Meus caros. A educação conquista - se, trabalha - se; sabemos que os portugueses no geral gostam é de música a metro, rádios medÃocres e afins; contudo, eu não quero que a rádio publica procure imitar a fórmula das privadas, senão a sua existência é inútil.
As pessoas devem ser educadas e trabalhadas intelectualmente para programas relevantes para a sua formação.
Longe de ser uma guerra como muitos querem fazer com a questão da cidadania, aqui não está presente a ideia de "forçar" as pessoas a ouvir a rádio publica, mas sim dar a opção às pessoas de ter um produto robusto e diferenciador, com qualidade e com conteúdo relevante.
Eu tenho 28 anos e só uso a rádio para ouvir programas relevantes ou de autor, não quero rádio para ouvir música, para isso tenho spotify, tidal ou Apple music que me oferecem música ilimitada e com playlists criadas a meu gosto.
A maioria dos jovens que não tem paciência para ouvir música comercial só usa a rádio para o desporto ou ouvir programas verdadeiramente interessantes.
Eu adoro metal, punk ou hard rock e não exigo que a rádio publica o passe, mas tenho mesmo de levar com D. A. M. A ou Fernando Daniel? Para isso tenho a rfm