Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1216639 vezes)

Zeca 2021

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #4380 em: Janeiro 24, 2023, 01:32:59 pm »
È curioso ver o pensamento norma dos centralistas.

Se uma rádio nacional abre um noticiário com uma noticia de uma cidade fora de Lisboa, invocam a necessidade de emissões regionais. Mas se essa mesma rádio nacional abre um noticiário com uma noticia relativo à Capital nunca se questiona a necessidade de emissão regional.
O velho preconceito de quem está na capital.

Atento

• Hero Member
« Responder #4381 em: Janeiro 24, 2023, 01:36:23 pm »

Se uma rádio nacional abre um noticiário com uma noticia de uma cidade fora de Lisboa, invocam a necessidade de emissões regionais. Mas se essa mesma rádio nacional abre um noticiário com uma noticia relativo à Capital nunca se questiona a necessidade de emissão regional.

Pelos vistos não concorda  com aquilo que escrevi anteriormente...

Compreendo...

Ia muita barraca ao ar...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #4382 em: Janeiro 24, 2023, 01:44:56 pm »

Está a falar de mim?

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #4383 em: Janeiro 24, 2023, 02:28:12 pm »

Está a falar de mim?

Estou a falar de quem quiser enfiar o barrete.

pdnf

• Hero Member
« Responder #4384 em: Janeiro 24, 2023, 04:45:49 pm »

Eu não me considero centralista e já aqui coloquei uma proposta concreta de alocação dos emissores da Antena 1 a redes regionais há algum tempo atrás, em determinadas faixas horárias. Isto porque, de facto, certas notícias sobre o Funchal, Bragança ou Lisboa não me interessam, e provavelmente preferiria ter alguma informação mais detalhada sobre a AMP, nos tais putativos noticiários regionais. Esqueçamos as locais, tanto em Porto como em Lisboa, e provavelmente com exceção do Minho, para pouco mais servem que passar música, o modelo de uma radio por concelho não tem sustentabilidade económica. Para além disso, como grande parte dos emissores das regiões vizinhas são passíveis de ser escutados noutra região, asseguraria a cobertura noticiosa das regiões limítrofes. Se é caro? Talvez. Mas ficávamos todos melhor servidos.
O foco não deverá estar numa guerra Lisboa-Porto, ou com qualquer outra região, mas sim em como podem os grupos de comunicação social servir melhor todo o território Português, reforço, particularmente o serviço público. No modelo atual, em que os noticiários são integralmente nacionais, discordo que se dê relevo a peças de interesse eminentemente com caráter regional, como sejam o incêndio de Gondomar, ou as obras do Saneamento em Lisboa, ou o pássaro que morre em Freixo de Espada à Cinta. Uma coisa é uma notícia de relevo nacional que ocorre no município X (exo: os casos de alegada corrupção na CM Espinho) outra é uma notícia sobre uma qualquer eventualidade ocorrida ontem na feira semanal do mesmo município. A dificuldade é que por vezes pode ser difícil distinguir onde começa a Estrada da Beira e onde acaba a beira da Estrada.

Falando novamente de critérios editoriais, edição das 15h de Frederico Moreno com duração de 15 minutos, só que os primeiros 7 são dedicados... às nomeações para os Óscares. Ok, ter uma curta portuguesa nomeada é notícia, igualmente discordo que seja para abertura da edição. Falar como se estivessem no programa do Mário Augusto sobre as nomeações, parece-me um pouco too much.

Edit: Tendo a concordar com a proposta do Atento e acredito que será muito nessa linha que irá evoluir o futuro do meio, seja com o velhote FM ou com o DAB+. No entanto, preferiria uma Antena 5 notícias, com os tais desdobramentos regionais, tenderia a eliminar a música ao máximo na 1 para programas de palavra. A componente de música portuguesa deveria ser assegurada pela RR e pela M80 reformulada, não vejo necessidade, honestamente de a RDP estar a assegurar serviço musical, quando o setor privado faz isso melhor que o serviço público, basta ver as atuais audiências. Parece-me despropositado o desaparecimento da rede Smooth FM do portefólio da Comercial, e acredito que a Igreja Católica fosse fazer o chorinho para conseguir uma expansão significativa da Rádio Maria, à imagem do que ocorre noutros países, como por exemplo, a nossa vizinha Espanha.
« Última modificação: Janeiro 24, 2023, 04:55:08 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #4385 em: Janeiro 24, 2023, 06:12:25 pm »

Eu não me considero centralista e já aqui coloquei uma proposta concreta de alocação dos emissores da Antena 1 a redes regionais há algum tempo atrás, em determinadas faixas horárias. Isto porque, de facto, certas notícias sobre o Funchal, Bragança ou Lisboa não me interessam, e provavelmente preferiria ter alguma informação mais detalhada sobre a AMP, nos tais putativos noticiários regionais. Esqueçamos as locais, tanto em Porto como em Lisboa, e provavelmente com exceção do Minho, para pouco mais servem que passar música, o modelo de uma radio por concelho não tem sustentabilidade económica. Para além disso, como grande parte dos emissores das regiões vizinhas são passíveis de ser escutados noutra região, asseguraria a cobertura noticiosa das regiões limítrofes. Se é caro? Talvez. Mas ficávamos todos melhor servidos.
O foco não deverá estar numa guerra Lisboa-Porto, ou com qualquer outra região, mas sim em como podem os grupos de comunicação social servir melhor todo o território Português, reforço, particularmente o serviço público. No modelo atual, em que os noticiários são integralmente nacionais, discordo que se dê relevo a peças de interesse eminentemente com caráter regional, como sejam o incêndio de Gondomar, ou as obras do Saneamento em Lisboa, ou o pássaro que morre em Freixo de Espada à Cinta. Uma coisa é uma notícia de relevo nacional que ocorre no município X (exo: os casos de alegada corrupção na CM Espinho) outra é uma notícia sobre uma qualquer eventualidade ocorrida ontem na feira semanal do mesmo município. A dificuldade é que por vezes pode ser difícil distinguir onde começa a Estrada da Beira e onde acaba a beira da Estrada.

Falando novamente de critérios editoriais, edição das 15h de Frederico Moreno com duração de 15 minutos, só que os primeiros 7 são dedicados... às nomeações para os Óscares. Ok, ter uma curta portuguesa nomeada é notícia, igualmente discordo que seja para abertura da edição. Falar como se estivessem no programa do Mário Augusto sobre as nomeações, parece-me um pouco too much.

Edit: Tendo a concordar com a proposta do Atento e acredito que será muito nessa linha que irá evoluir o futuro do meio, seja com o velhote FM ou com o DAB+. No entanto, preferiria uma Antena 5 notícias, com os tais desdobramentos regionais, tenderia a eliminar a música ao máximo na 1 para programas de palavra. A componente de música portuguesa deveria ser assegurada pela RR e pela M80 reformulada, não vejo necessidade, honestamente de a RDP estar a assegurar serviço musical, quando o setor privado faz isso melhor que o serviço público, basta ver as atuais audiências. Parece-me despropositado o desaparecimento da rede Smooth FM do portefólio da Comercial, e acredito que a Igreja Católica fosse fazer o chorinho para conseguir uma expansão significativa da Rádio Maria, à imagem do que ocorre noutros países, como por exemplo, a nossa vizinha Espanha.

O grupo RTP-RÁDIO deve servir todos os públicos,  incluindo o grande público e os joven a quem presta pouca atenção.

Cerca de 50% das músicas que passam atualmente na 3 não têm qualidade.
Lá porque não são comerciais não significa que sejam de qualidade...

Um desperdício absoluto!

Boxx

• Hero Member
« Responder #4386 em: Janeiro 24, 2023, 07:15:27 pm »
Já agora dê Exemplos que se enquadrem nessa percentagem mágica?

Atento

• Hero Member
« Responder #4387 em: Janeiro 24, 2023, 07:53:52 pm »
Já agora dê Exemplos que se enquadrem nessa percentagem mágica?

Respondo, perguntando...

Desta lista quem considera que tem qualidade?

https://media.rtp.pt/antena3/a330/2023-01-21/

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #4388 em: Janeiro 24, 2023, 08:14:35 pm »

O grupo RTP-RÁDIO deve servir todos os públicos,  incluindo o grande público e os joven a quem presta pouca atenção.

Cerca de 50% das músicas que passam atualmente na 3 não têm qualidade.
Lá porque não são comerciais não significa que sejam de qualidade...

Um desperdício absoluto!
Quem confunde o seu gosto pessoal como a norma que deve ser seguida, achando que o seu gosto pessoal é melhor que o do vizinho, mostra bem a noção que tem sobre muitas matérias. O que é subjectivo nunca poderá ser objectivo.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #4389 em: Janeiro 24, 2023, 08:15:52 pm »
A diferença das manhãs informativas serem feitas a partir do Porto:
O noticiário das 8 da manhã começa com um incêndio urbano em Gondomar, um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e termina com a deliquencia e violência urbana na zona da Rua da Alegria/ D.Joao IV.
A Antena 1 a mostrar como se é diferente quando as notícias não são a partir de Lisboa, onde a perspectiva do país é sempre a mesma.
A TSF e Observador no mesmo registo de sempre, Lisboa e mais Lisboa. Só falta a locução de continuidade ser feita a partir do Porto para se respirar país na antena pública.

Se eu digo umas também tenho que dizer outras ao contrário, e nisto a minha opinião é clara.

É tão pouco útil falar de incêndio simples que ocorre na cidade de Lisboa como falar de um em Gondomar.

O “estudo da Faculdade de Medicina” não é particularmente distintivo porque constantemente esses estudos vêm aparecendo nos noticiários da RTP e da Antena 1 e 3, não só do Porto como de Coimbra (muitos!), Lisboa, Évora, Algarve, etc.

A violência urbana no Porto é uma cacha que posteriormente foi recorrida pela CNN Portugal, que está sedeada em Lisboa, e por outros órgãos de comunicação social, sendo que do Porto a temática de “violência” está constantemente na ordem do dia seja nos bares, seja droga seja o resto, em vários órgãos de Lisboa.

Por isso, o único verdadeiro deslize aqui na minha opinião é falar do incêndio de Gondomar, mas toda a discussão peca na maioria por totalmente pífia na minha opinião, e aqui digo que o jornalista da Antena 1 está tão mal a mencionar um incêndio em Gondomar como estaria para Lisboa ou Coimbra. Pura e simplesmente não reúne os mínimos para fazer parte da agenda informativa de um canal de rádio nacional e é um excesso menos aceitável.

Quanto à parte dos Óscares terem esse destaque nos noticiários das 15h, aparentemente está-se tudo a esquecer que nos EUA seriam 10 da manhã e que por volta das 10/11h, ficam-se a saber (salvo erro) os nomeados para os Óscares por parte da Academia. Pode também ter havido algum convidado que só pudesse falar a x horas a justificar que esse noticiário tivesse 7 minutos dedicados; e a Antena 1 é das poucas rádios que pode fazer informativos a pensar numa escuta linear (com coisas diferentes às 15 e 16h) porque tem ouvintes de facto a ouvi-la assim.

Saia um “enfim” para a mesa 1…

pdnf

• Hero Member
« Responder #4390 em: Janeiro 24, 2023, 09:04:12 pm »

Quanto à parte dos Óscares terem esse destaque nos noticiários das 15h, aparentemente está-se tudo a esquecer que nos EUA seriam 10 da manhã e que por volta das 10/11h, ficam-se a saber (salvo erro) os nomeados para os Óscares por parte da Academia. Pode também ter havido algum convidado que só pudesse falar a x horas a justificar que esse noticiário tivesse 7 minutos dedicados; e a Antena 1 é das poucas rádios que pode fazer informativos a pensar numa escuta linear (com coisas diferentes às 15 e 16h) porque tem ouvintes de facto a ouvi-la assim.

Saia um “enfim” para a mesa 1…

Não me estou a esquecer da diferença horária face aos USA. As declarações foram gravadas, portanto esse argumento cai. Como disse, mencionar que uma curta portuguesa é candidata, faz todo o sentido, discordo que seja topo de hora no Jornal. Falamos de uma nomeação, se ganhasse seria totalmente diferente, obviamente. Não concordo assim tanto com essa questão da escuta linear. Diria que por exemplo a RR tem um perfil de escuta similar, mas mesmo a TSF e a Observador... São questões pertinentes, e normalmente por aqui discute-se mais a animação que a informação, mas são questões de debate interessantes. Nunca para o enfim... é do debate que surgem ideias, e sabemos que somos lidos.  :)
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #4391 em: Janeiro 25, 2023, 09:17:41 am »
Mais uma vez a Antena 1 a mostrar porque é nacional e as outras remendos de rádios locais.
Noticiário das 8
Reportagem de rua na noite do Porto acompanhando uma das várias associações de ajuda aos sem abrigo do Porto, neste tempo de frio.
Depois esteve na iniciativa da camara lisboeta entrevistando o presidente do municipio e o Presidente da Republica e até foi a Evora.
A Observador limitou-se a Lisboa, ignorando o país.
A TSF seguiu o vicio da Observador.
A RR segue o vicio das outras duas.
Há só uma rádio nacional de informação em Portugal, a Antena 1.

Parabéns às manhãs da Antena 1 porque há país fora da Capital e que diferença faz as manhãs informativas serem feitas desde o Porto.
« Última modificação: Janeiro 25, 2023, 09:21:50 am por Zeca 2021 »

Atento

• Hero Member
« Responder #4392 em: Janeiro 25, 2023, 10:36:35 am »
Mais uma vez a Antena 1 a mostrar porque é nacional e as outras remendos de rádios locais.
Noticiário das 8
Reportagem de rua na noite do Porto acompanhando uma das várias associações de ajuda aos sem abrigo do Porto, neste tempo de frio.
Depois esteve na iniciativa da camara lisboeta entrevistando o presidente do municipio e o Presidente da Republica e até foi a Evora.

Parabéns às manhãs da Antena 1 porque há país fora da Capital e que diferença faz as manhãs informativas serem feitas desde o Porto.

As da RR também são do Porto...

As da TSF também são do Porto...

E Braga?

A Antena1 com três jornalistas a viver no distrito e pouca informação chega à antena1...

Braga
Famalicão
Guimarães
Fafe...

O Zeca a sonhar ser Lisboa...

Lol...

modernices

• Hero Member
« Responder #4393 em: Janeiro 25, 2023, 10:47:24 am »
Resumindo, 3 rádios seguem uma linha semelhante e estão mal. A outra, porque o jornalista está sentado no Porto a falar do Porto, está bem e já é nacional.
Esclarecido  8)

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #4394 em: Janeiro 25, 2023, 11:44:36 am »
Noticiário das 8

As da RR também são do Porto...

As da TSF também são do Porto...

E Braga?

A Antena1 com três jornalistas a viver no distrito e pouca informação chega à antena1...

Braga
Famalicão
Guimarães
Fafe...

O Zeca a sonhar ser Lisboa...

Lol...

O pior "centralista" é aquele que não quer ver.