Sim mas isso é um oásis no meio da imensas asneiras que o Frangoso tem feito, apenas 2 exemplos, não há cinema a horas decentes, quase nunca começam antes das 00h e a programação desde a pandemia, das tardes de fim de semana tem sido péssima, especialmemte os Sabados, best of daqueles programas/festas não fazem sentido. Mas aqui não é bom local para discutir TV.
Bem, nesse aspeto, podemos comparar a estratégia da RTP com as congéneres europeias, obviamente, em proporção, tendo em consideração a população e economia de cada paÃs.
No caso de França, 67 milhões de habitantes, são exibidas séries e filmes de produção britânica ou norte-americana, em horário nobre. Todos os canais públicos generalistas (France.2, .3, .4, .5), exibem séries e filmes, maioritariamente de produção francesa, e também de britânicos e norte-americanos, em horário nobre, filtrando o género/tipo em função da filosofia do canal. Por exemplo, um dia destes vi na Fance.2, o principal da TV pública francesa, o filme
Elementos Secretos (“Hidden Figuresâ€) em horário nobre (21:00, hora francesa).
No que concerne aos canais públicos alemães ARD-1, ZDF (melhor, 2DF), ZDF NEO, acho curioso que aos sábados à noite sejam exibidos nos três, filmes ou de produção britânica ou norte-americana em… simultâneo e em horário nobre. Este paÃs conta com 83 milhões de habitantes. A TV pública alemã (melhor, os diferentes operadores públicos alemães, há mais do que um) parece-me superior à francesa, com excelente produção própria de filmes e séries, e com maior abertura à s produções britânicas e norte-americanas (talvez, dando uma imagem de paÃs também orientado para o exterior). Vários programas de informação, debate, documentários, produção própria orientada ao quotidiano dos alemães e à s diferentes atividades económicas, programas de variedades, magazines, espaços culturais, debates ao estilo de tertúlias, etc. Portanto, o que se espera da TV pública. Também acho curioso que em todos os noticiários os pivôs/jornalistas apresentem os mesmos de pé, do princÃpio ao fim, sem se sentarem, portanto.
Tratando-se este um espaço de rádio, desconheço como será a rádio alemã. A lÃngua, para mim, é uma barreira, demoro tempo a contextualizar o conteúdo falado. Relativamente, à s rádios públicas internacionais, constato que a ‘BBC Radio 2’ alterou recentemente a grelha, nos horários compreendidos entre as 20h e as 0h.