Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1318734 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: RTP Antena 3
« Responder #645 em: Janeiro 10, 2019, 10:19:14 pm »
Aqui está um alerta...

A 1 está a fazer o seu caminho...

A 3 está a fazer o caminho inverso...

https://www.lusa.pt/article/25382419/conselho-de-opini%C3%A3o-da-rtp-recomenda-rejuvenescimento-da-r%C3%A1dio-p%C3%BAblica

tuscano

• Hero Member
« Responder #646 em: Janeiro 11, 2019, 11:43:19 am »
Aqui está um alerta...

https://www.lusa.pt/article/25382419/conselho-de-opini%C3%A3o-da-rtp-recomenda-rejuvenescimento-da-r%C3%A1dio-p%C3%BAblica
A 3 tem muitos problemas, na programação e não são estas novas mudanças que o vão resolver(algumas como já disse parecem-me tontas, por exemplo, o genial Álvaro Costa ás 20h de Domingo é de loucos e é um desperdício), aquilo tinha de ter uma mudança radical, por exemplo pois já falei disto, não vou estar a repetir muito, reduzir a quantidade do espaço Domínio Público, acabar de vez com o programa dos Sábados Razão de Ser, mexer na playlist, etc etc, assim não vai a lado nenhum.

joao_s

• Hero Member
« Responder #647 em: Janeiro 11, 2019, 07:20:02 pm »
Algumas considerações sobre o serviço público de radiodifusão:

i) Redutor: desfasado dos interesses da generalidade da população, traduzido em audiências demasiado baixas. Pasme-se, a audiência combinada das 3 rádios públicas é inferior à da M80, uma estação de entretenimento mediano, formatada, sempre igual, e que não dispõe de rede nacional de emissores. Os contribuintes são defraudados, pagam um serviço que não serve para nada, já que ninguém ouve.

ii) Estagnado: nem o futebol salva a <Antena 1>, os resultados ficam aquém das expetativas. Soa a produto ultrapassado, monocórdico, sem dinâmica e, por vezes, chato. Por outro lado, não se verifica a renovação de gerações, não há uma aposta inequívoca, comum dos congéneres europeus, quer em rádio, quer em televisão, da passagem de testemunho.

iii) Sem meritocracia: está instalada na sociedade a ideia que o recrutamento de recursos humanos é feito com base em influências, cunhas e amiguismos, não pelo mérito. Se não for assim, parece. Também se constata que muitos profissionais estão demasiado acomodados. Por outro lado, há anos que se fala que na RTP há demasiados conflitos internos, ou seja despendem tempo e energia com insignificâncias sem nenhuma produtividade.

iv) Ao abandono: a <Antena 3>, que não oiço há anos, faz-me lembrar o <FM Estéreo da Rádio Comercial> antes da privatização. Um produto à deriva, incapaz de se impor, sem uma estratégia de fundo vencedora.

v) Nem sempre foi assim: nos tempos áureos da primeira metade dos anos 80, esse <FM Estéreo da Rádio Comercial>, então na esfera pública, foi uma das melhores rádios produzidas neste país. Com programação típica de FM, nessa época alternativa à OM, diversificada,  moderna, orientada aos interesses de diferentes camadas de público e, por conseguinte, capaz de captar e fidelizar audiência. Ainda hoje vou adquirindo CDs de bandas que ouvia com os meus 11 anos nessa estação e continuo a disfrutar desse som. De facto, formou os gostos musicais de toda uma geração e contribuiu para que o auditório distinguisse o que tinha qualidade daquilo que não tinha, já que havia a preocupação de filtrar o que de melhor se fazia no presente ou no passado.

vi) Pequenino: à mercê da incompetência e de interesses instalados, o serviço público de radiodifusão vai-se distanciando cada vez mais dos cidadãos, não responde aos seus interesses nas mais diversas áreas, não cativa diferentes gerações de público, não se consegue impor, nem sequer equilibrar todo o setor. Em suma, o serviço de radiodifusão afasta-se da tendência dos congéneres europeus, que fazem tudo para conquistar públicos, mantendo níveis qualitativos aceitáveis. Nesta matéria estamos a afastar-nos da prática comum da região geográfica em que nos situamos, a Europa,  e mais próximos de África, com serviços públicos deficitários e que funcionam mal.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #648 em: Janeiro 12, 2019, 02:55:06 am »
Confirma-se... agora há playlist das 2h às 5h da manhã encravada entre os programas de eletrónica (as 5h é repetido o Caixa de Ritmos). Completamente rídiculo.

Wiseguy

• Full Member
« Responder #649 em: Janeiro 12, 2019, 10:03:55 am »
Aqui está um alerta...

A 3 tem muitos problemas, na programação e não são estas novas mudanças que o vão resolver(algumas como já disse parecem-me tontas, por exemplo, o genial Álvaro Costa ás 20h de Domingo é de loucos e é um desperdício), aquilo tinha de ter uma mudança radical, por exemplo pois já falei disto, não vou estar a repetir muito, reduzir a quantidade do espaço Domínio Público, acabar de vez com o programa dos Sábados Razão de Ser, mexer na playlist, etc etc, assim não vai a lado nenhum.

O simples problema é que a Antena 3 está sempre a fazer alterações quase todos os meses e parece que nenhuma surte efeito. Estes novos horários do Domínio Público, com várias edições ao dia nem tem cabimento, não é preciso ouvir informação em loop, basta estar como estava, uma vez de manhã, outra depois de almoço e a última mais a meio da tarde chega perfeitamente.
Os painéis de fim de semana estão completamente desenquadrados, programas sem nexo e em horários pouco adequados, parece aquela história do treinador que não acerta na equipa inicial e está sempre a mudar os jogadores de jogo para jogo até ver se acerta.
Assim não dá, na minha opinião. Penso que a estação precisa em primeiro lugar de um novo director, alguém que pense a rádio de outra forma, adaptada aos tempos de hoje. Mesmo que vá copiar os bons exemplos de outras estações, esse será um princípio para a retoma, até lá são meros cuidados paliativos a um doente que pelos vistos parece não ter cura.
Para essa mudança, também tem de se trazer sangue novo de outras estações e dar mais protagonismo aos melhores activos da estação, que parece não acontecer e não é difícil adivinhar quem são.
Caso contrário, o fim de linha será uma realidade.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #650 em: Janeiro 13, 2019, 11:17:05 pm »
No programa Obrigado, Internet, ontem uns dos convidados foi David Carreira( cantor por quem tenho uma aversão de estimação) e a 3, passou uma das músicas dele, numa parceria com a mana( que não canta, grasna).

Nem sei se passou mais canções dele, porque mudei logo de posto. Até admito, que por qualquer razão insondável, fosse convidado, mas passar, pelo menos 1 tema, seria mesmo necessário?

Nem canta mal, mas os temas😕

tuscano

• Hero Member
« Responder #651 em: Janeiro 14, 2019, 06:46:33 pm »
No programa Obrigado, Internet, ontem uns dos convidados foi David Carreira( cantor por quem tenho uma aversão de estimação) e a 3, passou uma das músicas dele, numa parceria com a mana( que não canta, grasna).

Nem sei se passou mais canções dele, porque mudei logo de posto. Até admito, que por qualquer razão insondável, fosse convidado, mas passar, pelo menos 1 tema, seria mesmo necessário?

Se o programa se chama Obrigado Internet, eu não gosto, mas é normal ser convidado, pois é um fenómeno da net.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #652 em: Janeiro 14, 2019, 07:04:44 pm »

Também ouvi todo o programa menos nesse momento. Não sei até que ponto foi uma decisão deles ou não, porque penso eu nunca tinham tido um cantor como convidado no programa. 
Por acaso ouvi a 3 das 20h30 às 22h em viagem e gostei, do que ouvi do, Páginas Amarelas, foram principalmente recordações de artistas intemporais da música com histórias à volta deles e não uma coisa forçada para envelhecer a rádio como se está ali a fazer noutros programas mas lá está, o grande Álvaro Costa (a quem eu posso chamar o meu pai musical praticamente :D) consegue salvar qualquer programa.
Não acredito é que alguém vá ficar sintonizado toda a noite com programas tão diferentes das 20h às 24h.

guest219

• Visitante
« Responder #653 em: Janeiro 21, 2019, 05:08:37 pm »

tuscano

• Hero Member
« Responder #654 em: Janeiro 22, 2019, 11:32:50 am »
http://media.rtp.pt/antena3/ler/nuno-reis-2018/
São boas escolhas, são as dele, mas para aumentar audiências é demasiado alternativo, como já se disse, na 3 é preciso misturar estas escolhas dele com outras mais populares, mas sem descambar para o estilo RFM, isso nunca.

tuscano

• Hero Member
« Responder #655 em: Janeiro 26, 2019, 12:37:00 pm »
Mais uma excelente emissão do Coyote na Antena3, este Sábado 26 de Janeiro(pelo menos até meio, ainda estava no ar quando o escrevi) e não me refiro ao Pedro Costa ter passado uma coisa que ele tanto gosta, que é o Bruce Springsteen, já antes disso estava muito boa a escolha.

Renato S.

• Sr. Member
« Responder #656 em: Janeiro 26, 2019, 12:59:02 pm »
O "A3.30" vai passar a ter uma versão televisiva, aos domingos à tarde na RTP1.

Atento

• Hero Member
« Responder #657 em: Janeiro 26, 2019, 07:38:39 pm »

Vai com o Fernando Alvim...

Vão aproveitar a visibilidade do Conan Osíris...

tuscano

• Hero Member
« Responder #658 em: Janeiro 27, 2019, 02:35:51 pm »

O horário escolhido para este programa das 15h.15m até ás 16h é que me deixa muitas duvidas, talvez fosse melhor antes do Jornal da Tarde, mas não sei, mas também das 14h.15m até ás 15h.15m a RTP1 tem outra estreia chamada Faz Faísca que não sei mesmo o que possa ser.
« Última modificação: Janeiro 27, 2019, 06:15:27 pm por tuscano »

Atento

• Hero Member
« Responder #659 em: Janeiro 27, 2019, 06:35:01 pm »

O horário escolhido para este programa das 15h.15m até ás 16h é que me deixa muitas duvidas, talvez fosse melhor antes do Jornal da Tarde, mas não sei, mas também das 14h.15m até ás 15h.15m a RTP1 tem outra estreia chamada Faz Faísca que não sei mesmo o que possa ser.

Faz Faísca é algo parecido com Sociedade Recreativa. É apenas mais acutilante e, talvez, inovador...

José Fragoso está a tentar afinar os domingos miseráveis da RTP1, deixados pelos nocivos e medíocres Nuno Artur Silva e Daniel Deusdado.
« Última modificação: Janeiro 27, 2019, 06:37:43 pm por Atento »