em portadora e sem RDS!

Enviado do meu SM-N980F através do Tapatalk

pdnf

• Hero Member
« Responder #28 em: Agosto 25, 2021, 12:54:20 am »
Confirmo! Em portadora e sem RDS!

Avaria ou a TSF a desistir do emissor? Aparentemente, há alternativas de escuta na área entre vários emissores, com a exceção do território espanhol.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

joao.rosa.10004

• Full Member
« Responder #29 em: Agosto 25, 2021, 04:02:37 am »
Mesmo em território espanhol, no percurso da Autovia  A-62 em direcção a Salamanca, os 106.6 até Ciudad Rodrigo e os 103.2 durante um pouco mais, são uma boa alternativa. Em algumas breves zonas entram também os 107.6.
Nada comparado com os 97.2 da Antena 1 que quase entram na cidade de Salamanca.
Pelo percurso da A-52 (Km 0), algures por Benavente, começam a entrar  os 103.2/107.0 mas  a estação mais confortável de ouvir são os 101.1 da RFM.