Autor Tópico: SBSR FM  (Lida 154927 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: SBSR FM
« Responder #270 em: Fevereiro 22, 2023, 11:57:22 pm »
Confirmarei daqui a pouco o panorama atual para sul. Perceber se foi feito à custa de captação a sul ou se migrou mesmo para outra lógica, e comparar com forças similares de outros emissores.
Não tinha feito o teste ainda em casa, em Gaia. SBSR não entrava no meu receptor, que é ligeiramente fraco, agora chega, performance similar aos emissores da Serra da Freita/Vacaria. Tomara a Smooth estar igual.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #271 em: Fevereiro 23, 2023, 12:22:08 am »
Confirmarei daqui a pouco o panorama atual para sul. Perceber se foi feito à custa de captação a sul ou se migrou mesmo para outra lógica, e comparar com forças similares de outros emissores.
Não tinha feito o teste ainda em casa, em Gaia. SBSR não entrava no meu receptor, que é ligeiramente fraco, agora chega, performance similar aos emissores da Serra da Freita/Vacaria. Tomara a Smooth estar igual.

Interessante. Tenho de ir para o campo ver se houve alguma alteração à antena...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #272 em: Fevereiro 23, 2023, 01:35:05 am »
Nota se igualmente uma alteração significativa a sul. Em Espinho já se ouve entre razoável e bom, sem problemas de maior exceto pequenas falhas ao final da Avenida 32 e na Rua 33.

Na zona de Anta, com relativamente forte oposição aos sinais procedentes de Norte, onde era virtualmente inaudível e cheia de falhas, tem agora um sinal bastante mais resiliente e muito mais suportável. Logava Stereo em cerca de 30% do concelho, agora é seguro dizer fá-lo quase na totalidade. Pelo menos Silvalde, Espinho e Anta sim; Paramos não tem qualquer relevo diferente de Silvalde e não é de esperar resultado diferente.

Perfil de sinal similar ao da Meo Sudoeste em 102.7, a falhar onde a M80 e todos os emissores locais do Monte da Virgem falham em Espinho, mas com algumas falhas exclusivas a si própria.

O meu palpite é que a SBSR terá já mudado para o Monte da Virgem com o mesmo precedente Oeiras / Almada já existente na zona de Lisboa, com forte orientação para Nor/noroeste no sentido de São Mamede de Infesta ou similar (que é Matosinhos), mantendo os refletores para sul. Esta localização poderá ter sido acompanhada de uma obrigação da ANACOM para mínimo de potência no terreno, para se escutar em perfeitas condições no concelho do alvará.

Uma coisa é certa: está diria que 90% sólido como qualquer emissor do Monte da Virgem, neste momento. E onde há fumo…
« Última modificação: Fevereiro 23, 2023, 01:38:32 am por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #273 em: Fevereiro 23, 2023, 02:47:38 am »

O meu palpite é que a SBSR terá já mudado para o Monte da Virgem com o mesmo precedente Oeiras / Almada já existente na zona de Lisboa, com forte orientação para Nor/noroeste no sentido de São Mamede de Infesta ou similar (que é Matosinhos), mantendo os refletores para sul. Esta localização poderá ter sido acompanhada de uma obrigação da ANACOM para mínimo de potência no terreno, para se escutar em perfeitas condições no concelho do alvará.

Uma coisa é certa: está diria que 90% sólido como qualquer emissor do Monte da Virgem, neste momento. E onde há fumo…

Estou relativamente próximo do Monte da Virgem, a uns 3km em linha reta, vejo os emissores da minha janela. Impossível SBSR estar lá. O sinal melhorou de o não se ouvir simplesmente, para ser escutável, mas ainda assim, abaixo do conforto de qualquer uma das do Monte da Virgem. É mais rebuscado, mas Santa Justa seria viável? É que, de facto, o padrão de escuta é similar ao da Mega, M80 Valongo eté da Comercial 98.2, a única micro que aqui chega. Menos rebuscado, porque também é idêntico (ao nível da pior, a NoAr) podem ter mudado para Santa Eufémia, Vila do Conde é fronteiro a Matosinhos e beneficia do efeito propagação via mar, como beneficiava a Smooth quando estava no topo de Londres.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Danl

• Hero Member
« Responder #274 em: Fevereiro 23, 2023, 10:29:56 am »

Estou relativamente próximo do Monte da Virgem, a uns 3km em linha reta, vejo os emissores da minha janela. Impossível SBSR estar lá. O sinal melhorou de o não se ouvir simplesmente, para ser escutável, mas ainda assim, abaixo do conforto de qualquer uma das do Monte da Virgem. É mais rebuscado, mas Santa Justa seria viável? É que, de facto, o padrão de escuta é similar ao da Mega, M80 Valongo eté da Comercial 98.2, a única micro que aqui chega. Menos rebuscado, porque também é idêntico (ao nível da pior, a NoAr) podem ter mudado para Santa Eufémia, Vila do Conde é fronteiro a Matosinhos e beneficia do efeito propagação via mar, como beneficiava a Smooth quando estava no topo de Londres.

Estou junto à serra de Canelas, vertente sul.
Infelizmente não noto diferenças significativas nos 91.0Mhz, talvez devido à orografia. Porque se o emissor estivesse no Monte da Virgem (e tendo a SBSR a mesma potência da Cidade FM), então o sinal melhoraria significativamente. O mesmo se aplicaria para Santa Justa. Por exemplo, a Vodafone FM entra muito bem onde estou.

Assim, acredito que mudaram para Santa Eufémia porque os 91.0Mhz nesta zona de Gaia estão praticamente ao nível do 98.4 (Observador) e dos 107.8 (NoAr), melhorando, por conseguinte, mais para norte e litoral.

Caso se confirme esta mudança de local do emissor SBSR, então a Smooth FM poderia "seguir as pisadas"... digo eu.

pdnf

• Hero Member
« Responder #275 em: Fevereiro 23, 2023, 10:54:09 am »

Estou junto à serra de Canelas, vertente sul.
Infelizmente não noto diferenças significativas nos 91.0Mhz, talvez devido à orografia. Porque se o emissor estivesse no Monte da Virgem (e tendo a SBSR a mesma potência da Cidade FM), então o sinal melhoraria significativamente. O mesmo se aplicaria para Santa Justa. Por exemplo, a Vodafone FM entra muito bem onde estou.

Assim, acredito que mudaram para Santa Eufémia porque os 91.0Mhz nesta zona de Gaia estão praticamente ao nível do 98.4 (Observador) e dos 107.8 (NoAr), melhorando, por conseguinte, mais para norte e litoral.

Caso se confirme esta mudança de local do emissor SBSR, então a Smooth FM poderia "seguir as pisadas"... digo eu.
Está na minha zona, e olhe que em Canelas, Santa Justa é relativamente complicado, clara zona de sombra. 94.3 da Vodafone são muito disputados com a M80 de Aveiro, 105.8 da M80 Valongo no Verão são discutidos com a RR da Arrábida, e até os melhores 90.6 da Mega, conseguem debitar música clássica por vezes, Antena 2 de Grândola. A própria TSF treme perante a 3 do Montejunto, não é raro entre maio e outubro conseguir logar RDS na dita vertente sul da serra na Antena 3 105.2 e não o conseguir fazer em 105.3 da TSF de Valongo.
Isto para dizer que não me admiraria que estando em Santa Justa o sinal não fosse nada de especial. Dentro de minha casa, tenho melhor sinal de Santa Eufémia do que Santa Justa e diria que apesar de tudo, inclino-me mais para Valongo, embora seja mais complicado de justificar a mudança. Ou então, manter-se-á na Rua da Alegria e melhoraram elementos? Uma coisa é certa, antes não chegava sinal de todo dentro do edifício e agora chega, alguma mudança ocorreu.
Rádio é:

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #276 em: Fevereiro 23, 2023, 11:23:14 am »
Atenção que isto é meramente especulativo, mas noto que em minha casa (Matosinhos) o sinal da SBSR em dBu (no XHDATA D-808) está praticamente ao mesmo nível que... a Linear e a Observador (88,6 e 98,4).

Assim que tiver oportunidade, vou para o campo verificar.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #277 em: Fevereiro 23, 2023, 11:24:48 am »
SBSR não pode ter o emissor no Monte da Virgem (já lá esteve no tempo da Nostalgia e saiu), nem em Santa Justa. O motivo é o mesmo nos dois casos: quer Gaia quer Valongo não tem fronteira com Matosinhos.

Santa Eufémia é possível pois está dentro do município de Vila do Conde, que faz fronteira com Matosinhos.

A acreditar nos vossos relatos a cobertura do emissor está diferente do passado recente e para melhor, logo é bem possível que tenha sido deslocalizado para esse local, pois é francamente melhor opção que estar na cidade do Porto.

Se assim fôr, do que é que a Bauer está a espera para fazer o mesmo com os 89,5 da Smooth?

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #278 em: Fevereiro 23, 2023, 11:26:32 am »
Já lá devia estar, mas não sei qual é a relação atual do Marinho com a Bauer. Em tempos já foram grandes amigos. Quando trabalhava na Lidador, partilhavam torre com a Romântica...

Agora parece-me que a relação já não é a de outrora, mas seria uma boa aposta. Ou até mesmo montarem lá uma nova torre, porque espaço não falta.

EDIT:

Chegam-me relatos de sinal mais forte em Braga. Alguma coisa foi feita...
« Última modificação: Fevereiro 23, 2023, 11:47:17 am por pdf »

Danl

• Hero Member
« Responder #279 em: Fevereiro 23, 2023, 12:00:53 pm »
Voltei a testar o sinal, à janela, desta vez virado para Santa Justa que consigo observar à distancia e a diferença entre os 91.0Mhz e os 94.3Mhz da Vodafone FM é claramente notória em favor desta. Também à janela, se eventualmente o emissor estivesse no Monte da Virgem conseguiria escutar a SBSR melhor que a Cidade FM, o que não acontece.
Virado para norte, o sinal mantém-se tal como estava até ontem (diria, agora ao nível da Observador 98.4 e da NoAr 107.8.
Dentro de minha casa, nesta zona de Gaia, Santa Justa chega em melhores condições que Santa Eufémia.
« Última modificação: Fevereiro 23, 2023, 12:03:27 pm por Danl »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #280 em: Fevereiro 23, 2023, 12:17:31 pm »
É de notar que apesar de ser muito melhor opção em termos generalistas, vai em teoria piorar um bocadinho a chegada de sinal a zonas como a do Maus Hábitos e os Aliados, em que o sinal não é bom na Linear e na Observador.

No entanto, há aqui o precedente dos elementos terem que estar orientados mais para sul neste caso por causa da deslocalização eventual, e aí acredito que o sinal melhore…

Por acaso vi a Linear mas foi de fugida e o sinal pareceu-me um pouco equiparado. Mas tinha mais falhas que a SBSR e menos solidez.

Com os vossos dois relatos creio que a minha hipótese do Monte da Virgem cai por terra. Mas pdnf, Valongo também não dá, porque não faz fronteira com o concelho do alvará.

Se não foi para Vila do Conde, será que foi para a… Maia? Reparem: não está a mais que 35kms de Braga e não tem grandes obstáculos orográficos pela frente, orientar emissor na direção de Matosinhos era facílimo por causa de São Mamede e companhia, meter refletores para sul já deixaria de ter lógica em teoria e tinha lá aquela torre do isqueiro, mais umas quantas zonas já com um relevo interessante…

Está aqui aberto um precedente giro…
« Última modificação: Fevereiro 23, 2023, 12:19:12 pm por Memorias da Radio »

estvmkt

• Hero Member
« Responder #281 em: Fevereiro 23, 2023, 01:39:09 pm »
Era mandarem para Santa Eufémia a Vodafone Fm...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #282 em: Fevereiro 23, 2023, 01:41:05 pm »
Era mandarem para Santa Eufémia a Vodafone Fm...

Também podia. Mas na altura a opção foi ir para Santa Justa.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #283 em: Fevereiro 23, 2023, 01:45:43 pm »
Adenda ao post anterior:

Santa Eufémia foi uma descoberta.

Começou pela antiga Rádio Trofa, que tinha a sua antena no monte de São Gens, a norte do atual.

Nunca ninguém pensou que uma elevação de pouco menos de 300 metros fosse capaz de render tanto em sinal radioelétrico para o Porto.

Agora, parece-me lógico que todas as estações emissoras da Trofa, Santo Tirso, Matosinhos, Maia, Póvoa, Vila do Conde e o que vier a seguir coloquem lá os emissores. Quem não o fizer está a ser negligente.

Danl

• Hero Member
« Responder #284 em: Fevereiro 23, 2023, 02:57:46 pm »
Adenda ao post anterior:

Santa Eufémia foi uma descoberta.

Começou pela antiga Rádio Trofa, que tinha a sua antena no monte de São Gens, a norte do atual.

Nunca ninguém pensou que uma elevação de pouco menos de 300 metros fosse capaz de render tanto em sinal radioelétrico para o Porto.

Agora, parece-me lógico que todas as estações emissoras da Trofa, Santo Tirso, Matosinhos, Maia, Póvoa, Vila do Conde e o que vier a seguir coloquem lá os emissores. Quem não o fizer está a ser negligente.

Caso se confirme a deslocalização do emissor da SBSR para aquele local, ficariam a faltar apenas a Onda Viva 96.1, a Voz de Santo Tirso 107.4 e, claro, a Smooth FM 89.5
Corrija-me se estiver errado.

Para sul, nomeadamente no concelho de Gaia, a performance da Smooth FM melhoraria ligeiramente. Quanto às outras duas (Onda Viva e Voz de Santo Tirso) existiria um incremento maior face ao atual.