Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1313372 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: RTP Antena 3
« Responder #3360 em: Maio 02, 2023, 11:37:56 am »
Caro pdnf,

1 - Concordo com quase tudo o que diz. Quanto aos jovens, não acho que a rádio esteja no topo das preferências deles (para além de que são cada vez menos, infelizmente). A RTP tem que procurar targets etários mais jovens, obviamente. Mas essa missão já não cabe, PRIMORDIALMENTE, aos canais lineares de TV e rádio.

2 - Bem, nessa linha de pensamento, pode dizer o número que quiser. 8, 12... porque não 20? Como bem refere Pedro Ribeiro em entrevista recente, as audiências medem, sobretudo, notoriedade, e não consumo real. Nesse sentido, não é por acaso que os autocarros de Lisboa e Porto estão permanentemente ocupados pelas rádios dos dois grandes grupos privados. Pergunta: As rádios públicas, têm a mesma exposição de marketing?

Se considera, e bem, que o peso da rádio no orçamento da RTP é muito reduzido, não lhe parece que o preço de fazer uma rádio TOP 40, é absolutamente incomportável nesta altura? E para que serviria mais uma rádio a passar os hits do momento, se isso já existe - e bem - na oferta privada? Se o SP português, ao contrário dos parceiros europeus, não tem capacidade orçamental para cobrir todo o espectro de oferta possível, não é mais sensato tentar cumprir objetivos básicos como ter boa informação, defender a música e a cultura portuguesa, oferecer mais diversidade de conteúdos e musicais, mostrando que existe mais do que apenas aquilo que vende e domina os tops? As audiências não são a única coisa que conta, muito menos as que são publicadas de dois em dois meses pela marktest. Há muito mais para além das audiências.

Mas, caro pndf, ainda assim, saúdo a sua lucidez e análise. Saudações.

Resumindo...

1- Viva o duopólio.

2- As audiências não interessam. Esta postura só existe no Serviço Público português.

3- Venha mais dinheiro... Em Portugal,  tenta-se resolver o problema,  lançando dinheiro para cima desse problema.

4- Com várias canais de tv no grupo, queixam-se que não conseguem promover o produto? Deve ser para os apanhados...

5- As redes sociais da 3 estão quase mortas. Não raras vezes, os likes são dos próprios colaboradores da casa ou dos convidados...

6- O grupo RTP deve ter em atenção o target jovem. Infelizmente não tem. Todos os serviços públicos europeus têm essa preocupação. A Rádio já é uma agregadora de várias plataformas. Se o Serviço Público português não consegue ver isso, então o problema ainda é mais grave.

SamM

• Hero Member
« Responder #3361 em: Maio 02, 2023, 12:14:05 pm »
Caro pdnf,

1 - Concordo com quase tudo o que diz. Quanto aos jovens, não acho que a rádio esteja no topo das preferências deles (para além de que são cada vez menos, infelizmente). A RTP tem que procurar targets etários mais jovens, obviamente. Mas essa missão já não cabe, PRIMORDIALMENTE, aos canais lineares de TV e rádio.

2 - Bem, nessa linha de pensamento, pode dizer o número que quiser. 8, 12... porque não 20? Como bem refere Pedro Ribeiro em entrevista recente, as audiências medem, sobretudo, notoriedade, e não consumo real. Nesse sentido, não é por acaso que os autocarros de Lisboa e Porto estão permanentemente ocupados pelas rádios dos dois grandes grupos privados. Pergunta: As rádios públicas, têm a mesma exposição de marketing?

Se considera, e bem, que o peso da rádio no orçamento da RTP é muito reduzido, não lhe parece que o preço de fazer uma rádio TOP 40, é absolutamente incomportável nesta altura? E para que serviria mais uma rádio a passar os hits do momento, se isso já existe - e bem - na oferta privada? Se o SP português, ao contrário dos parceiros europeus, não tem capacidade orçamental para cobrir todo o espectro de oferta possível, não é mais sensato tentar cumprir objetivos básicos como ter boa informação, defender a música e a cultura portuguesa, oferecer mais diversidade de conteúdos e musicais, mostrando que existe mais do que apenas aquilo que vende e domina os tops? As audiências não são a única coisa que conta, muito menos as que são publicadas de dois em dois meses pela marktest. Há muito mais para além das audiências.

Resumindo...

1- Viva o duopólio.

2- As audiências não interessam. Esta postura só existe no Serviço Público português.

3- Venha mais dinheiro... Em Portugal,  tenta-se resolver o problema,  lançando dinheiro para cima desse problema.

4- Com várias canais de tv no grupo, queixam-se que não conseguem promover o produto? Deve ser para os apanhados...

5- As redes sociais da 3 estão quase mortas. Não raras vezes, os likes são dos próprios colaboradores da casa ou dos convidados...

6- O grupo RTP deve ter em atenção o target jovem. Infelizmente não tem. Todos os serviços públicos europeus têm essa preocupação. A Rádio já é uma agregadora de várias plataformas. Se o Serviço Público português não consegue ver isso, então o problema ainda é mais grave.

Alguém no seu perfeito juizo acredita no bareme audiencias?

Atento

• Hero Member
« Responder #3362 em: Maio 02, 2023, 12:22:20 pm »
Caro pdnf,

Resumindo...

1- Viva o duopólio.

Alguém no seu perfeito juizo acredita no bareme audiencias?

Sendo assim que solução propõe?

A empresa que mede as audiências devia como acontece na maioria dos países europeus fornecer todos os dados para o grande público.

SamM

• Hero Member
« Responder #3363 em: Maio 02, 2023, 12:51:27 pm »
Eu nao estou aqui para propor...

Agora virmos para aqui repetir uma discussão que já se fez aqui dezenas de vezes, caindo sempre no mesmo erro, que até é admitido por muitos do que escrevem, que este bareme é uma treta, refém dos interesses dos grupos privados, e realizado de forma pouco homogenea...

Isto para já não falar que o target do "cliente" Antena3, está a migrar para as plataformas de streaming...

Nesse sentido ainda menos se explica como a Cidade ou a Mega tem a quase mesma audiência ao longo dos anos se o publico ainda migrou mais...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3364 em: Maio 02, 2023, 03:25:47 pm »
O que ainda não consegui perceber é o que o Atento defende para cada antena.
Não é necessáriamente preciso mais dinheiro, as chefias foram, são e serão, reféns de interesses.

Então como ter uma boa programação e ser líder de audiências, como nos países civilizados europeus?

Até dou pistas, para já ( por falta de tempo), só para a 1.
Jose Candeias, sem dúvida o grande comunicador desta Antena. Que tal colocar o Candeias no programa da manhã e depois outros Candeias para os outros horários?

Seria uma solução viável? Se não é, qual é?

Porque ser líder, ter uma programação de bom nível e que cumpra todos os deveres do serviço público, e não cair em facilitismos, não é fácil?
Talvez com muito  mais desporto?
Não consigo mesmo entender que A1, A2 e A3 o Atento pretende.

SamM

• Hero Member
« Responder #3365 em: Maio 02, 2023, 03:54:27 pm »
A mim, faz-me confusão ouvir do género "ah e tal o serviço publico tem que ter audiencia" e depois argumenta-se que o serviço publico tem que garantir emissões desportivas de 10horas ao sábado e domingo (como faz a RNE1), quando, as rádios que dominam largamente a audiencia em Portugal (RFM, Comercial e M80), não tem emissão desportiva sequer... Então queremos as pseudo audiencias, como? O melhor dos "dois mundos"?? Isto não é dificil entender para pessoas que se dizem "atentas" ao meio...

(e com isto não fujo à questão das audiencias serem o que os promotores querem que sejam, mas se se debate e argumenta em função disso, como manter este tipo de argumentação?)

« Última modificação: Maio 02, 2023, 03:56:06 pm por SamM »

Atento

• Hero Member
« Responder #3366 em: Maio 02, 2023, 03:56:32 pm »
O que ainda não consegui perceber é o que o Atento defende para cada antena.
Não é necessáriamente preciso mais dinheiro, as chefias foram, são e serão, reféns de interesses.

Então como ter uma boa programação e ser líder de audiências, como nos países civilizados europeus?

Até dou pistas, para já ( por falta de tempo), só para a 1.
Jose Candeias, sem dúvida o grande comunicador desta Antena. Que tal colocar o Candeias no programa da manhã e depois outros Candeias para os outros horários?

Seria uma solução viável? Se não é, qual é?

Porque ser líder, ter uma programação de bom nível e que cumpra todos os deveres do serviço público, e não cair em facilitismos, não é fácil?
Talvez com muito  mais desporto?
Não consigo mesmo entender que A1, A2 e A3 o Atento pretende.

Se não entende, compreendo que não entenda.

Atento

• Hero Member
« Responder #3367 em: Maio 02, 2023, 04:13:41 pm »
A mim, faz-me confusão ouvir do género "ah e tal o serviço publico tem que ter audiencia" e depois argumenta-se que o serviço publico tem que garantir emissões desportivas de 10horas ao sábado e domingo (como faz a RNE1), quando, as rádios que dominam largamente a audiencia em Portugal (RFM, Comercial e M80), não tem emissão desportiva sequer... Então queremos as pseudo audiencias, como? O melhor dos "dois mundos"?? Isto não é dificil entender para pessoas que se dizem "atentas" ao meio...

(e com isto não fujo à questão das audiencias serem o que os promotores querem que sejam, mas se se debate e argumenta em função disso, como manter este tipo de argumentação?)

1- Parte do princípio que as audiências se constroem com música.
A falta de estratégia das generalistas levou a isso. Não havendo investimento, muitas optaram pelas musiquinhas a metro.

2- A Antena1 tem que ter no seu horário nobre um produto apelativo e recursos humanos que façam a diferença.  É assim que acontece na esmagadora maioria dos países europeus, nomeadamente na France Inter que nem sequer passa música.

3- Sim o desporto é  importante, pois ainda é dos poucos conteúdos que exige o rigoroso direto, jornalistas e transversalidade territorial.
Também aqui a Antena1 pode e deve fazer mais. Até podia começar por denunciar o artista ou os artistas que acabaram com a Tarde Desportiva e se houve pressões internas ou externas...
Em Espanha, há ao sábado e domingo 6 rádios de cariz nacional com tardes e noites desportivas...
COPE e SER têm cerca de dois milhões de ouvintes cada uma  ao sábado e domingo nos seus programas desportivos.

Se as rádios generalistas desistiram e optaram pelo caminho mais fácil esse é outro problema...

Vejamos...

A RR escolheu o caminho mais fácil

A TSF é o que se sabe, basta ler o que é dito aqui no fórum

A OBSERVADOR não tem estrutura e uma rede de emissores

Resta a Antena 1 e a sua evidente falta de investimento no horário nobre e as vicissitudes  de uma nomenclatura organizacional cristalizada...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3368 em: Maio 02, 2023, 04:18:58 pm »
Pois, deve ser " burrice' da minha parte, mas já agora, pergunto a alguém mais inteligente do que eu eu, se já conseguiu entender o que ele defendo como modelo, para cada antena.

Já agora, porque não contratar essa grande comunicadora, Olga Cardoso?

Talvez com ela a liderança fosse assegurada...

Atento

• Hero Member
« Responder #3369 em: Maio 02, 2023, 04:30:41 pm »
Pois, deve ser " burrice' da minha parte, mas já agora, pergunto a alguém mais inteligente do que eu eu, se já conseguiu entender o que ele defendo como modelo, para cada antena.

Já agora, porque não contratar essa grande comunicadora, Olga Cardoso?

Talvez com ela a liderança fosse assegurada...

A sério?

Uma estratégia é lançar o humor ou a confusão em campo para continuar tudo na mesma.

SamM

• Hero Member
« Responder #3370 em: Maio 02, 2023, 04:33:47 pm »

1- Parte do princípio que as audiências se constroem com música. -  Não sei onde leu isso da minha parte, apenas citei os dados que você considera como fidedignos.

A falta de estratégia das generalistas levou a isso. Não havendo investimento, muitas optaram pelas musiquinhas a metro. - Porque acha que em Portugal todas optaram por isso e nem mesmo as rádios temáticas de informação / desporto que apareceram são um fracasso nesse aspecto??

2- A Antena1 tem que ter no seu horário nobre um produto apelativo e recursos humanos que façam a diferença.  É assim que acontece na esmagadora maioria dos países europeus, nomeadamente na France Inter que nem sequer passa música. - Concordo que sim, mas se questiona os orçamentos das rádios publicas, acha que consegue os melhores com o mesmo orçamento?? Sabe o orçamento da RDP em Portugal e da Rádio Publica Francesa? O que é para si um produto apelativo, quando 80% do mercado em Portugal prefere "musica a metro"?

3- Sim o desporto é  importante, pois ainda é dos poucos conteúdos que exige o rigoroso direto, jornalistas e transversalidade territorial.
Também aqui a Antena1 pode e deve fazer mais. Até podia começar por denunciar o artista ou os artistas que acabaram com a Tarde Desportiva e se houve pressões internas ou externas...
Em Espanha, há ao sábado e domingo 6 rádios de cariz nacional com tardes e noites desportivas...
COPE e SER têm cerca de dois milhões de ouvintes cada uma  ao sábado e domingo nos seus programas desportivos. - Então em Espanha as rádios privadas ganham ou perdem dinheiros nas emissões de fim de semana, com tanto investimento na emissao desportiva? Partindo do pressuposto criado por si que o mercado Espanhol é igual ao Nacional, porque o grupo Media Capital não faz o mesmo??

Se as rádios generalistas desistiram e optaram pelo caminho mais fácil esse é outro problema...

Vejamos...

A RR escolheu o caminho mais fácil

A TSF é o que se sabe, basta ler o que é dito aqui no fórum

A OBSERVADOR não tem estrutura e uma rede de emissores

Resta a Antena 1 e a sua evidente falta de investimento no horário nobre e as vicissitudes  de uma nomenclatura organizacional cristalizada...
« Última modificação: Maio 02, 2023, 04:42:18 pm por SamM »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3371 em: Maio 02, 2023, 04:38:41 pm »
Tenho ideia que num outro tópico o ouvir dizer que a Olga é uma grande comunicadora, mas deve ter lido mal, porque a burrice não me larga...

Mas que Camilo defende para cada antena? Que tipo de programas? O actual naipe de profissionais é o ideal? Quem dispensava, quem contratava?

Isto tudo na perspectiva de uma rádio liderante e de qualidade inquestionável.
« Última modificação: Maio 02, 2023, 04:41:34 pm por Julio Carvalho »

Atento

• Hero Member
« Responder #3372 em: Maio 02, 2023, 04:45:35 pm »
Tenho ideia que num outro tópico o ouvir dizer que a Olga é uma grande comunicadora, mas deve ter lido mal, porque a burrice não me larga...

Mas que Camilo defende para cada antena? Que tipo de programas? O actual naipe de locutores é o ideal? Quem dispensava, quem contratava?

A olga foi uma grande comunicadora,  tendo em conta o contexto e o período temporal.

Em primeiro lugar, a Antena 3 tem que ser devolvida aos jovens.

É absolutamente surreal para não dizer outra coisa este virar de costas ao público jovem.

É inaudito nos serviços públicos europeus. Basta prestar atenção aos vários serviços públicos europeus de rádio e televisão.

Iniciativas que a Rádio France leva a cabo...

https://www.radiofrance.com/activites-jeune-public-et-famille

SamM

• Hero Member
« Responder #3373 em: Maio 02, 2023, 04:51:55 pm »

Mas que Camilo defende para cada antena? Que tipo de programas? O actual naipe de locutores é o ideal? Quem dispensava, quem contratava?

A olga foi uma grande comunicadora,  tendo em conta o contexto e o período temporal.

É absolutamente surreal para não dizer outra coisa este virar de costas ao público jovem.

É inaudito nos serviços públicos europeus. Basta prestar atenção aos vários serviços públicos europeus de rádio e televisão.

Por favor explique-me lá como fazer? Já vi que lança muitas ideias vazias para o ar mas nada em concreto. Escreva por favor como quer construir a programação de uma rádio jovem? Quer locutores com linguagem de adolescente a conduzir a emissão? é isso? Quer musica do género do Danni Gato ou do Putzgrila? Apresente um plano de atividades, orçamente tudo isso, por favor. É que já vi que gosta muito de comparar com outras realidades, mas depois foge às questões do "como fazer, quanto custa"...
« Última modificação: Maio 02, 2023, 04:54:09 pm por SamM »

Atento

• Hero Member
« Responder #3374 em: Maio 02, 2023, 05:09:34 pm »

Por favor explique-me lá como fazer? Já vi que lança muitas ideias vazias para o ar mas nada em concreto. Escreva por favor como quer construir a programação de uma rádio jovem? Quer locutores com linguagem de adolescente a conduzir a emissão? é isso? Quer musica do género do Danni Gato ou do Putzgrila? Apresente um plano de atividades, orçamente tudo isso, por favor. É que já vi que gosta muito de comparar com outras realidades, mas depois foge às questões do "como fazer, quanto custa"...

Lanço ideias vazias para o ar?

Eu não defendo uma rádio jovem com linguagem de jovens adolescentes.

Essa antena 3 direcionada para um público mais jovem já existiu. Basta aprofundar o modelo. Ser exigente. Exigir.  Inovar. Não cair na rotina.

Ah...e não custa mais do que a atual antena 3 que já gastou uns milhões de euros sem nunca atingir, nestes quase oitos anos, os 3%...