Não é uma alfinetada, é um tiro na nuca.
Eu li atentamente esta deliberação da ERC e fico muito agradado com ela. Era este, precisamente este, o problema em causa - excessiva segmentação.
Quando a Vodafone aprova um projeto de música alternativa, fá-lo para reforçar a marca, mas a música (e a tipologia de projeto) são universais, quem escuta pode ser da NOS, MEO, Digi, etc, e gostar da música que lá passa. A rádio tem marca, o produto não.
Esta comunicação que quem está a tratar do projeto faz é de uma argolada monumental como eu já não pensava ser possível nem em Lisboa, nem na Bauer. Desculpem-me o francês, mas parece que mandaram o gajo do marketing (ou o próprio Rui Costa?) escrever esta série de justificações cheias de verbos de encher, mas que em termos tácitos e práticos respondem virtualmente zero a coisas tácitas e práticas como são as leis.
Isto é zero. Zero puro. Eu próprio fazia melhor e de graça. Nem sei o que é que foi isto.
A única maneira do Benfica safar isto, e mesmo assim não sei se passava, seria:
- Acordo firmado entre ambas as partes (Bauer e SLB) para garantir total independência na exploração dos conteúdos por parte da Bauer e zero ingerência do Benfica, o que só pode acontecer se houver algo visível, tipo mudanças na grelha e no âmbito do projeto numa 2a tentativa, ou a ERC associaria;
- Algo escrito e firmado pela Bauer que alterasse a grelha de programação, para algo que incluísse varias coisas ENTRE AS QUAIS o Benfica, não apenas o Benfica. Isto implica, no meu parecer, obrigações de must-carry no absoluto dos mínimos para relatos e notícias não só do Benfica, mas também (não se riam...): do Estrela da Amadora (alvará da Amadora), do Moitense na distrital (alvará da Moita), do Cantanhede penso que nem haja clube e talvez "passasse" o Académica, e na Maia, bem, tinham que cobrir um clube local (Sport Clube Castêlo da Maia, Salgueiros, Boavista...). A emissão pode ou não desdobrar, mas o relato e a notícia/cobertura tinham que lá estar previstos, tenham paciência.
- Garantias de cobertura plural de clubes e desportos, nem que fosse com poucos elementos de grelha e a certas horas, incluindo os do FCP e SCP, nos serviços informativos da estação (inspirassem-se na Rádio Estádio);
- Completa desassociação do que acabaram agora de escrever, refazendo literalmente TUDO e dizendo que consideraram os comentários da ERC nisso.
E mesmo assim era rezar, a todos os santinhos, para que a ERC aprovasse isto e ignorasse o que estava para trás.
Mas esta submissão... Isto foi de um amadorismo sem limites... E depois ainda por cima quando os OCS precisam de ser independentes do poder económico vão logo usar à cabeça como argumento os 144 minutos do Benfica? Mas está tudo maluco?
Que embaraçoso, é o que me apraz dizer.