Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1215509 vezes)

pdnf

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #4050 em: Outubro 06, 2022, 02:07:46 pm »
Alerta CM: Atento quer pôr gente na cadeia por tirar um locutor e não o outro!

Isso é, como dizer… exagerado. Numa empresa privada passa se isso é muito mais.

E quanto mais... mesmo! Seja na rádio... ou noutro setor qualquer!
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #4051 em: Outubro 06, 2022, 02:40:53 pm »
Monica Mendes de regresso à titularidade nas manhãs da Antena 1. O  José Carlos Trindade, volta para o banco de suplentes. Há qualquer coisa que não joga bem aqui. José Carlos Trindade (JCT) claramente superior, na animação das manhãs, um animador na verdadeira acepção da palavra. Há por aí muitos locutores (o que lhe queiram chamar), apresentadores... mas animadores há muito poucos. José Carlos Trindade um dos melhores na Rádio em Portugal, por isso não se entende esta opção nas manhãs da 1. Um desperdicio. Seria JCT uma boa contratação para a TSF, por exemplo, ouviria muito bem JCT na TSF. Já não no Observador Rádio (Já que é a rádio que mais tem contratado), mas  sair de uma Antena 1, mesmo não estando a fazer emissões regulares, para a rádio do Observador, estaria a regredir. Ou como diz aquela expressão: a 'ir de cavalo para burro'.
Pelo contrário, JCT seria "titularíssimo" na Observador, em qualquer horário, tirando talvez as manhãs onde não é preciso mexer.

Seria um óptimo pivot para o final da tarde, por exemplo.

Atento

• Hero Member
« Responder #4052 em: Outubro 06, 2022, 03:17:07 pm »

Se se passa isso e muito mais está muito mal...

Já agora podem dizer que empresas privadas são essas?

São empresas sólidas ou passam por dificuldades?

A exigência dos caríssimos anda muito por baixo...

Com essa atitude Portugal ano após ano vai baixando mais um degrau...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #4053 em: Outubro 07, 2022, 01:03:53 am »

Eu sou do tempo em que havia 40 estagiários, de locutores a jornalistas, no Rádio Clube Português. Grupo na altura sólido de capital espanhol.

Falou-se há pouco tempo da gestão da RR face aos titularíssimos. Grupo sólido de alvarás históricos e detentor do mesmo que é um colosso.

A MCR teve em todos os anos 2000 uma gestão exatamente igual, de pena leve. Ver ponto 1.

A TSF introduziu três  locutores (José Lúcio da Silva, Marta Bernardo e Nuno Arantes Santos) que são fraquíssimos. Tem tido dinheiro a entrar e conseguido captar acionistas e fazer limpezas, nesse quadro tendo nível de solidez.

Nas rádios locais, nalguns casos envolver-se famílias na locução por parte da direção e todo o caos nesse setor nos anos 90 e 2000. E há rádios bem sólidas empresarialmente assim no meio.

É para continuar ou já percebeu a argolada que deu?
É que eu ficava aqui a noite toda a debitar casos.

O pdnf tem toda a razão. E quem melhor senão ele para saber, que é formado na área e até tem mais experiência disso que eu?
« Última modificação: Outubro 07, 2022, 01:07:52 am por Memorias da Radio »

Atento

• Hero Member
« Responder #4054 em: Outubro 07, 2022, 08:00:12 am »

Eu sou do tempo em que havia 40 estagiários, de locutores a jornalistas, no Rádio Clube Português. Grupo na altura sólido de capital espanhol.

Falou-se há pouco tempo da gestão da RR face aos titularíssimos. Grupo sólido de alvarás históricos e detentor do mesmo que é um colosso.

A MCR teve em todos os anos 2000 uma gestão exatamente igual, de pena leve. Ver ponto 1.

A TSF introduziu três  locutores (José Lúcio da Silva, Marta Bernardo e Nuno Arantes Santos) que são fraquíssimos. Tem tido dinheiro a entrar e conseguido captar acionistas e fazer limpezas, nesse quadro tendo nível de solidez.

Nas rádios locais, nalguns casos envolver-se famílias na locução por parte da direção e todo o caos nesse setor nos anos 90 e 2000. E há rádios bem sólidas empresarialmente assim no meio.

É para continuar ou já percebeu a argolada que deu?
É que eu ficava aqui a noite toda a debitar casos.

O pdnf tem toda a razão. E quem melhor senão ele para saber, que é formado na área e até tem mais experiência disso que eu?

Ainda bem que citou esses exemplos, comprovando o falhanço,  por trilharem esses caminhos...

RCP liderado por alguém que não reunia os mínimos olímpicos...

TSF a perder qualidade a olhos vistos ...

Rádios locais em declínio...

Gestão danosa.

Pach

• Newbie
  • *
« Responder #4055 em: Outubro 07, 2022, 04:28:33 pm »
Em relação ao José Carlos Trindade, acho que tem ritmo para as manhãs, mas às vezes falha um pouco ao nível da dicção e atropela-se um bocadinho. Quanto à Mónica Mendes, e apesar de gostar dela nos tempos da Energia/ Antena 3, é claramente um erro de casting para as manhãs.

Já agora fui surpreendido pela Noémia Gonçalves e acho que encaixa muito bem naquele horário. Em outras coisas que tinha ouvido dela, fiquei com dúvidas, mas agora acho que foi uma aposta certeira.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #4056 em: Outubro 07, 2022, 05:01:21 pm »
O José Carlos Trindade no regresso a casa hoje está eletrizante!

Não sei o que aconteceu mas parece o Francisco Sena Santos no dinamismo.

Infelizmente a hora das 16h teve imensos enganos (melhorou no final da hora) mas o tom no regresso a casa é este!

Que aconteceu para isto?? Não estou habituado a tamanha ginga na A1, mas gosto!

Também gosto do horário e da locução a dias úteis da Noémia Gonçalves.
« Última modificação: Outubro 07, 2022, 05:03:41 pm por Memorias da Radio »

Luis P Borges

• Sr. Member
« Responder #4057 em: Outubro 07, 2022, 05:45:28 pm »
Também estou a ouvir a Antena 1 desde as 16 horas e tive essa ideia: O José Carlos Trindade está 'Endiabrado' , tal é a energia, muito bom, é isso mesmo, a Antena 1 tem de ter emissões assim.

Consultei a programação da próxima semana da Antena 1. E JCT já não consta, vejamos:

7-10 Mónica Mendes
10-14 Augusto Fernandes
14-16 Noémia Gonçalves
16-20 Filomena Crespo
20-23 Jorge Afonso
Madrugada com Miguel Freitas.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #4058 em: Outubro 07, 2022, 05:51:52 pm »
Sim, está a ser uma boa e dinâmica emissão. É nova rubrica que gostei do Pedro Miguel Ribeiro, " mortinhos por sair de casa", que tal como o nome indica, sugestões de espectáculos para sair de casa...

A Filomena já não tem esta " pedalada"...

Atento

• Hero Member
« Responder #4059 em: Outubro 07, 2022, 05:54:02 pm »
Só uma gestão danosa é que tira "hoje por hoje" o melhor que a casa tem neste momento do horário nobre da rádio 7:00-10:00.

Neste momento  JCT está muito à frente daquilo que existe hoje na casa.

José Carlos Trindade
Augusto Fernandes
Jorge Afonso
Filomena Crespo
José Candeias
C
O
M
E
S
T
O
F
O
P
A
R
A
E
S
T
A
R
E
M
N
A
A
N
T
E
N
A
1

Os restantes animadores não têm categoria para estar numa rádio como a Antena1.

Sobre Pedro Miguel Ribeiro...

Direi que tem categoria suficiente para .. .
Mas não para estar tolhido nas peças musicais...

Também aqui se prova que há uma gestão danosa dos recursos humanos.

pdnf

• Hero Member
« Responder #4060 em: Outubro 07, 2022, 08:17:28 pm »

Ainda bem que citou esses exemplos, comprovando o falhanço,  por trilharem esses caminhos...

Gestão danosa.

Cuidado com os diferenciais de conceitos: gestão danosa é diferente de má gestão. No caso das Antenas Públicas, sendo a Administração fundamentalmente dependente direta ou indiretamente do Executivo, cabe ao povo português, a cada 4 anos fazer pesar essa gestão, como mais um dos considerandos na hora de votar. Naturalmente, que poucos o farão, porque o universo empresarial do Estado é de facto bastante opaco, e porque na campanha eleitoral, muito raramente se fala das 4 antenas públicas (li alguns programas, vi menção apenas em 2 ou 3, e nenhum deles era os dos dois grandes partidos de poder, PSD e PS).

Casos que configurariam uma figura susceptível de criminalização: fraude, desvio de dinheiros públicos, assédio laboral (ou sexual). Agora, a escolha de um locutor menos competente? Nunca. Eu concordo com o Atento, prefiro JCT, voltou a Mónica e lá voltei a mudar para a RR, mas certamente há quem goste mais de Mónica Mendes. Eu verdadeiramente, gostava de uma dupla, como referiu e bem o AG à la Observador. Isto não é uma ciência exata. Nos tópicos das musicais, nomeadamente das jovens, temos tido algumas conversas interessantes sobre estes critérios de escolha. Temos de ter algum cuidado, nós ouvintes, porque quem está do outro lado, estará certamente a dar o seu melhor, e por vezes a agarrar com unhas e dentes oportunidades escassas. Direções, em não ceder a critérios da popularidade ou de "escuta fácil", particularmente numa rádio com o pendor institucional que tem a Antena 1, queira-se ou não, a principal estação a operar em Portugal.
Neste momento, até acho que o principal problema da Antena 1 é o envelhecimento dos animadores, não falta de qualidade. Sinceramente, gostava de ver um rasgo de criatividade e pegar em 1/2 jovens até aos 35 e pô-los ao comando de uma emissão, como aconteceu com estas "estrelas" hoje com 50's/60's. Há muito talento por aí, pronto a fazer coisas bem mais sérias do que 1500 minutos de música sem parar.
« Última modificação: Outubro 07, 2022, 08:26:25 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #4061 em: Outubro 07, 2022, 11:00:55 pm »

Gestão danosa.

Cuidado com os diferenciais de conceitos: gestão danosa é diferente de má gestão. No caso das Antenas Públicas, sendo a Administração fundamentalmente dependente direta ou indiretamente do Executivo, cabe ao povo português, a cada 4 anos fazer pesar essa gestão, como mais um dos considerandos na hora de votar. Naturalmente, que poucos o farão, porque o universo empresarial do Estado é de facto bastante opaco, e porque na campanha eleitoral, muito raramente se fala das 4 antenas públicas (li alguns programas, vi menção apenas em 2 ou 3, e nenhum deles era os dos dois grandes partidos de poder, PSD e PS).

Casos que configurariam uma figura susceptível de criminalização: fraude, desvio de dinheiros públicos, assédio laboral (ou sexual). Agora, a escolha de um locutor menos competente? Nunca. Eu concordo com o Atento, prefiro JCT, voltou a Mónica e lá voltei a mudar para a RR, mas certamente há quem goste mais de Mónica Mendes. Eu verdadeiramente, gostava de uma dupla, como referiu e bem o AG à la Observador. Isto não é uma ciência exata. Nos tópicos das musicais, nomeadamente das jovens, temos tido algumas conversas interessantes sobre estes critérios de escolha. Temos de ter algum cuidado, nós ouvintes, porque quem está do outro lado, estará certamente a dar o seu melhor, e por vezes a agarrar com unhas e dentes oportunidades escassas. Direções, em não ceder a critérios da popularidade ou de "escuta fácil", particularmente numa rádio com o pendor institucional que tem a Antena 1, queira-se ou não, a principal estação a operar em Portugal.
Neste momento, até acho que o principal problema da Antena 1 é o envelhecimento dos animadores, não falta de qualidade. Sinceramente, gostava de ver um rasgo de criatividade e pegar em 1/2 jovens até aos 35 e pô-los ao comando de uma emissão, como aconteceu com estas "estrelas" hoje com 50's/60's. Há muito talento por aí, pronto a fazer coisas bem mais sérias do que 1500 minutos de música sem parar.

Há muito talento por aí?

Onde?

A administração do grupo RTP não depende do governo. Não é o governo que nomeia.

O modelo de governo do grupo RTP é semelhante ao da BBC.

Se não estão a cumprir essas linhas orientadoras, já estão a resvalar...

No fundo é gestão danosa...
Má gestão que leva ao abandono de ouvintes e consequências a partir daí. 

Num grupo privado, perda de publicidade.
Problemas financeiros...

Aqui não! Por isso, insistem.

É um verdadeiro assédio moral e "financeiro " ao Zé contribuinte...

Acha que os responsáveis da BBC, ou da Rádio France lançavam assim duas pessoas para um horário sem os devidos testes feitos e aprovados?

A diretora da France Inter (Laurence Bloch até fevereiro de 2022 - atingiu o limite de idade 70 anos, tendo sido substituída por Adele Van Reeth de 39 anos) e a sua equipa ouvem todos os programas que passam em antena  e fazem, sempre que se justifique, os devidos reparos.

O programa da manhã da Antena1 e os seus protagonistas desde 14 de fevereiro de 2022 aguentariam no máximo três  dias. O programa seria suspenso e os dois artistas teriam ido dar uma volta...

Aliás jamais seriam contratados para o principal horário da rádio...

Moral da história: a Rádio France é o grupo nacional com mais ouvintes em França.  A RTP - RÁDIO tem cada vez menos.
Por essa Europa temos grupos públicos com ouvintes, liderando na maior parte dos casos. Em Portugal, temos os vários diretores a dizer que tanto faz ter ouvintes como não ter.

Esta tangada só em Portugal e no grupo público rtve em Espanha (aqui pelo miserável assalto dos partidos políticos).
« Última modificação: Outubro 07, 2022, 11:19:53 pm por Atento »

modernices

• Hero Member
« Responder #4062 em: Outubro 07, 2022, 11:18:23 pm »
Calma Atento. Você ainda tem um ataque à conta da RDP…

Atento

• Hero Member
« Responder #4063 em: Outubro 07, 2022, 11:24:01 pm »
Calma Atento. Você ainda tem um ataque à conta da RDP…

Não!
Já estou vacinado.
É uma casa que costuma repetir os mesmos erros.
Há períodos em que tais erros são mais carregados e visíveis.

É mais fácil fazer parcerias com órgãos de cs fora da casa do que os vários canais de tv e rádio do grupo dialogarem entre si.
Sintomático!
« Última modificação: Outubro 07, 2022, 11:33:00 pm por Atento »

modernices

• Hero Member
« Responder #4064 em: Outubro 07, 2022, 11:27:30 pm »
É uma empresa muito grande, muito antiga. Também tem os seus problemas e pessoas com os mesmos queixumes de outras rádios.