Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1212844 vezes)

Atento

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #2925 em: Novembro 13, 2021, 07:16:35 am »
Estou a escutar o "O Amor é" e o som está para lá de péssimo. Parece que nem edição do mesmo existiu, aquele ruído de fundo tão incomodativo, parece obra de uma pirata. Muito mal a Antena 1 a deixar ir um produto com esta qualidade para o ar.

Sobre o programa em si, tema interessante, mas demasiadamente monocordico, necessita de um contraditório. É produzido no Monte da Virgem, certo?

Finalmente, edição da 1h, a última notícia sobre o dia mais feliz de Britney Spears, contada com um relevo digno das "Trend News" das jovens. Enfim...

Creio que Júlio Machado Vaz intervém a partir de casa...

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #2926 em: Novembro 13, 2021, 12:55:11 pm »
E a RNE1 faz muito bem, porque democracia é isso mesmo, pluralidade de opiniões. Mas com gente que fale mesmo, não com pessoas que procedam a falácias do espantalho, de autoridade e outras que tais, inquinando qualquer debate. E nós cá em Portugal temos muitos exemplos disso, em especial do PCP e do Chega. Em Espanha o estilo é distinto e já permite outras coisas.

Se isso significar que só os moderados têm antena, que seja. Mas que seja pelo contexto não permitir mais, não por princípio.

E a conjugação PS/PSD/CDS nos programas de comentário político está como certa folha nesta época - caduca. Janeiro vai trazer-nos novidades que não são de somenos. As rádios devem procurar proteger-se o mais possível e a pluralidade é o melhor caminho.

Isto é o mais que irei comentar em termos políticos relativamente a cruzamento com elementos radiofónicos.

A A1 não devia ter um comentador político, devia ter vários e de diversos quadrantes.

Este Raul é um escândalo estar uma rádio pública que se quer abrangente e plural...

Ao pé dele os outros dois comentadores eu nem sequer sei o que estão ali a fazer, sou-lhe sincero, porque o tom deles é totalmente distinto... Muito mais depressa seria adequado o Raul Vaz nos Radicais Livres, e daí nem sei se ainda seria ajustado. É mesmo uma postura muito pouco salutar para rádio e mesmo no dia-a-dia não é muito saudável...

Sobre a repressentatividade, o Memórias conseguiu exprimir melhor do que eu. A questão, de facto, na realidade portuguesa, não é o extremo, mas o tipo de pessoas que militam nesses partidos e que tornam, muitas vezes os debates inaudíveis. Claro está que, se de hoje para amanhã aparecer um partido de clara inspiração nazi ou no extremo esquerdo do espectro ao estilo do PCPT/MRPP que defendem coisas claramente contrárias à declaração Universal dos Direitos Humanos, coisa que não ocorre hoje nem Chega nem PCP/PEV nem BE, aí sim, não se deverá dar voz, pois existem linhas vermelhas claras na comunicação social.

Quanto ao Raúl Vaz, honestamente não compreendo porque não é o Ricardo Jorge Pinto, o que me parece mais isento de entre todos, a assumir a função de comentador principal. Desde puto que é dos tipos que mais gosto de ouvir sobre política e a presença dele em antena, seja de rádio ou TV é cada vez mais residual.

Entre Pinto e Vaz, escolho sem qualquer dúvida Vaz, pois não enrola e é claro naquilo que defende...

O outro enrola, mastiga, fica no meio da ponte...
Mas já sabemos o que quer...

Ao menos Vaz não esconde o que pensa...

Curioso, o Pinto é do Porto e o Vaz de Lisboa. O Atento escolhe o lisboeta. E novidades, Atento?

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2927 em: Novembro 13, 2021, 03:24:40 pm »
O Raul Vaz por acaso até é da Murtosa.

Também prefiro apesar de tudo o estilo ácido de Vaz ao do monocórdico Jorge Pinto.

Mas falando de gente do Norte sinto a falta do decano Carlos Magno, figura marcante da saudosa TSF dos anos 90. Era um analista político brilhante.

Atento

• Hero Member
« Responder #2928 em: Novembro 13, 2021, 03:43:10 pm »

Também prefiro apesar de tudo o estilo ácido de Vaz ao do monocórdico Jorge Pinto.

Mas falando de gente do Norte sinto a falta do decano Carlos Magno, figura marcante da saudosa TSF dos anos 90. Era um analista político brilhante.

Certo.

Agora creio que comenta no Porto Canal.

Deveria ter continuado na rádio e tv em vez de ter ido para a burocrática ERC.
Depois de se ter estado num cargo desses é difícil regressar ao ativo para um canal nacional...

É como os provedores...

A exceção  é Paula Cordeiro...

pdnf

• Hero Member
« Responder #2929 em: Novembro 13, 2021, 04:52:34 pm »

Certo.

Depois de se ter estado num cargo desses é difícil regressar ao ativo para um canal nacional...

É como os provedores...

Mas isso não deveria acontecer. Deveria ser motivo de honra e de aumento do valor participar em cargos com a relevância do de presidente da ERC. É como ser ministro e regressar ao ativo...traz um capital de experiência acumulado excelente. E podia era levantar questões o percurso em sentido inverso, ir de um órgão de CS para o regulador, que se quer independente. O inverso não vejo como problemático, contando que exista transparência.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #2930 em: Novembro 13, 2021, 07:12:11 pm »

Certo.

É como os provedores...

O Porto Canal é um canal nacional.  Esqueci-me, o Atento não o deve ver, pois não é de Lisboa.

Atento

• Hero Member
« Responder #2931 em: Novembro 13, 2021, 09:17:50 pm »

Certo.

É como os provedores...

O Porto Canal é um canal nacional.  Esqueci-me, o Atento não o deve ver, pois não é de Lisboa.

É...

Embora não esteja, creio, em todas as plataformas...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2932 em: Novembro 13, 2021, 10:28:27 pm »
O Porto Canal está em todas as plataformas, digital inclusive com emissão online em direto.

A única situação que em tempos ocorreu tecnicamente era em certas zonas do sul do país não ser disponibilizado, mas exclusivamente em analógico e nos operadores de cabo (nomeadamente a NOS e a Nowo), sendo substituído por um outro canal qualquer no mapa de frequências; de Coimbra para cima o sinal era sempre o do Porto Canal.

Mas até isso já acabou, agora está uniforme como todos.

Carlos Magno faz muita falta na rádio nacional, faz. Em termos de comentário era uma boa referência. Mas tantos da rádio portuguesa que andam encostados para canto em nome de um qualquer Vaz Pinto que enfim...

almeidamarco

• Sr. Member
« Responder #2933 em: Novembro 14, 2021, 11:52:37 am »
Na minha opinião repetições de programas só de madrugada.Por eemplo no horário de domingo às 11 o diretor de programas só tem de perguntar a David Ferreira se pretende retomar/ fazer programas inéditos da Cena do Ódio ou dar a vez a outro. Sendo que esse outro programa que seria de música poderia muito bem ser um do Augusto Fernandes na senda dos que já fez (Caixa de Música, Aventuras de Verão).

joao_s

• Hero Member
« Responder #2934 em: Novembro 14, 2021, 02:58:36 pm »
Um à parte na discussão.

Na passada sexta-feira, o canal franco-alemão ‘ARTE’, exibiu um documentário produzido pelo operador público alemão ‘ZDF’ e um concerto de Eric Clapton, gravado ao vivo no Royal Albert Hall. O documentário biográfico sobre a banda escandinava ‘ABBA’, foi mais do que isso, e mostrou que o sucesso deste grupo foi muito para além da época em que estiveram no ativo, dando a entender, inclusive, que o sucesso é maior hoje do que foi na década de 70. No momento em que escrevo, os ‘ABBA’ são número 1 no Reino Unido, 40 anos após terem figurando nos TOPS. Percurso semelhante está a acontecer em França. Este fenómeno não é exclusivo da banda sueca, acontece com muitos outros grupos desse tempo, e acho tudo isto intrigante. Não se explica isto com a geração que ouvia ABBA, nem com os filhos dessa geração, mas sim com os netos. Só a recetividade das novas gerações explica este sucesso continuado, exponencial, que permite outros sucessos relacionados com o grupo como filmes, musicais, etc. a somar à venda continuada de discos. Uma verdadeira máquina a faturar.

Não fazia ideia da escala deste sucesso na Europa, nem nos anos setenta, nem hoje. O país com maior permanência nas tabelas de TOPS e número de vendas é o Reino Unido. Os números são absolutamente massivos. No documentário esteve o radialista da ‘BBC Radio 2’, Paul Gambaccini, também a comentar o fenómeno e o contributo da rádio para o efeito.

Não haverá algo que está a passar ao lado, na rádio portuguesa? Não me refiro ao grupo em concreto, refiro-me à tendência. Pelo que vou constatando a “malta nova” adere muito bem aos clássicos (também anteriores à década de 80), mesmo por cá. Faz pouco tempo, estive num concerto de Gilberto Gil, apinhado, não cabia mais ninguém no espaço, com faixa etária predominante dos 20 aos 35 anos. Todos cantavam as músicas. Isto acontece espetáculo após espetáculo que vou assistindo, seja, jazz, clássica, etc.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2935 em: Novembro 14, 2021, 04:24:33 pm »
São ondas ou modas revivalistas que sempre existiram.

Ja que estamos no tópico da A1, já ouvi nestes ultimas dias, alguns trabalhos sobre este fenómeno dos ABBA.

Pessoalmente gosto de recordar músicas que me marcaram, mas ano após estou sempre no presente, buscando novidades, coisas novas, diferentes, mesmo não sendo eu, nada alternativo.

Mas não sou nada revevalista, cada época tem as suas pérolas musicais específicas. É preciso é estar atento, termos ouvidos limpos e não  ter preconceitos...

Atento

• Hero Member
« Responder #2936 em: Novembro 14, 2021, 07:22:29 pm »
Para quem quiser ouvir...

Amanhã Rui Rio na Antena1 a partir das 10:00.

joao_s

• Hero Member
« Responder #2937 em: Novembro 14, 2021, 07:51:32 pm »
De acordo “R4”, o momento é o presente e há sempre o gosto pela descoberta das tendências atuais, do que de novo se vai fazendo. Há qualidade, embora, muitas vezes, misturada com o banal, ao ponto de se confundirem. A rádio de hoje não tem programas de autor que se dediquem a filtrar, contextualizar e enquadrar, no propósito de apurar estilos, sons e ambientes. Mas… o presente não existe sem o passado. O que se faz hoje não surge de forma espontânea, vindo do vazio. Trata-se de um processo cumulativo.

Ao contrário do caro ‘R4’, ouvir temas clássicos, obviamente, com critérios de filtragem, é algo que me deixa satisfeito, desde que não seja em excesso. Prefiro os produtos intemporais que se distendem presente do até ao passado e vice-versa, a bem do conhecimento e da cultura geral. Também devo dizer que acho a História uma área muito interessante, sempre que posso leio sobre o assunto ou vejo documentários, nos canais habituais da TV Cabo e na televisão francesa, incluindo o canal ‘ARTE’. A História da Europa, nas diversas vertentes, é, no meu ponto de vista, de elevado interesse. Basta ouvir, sem grande contextualização da parte do radialista, certos temas para perceber que tipo de sociedade estava a surgir ou modelo vigente em determinado período, movimentos sociais, culturais que mobilizavam/mobilizam os cidadãos e que estão na base do que somos hoje, como coletivo. Outro aspeto cultural que me parece relevante é a forma como, por exemplo, os britânicos encaram a população sénior e idosa, com o reconhecimento geral da experiência e do legado que deixaram às gerações vindouras. Há uma espécie de orgulho, gratidão da sociedade para com os mais velhos. Isso não acontece por cá, diria que é uma questão cultural. Tal é espelhado nas estações públicas de rádio e de televisão da BBC, nas quais várias figuras públicas têm mais de 70 anos ou até 80. A ‘BBC Radio 2’ tem vários radialistas dessa faixa etária, o que acho de grande nível. Os mais velhos trabalham em conjunto com os mais novos, a Escola é transmitida de geração em geração.

Em termos de rádio, já tivemos estações com este perfil e desiderato em Portugal. Na génese da ‘RFM’ dos anos 80 era este o modelo que vigorava e veja o sucesso e reconhecimento que obteve. Ao contrário do que fazem os britânicos, por exemplo da BBC, o modelo foi descontinuado, por lá os modelos são aperfeiçoados e adaptados ao tempo presente, mantendo-se os mesmos propósitos. Este pode ser um caminho para alguma estação da RTP, o campo está livre, não há concorrentes.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2938 em: Novembro 15, 2021, 07:18:31 pm »
A reacção que não deixa ninguém indiferente do José Pedro Pinto ao maravilhoso final de jogo da nossa seleção ontem à noite ::)

https://youtu.be/2hhhNCq-TDI?t=188
« Última modificação: Novembro 15, 2021, 07:20:34 pm por radiokilledtheMTVstar »

Atento

• Hero Member
« Responder #2939 em: Novembro 16, 2021, 05:34:54 am »
Melhor programa de rádio:

"Radicais Livres" - Antena 1

https://www.spautores.pt/destaques/premio-autores-2021-vencedores