Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1216636 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #4365 em: Janeiro 21, 2023, 04:59:49 pm »
Mais uma vez a Antena1 a desprezar o jogo do SCB.

Mais uma vez um grande jogo...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #4366 em: Janeiro 22, 2023, 10:47:29 pm »
Na Tarde Desportiva de hoje apenas com um jogo da 1ª e 2ª Liga focaram-se muito no hóquei em patins relatando até parte do FC Porto-Sporting.
Muito bem.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #4367 em: Janeiro 23, 2023, 10:10:32 pm »
A diferença das manhãs informativas serem feitas a partir do Porto:
O noticiário das 8 da manhã começa com um incêndio urbano em Gondomar, um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e termina com a deliquencia e violência urbana na zona da Rua da Alegria/ D.Joao IV.
A Antena 1 a mostrar como se é diferente quando as notícias não são a partir de Lisboa, onde a perspectiva do país é sempre a mesma.
A TSF e Observador no mesmo registo de sempre, Lisboa e mais Lisboa. Só falta a locução de continuidade ser feita a partir do Porto para se respirar país na antena pública.
« Última modificação: Janeiro 23, 2023, 10:12:50 pm por Zeca 2021 »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #4368 em: Janeiro 23, 2023, 11:12:48 pm »
Esse noticiario que ouviu, é um óptimo noticiário de uma boa rádio local do Porto.

Parece que a Nova está a melhorar , falta saber como está a nível de informação...

modernices

• Hero Member
« Responder #4369 em: Janeiro 23, 2023, 11:54:40 pm »
Esse noticiario que ouviu, é um óptimo noticiário de uma boa rádio local do Porto.

Parece que a Nova está a melhorar , falta saber como está a nível de informação...

Esperemos que espectacular para a população do Porto ficar bem informada sobre o flagelo da delinquência na rua da alegria  :D

pdnf

• Hero Member
« Responder #4370 em: Janeiro 24, 2023, 12:10:33 am »

Esperemos que espectacular para a população do Porto ficar bem informada sobre o flagelo da delinquência na rua da alegria  :D

Ora bem, aqui está o referido noticiário, façam o favor de me explicar o porquê do referido ser de âmbito local e não digno do som nacional da Antena 1:

https://www.rtp.pt/play/p7496/e667559/noticiario-nacional

Não sou jornalista, mas se teria aberto com o incêndio de Gondomar? Provavelmente não, mas não o faria fosse ele em qualquer um dos 308 municípios do país, mas obviamente que tem lugar no jornal. O estudo da FMUP é pertinente, como seria se o mesmo tivesse sido realizado pela FMUL, FCUL, FMUM, NMS ou ICBAS. Claro que o facto de ter redação no Porto ajuda a escutar os protagonistas, daí a importância e relevo da presença regional, que deveria ser também reforçada em Coimbra, em Faro e noutros pontos do país. Afinal, todos nós pagamos o serviço público.
Finalmente, a reportagem sobre o Eskada Porto: foi tema do Portugal em Direto, não me parece descabido um apontamento no noticiário. Eu que sou da vizinha Gaia desconhecia que existiam problemas nessa zona da cidade. Porém, problemas no Cais do Sodré ouvimos falar deles sistematicamente. A questão é, se tal não é assunto para uma rádio nacional, o que até tendo a concordar, não o é tanto a Norte como a Sul. Já aqui frisei que nesse particular, estão igualmente péssimas AMP e AML porque apesar de saírem de Lisboa, uma boa parte das licenças locais na AML estão ocupadas com rádios que têm âmbito quase nacional ou pelo menos urbano. Daí que me faça sentido, até pela percentagem de população que vive nestas duas AM's (juntaria também Coimbra e Braga) que este tipo de notícias tenha destaque no som nacional, mas também gostava de ouvir mais trabalho, por exemplo, sobre o interior, as ilhas, o Alentejo.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

modernices

• Hero Member
« Responder #4371 em: Janeiro 24, 2023, 12:27:08 am »
Não sei responder se faz ou não sentido sair na Antena 1. Tvz algum jornalista que por aqui venha lhe possa responder. Agora acho é que o que faz sentido é haver rádios do Porto tratarem estes assuntos até para até quem é de Gaia saber!

pdnf

• Hero Member
« Responder #4372 em: Janeiro 24, 2023, 12:44:52 am »
Não sei responder se faz ou não sentido sair na Antena 1. Tvz algum jornalista que por aqui venha lhe possa responder. Agora acho é que o que faz sentido é haver rádios do Porto tratarem estes assuntos até para até quem é de Gaia saber!

Certo, e contra isso nada. Mas devolvo a questão, e que locais de Lisboa há a fazerem informação de qualidade? Isto considerando que A1, RR, TSF e OBS têm senão âmbito nacional, pelo menos metropolitano. Não são produtos locais da capital. Diria que uma rádio local de Lisboa deveria dar tão pouco destaque às notícias do eixo São Bento-Belém quanto uma localizada em Bragança, em Beja ou em Ponta Delgada. De uma vez por todas há que distinguir entre o que se passa em Lisboa e é relevante para o todo nacional e o que se passa em Lisboa e apenas releva para a região, e nos deixarmos deste problema, que repito, não tem origem na comunicação social.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #4373 em: Janeiro 24, 2023, 06:53:49 am »

Mas abrir noticiários com um buraco que numa rua de Lisboa isso já é bom ou que o hospital XPTO da Capital vai sofrer obras.

Atento

• Hero Member
« Responder #4374 em: Janeiro 24, 2023, 07:43:34 am »
Os noticiários saídos do Porto no horário nobre são sofríveis a roçar o medíocre...

Abrir noticiários com buracos e incêndios sem vítimas ou danos graves demonstra a mediocridade de quem os edita...

Outro dia, às 07:00, o "ilustre" Soares perdeu quase dois minutos à volta de informações de desporto, quando quase, quase a seguir tivemos o lançamento dos temas de desporto e depois a síntese desportiva às 07:30...

É o que temos...

Para quem não sabe para que servem as Orações coordenadas e subordinadas, o elevador radiofónico funcionou...

Já agora essa informação acerca da Rua da Alegria deve estar ao nível de uma entrevista que o redundante  seletivo de lentes ideológicas Amaral fez a um "investigador" sobre a castanha e castanheiros...

Quando o principal canal da Rádio Pública tem vários artistas em horário nobre, os contribuintes deviam ser ressarcidos ...

Não haverá um PRR para nós,  humildes contribuintes,que ainda ousam ouvir a Antena 1 nesse horário?

Com mais tempo falarei da ridícula situação à volta de David Ferreira...
« Última modificação: Janeiro 24, 2023, 07:52:15 am por Atento »

modernices

• Hero Member
« Responder #4375 em: Janeiro 24, 2023, 07:47:33 am »

Certo, e contra isso nada. Mas devolvo a questão, e que locais de Lisboa há a fazerem informação de qualidade? Isto considerando que A1, RR, TSF e OBS têm senão âmbito nacional, pelo menos metropolitano. Não são produtos locais da capital. Diria que uma rádio local de Lisboa deveria dar tão pouco destaque às notícias do eixo São Bento-Belém quanto uma localizada em Bragança, em Beja ou em Ponta Delgada. De uma vez por todas há que distinguir entre o que se passa em Lisboa e é relevante para o todo nacional e o que se passa em Lisboa e apenas releva para a região, e nos deixarmos deste problema, que repito, não tem origem na comunicação social.

Não sei. Eventualmente deve ser igual aí. A realidade que conheço e que aqui há rádios locais a fazer informação local. E há jornais locais, incluindo digitais a fazê-lo e bem. E quando o assunto é mais relevante as nacionais também lhe pegam mas não tão pormenorizado. O que se entende.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #4376 em: Janeiro 24, 2023, 07:49:17 am »
Os noticiários saídos do Porto no horário nobre são sofríveis a roçar o medíocre...

Abrir noticiários com buracos e incêndios sem vítimas ou danos graves demonstra a mediocridade de quem os edita...

Outro dia, às 07:00, o "ilustre" Soares perdeu quase dois minutos à volta de informações de desporto, quando quase, quase a seguir tivemos o lançamento dos temas de desporto e depois a síntese desportiva às 07:30...

É o que temos...

Para quem não sabe para que servem as Orações coordenadas e subordinadas, o elevador radiofónico funcionou...

Já agora essa informação acerca da Rua da Alegria deve estar ao nível de uma entrevista que o redundante  seletivo de lentes ideológicas fez a um "investigador" sobre a castanha e castanheiros...
Tudo que cheire a Porto é sempre para si medíocre ou mau. Está muito bem a Antena 1 de manhã com a informação desde o Porto e recomenda - se.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #4377 em: Janeiro 24, 2023, 10:27:29 am »
Sempre achei, que questões menores para a população em geral, mas que podem ter importância para as populações locais, não devem ser tema nos noticiários nacionais, a menos que as consequências sejam muito gravosas. Isto para mim, é questão de princípio, mesmo não tendo a sensibilidade de um jornalista, que pode até ver as coisas de outra forma.
Mas eu também tenho direito de exercer o meu poder de criticar..

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #4378 em: Janeiro 24, 2023, 10:30:50 am »
Sempre achei, que questões menores para a população em geral, mas que podem ter importância para as populações locais, não devem ser tema nos noticiários nacionais, a menos que as consequências sejam muito gravosas. Isto para mim, é questão de princípio, mesmo não tendo a sensibilidade de um jornalista, que pode até ver as coisas de outra forma.

Como também critico a notícia de obras na rede de saneamento em Lisboa como abertura de noticiário há uns tempos também tenho de reconhecer que fora do Porto estas notícias também podem não ser muito interessantes para os ouvintes de um noticiário nacional (tirando o estudo da FMUP).

O problema é a falta gritante de noticiários regionais para que evitar que isto acontecesse e muita gente continuar ainda a defender que Portugal é "pequeno demais" para os ter...
E não estou a falar do Portugal em Direto ter mais ou menos tempo, estou mesmo a falar de termos como em Espanha noticiários regionais pelo menos em horário nobre logo depois do nacional.
« Última modificação: Janeiro 24, 2023, 10:39:03 am por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
« Responder #4379 em: Janeiro 24, 2023, 01:16:48 pm »

Como também critico a notícia de obras na rede de saneamento em Lisboa como abertura de noticiário há uns tempos também tenho de reconhecer que fora do Porto estas notícias também podem não ser muito interessantes para os ouvintes de um noticiário nacional (tirando o estudo da FMUP).

O problema é a falta gritante de noticiários regionais para que evitar que isto acontecesse e muita gente continuar ainda a defender que Portugal é "pequeno demais" para os ter...
E não estou a falar do Portugal em Direto ter mais ou menos tempo, estou mesmo a falar de termos como em Espanha noticiários regionais pelo menos em horário nobre logo depois do nacional.

Isto resolvia-se com uma nova lei da Rádio, obrigando claramente à definição das rádios, evitando o atual hibridismo...a saber

1- Criar rádios distritais;

2- O grupo RTP ter direito a uma rede regional;

3- Todos os grupos nacionais serem obrigados a ter uma rede nacional de perfil generalista com informação regional a determinadas horas como acontece, por exemplo, em Espanha.

Exemplificando...

Grupo RTP

Antena1

Antena2

Antena 3

Antena4 Radio Regional

Grupo RR

Renascença generalista com forte componente infornativa e não o atual híbrido.

RFM

MEGA

Grupo Comercial

M80 desaparece, sendo completada a sua rede e exigida que seja generalista;

Rádio Comercial

Grupo TSF

TSF com rede nacional

+ uma rede nacional para programa musical.

Grupo Observador

Rede nacional para a Observador generalista

+ Rede Nacional Observador Música.

Infelizmente nasceu tudo torto na década de 80 e nas seguintes os vários poderes não foram exigentes.

« Última modificação: Janeiro 24, 2023, 01:31:22 pm por Atento »