Autor Tópico: SBSR FM  (Lida 155134 vezes)

somdafrente

• Jr. Member
  • **
Re: SBSR FM
« Responder #75 em: Dezembro 11, 2016, 01:10:06 am »
SBSR FM: a maior desilusão dos últimos tempos. Após terem-nos posto durante alguma semanas com água na boca com a playlist de rock e indie de grande qualidade (se bem com alguma fixações neuróticas em Editors/Bloc Party e quejandos) no interregno após o fim da Nostalgia, sai-nos afinal uma cópia da Radar/Vodafone. Ou seja, uma emissora elitista e de fraco gosto, com um ar geral na apresentação de que nos estão a fazer um favor - e pelo meu moniker pode-se perceber que sou, digamos, suficientemente veterano para ter ouvido o saudoso mestre António Sérgio, que podia dar muitas lições a estes "hipsters". Mais concretamente, como nos fazer descobrir com amor e carinho a mais obscura das músicas. Salva-se o polivalente Paulo Lázaro, e a Manuela Paraíso, por fim de regresso a uma rádio mais alternativa, ouvia-se a dor na sua voz quando tinha que apresentar na Nostalgia coisas como Simply Red, ela que gosta é de Coil... Com a Super FM em crise e a 105.4 de Cascais sempre fugaz e misteriosa, estes, são sem dúvida, tempos duros para um rádio rocker.

pdf

• Visitante
« Responder #76 em: Dezembro 11, 2016, 01:11:37 am »
Subscrevo o último comentário na íntegra. Demasiado mau e mais do mesmo.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #77 em: Dezembro 11, 2016, 02:22:19 am »
SBSR FM: a maior desilusão dos últimos tempos. Após terem-nos posto durante alguma semanas com água na boca com a playlist de rock e indie de grande qualidade (se bem com alguma fixações neuróticas em Editors/Bloc Party e quejandos) no interregno após o fim da Nostalgia, sai-nos afinal uma cópia da Radar/Vodafone. Ou seja, uma emissora elitista e de fraco gosto, com um ar geral na apresentação de que nos estão a fazer um favor - e pelo meu moniker pode-se perceber que sou, digamos, suficientemente veterano para ter ouvido o saudoso mestre António Sérgio, que podia dar muitas lições a estes "hipsters". Mais concretamente, como nos fazer descobrir com amor e carinho a mais obscura das músicas. Salva-se o polivalente Paulo Lázaro, e a Manuela Paraíso, por fim de regresso a uma rádio mais alternativa, ouvia-se a dor na sua voz quando tinha que apresentar na Nostalgia coisas como Simply Red, ela que gosta é de Coil... Com a Super FM em crise e a 105.4 de Cascais sempre fugaz e misteriosa, estes, são sem dúvida, tempos duros para um rádio rocker.
É mesmo uma desilusão, sentimo-nos quase traídos com a playlist antes da inauguração e quando pensávamos que finalmente vinha aí uma rádio rock/indie de verdadeira qualidade e que trouxesse coisas novas. Mas ão tempos difíceis para uma rádio rock em Portugal, porque por exemplo temos aqui ao lado em Espanha a Rock FM que cada vez tem mais ouvintes... aqui parece que se só se anda a querer agradar a "hipsters" e a cada ser mais elitista despejando novos nomes sem olhar a qualidade e a talento, sem saber muito bem porquê e de onde veio esta corrente e linha de pensamento. Do indie todo que anda agora por aí em termos nacionais só vejo que conseguiram singrar verdadeiramente os Capitão Fausto que agora vão aos Coliseus... isto diz muito sobre como é relevante o que estas rádios passam e andam a apostar.
Eu continuo a acreditar a SBSR.fm ter virado indie é um erro de casting e mais cedo ou mais tarde se vão ligar ao rock mais puro que tem passado pelo festival em não só...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #78 em: Dezembro 11, 2016, 03:28:20 am »
Subscrevo por completo os comentários anteriores.
Produto sem interesse.

Linxtuga

• Hero Member
« Responder #79 em: Dezembro 11, 2016, 09:58:27 am »
Subscrevo integralmente o que foi dito. Prova disso é não conseguir ouvir a SBSR por mais de 10 minutos... Assim cai na irrelevância. Tanto investimento para isto?

A montanha pariu um rato...

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #80 em: Dezembro 11, 2016, 10:01:01 am »

O que fazia falta em Portugal? Uma "Rádio Comercial" - rádio rock dos idos anos 90, obviamente que adaptada aos novos tempos. Um formato "classic rock"  que, sem se afirmar como uma alternativa elitista concorrente da Vodafone FM, e não se convertendo a uma corrente "mainstream" de qualidade musical duvidosa, oferecesse uma estação aprazível para quem gosta de bom rock. Algo que misturasse judiciosamente David Bowie com Queen, com Lou Reed. Mais: Onde pára a ousadia e a criatividade na animação da rádio? E programas de autor interessantes, quem os apresenta na SBSR? Que decepção, caro Eng° Montez.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

estvmkt

• Hero Member
« Responder #81 em: Dezembro 11, 2016, 10:48:53 am »
Volta Rádio Comercial Rádio Rock...
A meu ver a Antena 3 poderia fazer o papel de rádio rock...

pdf

• Visitante
« Responder #82 em: Dezembro 11, 2016, 12:21:53 pm »
Subscrevo integralmente o que foi dito. Prova disso é não conseguir ouvir a SBSR por mais de 10 minutos... Assim cai na irrelevância. Tanto investimento para isto?

A montanha pariu um rato...

É exactamente isto. Se na fase de transição ainda conseguia ir ouvindo nas minhas viagens diárias, agora não aguento a insistência no indie irrelevante e no circlejerk sempre à volta dos mesmos. Já tínhamos a Vodafone FM e parte da Antena 3 para isso. Sendo que estas duas fazem isso melhor.

pdf

• Visitante
« Responder #83 em: Dezembro 11, 2016, 12:22:53 pm »

Lol. Não. A Antena 3 está perfeitamente bem como está. A Comercial é que poderia fazer o papel de Comercial Rádio Rock. Mas toda a gente sabe que isso seria um desastre. Pelo menos comercial.

Como produto seria interessante. Juro que estava a suportar muito bem aquela playlist de transição...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #84 em: Dezembro 11, 2016, 02:18:33 pm »

Lol. Não. A Antena 3 está perfeitamente bem como está. A Comercial é que poderia fazer o papel de Comercial Rádio Rock. Mas toda a gente sabe que isso seria um desastre. Pelo menos comercial.

Como produto seria interessante. Juro que estava a suportar muito bem aquela playlist de transição...

Não percebo como se pode criticar o indie irrelevante e o circulo de andar sempre à sempre os mesmos e depois dizer que a Antena 3 está perfeitamente bem como está... é um contrasenso com a playlist que a 3 tem atualmente tirando algum hip-hop e a Marta Ren.
Eu por exemplo não ouvia muito a Best Rock porque havia uma Antena 3 de qualidade e que era uma referência para muita gente, agora se calhar a única solução era sonhar com a utopia de fazer com que ela voltasse vinda do nada para termos uma rádio rock em Lisboa e Porto...

joao_s

• Hero Member
« Responder #85 em: Dezembro 11, 2016, 06:01:28 pm »

Discordo que a Antena 3 esteja bem dimensionada e tenha qualquer pertinência enquanto serviço público, que todos pagam. Estruturar uma rádio do tipo temático, Rock ou que for, é uma tarefa para os operadores privados. A Antena 3 não é serviço público (diversificada, culta, simultaneamente com memória e atual, bem como pertinente, pelo contrário, esta é redutora e extremamente limitada), é irrelevante como as audiências comprovam e nós no dia-a-dia, ninguém ouve. A RDP deve dimensionar uma rádio líder de audiências/com aceitação de largas faixas público e não focar-se apenas num nicho de público (que rapidamente se satura de um produto sempre igual). Isto não tem nada a ver com serviço público.

ZECA

• Sr. Member
« Responder #86 em: Dezembro 11, 2016, 09:16:18 pm »

O que fazia falta em Portugal? Uma "Rádio Comercial" - rádio rock dos idos anos 90, obviamente que adaptada aos novos tempos. Um formato "classic rock"  que, sem se afirmar como uma alternativa elitista concorrente da Vodafone FM, e não se convertendo a uma corrente "mainstream" de qualidade musical duvidosa, oferecesse uma estação aprazível para quem gosta de bom rock. Algo que misturasse judiciosamente David Bowie com Queen, com Lou Reed. Mais: Onde pára a ousadia e a criatividade na animação da rádio? E programas de autor interessantes, quem os apresenta na SBSR? Que decepção, caro Eng° Montez.
Já há programas em Rádio on line em Portugal que misturam Pink Floyd,  Iron Maiden, Janis Joplin e Porcupine Tree. É preciso é divulgar esses programas e rádios e não pensar que apenas lá fora é que há programas assim..

Boxx

• Hero Member
« Responder #87 em: Dezembro 11, 2016, 11:02:25 pm »
acho um exagero as criticas que têm sido aqui escritas: por acaso alguém ouviu a estação com um mínimo de atenção? recomendo que comecem por ouvir uma hora do Paulo Lazaro (16-20h) ou do Ricardo Mariano (20-23h).
Desculpem mas parecem ser todos "uns duros de ouvidos" que apenas querem ouvir os mesmos hits de sempre... O que a SBSR tem destacado é essencialmente musica nova, que necessita de uma explicação, uma escuta atenta e tempo para se impor. Mas os temas que tanto apreciaram na fase de transição continuam a aparecer: um, dois por hora, é preciso é ouvir a rádio atentamente e depois sim emitir uma opinião mais fundamentada... 

Márcio Santos

• Full Member
« Responder #88 em: Dezembro 11, 2016, 11:53:49 pm »
Já se percebeu bem o que é a SBSR. A SBSR é mais uma rádio para "uma imensa minoria".
Não é uma rádio para as massas e nem sequer é, exclusivamente, uma rádio de rock como se chegou a pensar que seria, antes do seu lançamento. A SBSR também explora outras sonoridades, como se pode comprovar.
É uma rádio para ter grandes audiências e forte expressão no meio? Não.
É, como disse, para "uma imensa minoria", para um público alternativo ou indie que se identifica com o que ouve.
De resto, é um excelente negócio para ambas as partes. Principalmente, para a Música no Coração e para Luís Montez.

somdafrente

• Jr. Member
  • **
« Responder #89 em: Dezembro 12, 2016, 02:33:46 pm »
Ouvi bem a actual SBSR.FM antes de emitir a minha opinião, e mantenho-a.
Ir buscar o slogan da saudosa Voxx ("para uma imensa minoria") é distorcer a realidade - a Voxx tinha uma cabeça aberta e uma imensa curiosidade em relação não só em relação ao rock e indie, mas tudo que questionasse os nossos ouvidos e fosse diferente. Aliás, com nomes como Nuno Galopim, António Sérgio, Nuno Reis ou Ricardo Saló seria difícil ser de outra forma. A SBSR parece-me uma rádio tacanha e fechada, insular, um nicho de onde não sei se sairá.
Quanto aos nomes referidos, cinjo-me ao já citado Paulo Lázaro: não está em causa o seu estilo de apresentação ou o seu gosto pela música. É uma animação inteligente e com ritmo, mas com o senão de citar dados um pouco ao correr da pena (por exemplo, na Nostalgia qualquer tema dos Housemartins era sempre do álbum "London 0-Hull 4", mesmo que fosse o "Caravan of love" ou o "There is always something there to remind me", que não eram daí). Mas um Paulo Lázaro não faz uma Primavera, ou seja, não consegue contrabalançar, por exemplo, um Tiago Castro, que não tem presença alguma em microfone.
E concordo que é um excelente negócio para o Luís Montez: recebe as verbas da cervejeira, não precisa de se preocupar muito com publicidade e sector comercial, livra-se das deficitárias Oxigénio e Radar para o Álvaro Covões, e aligeirou de forma significativa a folha salarial (saíram a Isalda Sanches, já há muito o NIC - Nuno Infante do Carmo, uma das pessoas que mais percebem de música em Portugal)...