Autor Tópico: Central FM - 93,7 MHz Amadora  (Lida 19408 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Central FM - 93,7 MHz Amadora
« Responder #75 em: Janeiro 23, 2026, 02:34:34 am »
A voz da jornalista é estranhamente artificial, não no sentido de IA, mas no da colocação... in-for----mação. A voz de estação, mesmo no final do segmento, se não é a da Ana Colaço, é claramente inspirada no estilo dela no OP. Já ouvi 3x e fico na dúvida se não é mesmo ela.

A voz de estação feminina é pura IA do que eu ouvi.

Já a jornalista é assim e sempre foi assim, se não estou em erro é uma jornalista que já fazia assim notícias na antiga Kiss FM Lisboa e que depois continuou a aparecer nos informativos à tarde da Fi FM, sempre à tarde; está um pouco mais exagerada talvez pelo ansioso da questão mas deve assentar nos próximos dias. Carla ou Catarina qualquer coisa, fazia também os resumos informativos de semana da Fi FM que passavam ao Sábado às 13.

O som estava brilhante quanto baste mas falta alguma presença do que ouvi nas gravações, tem aquele tema típico nas locais de não haver grande tratamento na música que é passada e o que existe está a ser usado. Os agudos também estão esquisitos, está a fazer som como se fosse dentro de uma caixa. É estranho.

Da playlist que escreveram aqui há vários temas (os mais antigos) que vêm das playlists da KissFM e da Fi FM, só a música mais recente / "trashy" são compras novas mesmo, há um grande aproveitamento do que existe. Era uma grande qualidade da música nesta frequência e fico contente que a estejam a aproveitar. Ou pelo menos é a sensação com que fiquei.

A plástica é... fraca.
« Última modificação: Janeiro 23, 2026, 02:36:17 am por Memorias da Radio »

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #76 em: Janeiro 23, 2026, 10:25:53 am »
- Central FM (93.7MHz Amadora) - Emissão de estreia - 22-01-2026 (09h41m00s)

https://archive.org/details/central-fm-93.7-amadora-estreia

- Central FM (93.7MHz Amadora) - Primeiro bloco informativo das 7h00 - 22-01-2026

https://archive.org/details/central-fm-93.7-informacao
És incrível ???? Obrigado pela partilha. Agora este lançamento volto a repetir foi melhor que pensado.
Agora e colocar tudo isto a bombar ao máximo. A playlist está fantástica OUT OF THE BOX ao estilo da Kiss fm Algarve embora com menos Dance.

Estas não são minhas, são do caro @radiopt2 no web archive  ;)
Sim, parece que tem uma playlist bastante variada.

Do que ouvi destas gravações, parece-me uma playlist minimamente interessante. Destaco: Oasis - Don't Look Back In Anger, Aya Nakamura - Copines, Murta - Porquê, Richie Campbell - Insomnia, Carolina Deslandes - Pensar Em Mim, Purple Disco Machine - Hypnotized, Bluay - Bom Dia, The Buggles - Video Killed The Radio Star, Zayn - What I Am, Lisa - Kiss Me, Fernando Daniel - Medo, Mi Casa - Who Cares, Justin Bieber - Hold On, Powfu - Death Bed, Ivandro - Beijo Roubado, Sia - The Greatest,  JoJo - Too Little Too Late (já não ouvia há quase 20 anos!), hits estes que já pouco se ouvem nas grandes rádios.

Que salsada tenebrosa...

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #77 em: Janeiro 23, 2026, 01:07:52 pm »
Para já em termos de locução (ainda em desenvolvimento) teremos 3 horários 7h às 10h, das 13h as 15h e das 17h às 20h
Mesmo que seja a meio gás e uma estalada de luva branca para o dono da Metropolitana que se limita a ter uma cassete sem ambição sem alma só para debitar música.

A central fm vai tendo ao longo do dia espaços de rubricas nas áreas de saúde, lifestyle economia tecnologia e cultura.

« Última modificação: Janeiro 23, 2026, 01:11:04 pm por gomarquesradio »

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #78 em: Janeiro 24, 2026, 12:48:16 am »
Por esta hora a decorrer trabalhos no emissor.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #79 em: Janeiro 24, 2026, 06:35:28 pm »
Para já em termos de locução (ainda em desenvolvimento) teremos 3 horários 7h às 10h, das 13h as 15h e das 17h às 20h
Mesmo que seja a meio gás e uma estalada de luva branca para o dono da Metropolitana que se limita a ter uma cassete sem ambição sem alma só para debitar música.

A central fm vai tendo ao longo do dia espaços de rubricas nas áreas de saúde, lifestyle economia tecnologia e cultura.

A playlist de internacional da Metropolitana é superior ao que ouvi da Central. Uma escuta mais aprofundada das 12 horas da gravação leva-me a concluir isso mesmo. Já para nem falar do processamento de som bem diferente. O pecado de ambas é a música portuguesa, no caso da Metropolitana pelo lirismo a la Antena 1 dos idos, no caso da Central pelo terrivelmente urbano que traz.

Os pecados da Metropolitana são (eram?) outros, se bem que há dias voltei a ouvir e parecem ter desaparecido (não é conclusivo porque só ouvi 20/30 minutos). E de qualquer forma vão ter que ter locução em breve na hora da tarde porque a ERC já os apertou com isso.

Creio que querias dizer "chapada de luva branca"?

Esses apontamentos, se forem bem feitos, são interessantes. É uma dúvida que eu tenho, se são bem feitos. Da maneira como anda o resto... duvido.

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #80 em: Janeiro 24, 2026, 06:53:06 pm »
É isso obrigado pela correção, a metropolitana caiu em termos de playlist no mais mainstream, parece que a meu ver está errado, estava uma playlist a primar pela diferença, agora e mais do mesmo.
A Metropolitana só ver para crer. Nem de manhã nem a tarde ouvi locução até hoje. O mais engraçado é que está rede pode estar para ser desmantelada ( agora a favor do que?) está a existir para ver se alguém pega naquilo.
Voltando ao Tópico, a Central está em fase de começo, há situações estruturais (confiante que se vão ultrapassar), ficarem com o a tipologia de Generalista foi um desafio, era muito mais fácil ficarem como temática musical, mas enaltecido o ficarem com uma tipologia que vai permitir abarcar muita coisa
A playlist para já havendo 2 dias apenas de início e ir observando o desenvolvimento da playlist.
Depois da OBS ter decidido por outros caminhos e deixar os 93.7 sem espaço de manobra Gaudio sinto a ver esta frequência a ter ao fim de quase 6 meses condições para recomeçar.
criticarei ao maximo se se justificar, para já e prematuro.

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #81 em: Janeiro 28, 2026, 06:59:53 pm »
Hoje emissão com muito menos separadores e sem os separadores temáticos dos horários.
Soa me a que também o emissor da central fm pode ter ficado afetado pelo mau tempo mesmo que parcialmente.
Algo súbito aconteceu, pois mesmo com as situações estruturais por resolver a emissão estava com os separadores ao fim de cada música bem como os separadores temáticos de cada horário.

Também sem sinal horário.
O curioso e que o som está mais estável e com mais volume (alguém que possa confirmar)
« Última modificação: Janeiro 28, 2026, 07:02:18 pm por gomarquesradio »

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #82 em: Janeiro 29, 2026, 11:31:08 am »
Peço desculpa pelo triple post. Atualização uma semana volvida e a emissão voltou atrás.
Stream provisório de novo em antena por aqui.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #83 em: Janeiro 29, 2026, 12:04:51 pm »
Peço desculpa pelo triple post. Atualização uma semana volvida e a emissão voltou atrás.

Isso é que não é permitido pelas regras da ERC. Ou bem que emitem o projeto apresentado, ou bem que se escusam a emitir até estar tudo pronto. Uma vez em antena não podem voltar atrás.

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #84 em: Janeiro 29, 2026, 12:49:11 pm »

Isso é que não é permitido pelas regras da ERC. Ou bem que emitem o projeto apresentado, ou bem que se escusam a emitir até estar tudo pronto. Uma vez em antena não podem voltar atrás.
neste momento a emissão resume se novamente a música e alguns separadores central fm.
Não há sinal horário.
Estou em fase de marcação cerrada a este processo.

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #85 em: Fevereiro 01, 2026, 06:14:07 pm »
Entretanto por aqui este fim de semana, deu se um salto no Som, Diria que está próximo de perfeito

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #86 em: Fevereiro 22, 2026, 02:58:28 pm »
Precisamente um mês depois de ter sido lançada a emissão, nem RDS nem aumentos de potência do emissor nem qualquer arranjo da parte estrutural. O que dizer disto enfim

ruicleto

• Hero Member
« Responder #87 em: Fevereiro 22, 2026, 04:53:30 pm »
Precisamente um mês depois de ter sido lançada a emissão, nem RDS nem aumentos de potência do emissor nem qualquer arranjo da parte estrutural. O que dizer disto enfim

"a montanha nem um ratito pariu...".

pdnf

• Hero Member
« Responder #88 em: Fevereiro 23, 2026, 12:17:47 am »
De facto, o PS CENTRAL está autorizado pela ERC desde 17/12. Devem estar a pedir a todos os santinhos para que a ERC chumbe a Benfica FM em 107.2...  ;D ;D
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #89 em: Fevereiro 23, 2026, 12:44:57 am »
De facto, o PS CENTRAL está autorizado pela ERC desde 17/12. Devem estar a pedir a todos os santinhos para que a ERC chumbe a Benfica FM em 107.2...  ;D ;D
ahahahah essa foi demais, mas eu continuo a apontar as baterias que as frequências do Acácio estão mais a premio para ser uma alternativa caso haja algum problema.