Em contrapartida, a RNE 1 tem estado em emissão especial desde as 9h (hora espanhola) em simultâneo com a Rádio 5 e com a Rádio Exterior.
Em Espanha não têm complexos em canibalizar as TV's de informação. Já por cá... parece que há esse medo. Confesso que não percebo como é que temos mercado para quatro (não incluo a CMTV) TV's informativas 24/7, e não há mercado para uma única rádio com esse perfil a 100%. Por cá, a música é um apelativo muito forte, não sei porquê, se é dos ouvintes ou da cabeça dos programadores.
Em todo o caso, há que ser dito, é normal que a RNE1 dedique muito mais tempo a esta situação do que a Antena 1. Passei agora pela TVE Internacional (que devia estar a dar o 24H, mas está a dar um filme) e tivemos em Espanha enormes manifestações em Espanha a favor de Nicolas Maduro, contra os EUA. Aqui em Portugal, evidentemente, não se passa nada, porque a nossa relação com a Venezuela, é muito restrita à situação da Madeira.
Se se tivesse passado no Brasil, seria o contrário, e, aí sim, estaria eu próprio a exigir aqui a demissão das Direções de Informação de qualquer uma das nossas 4 informativas (ou pseudo) que não tivesse estado em continua emissão especial. Ainda assim, parece-me pouco fazerem-se noticiários mais longos, mas aceito.