Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1312325 vezes)

O Bigode do Sala

• Hero Member
Re: RTP Antena 3
« Responder #4185 em: Abril 27, 2024, 09:00:57 pm »
Para provocar...

Se a Antena1 tem um jingle cantado, a 3 há cerca de oito anos que não tem nenhum...

A Antena 3 só não tem jingles cantados desde Novembro do ano passado, quando estreou os atuais.

Há algo no Youtube?

Já não me lembro desse jingle...

A plástica que mais gostei na 3, apesar da fase que foi.
https://youtu.be/KRQaQjBSZCk?si=nDpFn1IepkuzXtRa

Quem diz que não devemos adoptar modelos estrangeiros e mencionar tanto a BBC Radio 1, concordo (mea culpa).

Este era o modelo da Antena 3 em 2013, mesmo na altura em que o Relvas a quis privatizar.

https://youtu.be/Dv2kyLPz1YM?si=M0n4cvRWezKEpRZj
« Última modificação: Abril 27, 2024, 09:04:57 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

mg.luis

• Sr. Member
« Responder #4186 em: Abril 27, 2024, 10:18:23 pm »
Para provocar...

Se a Antena1 tem um jingle cantado, a 3 há cerca de oito anos que não tem nenhum...

A Antena 3 só não tem jingles cantados desde Novembro do ano passado, quando estreou os atuais.

Há algo no Youtube?

Já não me lembro desse jingle...

Alguns exemplos:

https://jmp.sh/s/U7V5Ez4VQtf0Rug5PCOq

https://jmp.sh/s/hO6eWdV74k8XMmy2d5UQ

https://jmp.sh/s/iyveWXya96XTUSU0O9D8

Já que estamos em época de aniversário, deixo aqui uma recordação do 15° aniversário da 3:

https://jmp.sh/s9h77psN

mg.luis

• Sr. Member
« Responder #4187 em: Abril 27, 2024, 11:15:37 pm »

Este era o modelo da Antena 3 em 2013, mesmo na altura em que o Relvas a quis privatizar.

https://youtu.be/Dv2kyLPz1YM?si=M0n4cvRWezKEpRZj

E a 3 acabou 2013 com 1,8% de AAV.

Apesar de aqui no fórum parecer muitas vezes que o descalabro nas audiências aconteceu com a direção atual, na verdade essa perda já tinha sido antes. Para mim 2012-2013 foi das piores fases da 3, em que a rádio simplesmente não tinha identidade... Era um apêndice numa direção que acumulava as 3 antenas pelo que a prioridade estaria sempre na irmã mais velha. A 3 simplesmente existia... Nada mais.

Na minha opinião, em 2015 a direção tentou recuperar uma marca própria da 3, com produção de conteúdos próprios e multiplataforma (e.g. "No Ar", documentários...), e aproveitar também sinergias com o centro de inovação da RTP. Acho contudo que cometeram  o erro de em antena terem sido um pouco elitistas e as audiencias nunca recuperaram.

No segundo ano acho que isso foi corrigido com, para mim, a melhor fase das manhãs quando a Inês se juntou à equipa e mais tarde a Joana Marques. Havia ainda o "mata-bicho" do Bruno Nogueira.

Depois as saídas foram ocorrendo... As restrições que há no grupo RTP em termos de orçamento e contratações seguramente não ajudam.

Eu acho que um serviço público deve procurar não ser residual em audiência para que não questionem a sua existência mas também acho que não deve servir para fazer apenas o que outros já fazem, apenas pelas audiências. Para isso é inútil.

Já agora, fala-se muito de que a 3 tem de ser uma BBC Radio 1, mas convém ter em conta que está última que em 2009 (quando o Chris Moyles apresentava as manhãs) andava entre os 10-11% de audiência, está agora com 4.5%

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #4188 em: Abril 28, 2024, 06:46:38 pm »
Uma versão FM do podcast Os Cinéfilos que Ninguém Pediu e 6 novas rubricas nas Manhãs e nas Tardes, mas também (e ainda bem) no painel 13h-16h:
https://comunidadeculturaearte.com/novos-programas-e-novas-caras-na-antena-3-a-partir-de-amanha/

P.S: Os programas de autor da Catarina Palma e do Alexandre foram confirmados pelos mesmos na Prova Oral de sexta.
« Última modificação: Abril 28, 2024, 06:49:12 pm por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
« Responder #4189 em: Abril 29, 2024, 07:22:27 am »
Nim (?)

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #4190 em: Abril 29, 2024, 08:42:26 am »
Finalmente saiu a grelha definitiva:
Aparentemente as edições de hora a hora do Domínio Público acabam e o pessoal da rúbrica espalha-se pelos painéis, vamos saber às 11h se temos a informação de volta até às 15h.
Portugália e Indigente agora também às sextas entre as 20h e as 22h (?), Bons Rapazes passa para as 22h e Rui Vargas apenas ao sábado à mesma hora
Catarina Palma Apresenta... às 10h de sábado,
Avenidas Novas com o Tiago às 19h de sábado e o Matéria Prima às 19h de domingo,
Muitos Mundos regressa ás 21h de sábado com apenas uma hora, Eletromagnético 00h-02h de sábado para domingo
Imperfeita Repetição com o Alexandre às 18h de domingo.

Não sei ainda quanto tempo vai durar mas o Vamos Todos Morrer está a ser feito em direto com o Van der Ding e o Tiago, juntamente com a equipa das Manhãs.
« Última modificação: Abril 29, 2024, 08:44:19 am por radiokilledtheMTVstar »

mg.luis

• Sr. Member
« Responder #4191 em: Abril 29, 2024, 10:19:50 am »
A primeira impressão das novas manhãs é que a equipa se entrosa bem. Para primeiro programa nem se notou muito o nervosismo, principalmente no caso do Alexandre para quem a casa é nova.

Atento

• Hero Member
« Responder #4192 em: Abril 29, 2024, 10:35:25 am »
A primeira impressão das novas manhãs é que a equipa se entrosa bem. Para primeiro programa nem se notou muito o nervosismo, principalmente no caso do Alexandre para quem a casa é nova.

Acha?

Para mim, a voz da Luana do Bem é um pouco irritante...

A manhã tem de apresentar mais adrenalina por parte dos seus condutores sob pena de alguém adormecer...

Exigia-se também,  talvez, uma nova plástica em antena...
« Última modificação: Abril 29, 2024, 10:37:28 am por Atento »

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #4193 em: Abril 29, 2024, 11:19:08 am »
Em relação às novas manhãs, mais uma vez não compreendo uma situação. O Alexandre estava no primeiro dia da Antena 3, a Inês Henriques está lá há mais tempo, logicamente tinha que ser ela a ficar como pivot na emissão, não o contrário. Falam lá tanto da igualdade de género, a Tânia Graça, Ana Markl, etc mas chega a hora da verdade e foi o homem a ficar como condutor da emissão... ele é que é novo na estação!

Já quando o Tiago Ribeiro entrou em Setembro de 2019 para as manhãs a Inês Lopes Gonçalves logicamente é que tinha que ficar a comandar a emissão, já lá estava há mais tempo... A Ana Markl não contava porque ele nunca aprendeu a fazer uma emissão sozinha.

Para terminar o Alexandre Guimarães faz-me lembrar muito o Luís Oliveira quando estava nas manhãs... voz, diálogo, etc.

Atento

• Hero Member
« Responder #4194 em: Abril 29, 2024, 11:21:46 am »
Em relação às novas manhãs, mais uma vez não compreendo uma situação. O Alexandre estava no primeiro dia da Antena 3, a Inês Henriques está lá há mais tempo, logicamente tinha que ser ela a ficar como pivot na emissão, não o contrário. Falam lá tanto da igualdade de género, a Tânia Graça, Ana Markl, etc mas chega a hora da verdade e foi o homem a ficar como condutor da emissão... ele é que é novo na estação!

Já quando o Tiago Ribeiro entrou em Setembro de 2019 para as manhãs a Inês Lopes Gonçalves logicamente é que tinha que ficar a comandar a emissão, já lá estava há mais tempo... A Ana Markl não contava porque ele nunca aprendeu a fazer uma emissão sozinha.

Para terminar o Alexandre Guimarães faz-me lembrar muito o Luís Oliveira quando estava nas manhãs... voz, diálogo, etc.

Ou seja,

Tiro ao lado...

As Manhãs precisam de cafeína!!!

estvmkt

• Hero Member
« Responder #4195 em: Abril 29, 2024, 12:48:19 pm »
Ouvi,esperança que fosse melhor...
Nada...so rubricas e mais rubricas...mudei logo

mg.luis

• Sr. Member
« Responder #4196 em: Abril 29, 2024, 12:58:14 pm »

Acha?

A manhã tem de apresentar mais adrenalina por parte dos seus condutores sob pena de alguém adormecer...

Acho que é uma questão de expetativa. Não esperava uma nova plástica porque está só tem alguns meses e não haverá dinheiro para estar já a comprar uma nova (se for outsourcing como a da A1...).

Também pelo que o Nuno Reis disse na A1 na sexta passada, não esperava mudanças na playlist, até porque havendo uma mudança radical arriscam-se a perder os 2% atuais.

O meu receio era que, como a equipa é nova ainda, se notasse em antena que ainda não estão muito à vontade uns com os outros e acho que isso não aconteceu. Também ajuda o facto de a Inês e a Luana já serem amigas. O Alexandre, talvez o mais nervoso dos três até porque, como disse, é o novo na casa, mostrou mesmo assim boa presença.

As primeiras emissões são sempre aqueles onde a probabilidade de haver mais erros é maior e acho que não houve grandes erros. Depois a máquina vai ficando oleada.

Se por adrenalina se entende muita energia a dizer chavões tipo "bora lá malta curtir este som" eu dispenso, mas aí já são gostos pessoais...  Não espero da 3 o mesmo que da Cidade ou Mega. Para isso já existem a Cidade e a Mega...

Agora o que falta muito à 3 (e a todas as rádios RTP) com urgência é o grupo gastar alguma coisa com marketing. Na rua só se vê outdoors para novas series da RTP1 e nada mais. Entendo que é de onde vêem as receitas comerciais e tudo o resto tá salvaguardado pela CAV, mas urge ter um pensamento mais de grupo como um todo naquela casa, e infelizmente a rádio continua esquecida.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #4197 em: Abril 29, 2024, 02:45:00 pm »

Acha?

Acho que é uma questão de expetativa. Não esperava uma nova plástica porque está só tem alguns meses e não haverá dinheiro para estar já a comprar uma nova (se for outsourcing como a da A1...).

Também pelo que o Nuno Reis disse na A1 na sexta passada, não esperava mudanças na playlist, até porque havendo uma mudança radical arriscam-se a perder os 2% atuais.

O meu receio era que, como a equipa é nova ainda, se notasse em antena que ainda não estão muito à vontade uns com os outros e acho que isso não aconteceu. Também ajuda o facto de a Inês e a Luana já serem amigas. O Alexandre, talvez o mais nervoso dos três até porque, como disse, é o novo na casa, mostrou mesmo assim boa presença.

As primeiras emissões são sempre aqueles onde a probabilidade de haver mais erros é maior e acho que não houve grandes erros. Depois a máquina vai ficando oleada.

Se por adrenalina se entende muita energia a dizer chavões tipo "bora lá malta curtir este som" eu dispenso, mas aí já são gostos pessoais...  Não espero da 3 o mesmo que da Cidade ou Mega. Para isso já existem a Cidade e a Mega...

Agora o que falta muito à 3 (e a todas as rádios RTP) com urgência é o grupo gastar alguma coisa com marketing. Na rua só se vê outdoors para novas series da RTP1 e nada mais. Entendo que é de onde vêem as receitas comerciais e tudo o resto tá salvaguardado pela CAV, mas urge ter um pensamento mais de grupo como um todo naquela casa, e infelizmente a rádio continua esquecida.

A RTP sem dar atenção à rádio arrisca-se a ser apenas a sigla TP...

mg.luis

• Sr. Member
« Responder #4198 em: Abril 29, 2024, 02:57:15 pm »

E ao nível a que as audiencias de TV estão, cada vez há menos diferença vs. radio... Por isso menos uma razão para dar privilégio à TV.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #4199 em: Abril 29, 2024, 04:01:25 pm »

E ao nível a que as audiencias de TV estão, cada vez há menos diferença vs. radio... Por isso menos uma razão para dar privilégio à TV.

Já aqui o referi, que as rádios tipo Antena 3 têm que ir ao encontro com o seu público-alvo: os jovens!
Quer com programas feitos ao vivo nas escolas, clubes, associações e outros similares, que levem a "malta nova" a ter a possibilidade de intervir e a desenvolver a curiosidade de escutar rádio... de outra forma, julgo que não vamos lá!