Autor Tópico: Grupo RTP  (Lida 101301 vezes)

ruicleto

• Hero Member
Re: Grupo RTP
« Responder #570 em: Outubro 10, 2025, 10:06:49 am »

Atento

• Hero Member

pdnf

• Hero Member
« Responder #572 em: Outubro 11, 2025, 07:00:23 pm »
Percebo que queiram renovar a estação, ao terminar com o Portugal em Direto. Contudo, há duas coisas que me fazem tremenda confusão:

1. O último programa não ser feito pelo rosto do programa nos últimos 20 anos. Não são florzinhas que apagam essa mancha.
2. O novo nome: Portugal em rede. Desculpem, mas parece que pediram ao Chat GPT uma sugestão.

Veremos se corre bem, espero que sim, mas fica este registo, e, porque estamos num fórum de rádio, também seria interessante perceber se o nome também muda na Antena 1.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #573 em: Outubro 15, 2025, 04:36:50 pm »
E o novo programa de debate ,com a presenca do polemico influencer Goncalo Sousa , ligado ao Chega e moderado pela decana Alberta Fernandes, acaba de ser suspenso, depois de ter sido apresentado na apresentação das novidades da RTP/ N...

Atento

• Hero Member
« Responder #574 em: Outubro 15, 2025, 05:12:06 pm »
E o novo programa de debate ,com a presenca do polemico influencer Goncalo Sousa , ligado ao Chega e moderado pela decana Alberta Fernandes, acaba de ser suspenso, depois de ter sido apresentado na apresentação das novidades da RTP/ N...

Não

Não vai!

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #575 em: Outubro 15, 2025, 07:34:49 pm »
O Goncalo Sousa salta fora, depois de ser apresentado.

Parece que nao conheciam algumas opiniões do influencer...

mg.luis

• Sr. Member
« Responder #576 em: Outubro 15, 2025, 08:32:46 pm »

Acho que já tinha sido afastado antes de estalar agora a polémica.
No Domingo, na noite eleitoral, tinha apresentado os comentadores do "Estado da Arte" (o dito programa) e estava o Henrique Mesquita em vez do Gonçalo Sousa.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #577 em: Outubro 15, 2025, 10:28:07 pm »

Acho que já tinha sido afastado antes de estalar agora a polémica.
No Domingo, na noite eleitoral, tinha apresentado os comentadores do "Estado da Arte" (o dito programa) e estava o Henrique Mesquita em vez do Gonçalo Sousa.

Mas, ninguém faz o trabalho de casa na RTP, sobretudo na Direcção de Informação?

Foi preciso haver polémica nas redes sociais para agirem?

Apaga-se o vídeo de promoção e está tudo bem?

Ninguém assume a responsabilidade pelo erro de "casting"?

Vítor Gonçalves e a Direcção de Informação da RTP TV ficam muito mal na fotografia.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #578 em: Outubro 15, 2025, 10:43:32 pm »
Começa muito muito mal este novo canal.
O sujeito nem devia ser convidado, a partir do momento  nem deviam ceder a pressões.
Ate porque se quiser convidar gente mais " fora da Caixa" vai sempre existir polémicas e pressões.
Isto promete..

Atento

• Hero Member
« Responder #579 em: Outubro 15, 2025, 11:00:56 pm »
O sujeito nem devia ser convidado, a partir do momento  nem deviam ceder a pressões.
Ate porque se quiser convidar gente mais " fora da Caixa" vai sempre existir polémicas e pressões.
Isto promete..

Começa muito mal?

Lol

Vítor Gonçalves não é o Reis!

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #580 em: Outubro 15, 2025, 11:22:06 pm »
Se acha que esteve bem, estamos conversados.
Mas pronto, Vitor Goncalves, senpre bem
Buno Reis,  sempre mal, nem que inventem narrativas...

mg.luis

• Sr. Member
« Responder #581 em: Outubro 15, 2025, 11:44:39 pm »
Isto promete..

Neste caso já não era só o ser fora da caixa. Houve coisas que ele escreveu que eram de um nível muito rasca. Pelo menos o serviço público que tenha algum critério em quem põe no ar, já que nas privadas muitas vezes o que se quer é "chavascal".

Foi um erro, e não devia ter acontecido. Acho que o tentaram resolver discretamente (como disse no domingo ele já tinha sido substituído) mas não escaparam à polémica. Agora é seguir em frente que daqui a nada a polémica já é outra...
E esperar que mantenham um rumo no canal de notícias. Normalmente o problema da RTP é que como as audiências não aparecem logo na primeira semana, deixam dar o litro e é deixar andar. Até ver, as mudanças parecem-me positivas no geral.

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #582 em: Outubro 16, 2025, 10:43:50 am »
Isto promete..

Neste caso já não era só o ser fora da caixa. Houve coisas que ele escreveu que eram de um nível muito rasca. Pelo menos o serviço público que tenha algum critério em quem põe no ar, já que nas privadas muitas vezes o que se quer é "chavascal".

Foi um erro, e não devia ter acontecido. Acho que o tentaram resolver discretamente (como disse no domingo ele já tinha sido substituído) mas não escaparam à polémica. Agora é seguir em frente que daqui a nada a polémica já é outra...
E esperar que mantenham um rumo no canal de notícias. Normalmente o problema da RTP é que como as audiências não aparecem logo na primeira semana, deixam dar o litro e é deixar andar. Até ver, as mudanças parecem-me positivas no geral.

Acrescento só mais este pequeno texto da autoria de Marta Gonçalves (coordenadora de multimedia do Expresso) publicado esta manhã na newsletter diária "Expresso Curto" e com o qual concordo inteiramente...

"Há vários dias, um amigo e colega de redação mostrou-me a fotografia publicada pela RTP com o novo painel de comentadores. “Não é o Gonçalo Sousa?”, questionou ele mais em jeito de afirmação do que de pergunta. Demorei uns segundos. “Acho que não.” Além da minha má visão, a foto estava afastada e aquela figura de casaco claro não me pareceu mesmo a pessoa que era. Eu fiquei convencida de que não era, o meu amigo continuou na dúvida. Há precisamente uma semana, manda-me uma mensagem com um vídeo anexado. “É mesmo ele.” E era, a RTP anunciava Gonçalo Sousa, influenciador e autoproclamado embaixador da “masculinidade tóxica”, como novo comentador da estação pública.

Uma semana se passou e Gonçalo Sousa já não é nem será comentador do canal público. Agora, em resposta ao Expresso, a RTP explica que “ponderou e reviu a sua posição” após ter tomado conhecimento de “alguns comentários feitos no passado pelo próprio”. E, “por ter tomado conhecimento”, entenda-se: um vídeo publicado pela conta @volksvargas, que gerou burburinho e as opiniões do ex-futuro comentador chegaram a mais ouvidos e olhos do que àqueles que tinha chegado até então.

Mas vamos por partes: quem é Gonçalo Sousa? Autointitulado “analista político”, tinha uma conta no X em que publicava comentários racistas, machistas e xenófobos, que foi uma das 15 contas portuguesas suspensas, em 2023, com ligações à extrema-direita. Na altura, apresentava-se também como “empresário, comunicólogo e embaixador da masculinidade tóxica”, como escreve neste artigo a Cátia Barros. Além disso, o influencer, que já foi candidato pelo Chega à vice-presidência da Câmara Municipal de Oeiras, é um dos nomes mencionados no artigo do Expresso sobre “os influencers radicais que aliciam os jovens”.

Na edição semana passada do semanário, no artigo assinado pela Helena Bento e Hugo Franco, Gonçalo Sousa é apontado como um influenciador referenciado devido aos discursos que visam as minorias étnicas — ao contrário de outros exemplos no texto, não é alvo de qualquer inquérito do Ministério Público. Ao Expresso, negou ser autor de conteúdos radicais. “Não me reconheço como autor de discurso de ódio, embora aceite ser reconhecido como influenciador.”

Regressemos então à RTP, que o apresentou como um dos novos comentadores do programa “Estado da Arte”. Num vídeo publicado nas redes sociais do canal público — entretanto apagado —, via-se a jornalista Alberta Marques Fernandes ao lado de três convidados, entre eles o próprio Sousa. Entretanto, o tal vídeo com os vários comentários de Gonçalo Sousa é publicado nas redes sociais e a estação pública “ponderou e reviu a sua posição”. A história é aqui toda contada ao detalhe.

Pode discutir-se tudo nesta história e, facilmente, se vão ouvir opiniões tão díspares como “a RTP nunca deveria ter alterado por causa do ruído online” e “ainda bem que tomaram uma atitude e impediram isto de acontecer”. No entanto, estes episódios têm sempre uma outra consequência que me preocupa particularmente: a descredibilização de quem informa de modo claro, transparente e imparcial. As decisões, as mudanças meio às escondidas e este género de trapalhices deixam desconfiados quem nos lê, ouve e vê, além de ajudarem todas as narrativas anti-media que por aí já circulam.

Não vivemos tempos em que nos possamos dar ao luxo de errar desta forma."

Reafirmo: Vítor Gonçalves e a Direcção de Informação TV estiveram muito mal neste episódio lamentável, no mínimo.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #583 em: Outubro 16, 2025, 12:10:19 pm »
Obviamente  que esteve  mal em TODOS aspectos.
Na escolha da figura ( deve ter uma equipa de asseesorres, para quê?), depois ceder a pressões das redes sociais.

Ou seja, revela uma personalidade fraca.

Como sou um espírito livre, espero que no futuro o tenha que elogiar, mas começou muito mal.

pdnf

• Hero Member
« Responder #584 em: Outubro 16, 2025, 04:09:00 pm »
Estou completamente à vontade para o escrever, pois detesto esse tipo de discurso de ódio e divisionista, mas penso que se há pessoa na família política da Extrema-Direita que se civilizou, foi mesmo o Gonçalo Sousa. Obviamente que os comentários que vieram a público, feitos nos anos da pandemia, sendo ele praticamente um adolescente, são inaceitáveis. O discurso dele, nessa altura, não era muito diferente, pelo que vi, até pior, do que o daqueles cromos que populam o ED.

Dito isto, do que volta e meia me aparece feito por ele, parece-me que já não estará no mesmo nível de discurso. É certo que nos poderemos perguntar se é uma mudança genuína, ou se visa conseguir conquistar o espaço mediático, onde já colabora, por exemplo, com a Observador. Em relação ao Chega, se a memória não me falha, já não será militante, e até é bastante crítico do estilo de fazer política. Dito isto, é evidente que está na mesma linha de direita radical, aquela que, conjuntamente com o mesmo tipo de esquerda, para mim é um perigo. As TV's e rádios se querem comentadores, deixem-se ficar pelas quatro famílias políticas que são, genuinamente, defensoras da democracia e moderadas, da esquerda para a direita, PCP, PS, AD, IL. Está muito bem, e já rende debates bem interessantes, sem a baixeza de nível que os extremos nos costumam habituar.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.