Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1198687 vezes)

Luis P Borges

• Sr. Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #8070 em: Setembro 09, 2025, 08:37:57 am »
Tenho estado no trabalho  e a acompanhar as novas tardes.
Do Nuno não  à  nada, que ja nao se saiba, do melhor que há  na rádio.

Para já Carina Jorje muito certinha com o guião,  mas fora disso nao arrisca...
É o primeiro programa, muito cedo para tirar conclusões.
Vou tentar continuar ouvir até  às 19...

Apanhei os últimos 20 minutos mais o pós-noticiário, que já de si é bastante benéfico porque é quando a coisa está em plena rotação. Apanha a maior parte da "entrevista" com a Gisela João (20 minutos que ainda por cima foram com 2 músicas não chega a ser bem uma entrevista...).

Avaliando à performance da Carina Jorge em antena: está quase tudo igual face ao que ouvia há 16 anos. Podia ser 2009 outra vez e estava a ouvir a Fi FM, a diferença é que ao contrário do que acontecia nessa estação ela deixou de colocar tanto a voz (em linha com o que mudou também em 16 anos). Timbre igual - sempre gostei do dela -, cadência de voz praticamente igual, som do microfone que bem beneficiaria de um melhor perfil de som na Antena 1 para puxar mais graves e presença à voz da Carina, mas é usável.

Resumindo: no estado atual, e sabendo eu que ainda é um bocado cedo porque é dia de estreia no prime-time do regresso... não me aquece nem arrefece.
Acho que essa é a melhor conclusão aqui.

Excessivamente presa por larga margem à matriz da emissão da Antena 1; muito, muito pouco solta em antena e quando se solta parece algo plástico, algo meramente de cortesia, não há uma ligação natural por exemplo com a Gisela João, mas também seria difícil para um tempo em antena tão curto com ela (aqui a culpa é mesmo do produtor - 20 minutos que bem somados são 14 não servem de nada em emissão, soa a algo mal espremido, mal rende o tempo de chegar aos estúdios sequer para a convidada, quanto mais...).

Falta chama em antena, particularmente visível quando entra o trânsito. Falta vivacidade, é mesmo excessivamente formalista, quando passa a emissão para os Grandes Adeptos (gostei da menção ao Porto mas o resto é o que é). Limita-se a ler texto de entrada, quando vai apresentar o Postal do Dia, mas depois na saída dessa rubrica correu-lhe melhor. É tudo para cumprir calendário. É tudo para cumprir matriz. É tudo pouco natural. É tudo à tabela e nada mais que a tabela.

Não compromete no bloco, não é uma desgraça nem nada que se assemelhe ou se pudesse achar por vir da RDPi como se chegou a escrever aqui, é competente na continuidade - ou seja, não há enganos materialmente relevantes nem de um ponto de vista de dicção nem de um ponto de vista técnico, e portanto tudo somado está longe de ser uma má profissional, mas... é tudo demasiado técnico, demasiado a régua e esquadro. Sem alma. Sem vida. Sem chama.

Parece uma locutora de continuidade de um horário normal, quase não parece que está no horário de regresso a casa. Numa emissão de continuidade normal não há muito por onde inventar nem se vai inventar a roda, a verdade é essa, e vai muito da forma de estar e ser de cada um - e aí eu admitiria este tipo de registo. Aqui, soa pouco natural.

No estado atual é um furo abaixo do que eram as tardes - e não me merece mais que 13 valores. Ainda assim, acima da TSF neste horário, que avaliaria com nota 10/11.

Vai precisar de uns 2 meses (talvez 3) para ir ao registo que existia nas tardes. Se não o for, não deveria durar até mais que Setembro do próximo ano... a não ser que seja este o registo pretendido pelo Nuno Reis, e assim sendo poderá durar mais tempo neste horário.

O Nuno Domingues está excelente e sólido em antena, nada a dizer. A parte da informação cumpre bem.

Plenamente de Acordo. Por aquilo que ouvi, fiquei também com essa ideia. Nem aquece nem arrefece. Não tem qualquer chama, não compremetendo a emissão, nada acrescenta, tem o papel de tantas outras animadoras de continuidade que se ouvem por aí, em outras rádios, superficialidades, lugares comuns, banalidades, lugares comuns, muletas... O que para uma Antena 1,  parece-me mau. Também não vejo, alternativa nos animadores da Antena 1 para ocupar o Lugar da tarde. Para os horários nobres da rádio , manhã 8 10 e 16 20 deviam estar.  ao comando da emissão bons comunicadores, Na Antena 1 está bem o José Carlos Trindade. Podiam para a tarde colocar um jornalista pivot de emissão. O que não falta á Antena 1 são jornalistas. A nota que dou á Carina Jorge é um 6/20. É muito pouco aquilo que ela faz, dá á emissão.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #8071 em: Setembro 09, 2025, 11:43:27 am »
Calma...
Foi a primeira emissão...
O problema é  esta escolha. A Carina só  tinha feito na 1, uns exteriores, que eu não ouvi, mas que aqui escreveram correram bem.
Mas será  que já  estava pronta para este desafio?
Nao seria melhor rodar primeiro  noutros horários?
Para mim da Internacional, ate o Miguel Peixoto seria melhor escolha...

Mas temos que dar tempo. Cada um nós seus primeiros empregos, tambem não esteve brilhante...

Atento

• Hero Member
« Responder #8072 em: Setembro 09, 2025, 03:02:26 pm »
Calma...
O problema é  esta escolha. A Carina só  tinha feito na 1, uns exteriores, que eu não ouvi, mas que aqui escreveram correram bem.

Mas temos que dar tempo. Cada um nós seus primeiros empregos, tambem não esteve brilhante...

Conversa para adormecer...

A primeira impressão é a verdadeira marca de água.

Os responsáveis, por incompetência ou por colaboracionismo, rebentaram com os dois horários...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #8073 em: Setembro 09, 2025, 03:35:38 pm »

O Miguel Peixoto num regresso a casa seria na minha opinião um bocado desenquadrado numa rádio com o perfil da Antena 1 (e digo isto já o tendo ouvido nessas emissões). Aí o problema na minha opinião é diferente: quando toma um bocado mais de liberdade na emissão às vezes não "mede bem os alqueires" e a coisa sai bastante mais fora do que seria desejável.

Mas teve um ótimo desempenho na já antiguinha Rádio Euro e é mais vivo na continuidade, isso é certo. Teria imensa curiosidade em ouvi-lo num programa temático, por exemplo. Ou aos fins de semana.

Calma...

Conversa para adormecer...

A primeira impressão é a verdadeira marca de água.

Os responsáveis, por incompetência ou por colaboracionismo, rebentaram com os dois horários...

Muitos ouvintes não escutam logo no dia de estreia de um locutor, por norma, portanto está longe de ser a marca de água que diz ser. Nisso não somos exemplo nenhum aqui. Mas que convém arrepiar caminho depois do 1º dia, isso sem dúvida - mais não seja para sacudir aquela ideia de "uff, o 1º dia já passou, agora já estou mais familiarizado".

Não quero causar terror a ninguém se alguém de lá de dentro ficou ofendido com o que escrevi, mas... eu hoje vou ouvir outra vez.
Aleatoriamente, porque tenho coisas a fazer - e nem eu próprio sei quando é que vou parar na Antena 1.

Não espero diferença alguma, mas pronto, sempre faz companhia.

A esta hora, o Edgar Canelas em antena... e uma sequência que eu não consegui entender: Thompson Twins - We Are Detective e a seguir, sem pão nem separador... João Borsch - Pelas Costuras? A sério que o Dalet fez isto?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #8074 em: Setembro 09, 2025, 05:24:48 pm »
Pergunto ao forista Atento, a primeira impressão  da Observador  tambem foi a verdadeira  marca de água?

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #8075 em: Setembro 09, 2025, 06:48:18 pm »
Acho que ninguém pode ficar ofendido pelo que se está a falar aqui dentro da Antena 1, basta ouvir. Quando mal se reage até quando está em rubricas com alguém, é sinal de que algo não está mesmo bem.
Não sugeria o Miguel Peixoto mas insisto, o Tiago Ribeiro que nunca precisa de pedir licença para falar em qualquer horário desde que entrou na 3 iria safar-se muito melhor. Ele deve ser mais novo que a Carina Jorge quantos anos, apenas 4/5?
« Última modificação: Setembro 09, 2025, 06:51:52 pm por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
« Responder #8076 em: Setembro 09, 2025, 06:54:14 pm »
Pergunto ao forista Atento, a primeira impressão  da Observador  tambem foi a verdadeira  marca de água?

Você sabe que a primeira Observador tem pouco a ver com esta...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #8077 em: Setembro 09, 2025, 07:18:16 pm »
Ja lhe provaram que teve,  nas a sua sua memória  é  fraca.

A s únicas coisas que mudaram foram a Tarde Política. Nas manhãs  360, eram Maria João Simoes, Xarla Jorje de Carvalho,  Pauko Ferreira e Judite França,  esta saiu enttrou o Bruno Vieira Amaral.
E não havia o forum,  com o José Manuel Fernandes.

Acha que foram assim tantas mudanças?

Mas tenho mais dessas das marcas de água...

Atento

• Hero Member
« Responder #8078 em: Setembro 09, 2025, 07:20:13 pm »
Ja lhe provaram que teve,  nas a sua sua memória  é  fraca.

A s únicas coisas que mudaram foram a Tarde Política. Nas manhãs  360, eram Maria João Simoes, Xarla Jorje de Carvalho,  Pauko Ferreira e Judite França,  esta saiu enttrou o Bruno Vieira Amaral.
E não havia o forum,  com o José Manuel Fernandes.

Acha que foram assim tantas mudanças?

Mas tenho mais dessas das marcas de água...

E não havia futebol...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #8079 em: Setembro 09, 2025, 08:25:56 pm »
Pois não,  e isso mudou tudo, de pifio a bom...
Entendi...
Qualquer dia a Carina também faz relatos...
E...

Atento

• Hero Member
« Responder #8080 em: Setembro 09, 2025, 08:41:00 pm »
Pois não,  e isso mudou tudo, de pifio a bom...
Entendi...
Qualquer dia a Carina também faz relatos...
E...

A Observador mudou mais de 50% da sua programação face ao que havia inicialmente...

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #8081 em: Setembro 09, 2025, 09:07:50 pm »
Positividades na rádio pública:
Entrada com o pé direito do Pedro Henriques no relato do Hungria vs Portugal.
E que diferença enorme face ao «inenarrável» Nuno Coelho.

Perplexidades na rádio pública:
Paulo Sérgio em Budapeste, Pedro Henriques na Marechal Gomes da Costa e Fernando Eurico a conduzir a emissão no Monte da Virgem.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #8082 em: Setembro 09, 2025, 09:28:02 pm »
O Pedro Henriques deve comentar os jogos sempre na Marechal Gomes da Costa. Como disse atrás ele saiu da Sporttv para poder fazer isso.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #8083 em: Setembro 09, 2025, 09:39:49 pm »
O Pedro Henriques deve comentar os jogos sempre na Marechal Gomes da Costa. Como disse atrás ele saiu da Sporttv para poder fazer isso.

Mas sempre há jogos em Alvalade, Luz, Amoreira, Reboleira e Alverca onde o Pedro Henriques não tem que se afastar de Lisboa.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

Atento

• Hero Member
« Responder #8084 em: Setembro 09, 2025, 09:44:57 pm »
Positividades na rádio pública:
Entrada com o pé direito do Pedro Henriques no relato do Hungria vs Portugal.
E que diferença enorme face ao «inenarrável» Nuno Coelho.

Perplexidades na rádio pública:
Paulo Sérgio em Budapeste, Pedro Henriques na Marechal Gomes da Costa e Fernando Eurico a conduzir a emissão no Monte da Virgem.

Perplexidades porquê?