Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1313248 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: RTP Antena 3
« Responder #3480 em: Maio 17, 2023, 07:43:50 pm »
Posso ser um chato do " caraças", mas continuo sem entender as razões de queixa do Atento à 3.
Continuo a fazer as mesmas perguntas, é a Playlist? São os locutores? São os programas de autor? Quais os que acho piores?
Por exemplo, ele já decretou que a nova locutora da RR Teresa Oliveira é medíocre, mas ainda não lhe vi nenhum decreto sobre a nova locutora da 3, Joana Gama ou da Andreia Pinto ou da Inês Henriques? São boas ou medíocres?
É que lendo o Atento, até parece que quando se liga a A3, só se consegue aguentar por dois minutos e depois têm que mudar logo, tal o pavor da programação.
Há aqui muitas boas sugestões, Boxx, Rádio..., Pdnf, mas do Atento so acusações a este e aquele, aos cristalizados e por aí fora.
E de repente surgiu me uma grave suspeita, o Atento não ouve a 3, pelo menos nos últimos tempos...

Oiço,  Oiço...

A 3 nunca sairá da cepa torta, como já disse.

Aquela cena hilariante de publicitar os ex-colaboradores define a alma da atual 3.

Para alguns  aqui do fórum foi uma cena sem importância. Contudo, eu considero-a uma cena definidora do que é a Antena 3 dos últimos 8 anos.

Além disso, o grupo rtp tem contribuído para a consolidação do duopólio radiofónico que é absolutamente nefasto a vários níveis.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3481 em: Maio 17, 2023, 07:54:24 pm »
Não ouve não, porque quando lhe fazem perguntas, foge delas como o " diabo da cruz"...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #3482 em: Maio 17, 2023, 11:10:08 pm »
A Antena 3 nem se tivesse um orçamento dec20 milhões de euros anuais descolava...

Aquilo não dá mais...

Já esteve pior, há que reconhecer. Acho que quer a Inês Henriques, quer a nossa carissima colega de fórum Joana Gama, vieram trazer algum sangue novo à estação. Acrescento ainda as tardes com a Andreia Pinto, que estão boas, era, isso sim, capaz de passar a Prova Oral para as 20h e de lhe encontrar uma dupla.  Na playlist, as mexidas também têm sido muito positivas. Acredito que haja condições para, seguindo este rumo, subir aos 3%, que ainda poderiam ser mais se se focassem mesmo no target mais jovem.

Certo.

A Antena 3 está diferente para melhor que há uns anos mas precisa ainda de fazer mais. As audiências continuam baixas e a não quererem arrancar.

Era interessante arranjar alguém com grande impacto para as manhãs, serem mais ambiciosos. Nomeadamente conseguirem um humorista que desse grande impacto.

PS: Mudar a hora do Prova Oral era um grande tiro no pé. Deve continuar às 19:00 embora gostasse de ver o Alvim fazer outras coisas ao fim de 20 anos.
« Última modificação: Maio 17, 2023, 11:14:17 pm por AG »

Atento

• Hero Member
« Responder #3483 em: Maio 17, 2023, 11:19:53 pm »
Não ouve não, porque quando lhe fazem perguntas, foge delas como o " diabo da cruz"...

Oiço.

Oiço.

Não opino sem ouvir...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3484 em: Maio 17, 2023, 11:41:04 pm »
Claro, mas a nada responde...

pdnf

• Hero Member
« Responder #3485 em: Maio 18, 2023, 01:55:18 am »

PS: Mudar a hora do Prova Oral era um grande tiro no pé. Deve continuar às 19:00 embora gostasse de ver o Alvim fazer outras coisas ao fim de 20 anos.

Não sei não AG... repara, as 19H ainda são uma hora de movimentos pendulares fortes, mas já não para, a maioria das pessoas, apanhar 1H de seca no trânsito. Falamos de uma rádio musical, será que faz sentido, em hora de ponta, ter um programa para as pessoas apenas picarem? A hora das 20H, com as pessoas já em casa, podem ter o rádio a fazer companhia. Se reparar, mesmo a Antena 1, até às 20H não tem programas de uma hora na grelha, aliás, só os começa pelas 23H. Parece-me que, nessa hora, ainda seria benéfica a playlist.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdnf

• Hero Member
« Responder #3486 em: Maio 18, 2023, 02:51:05 am »
Aviso - post parede!!!

Há um ponto em que o Atento tem toda a razão, pelo menos para mim, que também trabalho em ciência. Faz todo o sentido estudar e compreender porque razão é que o consumo em Portugal é tão, mas tão diferente, por exemplo, do dos nossos vizinhos espanhóis, que culturalmente são em tudo semelhantes a nós. Seja na palavra, na música Não é difícil fazer um estudo desses, com recursos a técnicas variadas, desde focus group, a entrevista por questionário, passando até por análise econométrica, com um modelo de regressão linear que não precisa de ser excessivamente complexo. É um estudo que, a meu ver, urge fazer, e que complementaria aquele que a ERC já divulgou sobre o futuro do setor. Parece-me que poderia ser uma iniciativa muito interessante, a desenvolver pelos grupos de rádios em parceria com a ERC, com vantagens evidentes para todos o meio, operadores, reguladores e público.

É como comparar, Real Madrid ao Benfica, o Barcelona ao Porto ou At. Madrid ao Sporting. Os orçamentos são quase iguais...

Certo. Mas não invalida que, tal como os nossos clubes conseguem fazer boas campanhas europeias com poucos meios, o serviço público nacional não possa fazer mais com o orçamento reduzido que tem. Já se sabe que apesar de Espanha ser tão ou menos desenvolvida que Portugal, pela dimensão do mercado espanhol, naturalmente tem outra pujança. É o preço que pagamos de sermos um país pequeno e absolutamente ultraperiférico na Europa.

Aqui are tendo concordar.
3stamos a falar no tal público nicho, que qyer outras coisas, nomeadamente palavra, o que lhe é oferecido podia e devia ser bem melhor  e aqui nem estamos a falar de milhões, apenas de mais criatividade e mais arrojo. . É realmente se serviço fosse melhor, o tal nicho até podia ser maior.
Não acho que seja um público de nicho. Entendo que é um público que se refugiou na Comercial e na RFM porque nas musicais conseguimos ter mais qualidade, porque naturalmente são mais baratas, aí conseguimos alinhar pelos melhores padrões. Ter boa palavra, custa, evidentemente, mais dinheiro.
Para mim, empiricamente, diria que essa é a explicação, porque não vejo o português a ser culturalmente tão diferente assim de um Espanhol, por exemplo.

E depois os jovens que, afinal, parece que são menos jovens. São boas notícias porque, pelos vistos, a Antena 3, esta tarde, voltou a ser devolvida à malta jovem entre os 25 e os 45.

Este target é catch all, e está devidamente ocupado pela Comercial e pela RFM, particularmente na margem superior do intervalo. Parece-me evidente que faz falta uma rádio em Portugal que se dedique verdadeiramente ao público jovem, desde que sai da Universidade, ali pelos 23-24, até aos 35 anos, quando começam a surgir as crianças. A Mega vive uma crise de identidade, em que em não raras vezes até consegue trabalhar bem esse target, nomeadamente no Drive In, mas depois no demais horário, baixa à faixa dos adolescentes e jovens universitários, que é realmente o seu target. Parece-me que a 3 poderia ser a rádio que ocupasse e bem essa função de ser verdadeiramente de segmento de público – jovem. E em termos de playlist até nem precisaria de evoluir muito, apenas acrescentar um a três temas Top 40 por hora seria suficiente. Em abono da verdade, diga-se, reforçar o que já tem feito. Mantendo-se como rádio alternativa e urbana, seria suficiente ocupar a rede da África, e como já escrevi, acrescentar um emissor no Muro e na Arrábida e Montejunto. Desconfio que no interior, concelho a concelho, a atual 3 deve fazer menos que grande parte das locais.

Sim, o Voz de Cama já chegou a ser o 2º podcast mais ouvido em todas as plataformas.
Estava a falar apenas dos programas de autor da 3, o Bons Rapazes não está no horário mais fácil mas é uma lição para muitos outros.

Voz de Cama que é um exemplo muito bom daquilo que deve ser um programa de uma rádio de segmento de público jovem. Fica a pergunta. E porque não passa no FM? Ao fim-de-semana ou na noite tinha espaço. Censura?

Já reparei que as conclusões desse livro branco são um imenso tratado de lugares comuns bem intencionados.
Nada de concreto, nada do que aqui já não tenha sido falado...
Isto sem o ler, indo só por aquilo que o Atento aqui vai colocando...

Precisamente.

Lugares comuns, ideias vagas, um conjunto de boas intenções. Não obstante o que queremos saber é como se pode transformar um serviço publico que tem de cumprir com diversidade musical de "qualidade" e de outros conteudos relacionados com liberdade criativa, programas de autor, etc, mas ao mesmo tempo garanta liderança de mercado num pais em que as duas maiores rádios concentram a sua programacao 95% musical de fraca qualidade.

É óbvio que deveraim haver mais sinergias e campanhas internas e externas de publicitação na opiniao publica, mas isso não desfaz o "problema" de base.

Não é objetivo para amanhã, mas uma rádio de excelência de palavra, que vá, paulatinamente, habituando as pessoas a um novo estilo de rádio, vai fazendo o seu caminho. Repito, os portugueses são europeus, não nos devemos conformar, e nos compararmos com os sul-americanos. É curioso que até em Marrocos há rádios só de palavra.
"Para se chegar ao interesse das pessoas, tem que apostar numa linha mais alternativa, sem ser uma alternativa de nicho", afirma Felisbela Lopes, referindo-se à agenda da informação que deve ser definida pelo operador público.

Exatamente. Fazer diferente, mais em linha com o que é norma lá por fora. Apesar de, ao nível da informação, justiça seja feita, a Antena 1 já estar uns furos acima, da RR nem se fala, da TSF e mesmo da Observador ainda está. E repito, tenho dúvidas que tenha a melhor redação.

Para fechar, o comentário do Bigodes diz tudo aquilo que penso que deva ser o rumo da Antena 3. Não é preciso escrever mais. Com uma renovação dos animadores e aquele programa, era para bater os 6% ou mais, disso não tenho grandes dúvidas. E até tenho para mim que não era preciso investir rios de dinheiro. Que a RTP é uma casa difícil para inovar? Acho que já todos percebemos que sim. Curiosidade, esse spot do início do século XXI, tem locução no final do Augusto Seabra, hoje voz de estação da Mega que tem o mesmo exato slogan: “Mais música nova…”. E não haja dúvidas, a 3 tem de ter playlist, embora possa dar mais liberdade aos animadores do que o que existe no privado, em que praticamente nem podem mudar o alinhamento gerado pelo PC. Fim!
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #3487 em: Maio 18, 2023, 08:42:06 am »

Não sei não AG... repara, as 19H ainda são uma hora de movimentos pendulares fortes, mas já não para, a maioria das pessoas, apanhar 1H de seca no trânsito. Falamos de uma rádio musical, será que faz sentido, em hora de ponta, ter um programa para as pessoas apenas picarem? A hora das 20H, com as pessoas já em casa, podem ter o rádio a fazer companhia. Se reparar, mesmo a Antena 1, até às 20H não tem programas de uma hora na grelha, aliás, só os começa pelas 23H. Parece-me que, nessa hora, ainda seria benéfica a playlist.

A Antena1 tem entre as 19:00 e as 20:00 programas de uma hora:
Grandes Adeptos
Efeito Borboleta
Antídoto
Túnel de Acesso
Contraditório

pdnf

• Hero Member
« Responder #3488 em: Maio 18, 2023, 09:49:40 am »

A Antena1 tem entre as 19:00 e as 20:00 programas de uma hora:
Grandes Adeptos
Efeito Borboleta
Antídoto
Túnel de Acesso
Contraditório

Não são bem de uma hora... têm interrupção para as sínteses, trânsito, acabam por ser segmentados em blocos mais pequenos, o que facilita a compartimentação dos temas. Na PO isso não acontece.
Rádio é:

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #3489 em: Maio 18, 2023, 10:19:07 am »

O consumo de rádio a partir das 20 horas cai brutalmente. Não é por acaso que a Observador "subiu" o Convidado Extra das 20 para as 19 horas. Prova Oral nesse horário era uma "sentença de morte".

E para mim os programas das Antena 1 às 19:00 são evidentemente de uma hora. Apenas tem uma pequena interrupção para o trânsito lá para as 19:30.

Atento

• Hero Member
« Responder #3490 em: Maio 18, 2023, 10:23:29 am »
No RTP Play A Prova Oral é o programa da 3 mais procurado acima das 100 mil...

SamM

• Hero Member
« Responder #3491 em: Maio 18, 2023, 05:21:12 pm »

"Em Lisboa a Antena 3 tem um tempo médio de escuta, de 2h25, superior ao da Comercial com 2h22 ou da TSF com 1h38."

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #3492 em: Maio 18, 2023, 05:23:37 pm »

"Em Lisboa a Antena 3 tem um tempo médio de escuta, de 2h25, superior ao da Comercial com 2h22 ou da TSF com 1h38."

Aí é a vantagem de ser uma emissão de palavra.
É certo que podemos escutar em podcast, mas a palavra fideliza mais o ouvinte a uma emissão que a música. Principalmente se a conversa for boa.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Atento

• Hero Member
« Responder #3493 em: Maio 18, 2023, 06:39:58 pm »

Sim...

Se os temas gorem apelativos...

Se os jornalistas e convidados souberem passar a mensagem...

Ora em Portugal ainda há muito caminho a fazer neste caminho...

O que fez o duopólio radiofónico?

Foi pelo camunho mais fácil nas suas propoostas...

E o grupo RTP?

Enredou-se na sua linha burocrática cristalizada...

Aí é a vantagem de ser uma emissão de palavra.
É certo que podemos escutar em podcast, mas a palavra fideliza mais o ouvinte a uma emissão que a música. Principalmente se a conversa for boa.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3494 em: Maio 19, 2023, 12:01:06 am »
E depois os jovens que, afinal, parece que são menos jovens. São boas notícias porque, pelos vistos, a Antena 3, esta tarde, voltou a ser devolvida à malta jovem entre os 25 e os 45.

Este target é catch all, e está devidamente ocupado pela Comercial e pela RFM, particularmente na margem superior do intervalo. Parece-me evidente que faz falta uma rádio em Portugal que se dedique verdadeiramente ao público jovem, desde que sai da Universidade, ali pelos 23-24, até aos 35 anos, quando começam a surgir as crianças. A Mega vive uma crise de identidade, em que em não raras vezes até consegue trabalhar bem esse target, nomeadamente no Drive In, mas depois no demais horário, baixa à faixa dos adolescentes e jovens universitários, que é realmente o seu target. Parece-me que a 3 poderia ser a rádio que ocupasse e bem essa função de ser verdadeiramente de segmento de público – jovem. E em termos de playlist até nem precisaria de evoluir muito, apenas acrescentar um a três temas Top 40 por hora seria suficiente. Em abono da verdade, diga-se, reforçar o que já tem feito. Mantendo-se como rádio alternativa e urbana, seria suficiente ocupar a rede da África, e como já escrevi, acrescentar um emissor no Muro e na Arrábida e Montejunto. Desconfio que no interior, concelho a concelho, a atual 3 deve fazer menos que grande parte das locais.

Não tenho dados mas acredito que a seguir ao tempo de escuta de Lisboa (que a mim me surpreendeu porque não foi há muitos anos que a Radar e a Vodafone estavam à frente da 3) olha que acho que em termos de consumo de música alternativa no interior a 3 estará taco a taco com a TSF.

Sim, o Voz de Cama já chegou a ser o 2º podcast mais ouvido em todas as plataformas.
Estava a falar apenas dos programas de autor da 3, o Bons Rapazes não está no horário mais fácil mas é uma lição para muitos outros.

Voz de Cama que é um exemplo muito bom daquilo que deve ser um programa de uma rádio de segmento de público jovem. Fica a pergunta. E porque não passa no FM? Ao fim-de-semana ou na noite tinha espaço. Censura?

Há uns anos seria impensável dizer isto mas sinceramente acredito que poderão ter medo das queixinhas dos "púdicos" no Provedor...