Autor Tópico: Benfica FM  (Lida 5490 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Benfica FM
« Responder #45 em: Julho 25, 2025, 01:34:27 am »
Não é uma alfinetada, é um tiro na nuca.

Eu li atentamente esta deliberação da ERC e fico muito agradado com ela. Era este, precisamente este, o problema em causa - excessiva segmentação.

Quando a Vodafone aprova um projeto de música alternativa, fá-lo para reforçar a marca, mas a música (e a tipologia de projeto) são universais, quem escuta pode ser da NOS, MEO, Digi, etc, e gostar da música que lá passa. A rádio tem marca, o produto não.

Esta comunicação que quem está a tratar do projeto faz é de uma argolada monumental como eu já não pensava ser possível nem em Lisboa, nem na Bauer. Desculpem-me o francês, mas parece que mandaram o gajo do marketing (ou o próprio Rui Costa?) escrever esta série de justificações cheias de verbos de encher, mas que em termos tácitos e práticos respondem virtualmente zero a coisas tácitas e práticas como são as leis.

Isto é zero. Zero puro. Eu próprio fazia melhor e de graça. Nem sei o que é que foi isto.

A única maneira do Benfica safar isto, e mesmo assim não sei se passava, seria:
- Acordo firmado entre ambas as partes (Bauer e SLB) para garantir total independência na exploração dos conteúdos por parte da Bauer e zero ingerência do Benfica, o que só pode acontecer se houver algo visível, tipo mudanças na grelha e no âmbito do projeto numa 2a tentativa, ou a ERC associaria;
- Algo escrito e firmado pela Bauer que alterasse a grelha de programação, para algo que incluísse varias coisas ENTRE AS QUAIS o Benfica, não apenas o Benfica. Isto implica, no meu parecer, obrigações de must-carry no absoluto dos mínimos para relatos e notícias não só do Benfica, mas também (não se riam...): do Estrela da Amadora (alvará da Amadora), do Moitense na distrital (alvará da Moita), do Cantanhede penso que nem haja clube e talvez "passasse" o Académica, e na Maia, bem, tinham que cobrir um clube local (Sport Clube Castêlo da Maia, Salgueiros, Boavista...). A emissão pode ou não desdobrar, mas o relato e a notícia/cobertura tinham que lá estar previstos, tenham paciência.
- Garantias de cobertura plural de clubes e desportos, nem que fosse com poucos elementos de grelha e a certas horas, incluindo os do FCP e SCP, nos serviços informativos da estação (inspirassem-se na Rádio Estádio);
- Completa desassociação do que acabaram agora de escrever, refazendo literalmente TUDO e dizendo que consideraram os comentários da ERC nisso.

E mesmo assim era rezar, a todos os santinhos, para que a ERC aprovasse isto e ignorasse o que estava para trás.

Mas esta submissão... Isto foi de um amadorismo sem limites... E depois ainda por cima quando os OCS precisam de ser independentes do poder económico vão logo usar à cabeça como argumento os 144 minutos do Benfica? Mas está tudo maluco?

Que embaraçoso, é o que me apraz dizer.
« Última modificação: Julho 25, 2025, 01:43:00 am por Memorias da Radio »

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #46 em: Julho 25, 2025, 09:53:29 am »
A minha opinião sobre o tema, é simples.
Acho que podem e devem existir rádios de clubes de futebol (como existe em muitos países europeus), mas devem cobrir apenas e somente a área de cobertura da sede do clube.
Fazer uma rede nacional de emissores (ou algo parecido neste caso específico) para emitir uma rádio de um clube de futebol, é ridículo.
Mas são apenas opiniões.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #47 em: Julho 25, 2025, 09:55:26 am »
Acho que podem e devem existir rádios de clubes de futebol (como existe em muitos países europeus), mas devem cobrir apenas e somente a área de cobertura da sede do clube.
Fazer uma rede nacional de emissores (ou algo parecido neste caso específico) para emitir uma rádio de um clube de futebol, é ridículo.
Mas são apenas opiniões.

O problema é que há ali coisas que não é só operando na área do alvará que se resolvem. Tens ali temas de pluralismo e independência económica que foram levantados também.

pdnf

• Hero Member
« Responder #48 em: Julho 25, 2025, 11:59:41 am »
 E, com esta delberação, penso que ficaram mortas as rádios de vlubes de futebol el Pprtugalm. Se calhar, seria mais inteligente um projeto da Liga ou da Federação, por exemplo.

Mas são apenas opiniões.

O problema é que há ali coisas que não é só operando na área do alvará que se resolvem. Tens ali temas de pluralismo e independência económica que foram levantados também.

Evidentemente, ver o ponto sobre o alvará de Cantanhede.

Agora, não compreendo porque mudaram o nome do serviço de programas de se vai continuar tudo na mesma, ou seja, em antena BATIDAFM.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #49 em: Julho 25, 2025, 12:41:58 pm »
E, com esta delberação, penso que ficaram mortas as rádios de vlubes de futebol el Pprtugalm. Se calhar, seria mais inteligente um projeto da Liga ou da Federação, por exemplo.

Mas são apenas opiniões.

Evidentemente, ver o ponto sobre o alvará de Cantanhede.

Agora, não compreendo porque mudaram o nome do serviço de programas de se vai continuar tudo na mesma, ou seja, em antena BATIDAFM.

Sou tão a favor de uma Rádio 11 neste meio. Acho que fazia muita diferença, já que a Antena 1 não quer fazer esse serviço.

As rádios de clubes se não ficam mortas com isto ficam quase. Pelo menos, no modelo que alguns devem ter pensado.

A mudança do nome do serviço de programas foi autorizada mas só se torna efetiva se o operador a fizer e também pode pedir a revogação, foi quase um proforma. Agora, ele pode continuar a chamar-se Benfica FM ou Rádio Tacuara que o problema face ao projeto subsiste.

Espectro Radiofónico

• Jr. Member
  • **
« Responder #50 em: Julho 25, 2025, 02:50:03 pm »
Como já alguém aqui disse, foi mal feito, mal pensado, mal estruturado. Este projeto terá sido feito por ChatGPT? (Ironia)

Mas apesar do, vou chamar-lhe de contratempo, discordo que isto fique por aqui e até mesmo que fiquem condicionados futuros projetos para outros clubes.

Permitam-me a expressão, mas isto vai ser quase como baralhar e dar de novo. Admito perfeitamente a hipótese de alguém que saiba verdadeiramente o que tem de fazer, que pegue e reformule o projeto.

É só a minha opinião.
Saudações Radiofónicas,

pdnf

• Hero Member
« Responder #51 em: Julho 25, 2025, 08:54:18 pm »
Acho difícil, sinceramente, pelo menos com este Board da ERC. São bem categóricos, uma rádio associada a um clube, não vai ter em conta o interesse da generalidade do auditório.

Parece-me evidente um "fim de assunto". Acho que isto não passa, só se existir algum fator C do ponto de vista político, com una mexida na Lei da Rádio. A ERC, que muitas vezes critico, aqui fez um excecional trabalho. A deliberação está muitíssimo bem escrita, e não restam quaisquer dúvidas da isenção e transparência desta entidade, seja para quem é vermelho, pu de outra qualquer cor.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

MEGAHITS_SINTRA

• Full Member
« Responder #52 em: Julho 26, 2025, 02:06:18 am »
De facto, desde Abril que não atualizam a playlist, estavam a contar que de repente passassem a ser uma rádio ''desportiva''.

Está na hora de aproveitarem a boa rede de emissores que têm e investirem em locução para a Batida, ou abandonarem de vez esta experiência e reforçarem a rede da Comercial ou da Cidade.

Talvez colocar uma rádio temática no ar, Comercial Rock ou Cidade Hip Hop, sei lá. Algo que valha a pena e que não seja só preencher ondas sonoras....

pdnf

• Hero Member
« Responder #53 em: Julho 26, 2025, 09:58:17 am »
De facto, desde Abril que não atualizam a playlist, estavam a contar que de repente passassem a ser uma rádio ''desportiva''.

Está na hora de aproveitarem a boa rede de emissores que têm e investirem em locução para a Batida, ou abandonarem de vez esta experiência e reforçarem a rede da Comercial ou da Cidade.

Talvez colocar uma rádio temática no ar, Comercial Rock ou Cidade Hip Hop, sei lá. Algo que valha a pena e que não seja só preencher ondas sonoras....
Da Comercial só se for com uma temática, porque uma nacional não pode ocupar emissores locais, muito menos em áreas onde a cobertura é perfeita. Da Cidade FM, na Maia, em teoria, poderia fazer algum sentido,  na mesma lógica que, alguns advogam, faz sentido ter a M80 Valongo, e teria que ter sempre emissão local. No que respeita aos demais emissores, são todos redundantes, não servem para absolutamente nada, quando há melhores na rede. Quanto muito Catanhede poderia servir para reforçar a Smooth, mas, ainda assim, como também não é espetacular em Coimbra, e a partir da Mealhada leva em cima forte e feio com a Antena 3 de Braga, e a sul de Coimbra começa a ser fortemente pressionado pela TSF das Caldas, também é uma frequência pouco útil, se não for para um novo projeto.

Já percebemos que adoras Hip-Hop, mas não tenho dúvidas que o produto que lhes traria maior rentabilidade na rede seria a Comercial Rádio Rock. É um nicho por explorar e há muita gente a ouvi-la online, pelo que me apercebo.

Rádio é:

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #54 em: Julho 26, 2025, 11:36:37 am »
Afinal o rumor que a Batida iria para a Benfica FM era verdadeiro, fico algo surpreendido pois sempre pensei que se virassem para outras frequências - como os 93,7 ou as do Luís Montez.

Acho que a ERC esteve muito bem em rejeitar a alteração de projecto, como disseram aqui no fundo é um "excesso de segmentação" e não há a garantia de uma mínima independência do operador face ao "real" proprietário.

Com esta deliberação não tenho dúvidas: as rádios de clubes estão mortas à nascença. Não estou a ver como o Benfica vai dar a volta a isto, e ainda bem. Sou completamente contra.

Quanto à Batida, lá vai continuando a vegetar no éter.

pdnf

• Hero Member
« Responder #55 em: Julho 26, 2025, 12:55:16 pm »
Quanto à Batida, lá vai continuando a vegetar no éter.
A Bauer comprou a MCR e, honestamente, a ideia que dá é que apenas pretende retirar dividendos. O investimento será pelo mínimo e, não tenho grandes dúvidas que se se pudesse desfazer da rede da Batida e da Smooth, já o teria feito.
A questão é que, neste momento, não há quem compre. É por isso que o que existe, ainda vai sobrevivendo. O Montez tem a Nova Era à venda há anos, não? O que é que vai surgir ali? Nada. O único projeto que poderia ser interessante era uma rádio do Expresso, que tem investido no áudio, mas a situação da Impresa está no fio da navalha.
« Última modificação: Julho 26, 2025, 12:57:40 pm por pdnf »
Rádio é:

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #56 em: Julho 26, 2025, 01:21:11 pm »
Como não tenho muito tempo para ler tudo com a atenção  que gostava, esclareçam  me uma coisa, a futura Radio Benfica nesta frequência  da Batida vai ser uma parceria Bauer/ Benfica?

pdnf

• Hero Member
« Responder #57 em: Julho 26, 2025, 02:15:01 pm »
Como não tenho muito tempo para ler tudo com a atenção  que gostava, esclareçam  me uma coisa, a futura Radio Benfica nesta frequência  da Batida vai ser uma parceria Bauer/ Benfica?
Não vai existir. A ERC chumbou.
Rádio é:

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #58 em: Julho 26, 2025, 04:37:42 pm »
Ok. Obrigado pela pronta resposta.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #59 em: Julho 29, 2025, 12:01:17 pm »
Não vai existir. A ERC chumbou.

Felizmente.
« Última modificação: Julho 29, 2025, 12:05:22 pm por Zeca 2021 »