Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1219016 vezes)

Luis P Borges

• Sr. Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #5085 em: Setembro 18, 2023, 04:45:40 pm »
A nova manhã da Antena 1 soube-me a pouco. Soa-me a algo já ouvido no passado. E então é algo requentado, uma manhã requentada. Podiam ter feito uma renovação de antena, aproveitando a boleia da nova sonoridade, nas trilhas. Trocaram de lugar algumas rubricas, o baralhar e voltar a dar, e acrescentaram algumas rubricas, sem relevancia.

A Antena 1 tem de agarrar a manhã pela frente, encará-la,  procurar histórias, ir ao fim da rua ao fim do mundo. O que está a fazer não é nada, é pela rama, é muito pouco.

A manhã da Antena 1 precisa de um painel de comentadores com uma opinião forte sobre os assuntos politicos, económicos, sociais... sobre  o que está a acontecer no pais. Precisa de cronistas com algo para dizer, e que fique na memória dos ouvintes, os leve a refletir, tudo hoje passa a correr, o mediatismo é cada vez maior, é necessário dar a palavra e pessoas que façam parar um pouco esse forte mediatismo e nos dêem algo para pensar, algo que fique na memória pelo dia. A Antena 1 tinha uma excelente rubrica: ' Fio da Meada' que durou muito pouco, não sei porque acabaram com essa rubrica. Será que não há orçamento para colocar em prática esse plano: 5 comentadores por semana' com opinião sobre o estado do País e outros 5 para desenrolar o mediatismo, dar-os algo com valor para podermos refletir.
« Última modificação: Setembro 18, 2023, 04:51:19 pm por Luis P Borges »

Atento

• Hero Member
« Responder #5086 em: Setembro 18, 2023, 05:03:23 pm »
A nova manhã da Antena 1 soube-me a pouco. Soa-me a algo já ouvido no passado. E então é algo requentado, uma manhã requentada. Podiam ter feito uma renovação de antena, aproveitando a boleia da nova sonoridade, nas trilhas. Trocaram de lugar algumas rubricas, o baralhar e voltar a dar, e acrescentaram algumas rubricas, sem relevancia.

A Antena 1 tem de agarrar a manhã pela frente, encará-la,  procurar histórias, ir ao fim da rua ao fim do mundo. O que está a fazer não é nada, é pela rama, é muito pouco.

A manhã da Antena 1 precisa de um painel de comentadores com uma opinião forte sobre os assuntos politicos, económicos, sociais... sobre  o que está a acontecer no pais. Precisa de cronistas com algo para dizer, e que fique na memória dos ouvintes, os leve a refletir, tudo hoje passa a correr, o mediatismo é cada vez maior, é necessário dar a palavra e pessoas que façam parar um pouco esse forte mediatismo e nos dêem algo para pensar, algo que fique na memória pelo dia. A Antena 1 tinha uma excelente rubrica: ' Fio da Meada' que durou muito pouco, não sei porque acabaram com essa rubrica. Será que não há orçamento para colocar em prática esse plano: 5 comentadores por semana' com opinião sobre o estado do País e outros 5 para desenrolar o mediatismo, dar-os algo com valor para podermos refletir.

Certo!

Eles não arriscam em vários horários e situações...

Resta saber porquê...

Mas desconfio.

Não querem chatices.
Querem os mínimos olímpicos.

Assim os políticos não os chateiam, os provedores aberrantes como Guerra e Martins também não e nunca sofrerão ameaças de privatização...

Todos felizes...

Políticos
Grupos privados
Colaboradores do Serviço Público que vão garantindo o lugar, sem ondas e ameaças.

Atento

• Hero Member
« Responder #5087 em: Setembro 18, 2023, 07:10:32 pm »
Estive 10 minutos conectado com a Antena 1 Lisboa e já deu para ver.
O dinheiro dos meus impostos aplicado numa rádio local da capital de âmbito nacional.
Não obrigado.

Nada como um bom stream e ligação à internet no carro para se escutar tudo menos a lisboetização da Antena 1.
Inacreditável como temos tentas e tantas rádios desde Lisboa para o país.
Uma rádio publica que podia ser uma lufada de ar na descentralização mas infelizmente, é mau de mais tanto centralismo.

Nuno Galopim, o novo coveiro da rádio publica.

Ainda temos o segundo horário nobre estragado, dado a Soares em detrimento de Rodrigues...

Portanto...tenha calma!!!

Atento

• Hero Member
« Responder #5088 em: Setembro 18, 2023, 08:01:23 pm »
Eles sabem que isto melhorou substancialmente face àquilo que havia, mas também devem ter a noção que ao ser comparado com os das congéneres europeias é simplesmente medíocre...

É de tal forma medíocre  que não têm a coragem de o disponibilizar em formato podcast.

https://www.rtp.pt/programa/radio/p1288

A France Inter, por exemplo, passado pouco tempo, disponibiliza o seu Programa da Manhã - líder de audiências em França.

Comparem!!!

https://www.radiofrance.fr/franceinter/podcasts/le-7-10/le-7-10-du-lundi-18-septembre-2023-1113998

mg.luis

• Sr. Member
« Responder #5089 em: Setembro 18, 2023, 08:10:25 pm »
Do que eu ouvi às 9 da manhã parece me longe de uma rave.

Em relação à rave foi pelo excerto abaixo com o teaser de um dia no mundo. Tendo em conta o conteúdo não sei se não é uma trilha demasiado mexida.

https://jmp.sh/s/seNTEB3VTXt0eDP3V7p8

Eu gostava dessa identidade que foi até 2017. Na minha opinião essa identidade nem nunca devia ter acabado, foi quando me tornei mais ouvinte da Antena 1, pouco suportava a identidade anterior já, que tinha cerca de 10 anos quando acabou.

Eu gostava bastante da identidade que começaram a usar em 2013 quando apostaram mais em informação. Só que passado 2 anos puseram a do link abaixo que eu não era muito fã, mas são apenas gostos....

https://jmp.sh/s/cTP70n9u4jtVA6io2xtp

Quanto à RR, deixe-me dar-lhe a seguinte notícia: desde esta última renovação que não recorrem à Wise Buddah, igual para a RFM. Dado que é só a produtora líder europeia e uma das de topo a nível mundial, são excelentes notícias que compare esta plástica à Wise Buddah, porque isso significa que pela primeira vez a Antena 1, o principal canal público português, tem uma plástica que parece da principal produtora europeia. E isso só pode ser positivo, porque a RR, com falta de dinheiro, não regressará à Wise Buddah nem tão cedo.

Eu não disse que era uma coisa má ou uma coisa boa. O que queria dizer é que me remete por exemplo para o jingles de noticias que a Renascença usou que está no link abaixo. Eu acho que os jingles/identidades sonoras desenvolvidas internamente na RTP (salvo erro pelo Gualter Santos) não ficavam atrás de nenhuma cadeia internacional. Os novos não sei se foram desenvolvidos internamente ou comprados.

https://wisebuddahjingles.com/stations/boom-973

Atento

• Hero Member

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #5091 em: Setembro 20, 2023, 08:50:19 pm »
Parabéns por, mesmo sendo hoje a única rádio com rede nacional a transmitir os jogos da Champions, estarem a dar a atenção a Benfica e Braga como os dois merecem.
Assim, sim. Agora falta resolver as faltas de coerência da Tarde Desportiva.
« Última modificação: Setembro 20, 2023, 08:55:24 pm por radiokilledtheMTVstar »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #5092 em: Setembro 20, 2023, 08:58:33 pm »
A Observador também está nos dois estádios...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #5093 em: Setembro 20, 2023, 09:03:49 pm »
Rede nacional.

pdnf

• Hero Member
« Responder #5094 em: Setembro 20, 2023, 11:46:06 pm »
Vamos por pontos:

1.   A plástica só estreou segunda de manhã. Discordo perfeitamente do que li, para  mim perfeitamente desastrosa em todos os sentidos, safa-se minimamente no anúncio das frequências, mas os inícios dos jornais e o final, são medonhos face à anterior. Nem sequer combina com o sinal horário. Os jingles cantados, tal como na RR poderiam aparecer mais. O único ponto positivo foi ter acabado com o “a esta hora estão X graus onde Judas perdeu as botas antes do Jornal”. O jingle de entrada da publicidade ser o mesmo é absurdo, assim como referiu e bem o Memórias, vamos para 20 anos da mesma plástica na Antena Aberta. Lembro-me de a ouvir na RTP N nos tempos da Patrícia Gallo. Sobre as manhãs não me pronuncio, ainda não consegui ouvir rádio antes das 10H esta semana. O programa das 20H, ouvi o de segunda com a Noémia Gonçalves e a Paula Moura Pinheiro e achei bastante bem conseguido. A Antena 1 tem de passar a ser tendencialmente palavra, palavra e palavra. E o Atento está certo, se for preciso ir ao Preço Certo promover a grelha, que seja, autocarros, influencers até, porque não?
2.   Efetivamente, o tiro na Mónica Mendes e no Pedro Miguel Ribeiro, foi desastroso. Não por falta de competência dos próprios, mas sim porque a Antena 1 tem de ter um formato como este que vai ter a partir de agora nas manhãs. Eu não oiço praticamente manhãs em nenhuma rádio, porque posso me dar ao luxo de não estar no trânsito. Vou dizer uma coisa que se calhar vai chocar, mas não me chocava que a juntar a esta dupla “séria” se pudesse juntar alguém com um perfil mais leve, não precisaria de ser tão leve necessariamente como a Joana Marques na RR, mas que pudesse ter ali um espaço de quebra, que mesmo quem gosta de informação aprecia. Agora, talvez só não aconteça, porque me parece cada vez mais que existe uma espécie de “pacto de não agressão” (informal, não estou a insinuar nada de ilegal MESMO), simplesmente uma a não querer morder os calcanhares à outra.
3.   Apesar do afastamento da Mónica Mendes, parece-me um bocadinho excessivo recambiar alguém que está nas manhãs, diretamente para as madrugadas. Na madrugada de segunda era ela que estava no ar, a dar meteorologia antes da hora certa, é a primeira vez que oiço nas madrugadas a acontecer tal.
4.   Faltam mulheres na grelha. E jovens também. E locução vinda do Porto e de Faro. É preciso renovar vozes nessas regiões, e em Lisboa também, para preparar o futuro e fazer os fins de semana, na dita continuidade. A falta de mulheres é muito problemático nos dias que correm. É preciso ir preparando a renovação, e são precisas mulheres para atrair o público feminino. Eu teria apostado em algo diferente, manter a Filomena Crespo no horário, acrescentando-lhe o José Carlos Trindade, que é jornalista (apesar de fazer animação). Trocava o Augusto Fernandes para o horário 13-16H, que já tem mais ouvintes, dando-lhe alguma liberdade na playlist, para fazer face à TSF e no das 10H deixava a Nóemia Gonçalves, que podia ir intercalando com o Paulo Rocha, para um espaço mais de lazer e de música, num horário em que as pessoas estão a trabalhar, e nisso ela faz bem
5.   Não acha ilusões, a Antena 1 pode almejar chegar aos 8%, eu diria que deve ter como objetivo os 10% daqui a 2,3 anos, já vai sendo tempo de acabar com o duopólio que é lesivo, inclusive para as próprias rádios líderes (vou-me abster de explicar o racional económico por detrás). Mas é preciso muito mais: marketing, painéis publicitários, por publicidade nos autocarros e, ainda mais, redes sociais, muitas, mesmo! E saber atrair público jovem, falo mesmo de 20’s-30’s. Isso faz-se com um bom uso de Instagram, TIk-Toks, etc. Ajudava também dar um reforço aos emissores, e à qualidade do som, em comparação com a concorrência o som é mais fraco, e há mais zonas com quebras de sinal onde não devia de existir. Se existir uma emissão ao vivo da RR, já nem falo da RFM ou da Comercial, toda a gente sabe quem são. Na Antena 1 é preciso quebrar o estigma que vem dos tempos da emissora nacional e criar essa noção de que o animador e até o jornalista são pessoas públicas, com quem o público interage, para ajudar à criação do vínculo.
6.   Playlist: tem de ir por apostas seguras, essencialmente na música portuguesa, não seguir tendências experimentalistas, mas a música tem de ser tendencialmente para acabar.
7.   Se não existir medo de que o povo se informe, é preciso ir pensando na Antena 5 – Todo Notícias, para não dizer que se podia aproveitar uma série de emissores locais que vão ver alvarás caducados para pensar a sério na Antena 4, por regiões, nem que fosse nas capitais de distrito.
8.   Claro que não se aprofunda… pelo que todos sabemos. Quanto mais o povo vir o Big Brother… melhor para quem s…nos governa.

Quanto aos jogos de hoje, temos de dar o desconto, hoje não houve TSF, mas sim, bem a ANTENA 1 e OBSRVDOR. RR é o que sabemos...
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #5095 em: Setembro 21, 2023, 09:51:45 am »
É preciso dar mais tempo à palavra. O poder da palavra. A força da palavra.

Já há muitas rádios, em Portugal, com música.

No Programa da Manhã,  continuam os chavões de Ricardo Soares . Se poupassem nos chavões e na lengalenga, que são verdadeira palha, sempre podiam apresentar um Editorial Diário como fazem os vários canais de palavra da Rádio France...
Eis um da France Info
https://www.francetvinfo.fr/replay-radio/l-edito-politique/edito-la-drole-de-semaine-tradi-d-emmanuel-macron-entre-les-visites-d-un-roi-et-d-un-pape_6047249.html

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #5096 em: Setembro 21, 2023, 11:29:30 am »
Um Editorial eu perceberia numa informativa com um jornal. A Antena 1 não é uma informativa...

Atento

• Hero Member
« Responder #5097 em: Setembro 21, 2023, 11:31:19 am »
Um Editorial eu perceberia numa informativa com um jornal. A Antena 1 não é uma informativa...

A France Inter e France Culture não são informativas e fazem...

A RR fazia as chamadas nota de abertura que era uma espécie de editorial.

pdnf

• Hero Member
« Responder #5098 em: Setembro 21, 2023, 12:02:41 pm »

Fazia todo o sentido, sim! A Antena 1 é generalista, mas com um pendor mais informativo, claramente esta reformulação mostra isso. Ademais, não há uma rede nacional com essa função, convém não esquecer. Assim como lembrar que os Açores e a Madeira devem ter direito a ter emissão nacional da Antena 1, com a maior brevidade possível.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

almeidamarco

• Sr. Member
« Responder #5099 em: Setembro 21, 2023, 07:13:26 pm »
Um aspeto positivo na Antena 1: os relatadores de jogos mais recentes na Antena 1:José Pedro Pinto, João Correia e João Gomes Dias.Nota-se que tentam criar empatia com o ouvinte.