Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1199137 vezes)

tuscano

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #2910 em: Novembro 09, 2021, 06:21:46 pm »
Proposta de programação Antena1 para os fins de semana(sextas para Sábado a partir da 1h da madrugada).
Entre a 1h e as 6h da manhã de Sexta para Sábado podem-se repor programas.
6h-7h O Povo que Volta a Cantar.
7h-10h Programa da manhã em directo apresentado pelo Paulo Rocha, com directos de vários locais, sobre os mais variados tipos de assuntos, opiniões feitas na rua sobre os mais variados temas, visitas de médicos para falarem sobre alguma doença, presença de actores ou músicos para falarem do que andam a fazer, etc.
Os 2 programas do David Ferreira terminam, já chega de os estar a repetir.
10h-12h Encontros Imediatos, 1h mais focada na entrevista e 2ª mais musical em esquema de ping-pong entre ele e ela.
12h-13h Conversa Capital que passa dos Domingos para Sábados.
13h-14h Especial Musical apresentando a carreira de um cantor, ou banda(não se justifica ter o Fala com ela 2 vezes, pode repetir numa madrugada, além de serem demasiadas entrevistas para um dia só).
14h-16h Manter os programas actuais, que não são bons para grandes audiências, mas fazem parte e bem do Serviço Público.
16h-18h Programa musical de autor, feito pelo David Ferreira que passa para aqui, ou pela Maria Inês Meneses, caso ela o queira fazer(poderá ter 1hora ou 2, depende do futebol que está sempre primeiro).
18h-23h Estará muitas vezes com futebol, dai ser favorável a playlist até ás 23h, podendo existir alguns apontamento de reportagem, sobre um qualquer assunto, para não ser apenas música(não sou favorável à repetição do Cinemax, porque umas vez dá outras não, não faz sentido).
23h-24h Rosa dos Ventos.
Domingo
24h-2h Costa a Costa(diário, como já aqui o propuseram, seria excelente, mas acho difícil que o Pedro Costa aceite faze-lo, dai ter proposto o Jorge Afonso, com maior liberdade de escolhas).
2h-5h ou 6h Reposição de programas, ou Programa de Madrugada semanal de fim de semana feito em directo, com interecção com os ouvintes, com um pendor mais cómico(convidar comediantes porque não, nem que vão rodando, por ser o horário que é e muitas vezes eles terem espetáculos) e arriscar em jogos com os ouvintes com entrega de prémios(este programa teria de ser muito bem promovido, visto ser um horário muito arriscado e possuir sem falta Podcast).
6h-7h Fé dos Homens.
7h-8h Memorias Antena1, espaço dedicado a uso do arquivo da rádio.
8h-9h Missa.
9h-10h Vozes da Lusofonia.
19h-11h O Amor É, deixando de existir a rubrica durante a semana.
11h-12h- Programa musical de autor, este só com 1h, continuando o David Ferreira ou a Maria Inês Meneses, caso eles aceitem.
12h-13h Visão Global.
13h-14h Radicais Livres que passa para os Domingos.
14h-15h Escala do Clima, programa de Serviço Público.
15h… Tarde desportiva que terá um horário variável, dependendo dos jogos da 1ª e 2ª Divisão que ocorrerem. Quando não existir futebol, playlist, podendo existir alguns apontamentos de reportagem, sobre um qualquer assunto, para não ser apenas música.
23h-00h Bairro Latino.
00h-2h Alma Lusa.
2h-5h Linha do Horizonte.
Não proponho programa de analise do fim de semana desportivo porque isso normalmente é feito após os ditos jogos e já existem imensos na TV, mas como propus, para mim faz sentido ter um de previsão do fim de semana desportivo.

« Última modificação: Novembro 09, 2021, 06:25:52 pm por tuscano »

Atento

• Hero Member
« Responder #2911 em: Novembro 09, 2021, 06:47:16 pm »
Mónica Amaral...

Sobre as eleições no PSD, acabei de ouvir estas " pérolas", do comentador ofical, Raul Vaz " Rio(ao recusar debates), mostra medo de Rangel", outra, " revelou que vai à Madeira, concerteza como forma de   pagar o apoio de Jardim".

E  é este o eterno comentador de política da 1...

Na Antena Aberta, na segunda-feira, era mais Rangel do que o próprio Paulo Rangel...
« Última modificação: Novembro 09, 2021, 06:49:28 pm por Atento »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2912 em: Novembro 09, 2021, 07:53:42 pm »
Mónica Amaral...

Sobre as eleições no PSD, acabei de ouvir estas " pérolas", do comentador ofical, Raul Vaz " Rio(ao recusar debates), mostra medo de Rangel", outra, " revelou que vai à Madeira, concerteza como forma de   pagar o apoio de Jardim".

Ex-Fi FM, certo?

Raul Vaz no Contraditório de sexta foi ainda mais cáustico para com Rui Rio, disse que lhe provocava "vergonha alheia" e que "parece um tolo no meio da ponte"...

Atento

• Hero Member
« Responder #2913 em: Novembro 09, 2021, 08:40:29 pm »
1- O lobby da comunicação social privada está claramente com Rangel.

2- Raúl Vaz gosta de ser "acarinhado" pelo centro-direita...e se for pela linha liberal melhor. Talvez ainda sonhe liderar outra Ongoing qualquer...
Como Rio não entra nessa promiscuidade entre políticos e jornalistas, é arrasado por (quase) todos os comentadores...

3- Também alguns jornalistas no grupo RTP tentam entrar no comboio Rangel, esperando que vença as diretas e, posteriormente,  as legislativas para serem assessores/assessoras, ou algo mais nas lideranças intermédias da empresa.

Esta gentinha e a que entrou no comboio PS, para a assessoria nos Ministérios, mantendo o lugar na empresa, provocam-me verdadeiramente asco.
« Última modificação: Novembro 09, 2021, 08:47:26 pm por Atento »

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2914 em: Novembro 09, 2021, 09:11:19 pm »
A A1 não devia ter um comentador político, devia ter vários e de diversos quadrantes.

Este Raul é um escândalo estar uma rádio pública que se quer abrangente e plural...

Atento

• Hero Member
« Responder #2915 em: Novembro 09, 2021, 09:15:22 pm »
A A1 não devia ter um comentador político, devia ter vários e de diversos quadrantes.

Este Raul é um escândalo estar uma rádio pública que se quer abrangente e plural...

Acho que os extremos não devem ter voz.

A maiotia das rádios públicas faz o que a Antena1 faz, optando por comentadores apenas da esquerda e centro- esquerda e centro e centro-direita democráticos.

Só a RNE1 de Espanha é que dá voz aos extremos no campo do comentário político  ...
« Última modificação: Novembro 09, 2021, 09:21:49 pm por Atento »

Atento

• Hero Member
« Responder #2916 em: Novembro 09, 2021, 09:18:09 pm »

A Antena1 não tem só  Raúl Vaz...

Tem António José Teixeira, Raul Vaz, Luisa Meireles, Ricardo Jorge Pinto e David Pontes, sendo os três primeiros mais ativos...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2917 em: Novembro 09, 2021, 09:28:28 pm »
Mas o Raul é o oficial, é assim que eles( pivôts de Informação), se referem a ele...

Sim, extremos não, da direita moderada à esquerda moderada. Sem facciosismos de nenhuma espécie.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2918 em: Novembro 09, 2021, 11:48:59 pm »
Mas o Raul é o oficial, é assim que eles( pivôts de Informação), se referem a ele...

Sim, extremos não, da direita moderada à esquerda moderada. Sem facciosismos de nenhuma espécie.

Concordo em absoluto. Isso é, grosso modo, o que acontecia até 2015, era o chamado arco da governação: PSD, PS, CDS-PP. Diria que com a atual composição da Assembleia da República, poderia incluir um comentador do PAN e da Iniciativa Liberal (o Expresso da Meia Noite já tem usado esta fórmula: PS/PAN; PSD-CDS/IL). Os demais quatro partidos são já extremistas, 3 à esquerda, um à direita.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2919 em: Novembro 10, 2021, 12:30:40 am »
Então prepare uma A1, totalmente musical e vai ver que vai lutar pela liderança.

Se é isso que o meu caro quer...

E depois essa alusões ao que se faz lá fora, é de um provincianismo total.

Eu também ouço várias rádios estrangeiras, como televisões ( nomeadamente espanhóis) e não acho assim tão superiores.

Mas pronto, numa mentalidade muito pequena, tudo que é feito lá fora, é estupendo, maravilhoso, de excelência...

Musical porquê?

Uma rádio de palavra bem feita e com recursos humanos adequados e com as chamadas estrelas tem tudo para ter sucesso...

Agora não me venham com aquilo que o RCP fez - não tinha emissores, não tinha grelha adequada e tinha um analfabeto à frente habituado a falhar em todos os projetos em que se meteu...

A Observador não tem emissores e tem muitos problemas na grelha.

Só o 360°  está minimamente estruturado e depois há um ou outro programa de autor interessante...

:::::

Sobre o futuro da Antena1 não tenho grandes esperanças...

Até porque ao ser bicefala anula-se devido aos muros, murinhos, gavetas, gavetinhas entre a ocupação da grelha da responsabilidade da informação e a outra grelha da responsabilidade da programação...

A maneira como se tenta reescrever a história achando que se está correto assim é assustadora.

"Não tinha emissores"? Tinha TODA a Rede Regional Sul mais uma série de emissores em associação a centro e Norte. A M80 quando surgiu em 2007/8 ficou literalmente com o "cascalho" dos emissores à época, e limitada a cinco ou seis.

O projeto do Vítor Moura ainda assim teve alguns meses com a rede integral do RCP e só em Fevereiro de 2010 foram trocadas as redes e passada a maioria dos emissores para a M80.

Não ter grelha adequada é outra coisa que é mentira: o problema não era não ter grelha adequada, era a gestão absolutamente caótica dessa grelha e dos elementos técnicos!!! O RCP de Osório tinha uma gestão de grelha que não privilegiava a pontualidade, tinha inúmeros problemas de comutação nos emissores locais a Norte, coisas planificadas que só funcionavam no papel, instabilidade de quadros, enveredar por temas que, enfim, eram muito questionáveis e só queimaram o produto, enfim, uma maravilha. O Vítor Moura soube meter as coisas muito mais direitas mas quando recebeu o mal já estava 90% feito e a marca queimada. Para mais Portugal estava numa péssima fase.

Mas eu não tenho que andar a explicar isto a quem tem quarenta ou cinquenta e tal anos quando eu tinha 15!!!!!! É um insulto à inteligência de quem segue este fórum comportar-se dessa maneira, Atento. Não é uma primadonna, tenha paciência!

E "a Observador não tem emissores" é das maiores falácias. Não só os tem como tem dos melhores, e bem afinados. O Litoral Norte está total e integralmente coberto com apenas *dois* emissores, e com qualidade global salvo problemas pontuais na transição 98.4-88.1 em Gaia. Na zona de Lisboa e Setúbal 93.7 e 98.7 fazem uma cobertura tão sólida que a TSF até a tem pior que a própria Rádio Observador! Mas brincamos, acaso?!

O que eu estou a dizer não são coisas inventadas da minha cabeça, são factos pesquisáveis e concretos e não considerações avulso no chafurdo do pensamento!

E ouve tanto a estação que nem sabe que o programa não é 360º, é Manhãs 360. Desde o inicio, em 2019. Erro muito grave. Mas para quem chamou o projeto de um "pirulito", quem anda a meter água é mesmo o Atento. Mas enfim, que sei eu, não é mesmo...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2920 em: Novembro 10, 2021, 12:52:06 am »
Mónica Amaral...

Ex-Fi FM, certo?

Raul Vaz no Contraditório de sexta foi ainda mais cáustico para com Rui Rio, disse que lhe provocava "vergonha alheia" e que "parece um tolo no meio da ponte"...

De Raul Vaz - sublinho que não acompanho regularmente o Contraditório - parece-me uma figura sem qualquer postura para estar na rádio pública, na Antena 1.

As opiniões até se podem questionar, sim senhor, pode haver maior ou menor polémica contida nelas, mas a maneira como o senhor se expressa e a postura que assume em antena não são de todo condizentes com elementos mínimos de salubridade. Há certos mimoseios de linguagem que ouvi no último Contraditório que roçam a conversa de bar, em particular para Rui Rio que foi onde as incidiu mais, mas houve mais figuras com direito a esse lindo tratamento.

Acho que os extremos não devem ter voz.

A maiotia das rádios públicas faz o que a Antena1 faz, optando por comentadores apenas da esquerda e centro- esquerda e centro e centro-direita democráticos.

Só a RNE1 de Espanha é que dá voz aos extremos no campo do comentário político  ...

E a RNE1 faz muito bem, porque democracia é isso mesmo, pluralidade de opiniões. Mas com gente que fale mesmo, não com pessoas que procedam a falácias do espantalho, de autoridade e outras que tais, inquinando qualquer debate. E nós cá em Portugal temos muitos exemplos disso, em especial do PCP e do Chega. Em Espanha o estilo é distinto e já permite outras coisas.

Se isso significar que só os moderados têm antena, que seja. Mas que seja pelo contexto não permitir mais, não por princípio.

E a conjugação PS/PSD/CDS nos programas de comentário político está como certa folha nesta época - caduca. Janeiro vai trazer-nos novidades que não são de somenos. As rádios devem procurar proteger-se o mais possível e a pluralidade é o melhor caminho.

Isto é o mais que irei comentar em termos políticos relativamente a cruzamento com elementos radiofónicos.

Ao pé dele os outros dois comentadores eu nem sequer sei o que estão ali a fazer, sou-lhe sincero, porque o tom deles é totalmente distinto... Muito mais depressa seria adequado o Raul Vaz nos Radicais Livres, e daí nem sei se ainda seria ajustado. É mesmo uma postura muito pouco salutar para rádio e mesmo no dia-a-dia não é muito saudável...

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #2921 em: Novembro 10, 2021, 09:45:56 am »
Sim, não tem postura, nem tem impacto, nem carisma, não tem nada.

Mas deve ter bons amigos e, isso neste País é o principal..

pdnf

• Hero Member
« Responder #2922 em: Novembro 10, 2021, 01:16:27 pm »
E a RNE1 faz muito bem, porque democracia é isso mesmo, pluralidade de opiniões. Mas com gente que fale mesmo, não com pessoas que procedam a falácias do espantalho, de autoridade e outras que tais, inquinando qualquer debate. E nós cá em Portugal temos muitos exemplos disso, em especial do PCP e do Chega. Em Espanha o estilo é distinto e já permite outras coisas.

Se isso significar que só os moderados têm antena, que seja. Mas que seja pelo contexto não permitir mais, não por princípio.

E a conjugação PS/PSD/CDS nos programas de comentário político está como certa folha nesta época - caduca. Janeiro vai trazer-nos novidades que não são de somenos. As rádios devem procurar proteger-se o mais possível e a pluralidade é o melhor caminho.

Isto é o mais que irei comentar em termos políticos relativamente a cruzamento com elementos radiofónicos.

Ao pé dele os outros dois comentadores eu nem sequer sei o que estão ali a fazer, sou-lhe sincero, porque o tom deles é totalmente distinto... Muito mais depressa seria adequado o Raul Vaz nos Radicais Livres, e daí nem sei se ainda seria ajustado. É mesmo uma postura muito pouco salutar para rádio e mesmo no dia-a-dia não é muito saudável...

Sobre a repressentatividade, o Memórias conseguiu exprimir melhor do que eu. A questão, de facto, na realidade portuguesa, não é o extremo, mas o tipo de pessoas que militam nesses partidos e que tornam, muitas vezes os debates inaudíveis. Claro está que, se de hoje para amanhã aparecer um partido de clara inspiração nazi ou no extremo esquerdo do espectro ao estilo do PCPT/MRPP que defendem coisas claramente contrárias à declaração Universal dos Direitos Humanos, coisa que não ocorre hoje nem Chega nem PCP/PEV nem BE, aí sim, não se deverá dar voz, pois existem linhas vermelhas claras na comunicação social.

Quanto ao Raúl Vaz, honestamente não compreendo porque não é o Ricardo Jorge Pinto, o que me parece mais isento de entre todos, a assumir a função de comentador principal. Desde puto que é dos tipos que mais gosto de ouvir sobre política e a presença dele em antena, seja de rádio ou TV é cada vez mais residual.
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Atento

• Hero Member
« Responder #2923 em: Novembro 10, 2021, 01:58:11 pm »

Sobre a repressentatividade, o Memórias conseguiu exprimir melhor do que eu. A questão, de facto, na realidade portuguesa, não é o extremo, mas o tipo de pessoas que militam nesses partidos e que tornam, muitas vezes os debates inaudíveis. Claro está que, se de hoje para amanhã aparecer um partido de clara inspiração nazi ou no extremo esquerdo do espectro ao estilo do PCPT/MRPP que defendem coisas claramente contrárias à declaração Universal dos Direitos Humanos, coisa que não ocorre hoje nem Chega nem PCP/PEV nem BE, aí sim, não se deverá dar voz, pois existem linhas vermelhas claras na comunicação social.

Quanto ao Raúl Vaz, honestamente não compreendo porque não é o Ricardo Jorge Pinto, o que me parece mais isento de entre todos, a assumir a função de comentador principal. Desde puto que é dos tipos que mais gosto de ouvir sobre política e a presença dele em antena, seja de rádio ou TV é cada vez mais residual.

Entre Pinto e Vaz, escolho sem qualquer dúvida Vaz, pois não enrola e é claro naquilo que defende...

O outro enrola, mastiga, fica no meio da ponte...
Mas já sabemos o que quer...

Ao menos Vaz não esconde o que pensa...

pdnf

• Hero Member
« Responder #2924 em: Novembro 13, 2021, 01:47:35 am »
Estou a escutar o "O Amor é" e o som está para lá de péssimo. Parece que nem edição do mesmo existiu, aquele ruído de fundo tão incomodativo, parece obra de uma pirata. Muito mal a Antena 1 a deixar ir um produto com esta qualidade para o ar.

Sobre o programa em si, tema interessante, mas demasiadamente monocordico, necessita de um contraditório. É produzido no Monte da Virgem, certo?

Finalmente, edição da 1h, a última notícia sobre o dia mais feliz de Britney Spears, contada com um relevo digno das "Trend News" das jovens. Enfim...
Rádio é: