Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1213635 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #3120 em: Dezembro 14, 2021, 03:51:36 pm »
Música ao vivo incluída na Tarde Desportiva?

Eu até concordo com um programa de música ao vivo, em moldes modernos, mas na Tarde Desportiva NAO!

Tambem concordo com espaços de cidadania e desporto escolar, mas também NAO naTarde Desportiva.

Prefiro pequenos passatempos sobre conhecimento desportivo e espaços de pequenos fóruns onde ouvintes participam sobre feitos de várias modalidades.
De resto sempre que possível, sim ouvir em directo os protagonistas do dia, nas diversas modalidades...

A retomar as Tardes Desportivas tem que ser em novos moldes, atentos a nova forma de modernidade de ver e sentir o desporto.

Pessoalmente seria ouvinte deste formato...

Atento

• Hero Member
« Responder #3121 em: Dezembro 14, 2021, 03:56:05 pm »
Música ao vivo incluída na Tarde Desportiva?

Eu até concordo com um programa de música ao vivo, em moldes modernos, mas na Tarde Desportiva NAO!

Tambem concordo com espaços de cidadania e desporto escolar, mas também NAO naTarde Desportiva.

Prefiro pequenos passatempos sobre conhecimento desportivo e espaços de pequenos fóruns onde ouvintes participam sobre feitos de várias modalidades.
De resto sempre que possível, sim ouvir em directo os protagonistas do dia, nas diversas modalidades...

A retomar as Tardes Desportivas tem que ser em novos moldes, atentos a nova forma de modernidade de ver e sentir o desporto.

Pessoalmente seria ouvinte deste formato...

Não porquê?

Porque tira o tapete a muito reclamante?

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3122 em: Dezembro 14, 2021, 04:32:15 pm »
Não, porque defendo Tardes dinâmicas interactivas, com forte participação do auditório, com participaçoes saudáveis, sem clubites nem Insultos nem más educacoes.

Mas veremos o que aí vem, se for mais do mesmo, não vejo grande futuro, até porque defendo uma A1 renovada!

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3123 em: Dezembro 14, 2021, 05:10:42 pm »
Não, porque defendo Tardes dinâmicas interactivas, com forte participação do auditório, com participaçoes saudáveis, sem clubites nem Insultos nem más educacoes.

Mas veremos o que aí vem, se for mais do mesmo, não vejo grande futuro, até porque defendo uma A1 renovada!

Gostava que isso acontecesse tal como por exemplo na Cadena COPE, mas com a cultura desportiva que temos muito pouca gente iria falar dos jogos da tarde e ia ser uma conversa sobre os jogos dos 3 grandes que ia muito provavelmente descambar na tal clubite. Mas via isso ao acontecer à noite na hora final de emissão, como já fizeram em alguns derbies por exemplo.

Por isso, acho que no caso português a música ao vivo seria uma boa opção para preencher tempos mortos entre jogos. Se não fosse possível, porque não ter momentos de humor... o que se tem de perceber é que neste momento já pouca gente ouvirá uma Tarde Desportiva 100% "séria" com as alternativas que existem fora da rádio.
« Última modificação: Dezembro 14, 2021, 05:29:53 pm por radiokilledtheMTVstar »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3124 em: Dezembro 14, 2021, 05:44:25 pm »
Seriam pequenos fóruns temáticos com participação de 3 ou 4 ouvintes. Por exemplo o Miguel Oliveira faz uma boa prova no Motogp, então essa seria a razão para essa participação.

Ja fóruns depois dos jogos, era certo e sabido que descanbava logo para a clubites, para arbitagems, Insinuacoes  ou o diabo a sete..

O espírito de programa seria sempre saudável...

Pach

• Newbie
  • *
« Responder #3125 em: Dezembro 14, 2021, 06:25:43 pm »
O que é feito do Ricardo Soares? Desapareceu das manhãs. Não tendo um vozeirão, era exímio na condução da emissão, quase como um número 10! E o Augusto Fernandes também muito bom e aí juntando a voz.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3126 em: Dezembro 14, 2021, 06:43:23 pm »
Deve estar na prateleira a fazer companhia a outros...
E sem dúvida que estava confortável na condução do programa da Manhã, mas quem manda, lá saberá. Ou então foi o próprio a querer sair..

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #3127 em: Dezembro 14, 2021, 06:46:53 pm »
Já agora, outras ideias para A1 :

- Madrugadas das 2 às 6, como José Candeias( como aconteceu durante o confinamento), interagindo como auditório, como só ele sabe fazê...

- Programa da Manhã, das 6 às 10....

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3128 em: Dezembro 14, 2021, 07:24:07 pm »
Cidadania e desporto escolar na Tarde Desportiva? Quê, vamos saber do corta-mato da EB2/3 da Rinchoa que teve 1400 participantes com repórter da Antena 1 no local? Mas que palhaçada vem a ser esta?

E cidadania na Tarde Desportiva? Quê, vão ser conselhos do tipo "não atire a bola com muita força na proximidade de vidros da sua vizinha"? "não faça faltas de propósito"? "Não entre duro por trás senão magoa"? Oh meu deus do céu, ninguém tem pachorra.

Música ao vivo na tarde desportiva é outra ideia que só pode ter sido tirada dos programas da RTP1 e que faz cerca de zero sentido em antena. "Bem, este foi o comentário de Luís Alves, residente em Ovar, sobre o desempenho do Benfica no jogo com o Santa Clara. E agora vamos à música, com Samuel Uria e A Contenção ao vivo!"

Isto faz algum sentido?! Só para circo...

Tenho para mim que o modelo mais adequado será o do R4. Tardes sem ser tardes, mais ser o dia todo, com música, pontualmente alguma conversa, várias modalidades do ciclismo ao volei/andebol, mundialito de futebol, o futebol, ténis, F1/F3 e MotoGP, não me lembro de mais. Condução em antena leve qb para um fim de semana, comentários de quem entenda o assunto, pequenos fóruns de ouvintes em formato pop-up a durar 20/30 minutos no máximo. Não há nada disto? Música e locução normais. Não se vai reinventar a roda aqui.

O que é feito do Ricardo Soares? Desapareceu das manhãs. Não tendo um vozeirão, era exímio na condução da emissão, quase como um número 10! E o Augusto Fernandes também muito bom e aí juntando a voz.

Preparações para quem vai entrar de novo no final de Janeiro. É mais que esperado.

Atento

• Hero Member
« Responder #3129 em: Dezembro 14, 2021, 07:30:42 pm »

É diretor-adjunto.

Nos serviços públicos de referência da Europa civilizada, para além de contribuir na gestão da gelha, o diretor-adjunto ouve as emissões da rádio na qual é adjuto, para melhorar aquilo que houver a melhorar...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #3130 em: Dezembro 14, 2021, 07:36:18 pm »
Música ao vivo na tarde desportiva é outra ideia que só pode ter sido tirada dos programas da RTP1 e que faz cerca de zero sentido em antena. "Bem, este foi o comentário de Luís Alves, residente em Ovar, sobre o desempenho do Benfica no jogo com o Santa Clara. E agora vamos à música, com Samuel Uria e A Contenção ao vivo!"

Isto faz algum sentido?! Só para circo...
Tenho para mim que o modelo mais adequado será o do R4. Tardes sem ser tardes, mais ser o dia todo, com música, pontualmente alguma conversa, várias modalidades do ciclismo ao volei/andebol, mundialito de futebol, o futebol, ténis, F1/F3 e MotoGP, não me lembro de mais. Condução em antena leve qb para um fim de semana, comentários de quem entenda o assunto, pequenos fóruns de ouvintes em formato pop-up a durar 20/30 minutos no máximo. Não há nada disto? Música e locução normais. Não se vai reinventar a roda aqui.

Não acho que uma modelo de "apontamentos" e "informações" como tanto se gosta de chamar na Antena 1 diluídos em emissão normal seja a solução, se assim fosse os ouvintes reféns da Tarde Desportiva tinham ficado na A1 apenas por continuar com as tais "informações" dos jogos e as conversas que por lá restaram. Não vão ser uns 30 minutos por hora que farão a diferença.
No meu caso apenas falei de música ao vivo para tempos mortos entre jogos (e se encaixou bem nas emissões especiais para o Euro, porque não?).

A chave do grande sucesso da Cadena COPE é a leveza da emissão, levar o desporto como uma festa e o pretexto para chegar a outros temas. E assim, atraem o público que nem sequer segue alguns clubes/modalidades.

Seriam pequenos fóruns temáticos com participação de 3 ou 4 ouvintes. Por exemplo o Miguel Oliveira faz uma boa prova no Motogp, então essa seria a razão para essa participação.

Ja fóruns depois dos jogos, era certo e sabido que descanbava logo para a clubites, para arbitagems, Insinuacoes  ou o diabo a sete..

O espírito de programa seria sempre saudável...

Por acaso sempre que apanhei nesse horário nunca ouvi nada do género, e depois de um Porto-Benfica lembro-me que até intervieram vários ouvintes do Sporting.
O público da clubite já tem a CMTV, que toda a gente sabe que faz tanto sucesso porque há muita gente que adora ver as caras de "azia" dos comentadores quando perdem, porque quem dá imagens dos jogos em si ainda é a Sport TV +... (que país o nosso).
« Última modificação: Dezembro 14, 2021, 07:53:23 pm por radiokilledtheMTVstar »

Radiofilo

• Hero Member
« Responder #3131 em: Dezembro 17, 2021, 03:30:42 pm »

Ontem mais um "arranque '  atribulado do Prova Oral.

Até motivou o comentário irónico do Alvim" isto nunca aconteceu, é a primeira vez"...

Fui ouvir. Música para encher logo desde o topo da hora (extremamente bem decidido, deve ter sido o Fernando Alvim a sair com essa), um Paulo Castelo com som muito fraco a ouvir-se no poço, e eventualmente 10 minutos depois (lá para as 19:15 na emissão direto) lá fica tudo direito.

Dá a sensação que ultimamente na RTP sempre que se quer fazer alguma coisa mais fora da caixa em rádio há sempre problemas técnicos pela falta... de técnicos. Foi no arranque do Womex, foi na mudança de software na Prova Oral sem técnico para apoiar, foi agora com música ao vivo do Tiago Bettencourt porque envolveu ele passar para um outro estúdio... na própria cobertura do Comic Con na Antena 1 houve um momento às 16:50 em que os dois repórteres estavam a tentar concretizar uma ideia e estavam a atropelar-se mutuamente durante quase 1 minuto seguido simplesmente por questões de retorno...

Ninguém arranja técnicos para aquela casa depois das 19?! E porque carga de água o Luís Oliveira não cedeu tempo de emissão para configurar os equipamentos se tem de ser assim?? Tipo, eu sei que o Pão para Malucos é às 18:40 mas pelo amor da santinha, não há meios tem que haver tempo dado para se configurar nem que entre por cima do final da hora, não é assim que se faz... o programa já só tem 1 hora e ficou reduzido a 45 minutos em nome de nada, nada.

Urge haver técnicos naquela casa. A administração da RTP que ganhe noção e ceda mais algum orçamento à rádio que sem técnicos não há milagres. Mas por mim podem continuar, que com ou sem problemas técnicos o conteúdo em si é muito bom. Simplesmente não é o ideal desta forma.

Ainda ontem esta temática foi abordada no programa da provedora na Antena 1.

A propósito do tema "correspondentes nacionais", foi apresentada uma reportagem para "mostrar" aos ouvintes o trabalho que envolve a montagem de uma emissão em directo no exterior (no caso, um "Portugal em Directo" feito a partir das instalações do CHUC em Coimbra).

Utilizados recursos humanos de Coimbra, alguns deslocalizados do Porto e, a determinada altura é entrevistado o técnico de som (único, ao que parece) afecto à delegação de Coimbra. Ele fala dos autênticos milagres que tem de fazer e, também, do receio que tem, em contexto de pandemia, de um dia falhar... Fica a delegação completamente descalça em termos de acompanhamento técnico de qualquer emissão que parta de lá.

Vale a pena ouvir...

https://www.rtp.pt/play/p9584/e586155/em-nome-do-ouvinte-o-programa-da-provedora-do-ouvinte-vi-serie

Já agora que estamos no tópico da Antena 3, alguém me sabe dizer se a Teresa Vieira (da equipa do Domínio Público) intervém a partir dos estúdios de Coimbra?

Atento

• Hero Member
« Responder #3132 em: Dezembro 17, 2021, 06:38:57 pm »

Até motivou o comentário irónico do Alvim" isto nunca aconteceu, é a primeira vez"...

Fui ouvir. Música para encher logo desde o topo da hora (extremamente bem decidido, deve ter sido o Fernando Alvim a sair com essa), um Paulo Castelo com som muito fraco a ouvir-se no poço, e eventualmente 10 minutos depois (lá para as 19:15 na emissão direto) lá fica tudo direito.

Dá a sensação que ultimamente na RTP sempre que se quer fazer alguma coisa mais fora da caixa em rádio há sempre problemas técnicos pela falta... de técnicos. Foi no arranque do Womex, foi na mudança de software na Prova Oral sem técnico para apoiar, foi agora com música ao vivo do Tiago Bettencourt porque envolveu ele passar para um outro estúdio... na própria cobertura do Comic Con na Antena 1 houve um momento às 16:50 em que os dois repórteres estavam a tentar concretizar uma ideia e estavam a atropelar-se mutuamente durante quase 1 minuto seguido simplesmente por questões de retorno...

Ninguém arranja técnicos para aquela casa depois das 19?! E porque carga de água o Luís Oliveira não cedeu tempo de emissão para configurar os equipamentos se tem de ser assim?? Tipo, eu sei que o Pão para Malucos é às 18:40 mas pelo amor da santinha, não há meios tem que haver tempo dado para se configurar nem que entre por cima do final da hora, não é assim que se faz... o programa já só tem 1 hora e ficou reduzido a 45 minutos em nome de nada, nada.

Urge haver técnicos naquela casa. A administração da RTP que ganhe noção e ceda mais algum orçamento à rádio que sem técnicos não há milagres. Mas por mim podem continuar, que com ou sem problemas técnicos o conteúdo em si é muito bom. Simplesmente não é o ideal desta forma.

A propósito do tema "correspondentes nacionais", foi apresentada uma reportagem para "mostrar" aos ouvintes o trabalho que envolve a montagem de uma emissão em directo no exterior (no caso, um "Portugal em Directo" feito a partir das instalações do CHUC em Coimbra).

Utilizados recursos humanos de Coimbra, alguns deslocalizados do Porto e, a determinada altura é entrevistado o técnico de som (único, ao que parece) afecto à delegação de Coimbra. Ele fala dos autênticos milagres que tem de fazer e, também, do receio que tem, em contexto de pandemia, de um dia falhar... Fica a delegação completamente descalça em termos de acompanhamento técnico de qualquer emissão que parta de lá.

Vale a pena ouvir...

https://www.rtp.pt/play/p9584/e586155/em-nome-do-ouvinte-o-programa-da-provedora-do-ouvinte-vi-serie

Já agora que estamos no tópico da Antena 3, alguém me sabe dizer se a Teresa Vieira (da equipa do Domínio Público) intervém a partir dos estúdios de Coimbra?

Deslocalizados a partir do Porto?

O choradinho dos correspondentes acabou por ser embrulhado pelo diretor Baltazar...

É tudo anedótico, num grupo que precisa de ser monitorizado a sério...

Para os defensores da RDP da taxa há 25 anos do tempo dos inefáveis Nunes, Coelho & Associados de coutada ideológica e serviçal própria importa colocar algumas questões, a saber:

1- Havia um programa de informação regional consistente?

2- Havia microcobertura em Coimbra para a Antena 2 e Antena 3?

3- O parque emissor estava afinado de forma a cobrir todo o território nacional?

4- A rede de correspondentes era vasta? Alguém me pode apresentar os nomes desses correspondentes por Distrito, ou até concelho?

« Última modificação: Dezembro 17, 2021, 06:40:51 pm por Atento »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3133 em: Dezembro 17, 2021, 07:28:13 pm »

Vale a pena ouvir...

Excelente post e bom ponto, vou escutar.

Quanto à Teresa Vieira, a parametrização de microfone, similar à do João Costa quando anima as madrugadas, denuncia que ela entra de Coimbra. Só não sei se isso acontece sempre ou ela vai ocasionalmente ao Porto para entrar em antena, mas definitivamente acontece ela entrar de Coimbra.

Também não sei porque é que o microfone está afinado assim por lá (tem a gama média um pouco mais espalmada e menos brilho nos agudos), mas as coisas estão de tal ordem que eu já nem sequer me vou queixar disso. Menos ainda quando isso é cumprir descentralização e vinda de Coimbra. Às vezes o bom tem de chegar dados os ovos que existem. Já nem me queixo...

Quanto ao Atento, que não vou citar para impedir extensão de post,

1. Havia uma presença regional consistentemente muito superior à atual. Também havia mais dinheiro, não nego.

2. E o que é que isso interessa para avaliar o tópico em causa? Tanta rádio que não tem microcobertura em Coimbra e orienta-se bem...

3. Desconheço mas deduzo que sim, tendo a RDP ficado com a nata pós-privatização em 93, salvo questões pontuais com parque emissor instalado que são naturais em plena época de transição do analógico para o digital, como foi essa.

4. Havendo emissão local os correspondentes são parte da equipa, não são correspondentes. Boa tentativa de dar a volta ao texto, mas não deu, melhor sorte para a próxima.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3134 em: Dezembro 17, 2021, 08:04:05 pm »
Ouvi o programa da Provedora. Não sabia que não havia correspondentes em Vila Real e Beja (!!!!), mas em Setúbal sabia, é crónico, tem mais de uma década à vontade.

Se para Setúbal devia haver correspondente no mínimo no litoral alentejano, que é onde seria mais preciso dado que a cidade em si está a 45 minutos de Lisboa e o resto do distrito para norte a menos tempo ainda; para Vila Real é impossível cobrir nesses termos, mais ainda para Beja.

Eu entendo que estejam a ser servidas pelo Porto/Braga e por Évora mas há coisas que simplesmente não podem ser assim. Nenhum alentejano ou transmontano que se preze fica totalmente representado assim...

Assustador que em Bragança exista um, um!!!! único correspondente. Chegou a ter 4 pessoas esse distrito.

Nos Açores não está bom, mas podia estar pior. Fazem bem em lutar contra a precariedade, que é desejável fazê-lo.

Senti a angústia na voz do técnico de Coimbra a perguntar "e se eu não puder fazer?". Teria que vir alguém do Porto certamente, com uma hora de penalização, mas... sim, entendo. Convinha haver mais um técnico em Coimbra, até para apoiar a Cláudia Costa também, porque coordenar tudo aquilo que ela coordena em 45 minutos de programa é absolutamente insano - não é definitivamente só uma "rádiozinha musical" a subir e baixar uma única via ou duas.

Eu fiquei sem ar a ouvir e a perceber a dinâmica. Tendo já feito rádio e tendo vários anos de experiência nela, fiquei sem ar. Impressiona e assusta à primeira vista. Talvez fosse capaz, eu acredito que sim, mas é definitivamente uma gestão no limite para se realizar por uma única pessoa.

E não é unha para muito bom profissional do setor privado, digo já.

Relativizo um pouco a questão dos investimentos em novos emissores ser "migalhas" de 300/400 mil euros. Certo, mas se investirmos em muitas migalhas deixam de o ser. Entendo a lógica, mas aí não creio ser a questão mais grave, nem de perto nem de longe. E neste ponto, há claramente uma gestão razoável, na minha opinião...

Nota apenas para um erro de montagem mesmo ao fim: a info das novas frequências ficou com a voz demasiado baixa face à música. Em emissão deve ter ficado no limite porque o som está feito para destacar a voz, mas em podcast ficou mal. Mais um motivo para arranjar técnicos... poder haver mais atenção para isto.

« Última modificação: Dezembro 17, 2021, 08:06:04 pm por Memorias da Radio »