Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1214671 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #3975 em: Setembro 24, 2022, 02:14:09 pm »
O Atento parou algures nos anos 90, altura em que o desporto dava audiências à rádio.

Lembro-me que só em Lisboa, haviam relatos na A1, RR, Comercial, CMR e Cidade FM.

Com aperecimento da Sport TV e os seus múltiplos canais mais a Eleven, Canal 11 e etc, etc., tudo mudou.

Hoje um português tipo que gosta de desporto, compra umas cervejas e uns petistos e fica ali tardes e noites a ver, e muda da Sport TV 1, para a Sport TV, consoante o gosto clubístico.

Depois há ainda uns poucos saudosistas do passado, que aínda  têm gosto de ouvir relatos, por exemplo o meu velho e querido pai, de quem herdei o gosto de ouvir rádio.

E não, hoje o desporto na rádio já não tem grandes audiências...

E também na Europa não há tantos canais dedicados só ao desporto, como há em Portugal.
« Última modificação: Setembro 24, 2022, 02:16:08 pm por R4 »

modernices

• Hero Member
« Responder #3976 em: Setembro 24, 2022, 02:32:13 pm »
O desporto na rádio tem os dias contados. Tardes/noites com horas de transmissão de um relato seja de que clube for é anacrónico. O futebol consome-se na televisão e nas apps/sites que até já apresentam na timeline a imagem resumo dos golos poucos minutos após acontecerem.
Ouvir um relato mais dia menos dia será coisa de canal história. Estamos a falar de custos enormes cujo retorno muitas vezes é duvidoso. Ignorar isto será tentar parar o vento com as mãos.

Atento

• Hero Member
« Responder #3977 em: Setembro 24, 2022, 03:05:36 pm »
O desporto na rádio tem os dias contados. Tardes/noites com horas de transmissão de um relato seja de que clube for é anacrónico. O futebol consome-se na televisão e nas apps/sites que até já apresentam na timeline a imagem resumo dos golos poucos minutos após acontecerem.
Ouvir um relato mais dia menos dia será coisa de canal história. Estamos a falar de custos enormes cujo retorno muitas vezes é duvidoso. Ignorar isto será tentar parar o vento com as mãos.

Essa afirmação lembra-me aquelas que afirmavam que com o aparecimento da tv e mais tarde com a net a rádio tinha os dias contados.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3978 em: Setembro 24, 2022, 03:25:55 pm »
Vá dizer isso a quem achou a mesma coisa nos anos 90 com a TV2 e acabou a afundar tanto o canal que para salvar a pele teve que se tornar cultural (foi a saída airosa possível)…

Nem toda a gente está tão interessada em desporto e seguramente ninguém neste país vai acompanhar uma emissão de 12 ou 13 horas seguidas dele. É quase uma demissão de funções do serviço público, do género “como não conseguimos formar aqui têm desporto em série para compensar”.

Uma grelha generalista quer-se equilibrada. Desporto da hora de almoço até ao final da noite é tudo menos isso.

Modalidades? Segunda liga? Absolutamente. 13 horas de desporto? Nunca na vida. Se desporto resolvesse alguma coisa tinha resolvido as audiências da RTP1 em 96/97 e nunca resolveu - e também havia quilos dele em antena.
???

As transmissões desportivas seguraram as audiências da rtp 1 até à chegada de Rangel.

O desporto so fim de semana na rtp2/tv2 tinha o triplo das audiências que a rtp2 tem hoje.

Um canal que está em coma tal como a rtp3.

Os conteúdos desportivos são conteúdos de excelência para uma rádio generalista.

Os responsáveis da Marktest que comecem a apresentar nos estudos as audiências em diferentes horários.
Que os deem a conhecer ao grande público.

Em Espanha, França e Itália é  isso que acontece.

AHAHAHAH ai sim?

Então como é que o Canal1 cai dos 50% que tinha em 1993 para cerca de 35% em 1996, mantém-se em leve declínio caindo para a casa dos 30% já em 2000… e assim que a TVI arranca com novelas vai para os 20/25%?

E como é que a TV2 cai nesse período de 12/13% para 5% ainda antes da entrada em vigor da grelha mais cultural na renegociação do contrato de concessão de 95?

Comparar as audiências atuais com 100 canais monitorizados e comparar as audiências em 1995/2000 em que o sinal aberto tinha 85-100% da captação… é de uma desonestidade intelectual que fico parvo. Mais ainda extrapolando para a rádio.

O mundo mudou. Lá porque para si ainda faz as coisas como no seu tempo não quer dizer que à sua volta as pessoas o façam. E não fazem, que em 20 anos mudámos de hábitos de consumo várias vezes. As subcorrentes dos anos 90 são as traves mestras do dia de hoje. E não, não é de excelência. É um conteúdo de valor adicional numa grelha de uma generalista mas que como em tudo, se se abusa perde esse avanço. Já hoje acontece com as novelas.

O Atento parou algures nos anos 90, altura em que o desporto dava audiências à rádio.

Lembro-me que só em Lisboa, haviam relatos na A1, RR, Comercial, CMR e Cidade FM.

Com aperecimento da Sport TV e os seus múltiplos canais mais a Eleven, Canal 11 e etc, etc., tudo mudou.

Hoje um português tipo que gosta de desporto, compra umas cervejas e uns petistos e fica ali tardes e noites a ver, e muda da Sport TV 1, para a Sport TV, consoante o gosto clubístico.

Depois há ainda uns poucos saudosistas do passado, que aínda  têm gosto de ouvir relatos, por exemplo o meu velho e querido pai, de quem herdei o gosto de ouvir rádio.

E também na Europa não há tantos canais dedicados só ao desporto, como há em Portugal.

Tudo dito. Obrigado, R4!

Atento

• Hero Member
« Responder #3979 em: Setembro 24, 2022, 03:34:22 pm »

"E não, hoje o desporto na rádio já não tem grandes audiências..."

Tem esses dados relativamente a Portugal?

Em Espanha, por exemplo, os estudos dizem precisamente o contrário...

"E também na Europa não há tantos canais dedicados só ao desporto, como há em Portugal."

Podia exemplificar com outro pais, mas faço-o com Espanha...

1- Em Espanha há  5 rádios generalistas + 1 temática desportiva que acompanham detalhadamente as várias modalidades ...
https://cadenaser.com/cadena-ser/carrusel-deportivo/

https://www.cope.es/programas/tiempo-de-juego

https://www.ondacero.es/programas/radioestadio/

https://www.rtve.es/radio/tablero-deportivo/

Esradio entra em simultâneo com Rádio Marca.

https://www.marca.com/radio.html

Os Telejornais das tvs espanholas têm 15 minitos dedicados ao desporto.
A 4 e a 6 têm duas horas diárias dedicadas ao desporto.

O grupo RTVE tem um canal dedicado ao desporto - Teledeporte.

Mega (tv) do Grupo Atresmedia transmite o programa Chiringuito que dura mais de duas horas.

Há vários canais de tv paga dedicados ao desporto...

Os canais regionais de tv e rádio também dedicam horas ao desporto...

Todos os dias à noite todas as rádios generalistas dedicam mais de duas horas ao desporto...

Em Portugal, tudo isto - diz o R4 - que só fazia sentido nos anos 90 ou até aos anos 90...

Claro,  claro, as rádios generalistas não evoluíram e optaram pelo caminho mais fácil: encher a programação com mais música a metro...

Caro R4 e afins: as rádios generalistas em Portugal estão no bom caminho. Parabéns! Vendem saúde financeira e estão na crista da onda nas audiências,  atraindo publicidade como nunca.

Curiosamente ou não as rádios generalistas em Portugal, exceptuando a RR, estão a apresentar mais programas de desporto, nomeadamente no âmbito do comentário...ver o que se passa na Antena1,  TSF e Observador...

Hum...

« Última modificação: Setembro 24, 2022, 03:43:59 pm por Atento »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3980 em: Setembro 24, 2022, 03:58:37 pm »
Tenho que fazer uma rectificação.

Queria dizer que em nenhum país existem tantos canais de TELEVISAO como em Portugal.

Por cá, existe a Sport TV com imensos canais, já hes perdi a conta, mais Eleven, o Canal 11, a Bola TV, os clubes têm ainda os canais deles.

Por exemplo a RR, já para aí à 20 anos que não consegue patrocínios para os relatos, quando na década de 90, tinha vários, a TSF tinha um, de uma marca de desodorizante masculino, isto à pouco tempo e até esse perdeu.

O caro Atento, acha que isto acontece porque as audiências são fabulosas, os departamentos comerciais das rádios,é que são tremendamente incompetentes por não conseguir esses patricinios?
« Última modificação: Setembro 24, 2022, 04:00:36 pm por R4 »

pdf

• Visitante
« Responder #3981 em: Setembro 24, 2022, 04:12:14 pm »
Num país tomado por 32948093285092385 canais desportivos, 209480932840932840923 programas de comentário nos canais de notícias (muitas vezes a roçar o ordinário e a incendiar ainda mais um ambiente que já de si é tóxico), 398509438509435430985309485 sites online com resultados ao minuto, 934938493894 sites de apostas onde até se pode ver as jogadas em tempo real...

Bem, parece-me que a rádio fazer parte do lote que engrossa esta loucura é contraproducente.

Sou dos que torci o nariz quando a Observador resolveu começar a apostar em relatos, era a única que não o fazia e a que sintonizava quando nas outras estava a dar algum jogo que não me interessava (estou a brincar, não me interessa nenhum). A Antena 1 não tem de cortar totalmente até porque há que cumprir serviço público, mas maratonas de 12 horas é... exagerado.

Onde podem fazer a diferença - p. e. relatar o Braga, como já foi aqui dito - não fazem, por isso servem para nada, bola, zero.

Aracaçu

• Hero Member
« Responder #3982 em: Setembro 24, 2022, 04:12:52 pm »
Augusta Henriques é uma das rainhas da informação na Antena 1. Ao nível da rainha da informação da TSF, que é a Ana Cristina Henriques.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3983 em: Setembro 24, 2022, 04:24:17 pm »
Num país tomado por 32948093285092385 canais desportivos, 209480932840932840923 programas de comentário nos canais de notícias (muitas vezes a roçar o ordinário e a incendiar ainda mais um ambiente que já de si é tóxico), 398509438509435430985309485 sites online com resultados ao minuto, 934938493894 sites de apostas onde até se pode ver as jogadas em tempo real...

Bem, parece-me que a rádio fazer parte do lote que engrossa esta loucura é contraproducente.

Sou dos que torci o nariz quando a Observador resolveu começar a apostar em relatos, era a única que não o fazia e a que sintonizava quando nas outras estava a dar algum jogo que não me interessava (estou a brincar, não me interessa nenhum). A Antena 1 não tem de cortar totalmente até porque há que cumprir serviço público, mas maratonas de 12 horas é... exagerado.

Onde podem fazer a diferença - p. e. relatar o Braga, como já foi aqui dito - não fazem, por isso servem para nada, bola, zero.

Eu ainda hoje torço o nariz a haver relatos lá. Ainda se fossem diferentes dos das outras era uma coisa. Mas onde anda um relato do Boavista, do Salgueiros, do Braga, do Guimarães, do Estrela da Amadora ou do Alverca e do Cova da Piedade? Não sei se estás a perceber onde quero chegar aqui…

São 3 rádios a fazer relatos, é muita fruta. Se calhar pela diluição de audiências é que não há patrocinadores. Se alguma delas desistisse, já havia. Assim dividem-se por 3 na audiência potencial para isto… que é pouco.

A TSF chegou a ter Jogos Santa Casa no patrocínio intercalar e a Observador o Betano. Aliás, a Observador até tinha os anúncios ao Betano de uma forma muito… insistente… eram quase a cada 10 minutos, uma pessoa saturava se de ouvir o relato sobretudo por ser sempre o mesmo exato spot de 10 em 10 minutos, não variava.

Não precisamos de ter 12 horas de desporto. Precisamos de ter desporto, isso sem dúvida. Mas 12 horas é absurdo. Eu trabalho aos fins de semana por vezes na casa das 10/14 horas e alguém acha que eu ouço tardes desportivas integrais?

Atento

• Hero Member
« Responder #3984 em: Setembro 24, 2022, 04:27:26 pm »

Queria dizer que em nenhum país existem tantos canais de TELEVISAO como em Portugal.

Por cá, existe a Sport TV com imensos canais, já hes perdi a conta, mais Eleven, o Canal 11, a Bola TV, os clubes têm ainda os canais deles.

Por exemplo a RR, já para aí à 20 anos que não consegue patrocínios para os relatos, quando na década de 90, tinha vários, a TSF tinha um, de uma marca de desodorizante masculino, isto à pouco tempo e até esse perdeu.

O caro Atento, acha que isto acontece porque as audiências são fabulosas, os departamentos comerciais das rádios,é que são tremendamente incompetentes por não conseguir esses patricinios?

A maior parte dos países tem mais canais de tv do que Portugal...

A TDT em Espanha deve ter pelo menos 20...

Nós temos 7...

O desporto é um conteúdo fundamental numa rádio generalista e não a música a metro.

Aliás,  as generalistas que insistirem em encher a antena com mais música a metro (caminho mais fácil e barato) continuarão a definhar.

Curiosamente...o programa mais ouvido em Portugal  não tem música a metro.

Mas tem comunicadores e esses não abundam em Portugal...
« Última modificação: Setembro 24, 2022, 04:37:07 pm por Atento »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3985 em: Setembro 24, 2022, 05:11:06 pm »
Falo em canais dedicados totalmente ao desporto, como a Sport TV e afins.

Fala no programa de mais audiência em Portugal, penso que esta a referir-se às Manhãs da Comercial, que curiosamente raramente falam em desporto ou nem têm nenhuma rubrica desportiva.

Eu não defendo rádios com música a metro, mas há muitos outros temas que podem ser abordados e sem excluir o desporto.

Por exemplo a A1, teve este verão um programa ao vivo de várias praias portuguesas. Ora esse é um dos caminhos.

Atenção, não defendo a exclusão dos desporto na A1, eu defendo o actual, com algumas correções.

Por exemplo, acho que este ano, fazia todo o sentido relatar em os jogos do Braga, como faz a TSF. Não é que tenham grande audiência ( como já aqui disse o relatador Nelson Soares, há um acordo entre o Braga e a TSF), mas Braga, e seu principal clube merecem...
« Última modificação: Setembro 24, 2022, 05:22:58 pm por R4 »

Atento

• Hero Member
« Responder #3986 em: Setembro 24, 2022, 05:28:54 pm »
Falo em canais dedicados totalmente ao desporto, como a Sport TV e afins.

Fala no programa de mais audiência em Portugal, penso que esta a referir-se às Manhãs da Comercial, que curiosamente raramente falam em desporto ou nem têm nenhuma rubrica desportiva.

Eu não defendo rádios com música a metro, mas há muitos outros temas que podem ser abordados e sem excluir o desporto.

Por exemplo a A1, teve este verão um programa ao vivo de várias praias portuguesas. Ora esse é um dos caminhos.

Atenção, não defendo a exclusão dos desporto na A1, eu defendo o actual, com algumas correções.

Por exemplo, acho que este ano, fazia todo o sentido relatar em os jogos do Braga, como faz a TSF...

Em qualquer país há mais canais de desporto do que em Portugal até segmentados.

A Comercial não é atualmente generalista; é uma rádio tendencialmente musical e de entretenimento.
E faz bem para aquilo que está formatada.

A Antena1 se não mantém o programa Maré Alta em antena é porque não quer ou porque os seus responsáveis não sabem ou não querem...

Horário: domingo 10:00-12:00.
Afinal de contas o Amor É  também está entre as 23:00 e as 00:00 de domingo...

A essa hora já não há futebol.

Absolutamente natural a Antena1 ter a sua emissão desportiva entre as 15:00  e as 23:00 com blocos informativos cuidados.

Se não o fazem é porque não querem!

Atento

• Hero Member
« Responder #3987 em: Setembro 24, 2022, 08:13:25 pm »

Sobre patrocínios, R4 e outros colegas do fórum...

https://prnoticias.com/2020/02/11/precios-anuncios-cope-herrera-tiempo-juego-partidazo/?amp=1

https://www.oblicua.es/mobile/publicidad/en-cadena-cope.html

https://www.oblicua.es/mobile/publicidad/publicidad-espana.html

A COPE e a SER têm anunciantes em fila de espera para os programas de desporto durante o fim de semana.

Sobre patrocínios em Portugal...ninguém vai patrocinar uma coisa medíocre,  ou que mantenha o mesmo registo há décadas sem inovação ou nomes fortes que atraiam ouvintes...
« Última modificação: Setembro 24, 2022, 08:18:44 pm por Atento »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3988 em: Setembro 24, 2022, 08:20:47 pm »
Pois, não duvido, mas estamos em Portugal.

Recordo - me agora que a RR também teve o patrocínio da Panini, marca de cromos   de jogadores de futebol, que durou meia época.

Em Portugal  é isto, patrocínios em curtos espaços de tempo...
« Última modificação: Setembro 24, 2022, 08:37:27 pm por R4 »

pdnf

• Hero Member
« Responder #3989 em: Setembro 24, 2022, 08:31:28 pm »

A COPE e a SER têm anunciantes em fila de espera para os programas de desporto durante o fim de semana.

Sobre patrocínios em Portugal...ninguém vai patrocinar uma coisa medíocre,  ou que mantenha o mesmo registo há décadas sem inovação ou nomes fortes que atraiam ouvintes...

Os mercados são diferentes, em Portugal a TV é rainha no futebol e as restantes modalidades valem pouco em termos audiométricos,por isso mesmo a Antena 1 as deveria acompanhar, por ser isso o Serviço Público. Mas...mas... não descurar os departamentos comerciais dos nossos grupos de rádio. Que não são, nem para lá caminham, excepcionais. É uma área em que, por força do estado calamitoso em que se encontram TODOS os grupos, se investe pouco. É um ciclo de enterrar cada vez mais no buraco.

Não obstante, e não gostando eu de desporto, faz-me sentido que na Antena 1, existe acompanhamento da Primeira Liga, ao estilo Tarde Desportiva, que ouvia nos anos 90/00. Porquê? As pessoas deslocam-se ao domingo à tarde, vão ao shopping, à praia, a casa de familiares. Não ficam a vegetar em frente a um sofá.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.