Creio que o melhor som das quatro parece-me o da Observador, seguido da RR, TSF e com a Anten 1 bem atrás das outras.
A Norte o som da Antena 1 é bem pior do que a sul
Alguma explicação para também neste parâmetro a Rádio Pública estar, digamos assim, debilitada?
Eu não consigo concordar com a afirmação acima extratada.
Ainda que para mim o melhor som seja o da Observador também com a TSF a curta distância desde a renovação, o som da Antena 1 é bastante bom em FM neste momento e para mim o pior até é o da RR: é mais "duro" no ouvido, leva compressor à maluca e tem bastante saturação, fora o ruído incessante de fundo que há em todos os microfones deles, pior no Porto que em Lisboa, e o facto de ser um singelo stream a 128 Kbps aqui a Norte.
Além disso, é mais inconsistente que o da Antena 1, porque alguns emissores têm som pior que outros (95.1 Leiria, 101.1 Braga, a emissão de Valença, a de Portalegre, etc) por usarem equipamentos mais antigos, serem alimentados do FM ou ambas as coisas. Aliás, até há uns 5-6 anos tínhamos Monte da Virgem com efeito espacial como se isto fosse 1999 quando o sinal nem sequer o utilizava, era um som notável, de fraco para uma nacional.
Efetivamente o som em Lisboa da Antena 1 é um melhor que o da congénere do Monte da Virgem, sempre o foi, mas isso é a realidade para todos os emissores na Antena 1, porque sinal a vir de satélite é diferente de envio direto para o emissor - a Observador alimenta por IP e a TSF eu sinceramente nem sei com o que alimenta, neste momento talvez a pão de ló...
É ainda mais meritório no caso da ROBS porque a Antena 1 supostamente tem Orbans e equipamentos e a ROBS vai a jogo com Audio Technica de 150 euros e equipamentos da Axel (eu vi a foto da Sitemaster). A optimização que aquilo tudo levou é insana para os níveis do que se pratica neste país.