Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1215512 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #4065 em: Outubro 07, 2022, 11:35:44 pm »
É uma empresa muito grande, muito antiga. Também tem os seus problemas e pessoas com os mesmos queixumes de outras rádios.

O que propõe?

O famoso deixa andar português?

pdnf

• Hero Member
« Responder #4066 em: Outubro 08, 2022, 02:58:38 pm »
Atento, claro que quando referi pegar em jovens, não estava a dizer para os enfiar nas manhãs de segunda à sexta. Meu caro, existem noites de fim-de-semana, madrugadas...
Note-se, a RDP tem 10 anos para pensar em renovar os animadores, se calhar nem tanto. E estes, que referiu e concordo, que são francamente bons, que idade tinham quando entraram na Antena 1? Pois...
A questão não é falta de talento. É sim, falta de oportunidade de agarrerm projetos que sejam minimamente desafiantes e que deêm para mostrar o que se vale. A geração que está hoje, quer na TV quer na rádio, com 50/60 teve uma oportunidade de ouro, que a atual não tem.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #4067 em: Outubro 08, 2022, 03:26:05 pm »
Atento, claro que quando referi pegar em jovens, não estava a dizer para os enfiar nas manhãs de segunda à sexta. Meu caro, existem noites de fim-de-semana, madrugadas...
Note-se, a RDP tem 10 anos para pensar em renovar os animadores, se calhar nem tanto. E estes, que referiu e concordo, que são francamente bons, que idade tinham quando entraram na Antena 1? Pois...
A questão não é falta de talento. É sim, falta de oportunidade de agarrerm projetos que sejam minimamente desafiantes e que deêm para mostrar o que se vale. A geração que está hoje, quer na TV quer na rádio, com 50/60 teve uma oportunidade de ouro, que a atual não tem.

Sim...

Mas as segundas linhas que a Antena1 tem hoje , na minha opinião,  não têm qualidade para uma rádio da importância da Antena1.

Os principais canais das rádios públicas europeias não se limitam a pessoas que põem umas músicas,  dizem as temperaturas e pouco mais...

Os recursos humanos desses operadores públicos europeus, sobretudo os que chefiam (veja-se, por exemplo, o currículo da atual diretora do principal canal de rádio do serviço público francês  - France Inter - que lidera as audiências) estão à frente do microfone, têm uma formação acima da média.  Uma rádio tendencialmente de palavra não pode, nem deve ser uma repetição de banalidades com trânsito,  temperaturas e chavões a cada intervenção, como, por exemplo, "bom dia", "daqui a bocadinho", "logicamente ", "bom dia"... Tudo isto espremido,  mais as canções do costume (algumas de qualidade muito duvidosa, não obstante serem "vendidas" como geniais) não enriquecem o éter.  Pelo contrário, afastam ouvintes, dando consistência à crise instalada nas chamadas rádios generalistas/informativas e empurrando os ouvintes parao duopolio da COMERCIAL  e RFM.
« Última modificação: Outubro 08, 2022, 03:28:43 pm por Atento »

modernices

• Hero Member
« Responder #4068 em: Outubro 08, 2022, 05:51:28 pm »
Aqui na minha região há um ditame que é: não se pode comparar a Estrada da Beira com a beira da estrada. Ora é justamente o que o meu amigo faz quando compara o serviço público de um país com outro serviço público de outro país. É como achar que a startup do primo la da terra tem que ter o mesmo “status cool” e condições que a Google.
Cada um tem o serviço público que pode. É claro que há muita coisa mal feita na RDP mas acho que você tem de se distanciar um bocado e tentar ver o todo para não cair no ridículo de dizer a tontice que disse sobre “o crime de lesa a pátria” que é ter no ar um locutor em detrimento de outro. Isso é subjetivo e considera apenas a sua opinião.
Se os diversos indicadores países como França, UK, Espanha (fico-me apenas por estes) comparam muito mal com os indicadores portugueses está a espera de ter o que? Uma shinning BBC com uma porta para Chelas?

Atento

• Hero Member
« Responder #4069 em: Outubro 08, 2022, 06:11:48 pm »
Aqui na minha região há um ditame que é: não se pode comparar a Estrada da Beira com a beira da estrada. Ora é justamente o que o meu amigo faz quando compara o serviço público de um país com outro serviço público de outro país. É como achar que a startup do primo la da terra tem que ter o mesmo “status cool” e condições que a Google.
Cada um tem o serviço público que pode. É claro que há muita coisa mal feita na RDP mas acho que você tem de se distanciar um bocado e tentar ver o todo para não cair no ridículo de dizer a tontice que disse sobre “o crime de lesa a pátria” que é ter no ar um locutor em detrimento de outro. Isso é subjetivo e considera apenas a sua opinião.
Se os diversos indicadores países como França, UK, Espanha (fico-me apenas por estes) comparam muito mal com os indicadores portugueses está a espera de ter o que? Uma shinning BBC com uma porta para Chelas?

Portanto....defende que deve continuar tudo na mesma, privilegiando a mediocridade e mete para aí que depois logo se vê...

É isso que defende?

Continuar a contratar malta para dizer as horas, dar informações de trânsito,  socorrer-se de bengalas repetidas "ad nauseam" e pouco mais...

Para si, tanto faz colocar no horário nobre A ou B?

Não há critérios?

A meritocracia e a qualidade não servem para nada?

As generalistas tendencialmente de palavra (cada vez com menos palavra, tendo em conta a mediocridade dos seus recursos humanos e conteúdos) devem, pois, continuar a bater na mesma tecla?

É isso?
« Última modificação: Outubro 08, 2022, 06:18:14 pm por Atento »

modernices

• Hero Member
« Responder #4070 em: Outubro 08, 2022, 06:24:50 pm »
Não vejo que a situação seja assim tão má como indica. Acho que a aí um sentimento qualquer que lhe tolda a análise.

A RDP é uma casa que conheço muito bem e acredite que lá também há quem queira fazer trabalho de qualidade e consegue, pasme-se! Concordo que há ainda muito por limpar mas agora está num ponto muito melhor que há uns anos.

Agora o português não pode é exigir à RDP o que não exige ao país, meu caro.

Atento

• Hero Member
« Responder #4071 em: Outubro 08, 2022, 06:59:49 pm »
Não vejo que a situação seja assim tão má como indica. Acho que a aí um sentimento qualquer que lhe tolda a análise.

A RDP é uma casa que conheço muito bem e acredite que lá também há quem queira fazer trabalho de qualidade e consegue, pasme-se! Concordo que há ainda muito por limpar mas agora está num ponto muito melhor que há uns anos.

Agora o português não pode é exigir à RDP o que não exige ao país, meu caro.

Melhorou...

Estagnou...

E paulatinamente está a regredir...

As rádios tendencialmente musicais estão em linha com o que se faz por essa Europa fora; por vezes, fazem mais e melhor...

Já as tendencialmente de palavra estagnaram e vão perdendo fôlego, levando a que, no caso da RR, esteja a diminuir os conteúdos de palavra ligados à informação.

Na Antena 1 a música também está a ocupar mais minutos...

Em todo caso, não me respondeu a algumas perguntas...

Fico a aguardar!

modernices

• Hero Member
« Responder #4072 em: Outubro 08, 2022, 07:24:53 pm »
Respondi no primeiro parágrafo

Atento

• Hero Member
« Responder #4073 em: Outubro 08, 2022, 08:33:47 pm »
Respondi no primeiro parágrafo

Não há qualquer sentimento que me tolha a análise.

Aliás,  há por aqui outros comentadores que vão ao encontro daquilo que vou escrevendo nomeadamente acerca do Programa da Manhã.

Atento

• Hero Member
« Responder #4074 em: Outubro 09, 2022, 01:34:31 pm »
Alguém me consegue explicar porque é que a Tarde Desportiva começa às 14:55, segundo a programação disponibilizada pela Antena1?

https://www.rtp.pt/antena1/programacao

Os jogos da tarde começam a partir das 15:30...

Hum...será para acompanhar a ida para o balneário dos jogadores do Moreirense e do Nacional?

Aguardemos,  por exemplo, pelas explicações do modernices...

Gestão Premium!!

Atento

• Hero Member
« Responder #4075 em: Outubro 09, 2022, 02:56:16 pm »
Adenda ao comentário anterior...

Afinal começou às 14:50 com José Pedro Pinto.
Para já conversa da treta com jingles pelo meio...
Depois das 14:53 notícias sobre o judo e lugares comuns sobre o grande prémio de fórmula 1 do Japão.

Ah...
Afinal arrancaram cedo para termos o acompanhamento da ida dos jogadores do Moreirense e do Nacional para o intervalo...
Nunca desiludem!

Ah...
A Arianinha já aprendeu a dizer ouvinte e não ouvintes.

Já está doutorada!

Com esta tangada toda não há o noticiário nacional das 15:00...

Mas às 18:30 termina a Tarde Desportiva para meia hora de música com o Canelas...

Só 30 minutos, porque depois entra o camarada Diamantino...

Há alguma senha de alimentação a partir de agora na Antena1?

Gestão Premium!!!!
« Última modificação: Outubro 09, 2022, 03:16:02 pm por Atento »

Atento

• Hero Member
« Responder #4076 em: Outubro 09, 2022, 04:18:07 pm »
Os ouvintes da Antena1 Madeira, em FM, têm direito à narração do jogo do Bessa com direito a comentador; os do Continente não.

Como os da primeira linha estão a descansar ou nas "suas televisões", o jogo da Liga 3 entre o Fafe e os Paredes ficou para ser acompanhado à distância pelo inefável Carlos Santos...
Um dos que acompanha a Liga 3 - Bruno Marques- que também faz uma perninha na Rádio Regional, foi desviado para o jogo do Bessa...

modernices

• Hero Member
« Responder #4077 em: Outubro 09, 2022, 05:11:31 pm »
Alguém me consegue explicar porque é que a Tarde Desportiva começa às 14:55, segundo a programação disponibilizada pela Antena1?

Hum...será para acompanhar a ida para o balneário dos jogadores do Moreirense e do Nacional?

Gestão Premium!!

O que escreve nem merece comentário mas, como pediu diretamente, digo-lhe que já as tem no primeiro parágrafo do meu post anterior

Atento

• Hero Member
« Responder #4078 em: Outubro 09, 2022, 05:19:44 pm »

Gestão Premium!!

O que escreve nem merece comentário mas, como pediu diretamente, digo-lhe que já as tem no primeiro parágrafo do meu post anterior

Tem explicação lógica ou acantona-se na tese do primeiro parágrafo?

modernices

• Hero Member
« Responder #4079 em: Outubro 09, 2022, 05:37:19 pm »
Claro que tem mas não faz sentido alimentar uma discussão consigo por causa do que escrevi na segunda parte do meu primeiro parágrafo