Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1186018 vezes)

nelsonsoares

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #8850 em: Maio 12, 2026, 12:30:52 pm »
O João Correia foi obrigado a sair do estádio do Estrela da Amadora ao intervalo devido à "falta completa de condições para cobrir o jogo" debaixo de chuva intensa.

Um jornalista nunca deve abandonar o barco...

E se estivesse a fazer reportagem de pista a chover copiosamente?

Também saía?

Joaquim Vieira

Trindade Guedes

Jamais abandonariam o barco...

E os repórteres do Rally de Portugal?

À lama e à chuva!!
Sinceramente, eu acho que o João Correia fez bem.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
O Estádio José Gomes não tem condições mínimas para os jornalistas trabalharem (já lá estive 3 vezes e, graças a Deus, nunca apanhei chuva).
Lembro-me de, na altura do Estrela vs Sporting, alguém ter publicado um vídeo nas redes sociais, com chuva intensa a molhar os papéis com a preparação do jogo dos jornalistas e o material, ligado à energia, completamente molhado.
Quem vai para a tribuna não vai para a pista.
Se, por um lado, na reportagem de pista o repórter está à mercê do estado climatérico, por outro, quem vai para a tribuna de imprensa tem de ter as condições mínimas para trabalhar (o que implica estar num local onde não chova).
Se estivéssemos a falar de uma instituição de um campeonato não profissional ou amador, tenho a certeza de que o João Correia não abandonaria o estádio.
Mas, num estádio em que o espaço não tem condições há pelo menos 3 anos (desde que o Estrela ascendeu à 1.ª Liga), em que nada fazem para melhorar esse espaço e em que, mesmo assim, há dinheiro para ecrãs gigantes, eu próprio saúdo o João Correia por essa atitude.
E digo mais: mais jornalistas tivessem a postura que o João Correia tem.
Para concluir: já que gosta tanto de invocar o que se faz na rádio espanhola...
Sabe o que a Liga Espanhola faz?
Obriga os clubes a dar condições mínimas aos jornalistas.
Todas as rádios pagam 100 € por jogo de direitos radiofónicos, que servem exclusivamente para as instituições desportivas disponibilizarem as condições mínimas às rádios.
Aqui, que preocupação tem a Liga de Clubes para com as rádios?
Bola. Zero.
Preocupam-se minimamente com a TV e mesmo assim, são incompetentes no papel da centralização. E as rádios, para eles, é como se não existissem.
A Antena 1 ainda faz os mínimos olímpicos, mas, na ausência de condições de trabalho, aplaudo a decisão unilateral do João Correia.
Em relação às outras rádios nacionais: se eu fosse espanhol e ouvisse as restantes rádios nacionais, ficaria a pensar que só existem 3 clubes em Portugal.
Mas isso é tema para outros Rosários.

Entendo o que dizes Nélson, são planos diferentes, entre estar na pista a fazer breves apontamentos e ter a responsabilidade de cobrir um relato. Contudo no caso do jogo em causa, também seriam breves apontamentos e podia ter ido para outro local do estádio, não dispensando que a RTP apresentasse essa queixa junto da Liga Portugal.

Então a questão que se coloca, é como é que esse estádio tem licenciamento para jogos da liga profissional? Se calhar nem para ligas amadoras de escalões nacionais devia ser licenciado.
Que local do estádio?
A Liga de Clubes obriga os jornalistas a estarem nas respetivas zonas de imprensa, durante o decorrer dos jogos.
Se na zona de imprensa, chove copiosamente, para onde é que o João Correia ia trabalhar?
Ele ia deixar que o material técnico se estragasse?
Acho que ele fez bem.
Pode ser que a partir de agora, se reflita sobre a ausência de condições mínimas, no Estádio José Gomes.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #8851 em: Maio 12, 2026, 01:49:25 pm »
O João Correia foi obrigado a sair do estádio do Estrela da Amadora ao intervalo devido à "falta completa de condições para cobrir o jogo" debaixo de chuva intensa.

Um jornalista nunca deve abandonar o barco...

E se estivesse a fazer reportagem de pista a chover copiosamente?

Também saía?

Joaquim Vieira

Trindade Guedes

Jamais abandonariam o barco...

E os repórteres do Rally de Portugal?

À lama e à chuva!!
Sinceramente, eu acho que o João Correia fez bem.
Uma coisa não tem nada a ver com a outra.
O Estádio José Gomes não tem condições mínimas para os jornalistas trabalharem (já lá estive 3 vezes e, graças a Deus, nunca apanhei chuva).
Lembro-me de, na altura do Estrela vs Sporting, alguém ter publicado um vídeo nas redes sociais, com chuva intensa a molhar os papéis com a preparação do jogo dos jornalistas e o material, ligado à energia, completamente molhado.
Quem vai para a tribuna não vai para a pista.
Se, por um lado, na reportagem de pista o repórter está à mercê do estado climatérico, por outro, quem vai para a tribuna de imprensa tem de ter as condições mínimas para trabalhar (o que implica estar num local onde não chova).
Se estivéssemos a falar de uma instituição de um campeonato não profissional ou amador, tenho a certeza de que o João Correia não abandonaria o estádio.
Mas, num estádio em que o espaço não tem condições há pelo menos 3 anos (desde que o Estrela ascendeu à 1.ª Liga), em que nada fazem para melhorar esse espaço e em que, mesmo assim, há dinheiro para ecrãs gigantes, eu próprio saúdo o João Correia por essa atitude.
E digo mais: mais jornalistas tivessem a postura que o João Correia tem.
Para concluir: já que gosta tanto de invocar o que se faz na rádio espanhola...
Sabe o que a Liga Espanhola faz?
Obriga os clubes a dar condições mínimas aos jornalistas.
Todas as rádios pagam 100 € por jogo de direitos radiofónicos, que servem exclusivamente para as instituições desportivas disponibilizarem as condições mínimas às rádios.
Aqui, que preocupação tem a Liga de Clubes para com as rádios?
Bola. Zero.
Preocupam-se minimamente com a TV e mesmo assim, são incompetentes no papel da centralização. E as rádios, para eles, é como se não existissem.
A Antena 1 ainda faz os mínimos olímpicos, mas, na ausência de condições de trabalho, aplaudo a decisão unilateral do João Correia.
Em relação às outras rádios nacionais: se eu fosse espanhol e ouvisse as restantes rádios nacionais, ficaria a pensar que só existem 3 clubes em Portugal.
Mas isso é tema para outros Rosários.

Entendo o que dizes Nélson, são planos diferentes, entre estar na pista a fazer breves apontamentos e ter a responsabilidade de cobrir um relato. Contudo no caso do jogo em causa, também seriam breves apontamentos e podia ter ido para outro local do estádio, não dispensando que a RTP apresentasse essa queixa junto da Liga Portugal.

Então a questão que se coloca, é como é que esse estádio tem licenciamento para jogos da liga profissional? Se calhar nem para ligas amadoras de escalões nacionais devia ser licenciado.
Permitam-me o double post, mas, segundo o que apurei, há órgãos de comunicação social que já fizeram queixa, mais do que uma vez, das condições para a imprensa no Estádio José Gomes.
O que fez a Liga de Clubes?
Nada.
O que fez o Estrela da Amadora?
Em vez de dotar a zona de imprensa de melhores condições, após as queixas, instalaram um novo ecrã gigante.
Quando fui, na época passada, fazer o Estrela vs Farense ao Estádio José Gomes, tínhamos um vidro que ainda separava “minimamente” a zona de imprensa da bancada. Entretanto, o vidro partiu-se e já não há vidro.
Quando fui fazer o U. Leiria vs Portimonense SAD esta época, reparei que a zona das tomadas, por baixo das mesas de trabalho, tinha cedido.
Já para não falar que, na zona onde fica a Sport TV (que é diferente da zona da restante imprensa), a Sport TV já ameaçou fazer queixa à Liga por ausência de condições de SEGURANÇA para os jornalistas e operadores de câmera.
Acredito que até na Liga de Marrocos não existam estádios com condições tão precárias como na Amadora.
É o que é.
Posto isto, se dúvidas existissem, ainda aplaudo mais a decisão do João Correia (e não foi a primeira vez que o fez).

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #8852 em: Maio 12, 2026, 03:17:51 pm »
Devia dar interdição do estádio.

Ou deixarem de lá ir.

Depois temos, volta e meia, treinadores e dirigentes a fazer choradinho porque a comunicação social não liga nada a clube x ou y.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #8853 em: Maio 12, 2026, 04:46:50 pm »

Ou deixarem de lá ir.

Depois temos, volta e meia, treinadores e dirigentes a fazer choradinho porque a comunicação social não liga nada a clube x ou y.

Isso não é desculpa.
O Braga tem todas as condições e nas conferencias de imprensa do Braga não está qualquer tv de noticias. Só a Sportv.
O mesmo se aplica a jornais.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #8854 em: Maio 12, 2026, 06:42:49 pm »

Ou deixarem de lá ir.

Isso não é desculpa.
O Braga tem todas as condições e nas conferencias de imprensa do Braga não está qualquer tv de noticias. Só a Sportv.
E a RTP. A CS em Portugal está pela hora da morte, os orçamentos são ínfimos.

Também diga-se que o jornalismo desportivo é em muitos casos um género pobre do jornalismo (se é que esta profissão ainda existe), e é mesmo assim. As conferências de imprensa de treinadores servem para quê? O adversário é apresentado quase sempre como sendo "uma boa equipa", ou nos pós-jogo, quando não ganham, "o árbitro prejudicou-nos", etc. E é isto jogo após jogo. Um desfile de lugares comuns.

Dito isto, penso que o João Correia fez o que tinha a fazer. Se não tem condições para trabalhar, não se trabalha. É simples. Há coisas que não se podem deixar serem passadas em claro.
« Última modificação: Maio 12, 2026, 07:58:03 pm por AG »

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #8855 em: Maio 12, 2026, 07:38:54 pm »

Ou deixarem de lá ir.

Isso não é desculpa.

Também diga-se que o jornalismo desportivo é em muitos casos um género pobre do jornalismo (se é que esta profissão ainda existe), e é mesmo assim. As conferências de imprensa de treinadores servem para quê? O adversário é aposentado quase sempre "uma boa equipa", ou nos pós-jogo, quando não ganham, "o árbitro prejudicou-nos", etc. E é isto jogo após jogo. Um desfile de lugares comuns.

Dito isto, penso que o João Correia fez o que tinha a fazer. Se não tem condições para trabalhar, não se trabalha. É simples. Há coisas que não se podem deixar serem passadas em claro.
O jornalismo de desporto, é o parente pobre da rádio, que ninguém duvide disso.
Quando um jornalista de desporto, um dos melhores deste país, necessita de 18 anos para entrar nos quadros de uma rádio nacional, quando durante cerca de 10 anos foi uma das principais vozes dessa mesma rádio, a recibos verdes...
Eu acho que não preciso de dizer nada.
Ao contrário do que possam pensar, na minha opinião, isso deve-se muito aos privados, que não sabem vender o produto do desporto (através da publicidade).
Eu sei que o nosso tecido empresarial é fraco, a nível nacional.
Mas podia-se tentar fazer muito mais.
No país do lado, a rádio pública anda a reboque das privadas.
Aqui é quase o contrário.
Para não dizer, que se o serviço público não faz, os privados também não vão fazer.
Na 2ª Liga, já nem há conferências de imprensa pós-jogo.
A Liga autorizou os clubes a não fazerem conferências de imprensa, quando não se encontrem no Estádio, no mínimo 3 órgãos de comunicação social.
No fim de semana passado, em Felgueiras, se tirarmos a Sport TV, eu era o único jornalista presente.
Estamos às portas da morte.
Talvez, venha daí, a minha decisão de abandonar o meio, já no próximo domingo.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #8856 em: Maio 13, 2026, 10:29:09 am »

Ou deixarem de lá ir.

Isso não é desculpa.

Também diga-se que o jornalismo desportivo é em muitos casos um género pobre do jornalismo (se é que esta profissão ainda existe), e é mesmo assim. As conferências de imprensa de treinadores servem para quê? O adversário é aposentado quase sempre "uma boa equipa", ou nos pós-jogo, quando não ganham, "o árbitro prejudicou-nos", etc. E é isto jogo após jogo. Um desfile de lugares comuns.

O jornalismo de desporto, é o parente pobre da rádio, que ninguém duvide disso.
Quando um jornalista de desporto, um dos melhores deste país, necessita de 18 anos para entrar nos quadros de uma rádio nacional, quando durante cerca de 10 anos foi uma das principais vozes dessa mesma rádio, a recibos verdes...
Eu acho que não preciso de dizer nada.
Ao contrário do que possam pensar, na minha opinião, isso deve-se muito aos privados, que não sabem vender o produto do desporto (através da publicidade).
Eu sei que o nosso tecido empresarial é fraco, a nível nacional.
Mas podia-se tentar fazer muito mais.
No país do lado, a rádio pública anda a reboque das privadas.
Aqui é quase o contrário.
Para não dizer, que se o serviço público não faz, os privados também não vão fazer.
Na 2ª Liga, já nem há conferências de imprensa pós-jogo.
A Liga autorizou os clubes a não fazerem conferências de imprensa, quando não se encontrem no Estádio, no mínimo 3 órgãos de comunicação social.
No fim de semana passado, em Felgueiras, se tirarmos a Sport TV, eu era o único jornalista presente.
Estamos às portas da morte.
Talvez, venha daí, a minha decisão de abandonar o meio, já no próximo domingo.

A culpa é da mentalidade do povo português.
Um povo educado a apoiar apenas 2 clubes ( excepção do Porto que conseguiu furar o poderio dos dois de Lisboa ) em que ninguem quer saber do clube do seu concelho/cidade.

Olha-se para Espanha e temos as pessoas a apoiar o clube local como se fosse o maior do mundo, seja contra o Real ou Barcelona.
O mesmo se passa no rsto da Europa e do mundo, onde toda a gente apoia o clube local.
Na Galiza é um bom exemplo.
Não há casas de clubes espalhados pelo país, pois ninguém quer saber do clube da terra dos outros.
Há rádios locais e tvs regionais.

Portugal, centralista, parolo e bacoco só promove o que está na capital, incluído os futebol e quem nasce agora e olha para as tvs e jornais só vê duas cores.

Nem as ilhas escapam. O santa Clara tem 500 pessoas no estádio mas vai lá um clube de tem sede a 2300km de distancia e enche.
Cultura centralista origina isso e quem vive do meio vai acabar por sofrer as consequências de fora de Lisboa deixar de existir.

Porto e Vitória são a excepção num país aglutinado ao Tejo.
Mas mesmo o Porto tem uma presença residual nas tvs, bastando ver a CMTV e Now com maratonas dedicadas apenas a 2 clubes.

È o próprio jornalismo desportivo que se suicidou em promover apenas o que vem da capital.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #8857 em: Maio 16, 2026, 06:10:47 pm »
É verdade que é a última jornada, mas até ao momento a Antena 1 está a apresentar um bom trabalho, tendo até apontamentos do Campeonato Nacional de Ruby e como deve ser também da Liga 3 de Futebol(ainda que no caso da Académica estejam a usar uma via alternativa). Acredito que não seja nada fácil de gerir isto tudo.
« Última modificação: Maio 16, 2026, 06:12:21 pm por tuscano332 »

Atento

• Hero Member
« Responder #8858 em: Maio 16, 2026, 07:02:16 pm »
É verdade que é a última jornada, mas até ao momento a Antena 1 está a apresentar um bom trabalho, tendo até apontamentos do Campeonato Nacional de Ruby e como deve ser também da Liga 3 de Futebol(ainda que no caso da Académica estejam a usar uma via alternativa). Acredito que não seja nada fácil de gerir isto tudo.

Via alternativa nos últimos momentos...

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #8859 em: Maio 17, 2026, 11:59:26 am »
Estiveram muito bem ontem, falharam apenas as decisões na 2ª Liga mas não têm culpa dos horários ridículos da Liga ao contrário da FPF que permitiu ontem a festa do futebol à tarde na Liga 3.

Atento

• Hero Member
« Responder #8860 em: Maio 17, 2026, 12:35:27 pm »
Estiveram muito bem ontem, falharam apenas as decisões na 2ª Liga mas não têm culpa dos horários ridículos da Liga ao contrário da FPF que permitiu ontem a festa do futebol à tarde na Liga 3.

Certo.

A desistência das várias rádios também faz com que a Liga goze o prato com a sportv.

A Antena1 fez o que tem de ser feito por uma rádio generalista tendencialmente de palavra.

É isso que acontece nna esmagadora maioria dos países europeus que não têm canais de cobertura nacional para o desporto como a BBC tem com a BBC Rádio 5.
« Última modificação: Maio 17, 2026, 12:38:23 pm por Atento »

Atento

• Hero Member
« Responder #8861 em: Maio 21, 2026, 12:40:51 pm »
David Carvalho deixou de ser coordenador do desporto da Antena1.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #8862 em: Maio 21, 2026, 12:47:57 pm »
Confirmo a informação.
Caro Atento, quer avançar com o nome de algum sucessor?
Já que muito comenta sobre o universo RTP, quem acredita que irá suceder ao David?

Atento

• Hero Member
« Responder #8863 em: Maio 21, 2026, 12:59:33 pm »
Confirmo a informação.
Caro Atento, quer avançar com o nome de algum sucessor?
Já que muito comenta sobre o universo RTP, quem acredita que irá suceder ao David?

Por mim, haveria fusão das redações de desporto da Rádio e TV, avançando para coordenador

Miguel Barroso
Paulo Sérgio
João Gomes Dias
Ou
Manuel Fernandes Silva.

Com um desses 4 tudo ficaria bem entregue.

Atento

• Hero Member
« Responder #8864 em: Maio 21, 2026, 01:07:58 pm »
Outra possibilidade era resgatar Alexandre Afonso.

Não gostei da sua etapa como coordenador do desporto da Antena1.