Autor Tópico: RTP Antena 3  (Lida 1313383 vezes)

Kante

• Full Member
Re: RTP Antena 3
« Responder #3345 em: Maio 01, 2023, 06:00:38 pm »
Eu não sei quanto a vocês, caros foristas, mas eu tenho uma suspeita: que Kante e QueGénio são, na verdade, uma e a mesma conta…
Não são.

Olá malta,

Se fosse Kant...talvez fosse uma espécie de génio.

Como é Kante....deixo à vossa consideração.

Preocupem-se com a poluição.

Cumprimentos

Atento

• Hero Member
« Responder #3346 em: Maio 01, 2023, 06:50:57 pm »
Eu não sei quanto a vocês, caros foristas, mas eu tenho uma suspeita: que Kante e QueGénio são, na verdade, uma e a mesma conta…
Não são.

Olá malta,

Se fosse Kant...talvez fosse uma espécie de génio.

Como é Kante....deixo à vossa consideração.

Preocupem-se com a poluição.

Cumprimentos

Todos nos devemos preocupar com a poluição.

Preocupe-se em ser mais bem educado.
Preocupe-se em concretizar,  quando diz que minto, ou apresento teorias da conspiração.

Mas, quando lhe pedem para concretizar,  limita-se a repetir novamente expressões como mentira, teorias da conspiração,  entre outras.

https://youtu.be/yxvjtMYKORg

Cuide-se!
Boas leituras!

Cumprimentos
« Última modificação: Maio 01, 2023, 06:54:23 pm por Atento »

Kante

• Full Member
« Responder #3347 em: Maio 01, 2023, 08:11:30 pm »
Caro, ilustre, Doutor, Professor Atento,

Para si uma ou duas palavras.

Já o convidei por diversas vezes para tomar um café cara a a cara.

Não envolve violência, como é óbvio.

Aliás, até já lhe pedi desculpa.

Vamos tomar um café?

Atento

• Hero Member
« Responder #3348 em: Maio 01, 2023, 09:03:47 pm »
Caro, ilustre, Doutor, Professor Atento,

Para si uma ou duas palavras.

Já o convidei por diversas vezes para tomar um café cara a a cara.

Não envolve violência, como é óbvio.

Aliás, até já lhe pedi desculpa.

Vamos tomar um café?

1- Não tomo café com desconhecidos ou desconhecidas.

2- Se for para abordarmos o Serviço Público,  estou disponível para avançarmos para um Colóquio, ou um Curso de Verão.

3- Fruto da crescente perda de peso do Serviço Público português, contrariando aquilo que vai acontecendo um pouco por toda a Europa, creio que está na hora de defendermos um Serviço Público com público. Um serviço público que pelo seu êxito obrigue os privados a seguir o caminho. É assim que acontece um pouco por toda a Europa.
Por cá  não é isso que acontece. É um país amarrado a dois duopólios privados, com as consequências daí inerentes.

Os políticos já se aperceberam que só precisam de mimar os duopólios para conseguir os seus objetivos...

Como dizia Rangel a tv tanto pode vender um sabonete como um político.

Na verdade, hoje temos um PR forjado no espaço mediático; hoje temos um PM forjado no espaço mediático; excetuando os líderes do pcp e psd, os outros e os eventuais foram, naturalmente, forjados no espaço mediático.

Marques Mendes, Portas e afins, que ainda sonham com Belém, lá estão no espaço mediático do duopólio...
« Última modificação: Maio 01, 2023, 09:06:00 pm por Atento »

QueGénio

• Jr. Member
  • **
« Responder #3349 em: Maio 01, 2023, 10:30:33 pm »
Mais um arraial de banalidades, lugares comuns e frases feitas...
Se é para desconfiar das identidades... cheira-me que o Prof. Dr. Atento é o Gustavo Santos? Cristina Ferreira?

Eu parece-me curioso que se fale dos "estilos musicais banidos" na Antena 3... se queremos falar de diversidade, aposta no novo (cá dentro e lá de fora), qual é a rádio privada que se aproxima? Nada contra os privados... têm seguramente outros objetivos.

Mas, alguém está disponível para ouvir uma rádio que passe tudo, sem critério, a torre de babel musical, num mercado com dezenas de rádios, e toda a música disponível em várias plataformas?

Quanto a contratações, pelas notícias que vejo, e pelos comunicados da CT da RTP, não me parece que elas sejam fáceis.
E apenas referi que, no que toca à informação, as direções de programas não decidem, nem contratam jornalistas.

Finalmente, sobre audiências... sugiro que passem os olhos pela entrevista do Pedro Ribeiro a uma conhecida publicação de marketing... tem por lá boas dicas que ajudam a esclarecer várias questões habitualmente (mal) debatidas neste fórum.

Tenho a certeza que o Prof. Dr. Atento virá a correr falar das extraordinárias audiências dos SP europeus, da Venezuela e do Brasil, porque é a única coisa que sabe fazer... ele não gosta "dos Conans Osíris e dos telemóveis", e de outras porcarias que nem se qualificam como música... portanto, enquanto não voltar a ter os Coldplay e os Xutos de manhã à noite, não dorme descansado. Se ao menos a Antena 3 tocasse a musiquinha que ele gosta... aí sim, a estação disparava nas audiências. Era tão fácil... é tudo tão simples e óbvio... quando não se percebe patavina do que se fala.

Atento

• Hero Member
« Responder #3350 em: Maio 01, 2023, 10:50:13 pm »
Mais um arraial de banalidades, lugares comuns e frases feitas...
Se é para desconfiar das identidades... cheira-me que o Prof. Dr. Atento é o Gustavo Santos? Cristina Ferreira?

Eu parece-me curioso que se fale dos "estilos musicais banidos" na Antena 3... se queremos falar de diversidade, aposta no novo (cá dentro e lá de fora), qual é a rádio privada que se aproxima? Nada contra os privados... têm seguramente outros objetivos.

Mas, alguém está disponível para ouvir uma rádio que passe tudo, sem critério, a torre de babel musical, num mercado com dezenas de rádios, e toda a música disponível em várias plataformas?

Quanto a contratações, pelas notícias que vejo, e pelos comunicados da CT da RTP, não me parece que elas sejam fáceis.
E apenas referi que, no que toca à informação, as direções de programas não decidem, nem contratam jornalistas.

Finalmente, sobre audiências... sugiro que passem os olhos pela entrevista do Pedro Ribeiro a uma conhecida publicação de marketing... tem por lá boas dicas que ajudam a esclarecer várias questões habitualmente (mal) debatidas neste fórum.

Tenho a certeza que o Prof. Dr. Atento virá a correr falar das extraordinárias audiências dos SP europeus, da Venezuela e do Brasil, porque é a única coisa que sabe fazer... ele não gosta "dos Conans Osíris e dos telemóveis", e de outras porcarias que nem se qualificam como música... portanto, enquanto não voltar a ter os Coldplay e os Xutos de manhã à noite, não dorme descansado. Se ao menos a Antena 3 tocasse a musiquinha que ele gosta... aí sim, a estação disparava nas audiências. Era tão fácil... é tudo tão simples e óbvio... quando não se percebe patavina do que se fala.

Diga lá,  então,  o que disse Pedro Ribeiro...

Claro que para si a questão das audiências é um ponto perigoso que não convém ser debatido. Daí ser mal debatido por aqui.

Ainda não entendi a sua postura, caro QueGénio (Diretor), acerca dad audiências...

Os Serviços Públicos lideram, não raras vezes, as audiências na esmagadora maioria dos países europeus.
Consegue explicar o porquê de tal situação?

Estão no caminho errado?

Eu sei que consegue responder...

QueGénio

• Jr. Member
  • **
« Responder #3351 em: Maio 01, 2023, 11:13:44 pm »
Sim, um perigo. Nem durmo.

Eu não tenho que lhe explicar nada, porque sei que o debate não é possível. Você adora chafurdar nessa laminha, tentando conspurcar tudo e todos, com os seus delírios.

Ninguém está no caminho errado, porque não existe apenas um caminho, uma lógica, um contexto. Só na sua visão simplista e populista, em que passa a vida a acusar tudo e todos, sem nunca ter feito coisa nenhuma, muito menos na rádio.

Mas continue a mandar postais...

(espero não ter dito nada de ofensivo, para não ficar com a minha continha suspensa. Isso seria mesmo trágico)

QueGénio

• Jr. Member
  • **
« Responder #3352 em: Maio 01, 2023, 11:23:41 pm »
Já agora... e só mesmo para finalizar...

Tinha-me esquecido de comentar isto:

"2- Se for para abordarmos o Serviço Público,  estou disponível para avançarmos para um Colóquio, ou um Curso de Verão."

Ahahahahahahahahah! SIM, Por favor, avance para um colóquio... um Curso de Verão... as inscrições vão chover, estou certo. Quem é que não vai querer ouvir as ideias transformadoras do Prof. Dr. Atento?
Sugiro o Altice Arena... pode ser apertado para tanta gente, mas tem um teto lindo.

Saudações!

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3353 em: Maio 01, 2023, 11:26:48 pm »

Até 2015 era bem capaz com a 3 uma programação desde o M com o melhor da soul atual que é chutado para canto na A1 até ao Música Enrolada com o reggae que pode estar "fora de moda" mas continua a ter muitos fãs a chegar quase aos 3% e depois foi o que se viu... mas a culpa é sempre das plataformas, essas que até promovem tanto a música portuguesa fora do pop, hip-hop ou indie...
« Última modificação: Maio 01, 2023, 11:31:28 pm por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
« Responder #3354 em: Maio 01, 2023, 11:42:57 pm »
Sim, um perigo. Nem durmo.

Eu não tenho que lhe explicar nada, porque sei que o debate não é possível. Você adora chafurdar nessa laminha, tentando conspurcar tudo e todos, com os seus delírios.

Ninguém está no caminho errado, porque não existe apenas um caminho, uma lógica, um contexto. Só na sua visão simplista e populista, em que passa a vida a acusar tudo e todos, sem nunca ter feito coisa nenhuma, muito menos na rádio.

Mas continue a mandar postais...

(espero não ter dito nada de ofensivo, para não ficar com a minha continha suspensa. Isso seria mesmo trágico)

1- Claro...daí os resultados serem vistos com toda a normalidade, independentemente dos números.  Tanto faz como fez.

2- Como não tem argumentos limita-se a afirmar que o debate não é possível, refugiando-se nos termos simplista e populista. Pobre muito pobre. Sem ambição e argumentação.
Chafurdar???
Conspurcar??

A finalizar,  a última dança...

https://youtu.be/K5KAc5CoCuk
« Última modificação: Maio 01, 2023, 11:49:00 pm por Atento »

QueGénio

• Jr. Member
  • **
« Responder #3355 em: Maio 01, 2023, 11:47:47 pm »
Caro,

vá lá ver melhor os números em 2015...

e, a sério, acha que o reggae???? e o "melhor da soul atual" é que são as grandes falhas da 3?
Se calhar temos ideias diferentes do que é soul... mas eu acho que ela continua a tocar na Antena 3.

De resto, como é costume neste fórum, não percebeu bem o que eu disse. Não culpei as "plataformas" de coisa nenhuma. Apenas descrevi uma realidade, em que a oferta musical não se resume à rádio, como acontecia nos bons velhos tempos em que a Antena 3 nasceu. E isto é válido para todos, não apenas para o SP, naturalmente.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3356 em: Maio 02, 2023, 12:01:25 am »
Sim, eram mesmo 2 programas ao fim de semana que iam prejudicar as audiências...
Já vi que o seu estilo é menosprezar as opiniões contrárias e o fórum em geral (se é que estou a pensar que é, já veio cá tirar muitas ideias mas orgulhoso como é claro que nunca iria admitir).

E ao contrário de si, não caio na falácia do SP vs "chorar" a ver se os privados podiam ser obrigados a passar o que não querem porque isso é a lei do mercado, não só em Portugal.
Comparo a 3 desde 2015 à 3 que ouvi de 2011 a 2014 com todo o prazer e que para mim era das melhores rádios da Europa, nada mais.
Tenho 27 anos e a 3 sempre foi a rádio que mais ouvi mas se até 2014 só não a ouvia quando não gostasse de algum programa de autor, posso dizer que de 2015 a 2020 só desejava que a Vodafone tivesse mais algum investimento porque tirando 1 ou 2 programas de autor fazia melhor com menos e isso refletiu-se nas audiências onde quase havia uma ultrapassagem histórica.
Agora está a voltar aos poucos ao seu ADN e já a elogiei muitas vezes nos últimos tempos, mas se fica tão afetado apenas por referir num facto que é que a 3 pós-2015 passa muito menos géneros musicais que em 2014 isso é lá consigo...
« Última modificação: Maio 02, 2023, 12:06:28 am por radiokilledtheMTVstar »

QueGénio

• Jr. Member
  • **
« Responder #3357 em: Maio 02, 2023, 12:27:53 am »
Caro radiokilled,

Não sei quem julga que sou, pouco me importa. Tb não sei quem o senhor é, e pouco me importa.

Sou capaz de apostar que ninguém da Antena 3 vem aqui buscar uma vírgula que seja, mas... presunção e água benta, cada um toma a que quer.

Tem direito ao seu gosto musical, como eu tenho direito ao meu. Apenas não concordo com essa ideia de que a Antena 3 de hoje passa menos variedade musical.
Vejo que se irritou com o "não percebeu bem o que eu disse"... lamento... mas não tinha percebido mesmo... e não queria que ficasse com uma ideia errada. De resto, não só não menosprezei as suas opiniões, como até as comentei. Não concordamos, mas não o acusei de nada... parece-me?!

pdnf

• Hero Member
« Responder #3358 em: Maio 02, 2023, 01:36:49 am »

Tal como muitos neste prestigiado fórum, passa a vida a confundir os objetivos do SP com os privados, como se corressem na mesma pista. O melhor de tudo são as comparações com os parceiros públicos europeus, sem atender às especificidades nacionais, nomeadamente, na galáxia de distância ao nível orçamental.

Parece que a Antena 3 está morta (proclama o DR. Atento)... porém, por acaso já alguém reparou, neste iluminado fórum, que em 2022 as audiências da 3 chegaram aos 2,7 de AAV?
Chego atrasado a esta discussão, não obstante gostaria de dar a minha opinião a respeito destas duas frases.

1. É verdade, é gritante a distância no orçamento e nas condições até técnicas que a rádio tem em Portugal. Mas tal não afeta exclusivamente o serviço público. Comparem, por exemplo, os estúdios de qualquer rádio portuguesa com uma espanhola. É de sentirmos vergonha. Em Portugal há um primado muito grande da TV, que faz com que, no caso do serviço público, a fatia que cabe à (ex) RDP seja muito mais baixa do que a que é consignada à TV. Não obstante, é possível ao Conselho de Administração da RTP (que acredito que o faça), exercer a sua esfera de influência sobre o Executivo. Nada nos impede também de discutir se as obrigações de serviço público, e até a estrutura de organização do mesmo são as mais adequadas. Sou dos que entende, por exemplo, que falta uma Antena 4 para ontem, permitindo libertar a Antena 1 de alguma ""esquizofrenia"" em que vive, e com isso, devolver a Antena 3 ao target do qual nunca deveria ter saído.

Posto isto, peço desculpa, mas 2,7 AAV quando a Mega e a Cidade tem mais do que isso... A Antena 3 com uma rede nacional de emissores, deveria ter por objetivo fazer pelo menos o somatório dessas duas, em torno dos 8. Não deixa de ser verdade que o serviço público tem de ter público, senão por si só, não existe.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

QueGénio

• Jr. Member
  • **
« Responder #3359 em: Maio 02, 2023, 02:11:03 am »
Caro pdnf,

1 - Concordo com quase tudo o que diz. Quanto aos jovens, não acho que a rádio esteja no topo das preferências deles (para além de que são cada vez menos, infelizmente). A RTP tem que procurar targets etários mais jovens, obviamente. Mas essa missão já não cabe, PRIMORDIALMENTE, aos canais lineares de TV e rádio.

2 - Bem, nessa linha de pensamento, pode dizer o número que quiser. 8, 12... porque não 20? Como bem refere Pedro Ribeiro em entrevista recente, as audiências medem, sobretudo, notoriedade, e não consumo real. Nesse sentido, não é por acaso que os autocarros de Lisboa e Porto estão permanentemente ocupados pelas rádios dos dois grandes grupos privados. Pergunta: As rádios públicas, têm a mesma exposição de marketing?

Se considera, e bem, que o peso da rádio no orçamento da RTP é muito reduzido, não lhe parece que o preço de fazer uma rádio TOP 40, é absolutamente incomportável nesta altura? E para que serviria mais uma rádio a passar os hits do momento, se isso já existe - e bem - na oferta privada? Se o SP português, ao contrário dos parceiros europeus, não tem capacidade orçamental para cobrir todo o espectro de oferta possível, não é mais sensato tentar cumprir objetivos básicos como ter boa informação, defender a música e a cultura portuguesa, oferecer mais diversidade de conteúdos e musicais, mostrando que existe mais do que apenas aquilo que vende e domina os tops? As audiências não são a única coisa que conta, muito menos as que são publicadas de dois em dois meses pela marktest. Há muito mais para além das audiências.

Mas, caro pndf, ainda assim, saúdo a sua lucidez e análise. Saudações.