Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1310072 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: RTP Antena 3
« Responder #5310 em: Agosto 23, 2025, 08:47:44 pm »
Este usario Atento tem um discuso formatado, com i.ensos lugares comuns que ele julga serem grandes tiradas.
Portanto como  cassete tem muita dificuldade  em argumentar.
Por exemplo comigo, refere se sempre a RR, co.o se isso me incomodasse muito.
Nao tem argumentos,  muito  próprio de alguem que usa um discurso formatado...

Diga lá quais são os lugares comuns?

O que é um "usario"?
« Última modificação: Agosto 23, 2025, 08:51:31 pm por Atento »

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #5311 em: Agosto 25, 2025, 10:50:05 pm »
Já se nota alguma diferença na Antena 3 quando o novo trabalho dos Deftones é o Disco da Semana.

Escolha arrojada!

https://www.instagram.com/p/DNyR9CrUE-1/?img_index=1&igsh=MTZhb21ucDNjeHI4aw==
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Atento

• Hero Member
« Responder #5312 em: Agosto 25, 2025, 11:27:15 pm »
Já se nota alguma diferença na Antena 3 quando o novo trabalho dos Deftones é o Disco da Semana.

Escolha arrojada!

Que diferença é essa, camarada Sala?

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #5313 em: Agosto 25, 2025, 11:40:02 pm »

Escolha arrojada!

Que diferença é essa, camarada Sala?
Uma banda de Shoegaze/Nu Metal no horário nobre da 3. A última vez que escutei uma banda de metal na emissão diurna da Antena 3 foi a regravação acústica do Alone dos seixalenses RAMP.

Escute e tire conclusões, caro camarada Atento:

https://youtu.be/eVqZrI9JE6Q?si=pYiYSRD3_A5YbMuN

Enviado do meu Redmi Note 9 Pro através do Tapatalk
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!

Agostinho da Silva

pdnf

• Hero Member
« Responder #5314 em: Agosto 26, 2025, 09:53:18 am »
Uma banda de Shoegaze/Nu Metal no horário nobre da 3. A última vez que escutei uma banda de metal na emissão diurna da Antena 3 foi a regravação acústica do Alone dos seixalenses RAMP.

Escute e tire conclusões, caro camarada Atento:

https://youtu.be/eVqZrI9JE6Q?si=pYiYSRD3_A5YbMuN

Enviado do meu Redmi Note 9 Pro através do Tapatalk

É meio caminho para a 3 começar a perder audiência... A parcela do auditório a que pode agradar com estas escolhas é muito residual, mesmo entre quem consome, essencialmente, alternativa e acha a pop fraca.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #5315 em: Agosto 26, 2025, 10:51:28 pm »

Escolha arrojada!

Os Deftones tiveram alguma proeminência em Portugal este verão entre a comunidade alternativa e entre os 35+ que ainda estão nos registos pré-2003 de punk rock e derivados que vigoraram durante muito tempo mano a mano com o pop.

Isto é apenas a 3 a ir atrás desses públicos - e muito bem, devo dizer.

Atento

• Hero Member
« Responder #5316 em: Agosto 26, 2025, 10:57:04 pm »

Escolha arrojada!

Os Deftones tiveram alguma proeminência em Portugal este verão entre a comunidade alternativa e entre os 35+ que ainda estão nos registos pré-2003 de punk rock e derivados que vigoraram durante muito tempo mano a mano com o pop.

As prioridades da 3 estão todas trocadas...

Não confundir serviço público de média com serviço estatal minoritário...

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #5317 em: Agosto 26, 2025, 11:05:22 pm »

Escolha arrojada!

Assino por baixo.

Agostinho da Silva

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #5318 em: Agosto 27, 2025, 10:36:00 am »

Escolha arrojada!

Este Paredes de Coura deve ter causado uma mudança de mentalidades para muita gente, com certeza.
Aposto que nem o Luís Oliveira acharia que haveria tanto pessoal Gen Z a vibrar com Franz Ferdinand.

Agora é não voltar atrás.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #5319 em: Agosto 27, 2025, 11:14:50 am »
É uma pena o programa do Luís Oliveira com a presença do Álvaro Costa ser às Segundas às 20h, porque é dos melhores espaços da 3, merecia melhor horário, então o último dedicado aos Devo a proposito de um documentário que chegou recentemente à Netflix, foi excelente.

pdnf

• Hero Member
« Responder #5320 em: Agosto 27, 2025, 12:59:21 pm »

Escolha arrojada!

Este Paredes de Coura deve ter causado uma mudança de mentalidades para muita gente, com certeza.
Aposto que nem o Luís Oliveira acharia que haveria tanto pessoal Gen Z a vibrar com Franz Ferdinand.

É verdade que em Portugal existe um deficit de oferta de música alternativa, incluindo aqui a designação, tudo aquilo que não cabe nas comerciais e respetivas irmãs mais novas. E, obviamente, que o serviço público não pode negligenciar esse público. O meu ponto não é esse.
Provavelmente o meu raciocínio quebra-se em parte no dia em que o DAB+ for generalizado e se conseguir ter uma oferta nacional mais abrangente, nomeadamente das duas jovens. Contudo, ainda assim, acho que a MegaHits e CidadeFM não cobrem o que se pretende de uma rádio jovem, dado que, grosso modo, apenas rodam música, falta tudo o resto que se espera de um produto direcionado a um público jovem, nomeadamente em termos de conteúdos de palavra.

É por isso que acho difícl que que uma Antena 3 muito focada no alternativo consiga subir além dos 2%, e deva ""canibalizar"" uma rede nacional nesse registo. Uma rádio jovem com rede nacional, mesmo não sendo de consumo tão fácil quanto a Mega ou a Cidade, a meu ver, conseguiria fazer pelo menos 4%, e a rede da 3 é muito interessante para esse efeito. Não nego que o grupo populacional que gosta de outras sonoridades tem direito a ouvir na rádio a música que gosta, e o fim da SBSR e da Vodafone nos moldes do projeto inicial deram um golpe duro nisso, mas estamos a falar de 1,5% a 2% de auditório, na melhor das hipóteses.

Também acredito que a sua larga maioria esteja situada na faixa litoral, por isso defendo que o atual modelo da 3 deveria estar numa rede da RTP Africa quitada, provavelmente, onde faltam frequências, até há capacidade para as meter, sem serem emissores com a mesma pujança da 3, mesmo no interior, pelo que, se calhar, até podemos estar a discutir mais a criação de um quarto canal, em vez de uma questão de ter de escolher entre dois modelos, mesmo no saturado FM.

Enfim, mas mantendo o cenário que temos, não sei se afunilar mais a 3, em lugar de a aproximar mais das rádios mais comerciais, a vai fazer aumentar audiência. Tenho para mim que não, e penso que essa tenha sido a maior falha da liderança da rádio, não ter percebido que se quer chegar às massas, tem de se tornar menos eclética.

Sobre o consumo em festivais versus rádio, a sensação que tenho é que o tipo de música mais alternativo, nomeadamente o Indie, cola muito bem em concertos ao vivo, mas para ouvir gravado, não sei se é a primeira opção. Não quero com isto dizer que não se possam ter apostas mais fora de pé, e não é passar um tema de Muse, da Lana ou de Red Hot, no meio da popalândia, como fazem as privadas. Se calhar é não ter medo de passar aquilo que é mais comercial, mas as privadas não passam. Rock pesado, em horário nobre, acho que vai dar asneira. Podem ter esse tipo de espaços no pós 22h ou 23h, antes disso, acho que não saímos da cepa torta. E, claro está, reforçar o consumo de RTP Play, onde podes e deves ter oferta muito diferenciada, afinal, todos pagamos impostos.

O meu receio é que as rádios da RTP se acantonem a nichos, e vejo esse risco pairar demasiadas vezes sobre a cabeça de todas elas.
« Última modificação: Agosto 27, 2025, 01:02:02 pm por pdnf »
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #5321 em: Agosto 27, 2025, 01:03:27 pm »

Escolha arrojada!

É verdade que em Portugal existe um deficit de oferta de música alternativa, incluindo aqui a designação, tudo aquilo que não cabe nas comerciais e respetivas irmãs mais novas. E, obviamente, que o serviço público não pode negligenciar esse público. O meu ponto não é esse.
Provavelmente o meu raciocínio quebra-se em parte no dia em que o DAB+ for generalizado e se conseguir ter uma oferta nacional mais abrangente, nomeadamente das duas jovens. Contudo, ainda assim, acho que a MegaHits e CidadeFM não cobrem o que se pretende de uma rádio jovem, dado que, grosso modo, apenas rodam música, falta tudo o resto que se espera de um produto direcionado a um público jovem, nomeadamente em termos de conteúdos de palavra.

É por isso que acho difícl que que uma Antena 3 muito focada no alternativo consiga subir além dos 2%, e deva ""canibalizar"" uma rede nacional nesse registo. Uma rádio jovem com rede nacional, mesmo não sendo de consumo tão fácil quanto a Mega ou a Cidade, a meu ver, conseguiria fazer pelo menos 4%, e a rede da 3 é muito interessante para esse efeito. Não nego que o grupo populacional que gosta de outras sonoridades tem direito a ouvir na rádio a música que gosta, e o fim da SBSR e da Vodafone nos moldes do projeto inicial deram um golpe duro nisso, mas estamos a falar de 1,5% a 2% de auditório, na melhor das hipóteses.

Também acredito que a sua larga maioria esteja situada na faixa litoral, por isso defendo que o atual modelo da 3 deveria estar numa rede da RTP Africa quitada, provavelmente, onde faltam frequências, até há capacidade para as meter, sem serem emissores com a mesma pujança da 3, mesmo no interior, pelo que, se calhar, até podemos estar a discutir mais a criação de um quarto canal, em vez de uma questão de ter de escolher entre dois modelos, mesmo no saturado FM.

Enfim, mas mantendo o cenário que temos, não sei se afunilar mais a 3, em lugar de a aproximar mais das rádios mais comerciais, a vai fazer aumentar audiência. Tenho para mim que não, e penso que essa tenha sido a maior falha da liderança da rádio, não ter percebido que se quer chegar às massas, tem de se tornar menos eclética.

Sobre o consumo em festivais versus rádio, a sensação que tenho é que o tipo de música mais alternativo, nomeadamente o Indie, cola muito bem em concertos ao vivo, mas para ouvir gravado, não sei se é a primeira opção. Não quero com isto dizer que não se possam ter apostas mais fora de pé, e não é passar um tema de Muse, da Lana ou de Red Hot, no meio da popalândia, como fazem as privadas. Se calhar é não ter medo de passar aquilo que é mais comercial, mas as privadas não passam. Rock pesado, em horário nobre, acho que vai dar asneira. Podem ter esse tipo de espaços no pós 22h ou 23h, antes disso, acho que não saímos da cepa torta. E, claro está, reforçar o consumo de RTP Play, onde podes e deves ter oferta muito diferenciada, afinal, todos pagamos impostos.

O meu receio é que as rádios da RTP se acantonem a nichos, e vejo esse risco pairar demasiadas vezes sobre a cabeça de todas elas.

Em Portugal, muitos, por interesses vários,  confundem serviço público de média com serviço estatal alternativo...

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #5322 em: Agosto 27, 2025, 01:48:12 pm »

Escolha arrojada!

Acho muito bem que o faça. Os "jovens" não ouvem rádio. Oa 35+ ainda têm esse hábito. Deftones não é uma banda "de nicho" que ninguém conhece.

O caminho é este.

É tempo de deixar cair o chavão dos "jovens"!

pdnf

• Hero Member
« Responder #5323 em: Agosto 27, 2025, 01:57:23 pm »
Em Portugal, muitos, por interesses vários,  confundem serviço público de média com serviço estatal alternativo...
Eu até tendo a concordar com algumas das suas análises, porém tenho a certeza que não é por uma questão de interesses obscuros. Ao nível operacional, então aí é que não é mesmo. É mesmo só uma visão de que o serviço público só deve cobrir as falhas de mercado. Em teoria, isso até é verdade, o problema é que temos falhas de mercado grandes, e outras pequenas, e têm-se focado nas pequeninas. Ninguém defende que as antenas da RTP devem fazer o mesmo que a RFM e a COMRCIAL, que no seu mercado estão a trabalhar otimamente.

Também acho, sinceramente, que se nas privadas o que escrevemos até tem alguma influência, pelo menos faz refletir, numa empresa do Estado, tão politizada, é desnecessário estar a repetir 20x a mesma coisa, sob pena de se tornar contraproducente.

Acho muito bem que o faça. Os "jovens" não ouvem rádio. Oa 35+ ainda têm esse hábito. Deftones não é uma banda "de nicho" que ninguém conhece.

O caminho é este.

Não tenho assim tanta certeza disso. Não estão o dia todo agarrados ao TikTok, contrariamente àquilo que se pensa. E se os perdemos, então, é que estamos mesmo a queimar o meio. É também por isso que tenho essa preocupação.
É verdade que Deftones não são exatamente desconhecidos, mas isso não me faz deixar de achar que é uma sonoridade pesadíssima para um horário nobre, que repele mais do que agrega, isto claro, falando para a generalidade do auditório. Obviamente, nunca vamos agradar a gregos e a troianos, só temos de ver quem são a maioria.
Rádio é:

Atento

• Hero Member
« Responder #5324 em: Agosto 27, 2025, 02:02:50 pm »

Escolha arrojada!

O caminho é este.

E esses "jovens" ao chegarem aos 30 ouvem-na?

Depois há um problema: as quotas.

Em todo caso, tem de ser criados conteúdos digitais para eles...
« Última modificação: Agosto 27, 2025, 02:07:21 pm por Atento »