Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1217607 vezes)

almeidamarco

• Sr. Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #4620 em: Março 26, 2023, 03:31:45 pm »
Mesmo não havendo competições nacionais de futebol feminino. aproveitando o Luxemburgo-Portugal a Antena 1 podeia (se quisesse) fazer uma Tarde DEsportiva/emissão especial aproveitando também o gp de motociclismo(que pelo que leio aqui foi olimpicamente ignorado), volta ao Alentejo em bicicleta e o Sporting-Benfica em futebol feminino.

Atento

• Hero Member
« Responder #4621 em: Março 26, 2023, 04:10:30 pm »
Mesmo não havendo competições nacionais de futebol feminino. aproveitando o Luxemburgo-Portugal a Antena 1 podeia (se quisesse) fazer uma Tarde DEsportiva/emissão especial aproveitando também o gp de motociclismo(que pelo que leio aqui foi olimpicamente ignorado), volta ao Alentejo em bicicleta e o Sporting-Benfica em futebol feminino.

Temos o Diamantino com informações horárias, temperaturas, umas tretas e a partir das 17:30 peças musicais...lol.

almeidamarco

• Sr. Member
« Responder #4622 em: Março 26, 2023, 04:16:12 pm »
Mesmo não havendo competições nacionais de futebol ,aproveitando o Luxemburgo-Portugal a Antena 1 podeia (se quisesse) fazer uma Tarde DEsportiva/emissão especial aproveitando também o gp de motociclismo(que pelo que leio aqui foi olimpicamente ignorado), volta ao Alentejo em bicicleta e o Sporting-Benfica em futebol feminino.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #4623 em: Março 26, 2023, 05:49:26 pm »

A aversão da rádio a desportos motorizados devia ser estudada. Da rádio portuguesa, atenção.

Totalmente de acordo que isso teria sido excelente. A Antena 1 não arranja relatadores?

Ai Paulo Sérgio…

Quanto a Aurélio Gomes sair com um “Portanto”, só quem não viu pelo menos pontualmente o Eixo do Mal é que não pode esperar questões dessas. Acho uma questão menor e redutora…

Já a questão do fascismo nos termos apresentados é rocambolesca o suficiente para nem lhe tocar, estando em profundo desacordo. Não se pode branquear a história.

pdnf

• Hero Member
« Responder #4624 em: Março 26, 2023, 10:27:04 pm »
Lá me deitei madrugada denteo, porque acabei a ouvir o Destacável e me despertou a atenção. O programa está bom, bem fluído... claro, é pena não ser direto e se ter de lembrar que "já estamos no fim-de-semana" em lugar do "quase", mas não sejamos demasiadamente exigentes porque somos humanos, ninguém faz tudo bem feito. A minha principal crítica vai para a distribuição dos tempos. Na segunda parte, a menos de 20 minutos da hora certa, entra o comentador de política internacional, e depois ainda há tempo para música e um apontamento sobre cimema. Ah... num gravado, aquela parte de "onde é que pus a folha" podia ter sido cortado e gravado de novo. De resto, o Pedro Miguel Ribeiro muito bem na reportagem, e o Aurélio Gomes a fazer muito bem a ponte entre a parte mais de informação e entretenimento. Sobre a questão política... eu vi mais a se focar na rota dos museus, do que propriamente em branqueamentos, ataques ou cultos ao fascismo. Mas são sempre questões polémicas.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #4625 em: Março 26, 2023, 10:57:11 pm »
Lá me deitei madrugada denteo, porque acabei a ouvir o Destacável e me despertou a atenção. O programa está bom, bem fluído... claro, é pena não ser direto e se ter de lembrar que "já estamos no fim-de-semana" em lugar do "quase", mas não sejamos demasiadamente exigentes porque somos humanos, ninguém faz tudo bem feito. A minha principal crítica vai para a distribuição dos tempos. Na segunda parte, a menos de 20 minutos da hora certa, entra o comentador de política internacional, e depois ainda há tempo para música e um apontamento sobre cimema. Ah... num gravado, aquela parte de "onde é que pus a folha" podia ter sido cortado e gravado de novo. De resto, o Pedro Miguel Ribeiro muito bem na reportagem, e o Aurélio Gomes a fazer muito bem a ponte entre a parte mais de informação e entretenimento. Sobre a questão política... eu vi mais a se focar na rota dos museus, do que propriamente em branqueamentos, ataques ou cultos ao fascismo. Mas são sempre questões polémicas.
Certo.

Gostei do que ouvi, é um programa muito semelhante ao último que ele teve no RCP, o Janela Aberta.

De realçar a óptima selecção musical, a encaixar bem nos temas que foram discutidos no programa.

Há arestas a limar, a segunda hora foi um pouco caótica, foram demasiados temas para 50 minutos de emissão.

Em conclusão, Aurélio Gomes não defraudou no seu regresso (muito bem acompanhado pelo Pedro Miguel Ribeiro). Ele fazia muita falta a um meio tão depauperado como é o da rádio.

E não sei se isto será um ensaio para assumir as manhãs no HN da Antena 1 em breve, mas veremos.

pdnf

• Hero Member
« Responder #4626 em: Março 26, 2023, 11:04:58 pm »
E não sei se isto será um ensaio para assumir as manhãs no HN da Antena 1 em breve, mas veremos.

Mesmo sendo a Antena 1 uma henwralista mais a cair para o informativa, não sei se não será, ainda assim, um formato demasiadamente pesado, sabendo nós que o que a maioria do público procura é conteúdos no máximo de infotainment. Ao sábado há outra predisposição para outro tipo de conteúdos, sem conhecer audiências em detalhe, apostaria que as rádios mais de palavra cresvem face à semana, mesmo expurgando o efeito futebol. Depois, sem dúvida que é um excelente nome, mas não devemos continuar a bater no solo, é preciso no mínimo dupla, com uma boa voz feminina, ligeiramente mais leve, e acabar com os enlatados e trânsito a cada 5 minutos...
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #4627 em: Março 26, 2023, 11:48:52 pm »

Mesmo sendo a Antena 1 uma henwralista mais a cair para o informativa, não sei se não será, ainda assim, um formato demasiadamente pesado, sabendo nós que o que a maioria do público procura é conteúdos no máximo de infotainment. Ao sábado há outra predisposição para outro tipo de conteúdos, sem conhecer audiências em detalhe, apostaria que as rádios mais de palavra cresvem face à semana, mesmo expurgando o efeito futebol. Depois, sem dúvida que é um excelente nome, mas não devemos continuar a bater no solo, é preciso no mínimo dupla, com uma boa voz feminina, ligeiramente mais leve, e acabar com os enlatados e trânsito a cada 5 minutos...
Porque é tem de haver uma voz feminina? Há manhãs só com homens (TSF) ou só com mulheres (RR e Observador). Não é por aí. Interessam é que sejam competentes.

A meu ver a Antena 1 ganharia muito em ter um pivô a conduzir a emissão como o Aurélio e outro que editasse os noticiários e conduzisse um ou outro debate mais informativo. Como no passado a dupla António Macedo e Sena Santos ou a dupla da Observador, Maria João Simões e Carla Jorge de Carvalho.

Temas pesados? Alguns são e outros não foram como o do museu de Salazar e o de análise internacional. Coisas que até cabem numa manhã informativa ao longo da semana. É evidente que a manhã teria que andar mais colada à actualidade, por exemplo ter temas relacionados com política do dia-a-dia ou com o desporto. Mas isso ficaria mais para o outro pivô, o da informação, que também conduziria os noticiários. E sim, é necessário reduzir as informações de transito e de tempo para duas vezes por hora, e terminar com a maioria das rubricas que só quebram o ritmo da emissão.
« Última modificação: Março 27, 2023, 12:57:26 am por AG »

pdnf

• Hero Member
« Responder #4628 em: Março 27, 2023, 01:28:02 am »
Porque em qualquer rádio, e por maioria de razão na principal estação pública, deve ser premeada a competência e qualidade. Agora, convém lembrar que esta não é um exclusivo nem de homens, nem de mulheres. Eu gosto de duplas na parte de animação. Não acho que o 2+1 fosse de todo excessivo. Tenho de memória, apesar de ser novo, a dupla Macedo-Sena Santos. No entanto, tenho a sensação que nos dias de hoje, em 2023 seria mais um flop, apesar de ambos serem únicos e excecionais. Não esquecer que a questão da igualdade de género, e bem, está muito presente na agenda. Quer ganhar o público feminino para a Antena 1, tendo, como referiu e bem, mulheres em força, a fazer dois bons programas nas principais rivais? Um espaço feito exclusivamente por homens não o vai fazer de certeza.
Quando me referia a pesado, falava de espaços tão longos de entrevista, temas culturais, etc. Como referiu, tem de se ir mais pela atualidade. E nào tenham ilusões, é necessário algum humor, doutro modo, dificilmente a Antena 1 pode ambicionar rondar os 8 a 10% e revitalizar-se. De manhã é preciso outra ropuagem, que dê "energia" às pessoas para se fazerem à estrada.
Rádio é:

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #4629 em: Março 27, 2023, 10:46:47 am »

A aversão da rádio a desportos motorizados devia ser estudada. Da rádio portuguesa, atenção.

Totalmente de acordo que isso teria sido excelente. A Antena 1 não arranja relatadores?

Ai Paulo Sérgio…

Preferem dar tudo no Rali de Portugal que é muito menos "relatável" e tem mais tempos mortos que o Moto GP ou a F1, o que se há de fazer?
Têm o Jorge Alexandre Lopes que só intervém na Tarde Desportiva quando as provas começam ou acabam no horário do programa, enfim...
« Última modificação: Março 27, 2023, 10:49:40 am por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
« Responder #4630 em: Março 27, 2023, 10:50:41 am »

Ai Paulo Sérgio…

Preferem dar tudo no Rali de Portugal que é muito menos "relatável" e tem mais tempos mortos que Moto GP ou a F1, o que se há de fazer?
Têm o Jorge Alexandre Lopes que só intervém na Tarde Desportiva quando as provas começam ou acabam no horário do programa, enfim...

Paulo Sérgio dirá que já há muita coisa sobre desportos motorizados. Não vale a pena ter esse conteúdo.
Questões editoriais  ...
Blá,  blá...

Pardais ao ninho!

Atento

• Hero Member
« Responder #4631 em: Março 27, 2023, 01:00:07 pm »
48 horas depois ainda não está disponível o podcast do programa "Radicais Livres"...

13 horas depois ainda não está disponível o podcast do programa "Na Ponte"...

Nomenclatura Organizacional Cristalizada a Bombar forte!!!!

Atento

• Hero Member
« Responder #4632 em: Março 27, 2023, 04:13:45 pm »
48 horas depois ainda não está disponível o podcast do programa "Radicais Livres"...

13 horas depois ainda não está disponível o podcast do programa "Na Ponte"...

Nomenclatura Organizacional Cristalizada a Bombar forte!!!!

Já há podcast do programa "Na Ponte"
https://antena1.rtp.pt/programa/na-ponte/

Relativamente ao programa "Radicais Livres" para já (16:14) nada...

https://antena1.rtp.pt/podcast/radicais-livres/

Roberto N.

• Jr. Member
  • **
« Responder #4633 em: Março 29, 2023, 07:38:12 pm »
O modelo do renovado site da Antena 1 foi replicado agora na RDP Internacional e na RDP África.

Uma boa medida.

Ao contrário da Antena 1, a Antena 1 Açores e a Antena 1 Madeira não têm sites próprios.

Na minha opinião, deviam ter.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #4634 em: Março 30, 2023, 11:01:20 am »
Que notícia tão triste...

Morreu o mítico homem do jazz, José Duarte, do celeberrimo programa, 5 minutos de Jazz...

Começou na Comercial, onde fui um ouvinte assíduo, foi neste programa que comecei a ouvir os primeiros temas de jazz, na A1, raramente ouvi...

Mas um nome ENORME!

Paz eterna a sua Alma...