Autor Tópico: Antena 1  (Lida 966871 vezes)

SamM

• Hero Member
Re: Antena 1
« Responder #8040 em: Setembro 07, 2025, 11:28:50 pm »
Em Portugal nem os melhores antigos jogadores são comentadores na TV, quanto mais na rádio...

Isso são ilusões...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #8041 em: Setembro 07, 2025, 11:34:50 pm »
Há momentos, depois da final da super taça entre o SLB e o Torreense...

João Correia: "como é bonita a Rádio,  quando nos deixam trabalhar"...

Fernando Eurico: "às vezes, há quem ligue o complicador"...

Isso é uma grande indireta para o Galopim...

Quanto ao Pedro Henriques, embora considere que o José Nunes é um grande senhor da rádio, equilibrado e que não é possível substitui-lo, em especial na Antena3, mas admito que a escolha do Pedro Henrique é surpreendente e muito positiva pois trazer um homem da SportTV, (agora SIC), é o percurso inverso ao que normalmente acontece na rádio, onde os bons nomes são desviados para os ecrãs.
Certo. É talvez a melhor opção para substituir o José Nunes.

A Antena 1 a aproveitar bem o facto do Pedro Henriques ter deixado a Sporttv por não querer continuar a fazer "vida de televisão" com as deslocações aos estádios por esse país fora.

Vão ter com os melhores comentadores do "jogo jogado" na minha opinião, ele e o Luís Cristóvão. Essa devia ser a bitola e não a bitola "Nuno Coelho" ou outros.

Em Portugal nem os melhores antigos jogadores são comentadores na TV, quanto mais na rádio...

Isso são ilusões...
Mais do que ex-jogadores o que a rádio precisa são de bons comunicadores.

Atento

• Hero Member
« Responder #8042 em: Setembro 07, 2025, 11:38:52 pm »

Isso são ilusões...

Sim...

Atento

• Hero Member
« Responder #8043 em: Setembro 07, 2025, 11:42:39 pm »
Há momentos, depois da final da super taça entre o SLB e o Torreense...

João Correia: "como é bonita a Rádio,  quando nos deixam trabalhar"...

Fernando Eurico: "às vezes, há quem ligue o complicador"...

Isso é uma grande indireta para o Galopim...

Quanto ao Pedro Henriques, embora considere que o José Nunes é um grande senhor da rádio, equilibrado e que não é possível substitui-lo, em especial na Antena3, mas admito que a escolha do Pedro Henrique é surpreendente e muito positiva pois trazer um homem da SportTV, (agora SIC), é o percurso inverso ao que normalmente acontece na rádio, onde os bons nomes são desviados para os ecrãs.
Certo. É talvez a melhor opção para substituir o José Nunes.

A Antena 1 a aproveitar bem o facto do Pedro Henriques ter deixado a Sporttv por não querer continuar a fazer "vida de televisão" com as deslocações aos estádios por esse país fora.

Vão ter com os melhores comentadores do "jogo jogado" na minha opinião, ele e o Luís Cristóvão. Essa devia ser a bitola e não a bitola "Nuno Coelho" ou outros.

Isso são ilusões...
Mais do que ex-jogadores o que a rádio precisa são de bons comunicadores.

Certo.

Não havendo avança-se para a ilusão da música a metro nas generalistas tendencialmente de palavra. Caminho que não leva a lado nenhum.  Os ouvintes preferem sempre o original face à cópia.

Nuno Coelho e Matilde Fidalgo não encaixam na minha opinião.

Optaria por Patrícia Oliveira que hoje esteve a comentar e por Rui Malheiro...

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #8044 em: Setembro 08, 2025, 09:49:11 am »
Por isso é  que por vezes é  preferível  fazer os relatos via estúdio,  apesar dos imensos contras. Porque  eu também sou favorável a relatos ao vivo, fem outro " sal".
Mas há  países,  como a Arménia que tradicionalmente apresentam loucas condições para relatos via estádio.
Ate as condições  do relvado são  deploráveis.
Não, não é preferível, nem nunca será.
Diga isso à direção da Cadena SER, da COPE, da Onda Cero, da RNE ou da Radio Marca, e vai ver a reação deles (e os relatos deles às vezes também têm cortes, mas nunca, jamais, abdicam de estar no local).
A rádio faz-se no local.
As falhas técnicas, a existirem (eu ouvi o relato, os cortes não foram nada demais), só dá autenticidade.
A rádio faz-se sempre no local.
Mas não interessa às privadas dizer-se isto, para continuarem na mesma linha de comodismo comercial.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #8045 em: Setembro 08, 2025, 09:59:51 am »
Por isso é  que por vezes é  preferível  fazer os relatos via estúdio,  apesar dos imensos contras. Porque  eu também sou favorável a relatos ao vivo, fem outro " sal".
Mas há  países,  como a Arménia que tradicionalmente apresentam loucas condições para relatos via estádio.
Ate as condições  do relvado são  deploráveis.

A culpa não é da Arménia nem das condições do estádio, mas sim da falta de abrir cordões à bolsa da RDP para exteriores fora do país e da falta de pré-reconhecimento do terreno pelo departamento de tecnologias. É só um dos piores países para se tentarem ligar via 4G/5G.

Queriam relatar da Arménia, faziam via satélite com carro de exteriores e cablagem direta lá para dentro, usavam um dos feeds que têm para isto temporariamente ou pediam o jeitinho à NOS/MEO cujo Hispasat cobre a Arménia e que tem um test feed disponível que pode levar áudio, ou seguramente podem abrir um feed temporário no espectro que têm alocado. Prato de uns 120cm para garantir estabilidade, e vamos a isso.

Vai com artifícios porque as quebras no transporte devem ser tantas que é isso que causam. Enfim.

EDIT: Aliás, três: Hispasat 30ºW, Hotbird 13F e Eutelsat 3B. O primeiro até 120cm, o segundo até 140cm de prato, o segundo já com empreitada para talvez 1.80 metros, mas davam três satélites diferentes na Arménia. (Fonte: Lyngsat, com 45 segundos de pesquisa no Google)
O que sei, é que todos os jogos no estrangeiro que a Antena 1 vai, pede sempre uma linha ou router de internet com entrada de cabo de rede, à PT lá do sítio (não sei se a MEO Empresas tem contactos diretos com as outras irmãs europeias, ou se a RDP pede diretamente às empresas do país onde vai).
O que acontece, é que muitas vezes quem vai, não liga o cabo ao router ou à linha, e tenta fazer via 4G ou 5G (não sei se foi o caso).
Mas acho que isso já não é culpa do departamento técnico da RDP.

Atento

• Hero Member
« Responder #8046 em: Setembro 08, 2025, 10:17:05 am »
Balanço do primeiro dia da dupla: 11 valores.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #8047 em: Setembro 08, 2025, 10:32:40 am »
O Nelson fala na perspectiva de profissional  de rádio.
Eu se fosse tambem preferia estar no local do jogo.

Mas na perspectiva do ouvinte, quer ouvir em boas condições o relato. Como na televisão,  ninguém  quer ver um jogo com cortes...

Eu Nao ouvi o relato na Antena1,  actualidade prefiro ouvir na Observador   tem narradores e comentadores  e como  tem vários num jogo, da ao  ouvinte mais variedade de opiniões.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #8048 em: Setembro 08, 2025, 10:34:10 am »
Sobre esta nova programação,  já é a do Reis?

Chill Guy

• Newbie
  • *
« Responder #8049 em: Setembro 08, 2025, 10:44:22 am »

Ainda não deve ser.

Parece-me solução de transição para uma verdadeira nova programação que só deverá entrar em vigor no próximo ano.

Atento

• Hero Member
« Responder #8050 em: Setembro 08, 2025, 10:52:40 am »

Reis!!!

tuscano332

• Hero Member
« Responder #8051 em: Setembro 08, 2025, 11:03:08 am »
Na realidade temos esta semana 3 programas de 1h novos Segunda e Quinta às 23h e Domingos pelas 11h, depois temos mudanças no programa da manhã e no da tarde, porque o novo das das 14h, só dia 15. Em relação estas mudanças, tenho apenas receio em relação ao novo das Quintas à noite sobre livros de música, O Papel da Música do Rui Miguel Abreu, não sei se é a rádio adequada para ter um programa destes, como já tinha dito, mas teremos de o ouvir primeiro e neste caso cheira-me mesmo a ideia do Reis.

Atento

• Hero Member
« Responder #8052 em: Setembro 08, 2025, 11:07:06 am »
Na realidade temos esta semana 3 programas de 1h novos Segunda e Quinta às 23h e Domingos pelas 11h, depois temos mudanças no programa da manhã e no da tarde, porque o novo das das 14h, só dia 15. Em relação estas mudanças, tenho apenas receio em relação ao novo das Quintas à noite sobre livros de música, O Papel da Música do Rui Miguel Abreu, não sei se é a rádio adequada para ter um programa destes, como já tinha dito, mas teremos de o ouvir primeiro e neste caso cheira-me mesmo a ideia do Reis.

Entre esse e o que havia no mesmo dia...

Deve continuar tudo na mesma: absoluto desinteresse por parte do auditório...

tuscano332

• Hero Member
« Responder #8053 em: Setembro 08, 2025, 11:15:46 am »

Entre esse e o que havia no mesmo dia...

Deve continuar tudo na mesma: absoluto desinteresse por parte do auditório...
O que estava, sim tem razão  também não dava, pois uma pessoa nunca sabia quem dos 5 estava naquele dia, ou na semana seguinte, um programa não pode andar sempre a mudar de apresentador, é só parvo. Em relação a este veremos se foi a melhor opção, mas que se tinha de trocar tinha.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #8054 em: Setembro 08, 2025, 11:30:33 am »
Para contentamento de alguns, a Eduarda Maio esteve hoje a partir de Lisboa.
Mudará de cidade perto dos 60 anos?