Estou aqui a fazer um zapping pelas diversas paginas de Facebook de algumas rádios locais e radios on line do Distrito do Porto/Viana/Viseu
Golo FM: 2773 likes
Rádio Clube de Paços de Ferreira: 4125 likes
Rádio 5: 13489 likes
Rádio Festival: 20 163 likes
Rádio Placard: 25 865 likes
Rádio Clube de Penafiel: 6898 likes
Rádio Felgueiras: 4062 likes
Rádio Alto MInho: 12824 likes
Rádio Voz de Matosinhos: 3649 likes ( on Line )
Rádio Portuense: 11500 likes ( On line )
Rádio Douro Nacional: 19012 likes ( On line )
Rádio Ondas do Lima: 10500 likes
Todas essas rádios em Fm têm anos de existencia, excepto a Golo Fm.
As duas online de Porto e Matosinhos, 1 ano apenas.
A Douro Nacional, 3 anos.
Isto quererá dizer que as pessoas estão claramente a deixar o FM?
Como se explica que novas rádios on line já tenham tanta adesão nas redes socias?
É uma correlação forçada, a meu ver. Não se afere da audiência por likes. Pior: são medições diferentes. As audiências do online são vistas de forma diferente das de FM.
As audições das radios online, como ja expliquei noutro tópico, são vistas com base na media horária ao longo de perÃodos de emissão para dar o total, ou da soma do total de ouvintes por hora. As audições das radios de FM são vistas com base na audiência acumulada de véspera (ou seja, estima-se a audiência total que a rádio teve no dia anterior, com base numa amostra de mil casas), de forma percentual face ao total Rádio que é uns 50-55 por cento do total.
É completamente diferente. Não há como comparar. Quando houver estudos para rádios Online onde se faça esta extrapolação, aà sim poderão as coisas mudar e as radios online começar a ter viabilidade comercial. Até lá...
EDIT: E penso que a liberdade de criar tópicos é total ou quase. Mas o caro Zeca não se esqueça que as pessoas também têm a liberdade de responder ou não na Internet...