(...)
Opção interna:
Augusto Fernandes
Ricardo Soares
José Candeias
Paulo Rocha (creio que está mais talhado para a tarde e a noite).
Opção externa:
Paulino Coelho
José Coimbra
Vasco Palmeirim
Aurélio Gomes (não gosto muito do estilo, mas com o tempo talvez me habituasse).
Às tantas Rui Pego aposta em José Carlos Miranda...
Dos nomes sugeridos, aquele que, na minha ótica, se destaca é o de Aurélio Gomes. A par com Teresa Gonçalves, ambos radialistas do «R CLUB P», foram as melhores vozes quer masculina, quer feminina da rádio portuguesa na década precedente. Mostraram capacidades de excelência para dinamizar programas de rádio, lidavam com o direto de forma exemplar, e, claro que fazem sentido comparações com as rádios dos paÃses do bloco ao qual pertencemos, que partilham modelos de desenvolvimento comuns, estes dois radialistas têm (tinham) perfil para figurar entre os melhores, mesmo aumentado a escala para o espaço europeu. Não temos essa tradição por cá, mas lá fora os melhores são respeitados não apenas no seu meio profissional, mas também na sociedade a que pertencem. Esse respeito traduz-se em vencimentos elevadÃssimos, sendo que esse aspeto não é passÃvel de comparação. Estes nomes desapareceram da rádio com o fim do «R CLUB P», injustamente.
Aurélio Gomes dinamizou o programa da manhã do «R CLUB P» entre 2003 e 2009, salvo erro, antes de transformarem o produto de rádio generalista para rádio de temática informativa. Associo o slogan “minuto-a-minuto†ao seu programa, que de facto era preparado para funcionar como um relógio sonoro que marcava o ritmo do inÃcio de um dia dos ouvintes, desde casa até ao local de trabalho, e que funcionava na perfeição. Não se fazem programas com este nÃvel de profissionalismo na rádio de hoje.
Hoje que foi lançada a sonda
“Parker Solar Probe†da agência NASA, com a finalidade de obter as observações mais próximas de uma estrela, ie a atmosfera e a superfÃcie do sol, rádios como a BBC Radio 4, que contemplam programas especÃficos sobre ciência (por exemplo,
“Inside Science†vai para o ar todas as quintas-feiras às 21 horas e é destinado a públicos de todas as idades e interessados pelo conhecimento, desde estudantes a idosos) irão abordar este assunto de forma mais detalhada, digamos assim. Por cá resta-nos aguardar por documentários a exibir nos canais de TV por subscrição Discovery Channel ou National Geographic Channel ou Odisseia.
Programas de divulgação de ciência na rádio portuguesa, há algum?