Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1173106 vezes)

Luisf662

• Sr. Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #8760 em: Março 29, 2026, 11:38:33 pm »
Como é que ficara o rds? RTP A1 ou RTP ANT 1

Enviado do meu Lenovo TB-X306F através do Tapatalk

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #8761 em: Março 29, 2026, 11:43:32 pm »
Como é que ficara o rds? RTP A1 ou RTP ANT 1

Enviado do meu Lenovo TB-X306F através do Tapatalk
Ótima e excelente questão não me ocorreu. Mas provavelmente NAO DEVEM mexer no RDS. Deve ser como a renascença que continua até hoje com o rr e no entanto perdeu um R.
A avaliar pelo site da ERC que dá como prioridade as autorizações da RTP em termos de publicações de deliberações não há até ao momento nenhum pedido para alterar o PS das rádios públicas
« Última modificação: Março 29, 2026, 11:45:27 pm por gomarquesradio »

gomarquesradio

• Full Member
« Responder #8762 em: Março 30, 2026, 12:10:15 am »
Para atualizar. Nova plástica no ar. Já identificação RTP Antena 1 e restantes a mesma situação.

Atento

• Hero Member
« Responder #8763 em: Março 30, 2026, 12:20:55 am »
Agora fica a curiosidade, teremos nova plástica em antena nas 3 antenas da RTP?

Para já tudo igual na 1. Apenas há o acrescentar de RTP antena 1.

A 2 e a 3 precisam com urgência de uma nova plástica.  A 3 precisa de acabar com o chavão a alternativa pop e abrir-se, saindo do nicho.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #8764 em: Março 30, 2026, 01:13:50 am »

A 2 e a 3 precisam com urgência de uma nova plástica.  A 3 precisa de acabar com o chavão a alternativa pop e abrir-se, saindo do nicho.
Subscrevo. Não ouço muito a Antena 2 mas a plástica deve ter mais de 10 anos não? Sobretudo tenho ideia que os separadores das frequências com a voz do Miguel Quintão são de 2015 ou mesmo antes.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #8765 em: Março 30, 2026, 08:26:50 am »

Não está bem bem tudo igual... Os separadores cantados desapareceram. Pelo menos, até agora. Esperava no mínimo ouvir um "RTP" normal e o "Antena 1" cantado mas a assinatura em antena tem sido frequentemente muito mais minimalista que isso.

Dar nota que o separador de frequências foi executado de uma forma meio desinspirada, limitaram-se a meter o meio segundo a mais e a dizer "RTP Antena 1" e agora a voz arranca tão cedo que qualquer dia sujeitam-se a que erros na mesa ou no Dalet cortem o nome de estação. Na minha opinião tinha que arrancar com fundo em silêncio "RTP Antena 1" e só depois se ouvia o resto habitual. Estou para ver ainda como é que resolveram em indicativos de frequência com palavras longas, tipo Freixo de Espada à Cinta e coisa similares.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #8766 em: Março 30, 2026, 10:48:37 am »

Enquanto a Antena 1 está uma radio, ainda que com alguns problemas, bem aceitável e a Antena 2, também está a ir no bom caminho, ainda que em alguns horários como já disse várias vezes, não devia ter tanta palavra, a Antena 3 não, precisa ser repensada e sair como, diz o Atento, um bocadinho do nicho em que se meteu.

pdnf

• Hero Member
« Responder #8767 em: Março 30, 2026, 12:11:01 pm »
Concordo integralmente com os jornalistas que estão, hoje, em luta contra a extinção da marca Antena 1 per si. Este caso é muito diferente do caso da RR, há claramente um incentivo a diluir a rádio na TV. Parcerias sim, fusões, nem pensar, senão a rádio vai ficar submetida à TV.

Aliás, eu estou 15 dias sem vir ao fórum, e praticamente sem ouvir rádio, e chego e vejo este RTP aqui, fiquei logo com as antenas levantadas.

Entretanto, hoje há manifestações à porta dos vários centros de produção e delegações. Já agora, agora no jornal das 12h, a entrar no ar a partir de Gaia a Ana Fernandes Silva, que, pelo que percebi, saiu da RR em Dezembro 2025. Excelente aquisição para a ""RDP"".
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #8768 em: Março 30, 2026, 12:24:30 pm »
Eu nisso não concordo. A marca RDP foi sendo extinta, primeiro em 2004, e depois em 2007. Passar de Antena 1 para RTP Antena 1 é um mero pormenor. E é de resto o que acontece, por exemplo, na referência de serviço público que é a BBC.

Bizarro sim é a situação nas antenas internacionais em que não se distingue a rádio da televisão. Não houve a coragem de extinguir a RDP Internacional nem transformar a RDP África na RTP Antena África.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #8769 em: Março 30, 2026, 12:43:56 pm »
Os canais internacionais já não fazem sentido num mundo globalizado e globalizante. Justificavam-se nos tempos da tv por satélite analógico e da onda curta.

Quanto à África, já aqui verti muito fel, não vou repetir-me porque já sabem o que penso.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #8770 em: Março 30, 2026, 12:59:53 pm »
Bizarro sim é a situação nas antenas internacionais em que não se distingue a rádio da televisão. Não houve a coragem de extinguir a RDP Internacional nem transformar a RDP África na RTP Antena África.

Dou no máximo 1/2 anos para corrigirem isso. Tem tudo para causar uma confusão tremenda.

pdnf

• Hero Member
« Responder #8771 em: Março 30, 2026, 01:56:46 pm »
Não faz sentido a menção RTP Antena 1. Parece que estamos a falar de um nome de um qualquer instituto público. Mesmo na BBC, quase toda a gente a conhece como Rádio 1, Rádio 2, etc. Ninguém diz o BBC. A marca é a Antena 1, não a RTP. RTP é marca na TV, não na rádio, curiosamente, é também o nome da empresa. Mas, é para mim evidente, que isto vai além de uma questão de marca. O ponto aqui é mesmo tentar juntar, progressivamente a rádio sobre a tutela da TV. Deve ser raro eu partilhar da mesma opinião do líder da CGTP, que já se pronunciou sobre o tema, mas aqui, a meu ver, está totalmente correto. Se avançarem para a greve, estou totalmente solidário.

Em relação aos jingles cantados, substituíram-nos pela Teresa Oliveira. Ora, cantando ela tão bem, podiam ter utilizado o apoio dela para gravar novo jingle cantado, ou, nesse acrescentavam apenas à frente a palavra RTP. Isto é o típico em organizações do Estado: faz-se tudo com os pés, porque alguém se lembrou num belo dia ao sair da cama. Se não é, parece.

Entretanto, entrada de hoje do Portugal em Direto, com a mesa a falhar, micro da Cláudia Costa desligado, só se ouviram as últimas três palavras.
« Última modificação: Março 30, 2026, 02:02:18 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

mg.luis

• Sr. Member
« Responder #8772 em: Março 30, 2026, 02:05:05 pm »
Não faz sentido a menção RTP Antena 1. Parece que estamos a falar de um nome de um qualquer instituto público. Mesmo na BBC, quase toda a gente a conhece como Rádio 1, Rádio 2, etc. Ninguém diz o BBC.

Concordo, deviam fazer o mesmo. Os jingles diziam RTP mas os animadores continuavam a falar como antes. Na BBC há uns anos os jingles também não diziam BBC, e quando tal foi incluído os animadores continuaram a falar como antes falavam.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #8773 em: Março 30, 2026, 02:43:36 pm »
O último caso que conheço semelhante ao da RTP nos últimos tempos foi nos Países Baixos onde para além da rádio que era simplesmente chamada Radio 1, 2, 3FM, Radio 4 acrescentaram o NPO tinham outro problema, como os canais de TV se chamavam Nederland 1, 2 e 3 isso dava muitos problemas com os motores de busca online.

Este movimento aproveita o pretexto da mudança do nome para chamar à atenção de outros problemas, não acredito que estivessem assim tão revoltados apenas pela mudança per si se a situação geral nas rádios fosse melhor.
A direção atual tem sido uma desilusão total ao não mexer no mais essencial, agora vão entrar em guerras salariais que podem levar a uma greve geral de toda a RTP...

SamM

• Hero Member
« Responder #8774 em: Março 30, 2026, 02:52:30 pm »
O último caso que conheço semelhante ao da RTP nos últimos tempos foi nos Países Baixos onde para além da rádio que era simplesmente chamada Radio 1, 2, 3FM, Radio 4 acrescentaram o NPO tinham outro problema, como os canais de TV se chamavam Nederland 1, 2 e 3 isso dava muitos problemas com os motores de busca online.

Este movimento aproveita o pretexto da mudança do nome para chamar à atenção de outros problemas, não acredito que estivessem assim tão revoltados apenas pela mudança per si se a situação geral nas rádios fosse melhor.
A direção atual tem sido uma desilusão total ao não mexer no mais essencial, agora vão entrar em guerras salariais que podem levar a uma greve geral de toda a RTP...

Pelo que li na semana passada, algures, saiu uma noticia a dizer que os aumentos salariais estavam praticamente congelados... Não há sustentabilidade do sistema, não há reforço da contribuição audiovisual...