Aqui fica a nova grelha completa:
https://antena1.rtp.pt/programas-antena-1/antena-1-apresenta-uma-nova-grelha-de-programas/?fbclid=IwAR1ZYxSKVK6_sbQub2nIzizu7OtEg1U2M9WktNLGobAXtV3Pm_00jNHtoag
Demasiadas novidades para falar em apenas um tópico, mas salta à vista a ausência da Mónica Mendes... É surreal sair do horário mais importante da rádio diretamente para o olho da rua, a não ser que tenha sido uma decisão própria.
Notas rápidas na análise preliminar à grelha da estação:
- Bom foco em colocar Um Dia No Mundo ainda mais central, Francisco Sena Santos a assumir cada vez mais protagonismo, e o Portugalex às 07h55;
- A rubrica de Economia passa a uma hora quase totalmente irrelevante para quem trabalha em chefias a não ser que entre às 10h. Colocar às 09h22, enfim;
- Fuso Horário às 07h20 é bem colocado e faz uma certa ponte com o espaço de José Candeias;
- Último Terço é interessante, mas a hora é desadequada na minha opinião e deveria trocar com o espaço de Economia.
- Eish, ter que aturar a Raquel Varela às 08h40... O conceito do debate é interessante e deve-se dar espaço aos protagonistas, mas foram buscar uma figura que meu deus...
- Porque é que o próprio diretor da estação faz uma perninha no Gira Discos às 08h55, rubrica mais adequada para as 7 da manhã ou para fechar mais perto das 10h? Ainda por cima o nome já foi utilizado aqui há uns tempos pela própria Rádio Comercial.
- Titulares dos horários 07h-20h solidíssimos e ótimas escolhas.
- O conceito do "Mesa para Dois" é fantástico e vai permitir algo que não é possível há já algum tempo: ter um espaço pensado para só ouvir rádio enquanto se come e ficar bem servido com isso. Grande, grande ideia e grande conceito, revivalista e muito adequado ao mesmo tempo para o público da Antena 1, um 2 em 1 autêntico. É que isto ainda por cima vem logo após as notícias, ou seja, ninguém perde informação e ainda adensa em cultura.
- Mantém-se o espaço calmo do José Afonso que fica com uma excelente ponte a partir das 20h.
- Excelente opção de programação para as 10h, muito edificante. Vai ficar é algo esquisito antes do Antena Aberta às 11h em certos dias.
- Nome desinspirado para o programa da Joana Barrios. "Refeitório" remete-me para comida a quilo sem grande sabor, quando a base da Joana é toda o oposto. Esperemos que o nome não atrapalhe a audiência e o programa seja bom.
- Excelente escolha para o arranque da madrugada de Sábado e até com um certo trocadilho: 7 Margens de António Marujo?
- M de Mónica Mendes desaparece da grelha e devia ir para a Antena 3, que era de onde nunca devia ter saído.
- Inês Meneses ficou com os conteúdos todos desterrados, o Pranchas e Balões está num horário simplesmente indescritível, e pelos vistos 23-01h será para conteúdos de palavra, bastante interessantes ainda assim.
- Dispensava-se a continuidade do Mixtape. ora.
Grelha definitivamente muito mais informativa mas ao mesmo tempo mais generalista também. O resultado final deve ser positivo, mas não sei se será suficiente para inverter os destinos da Antena 1 no Centro e Norte do país. É fulcral uma promoção nestas zonas.