Autor Tópico: RTP Antena 1  (Lida 1173054 vezes)

ruicleto

• Hero Member
Re: RTP Antena 1
« Responder #8790 em: Abril 02, 2026, 06:53:17 pm »
Mais novidades trazidas por Nicolau Santos

https://eco.sapo.pt/2026/04/01/temos-de-olhar-para-a-radio-como-algo-que-se-esta-a-renovar-defende-nicolau-santos/

Quais novidades? é mesmo para chorar de pena e desconsolo com tantas novidades...se o ritmo de evolução for como o ministro Leitão Amaro a comunicar, mais vale esperarmos sentados e numa cadeira bem confortável.

mg.luis

• Sr. Member
« Responder #8791 em: Abril 03, 2026, 10:43:39 pm »
Hoja na última informação de trânsito, às 20h15, o Paulo Galvão disse que a informação de trânsito regressava no domingo à tarde, para o "regresso a casa".

Boa decisão. Ja há bastantes anos que acho que não acontecia.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #8792 em: Abril 04, 2026, 04:12:31 pm »
Hoja na última informação de trânsito, às 20h15, o Paulo Galvão disse que a informação de trânsito regressava no domingo à tarde, para o "regresso a casa".

A única razão para essa decisão ter existido é porque o Paulo Galvão já habitualmente faz locução no painel do Domingo à tarde, 16/20. A única diferença é que em vez de gravar vai estar fisicamente no estúdio. Não estão a ir buscar propriamente gente a mais nem é nada de mais. Uma pessoa faz as duas coisas.

Custo adicional dessa decisão é de exatamente 0€.

Atento

• Hero Member
« Responder #8793 em: Abril 04, 2026, 05:06:33 pm »

A única razão para essa decisão ter existido é porque o Paulo Galvão já habitualmente faz locução no painel do Domingo à tarde, 16/20. A única diferença é que em vez de gravar vai estar fisicamente no estúdio. Não estão a ir buscar propriamente gente a mais nem é nada de mais. Uma pessoa faz as duas coisas.

A Antena1 não tem painéis gravados à tarde...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #8794 em: Abril 04, 2026, 05:50:35 pm »

A Antena1 não tem painéis gravados à tarde...

Ui, confundi com o Paulo Soares e achava que estava no tópico da Renascença... Respondi como se fosse a Renascença a fazer isso!

Atento

• Hero Member
« Responder #8795 em: Abril 04, 2026, 07:15:04 pm »
Lógica da batata

Repetição de "Inventário Pessoal", agora na RTP antena1.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #8796 em: Abril 04, 2026, 08:58:34 pm »
Lógica da batata

Por alguma razão em particular ou porque não tinham mais nada para passar?

Atento

• Hero Member
« Responder #8797 em: Abril 04, 2026, 09:12:44 pm »
Lógica da batata

Entre as 19:00 e as 20:00.

ruialvesdesousa

• Jr. Member
  • **
« Responder #8798 em: Abril 04, 2026, 10:44:50 pm »
Lógica da batata

O programa passa sempre em repetição a essa hora ao sábado...

Atento

• Hero Member
« Responder #8799 em: Abril 04, 2026, 10:59:11 pm »
Lógica da batata

Uma repetição sem sentido, obedecendo à lógica da batata.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #8800 em: Abril 04, 2026, 11:27:37 pm »
Lógica da batata

Fiquei muito confuso com esta sequência de mensagens, mas ok.

Se o programa passa em repetição ao Sábado por sistema não sei exatamente qual o problema. Daí ter perguntado se era em substituição de alguma coisa ou se havia uma razão especial.

tuscano332

• Hero Member
« Responder #8801 em: Abril 05, 2026, 11:31:34 am »
Lógica da batata

Quando não há futebol passa repetido e como por vezes há futebol neste horário só existiam, acho eu(não trabalho na RTP Antena 1), 2 hipóteses, ou colocar playlist, ou colocar programa repetido.
1-  Playlist só 1h(antes é programas desde as 13h até às 19h, julgo que todos gravados e com 1h de duração) parece-me parvo, pois muitas vezes o futebol começa depois das 20h, como foi o caso e obrigar alguém a vir fazer só 1h, para mim não faz sentido, por vezes fazem isso o que acho má ideia.
2- Ter um programa fixo, que umas vezes é transmitido, outras não, como acontecia com a Isilda Sanches e antes com a Monica Mendes, também não faz muito sentido, por isso mais vale colocar algo repetido. O problema está no Cinemax, quando o futebol por vezes começa às 18h ou 18h.30, mas como é sobre cinema, dar ou não dar é mau, mas não é péssimo, outro tipo de programa talvez fosse pior.

Atento

• Hero Member
« Responder #8802 em: Abril 05, 2026, 09:37:07 pm »
João Gomes Dias na Hungria para acompanhar as eleições húngaras.

pdnf

• Hero Member
« Responder #8803 em: Abril 06, 2026, 03:13:44 am »
Vão-me desculpar ser longo, mas estive muito tempo ausente do fórum, ficaram umas páginas por ler, e há coisas que me merecem o meu comentário.
Cá vai...

Ana Fernandes Silva da R na Antena1...

É essa Ana?

Ouvi-a há instantes no PD da Antena 1.
É. Não tinha visto esta publicação, por isso é que pus aqui semana passada. Mas sim, confirmo que é mesmo a Ana. Foi uma boa aquisição, e que pode ajudar até com a edição de noticiários a partir do Porto, coisa que já fazia, muito bem, na RR.

Pergunto eu, que mal têm as atuais imagens e cores da Antena 1, 2 e 3, cujos estúdios e sítios na internet foram recentemente mudados?
Bolas! eu até gosto muito do que está e não estou disposto a que os meus impostos vão para mais uma mudança estúpida e cara, que implica até mudar as esponjas dos microfones para não mencionar a estética dos estúdios... depois, claro que não há dinheiro para os testes DAB+ nem para melhores investimentos na atual rede FM...
Andei à procura no Base, deve ter sido trabalho interno, não encontrei nada no último ano.
Em todo o caso, os custos de uma mudança de imagem não têm nada que ver com os da instalação de um único centro emissor.
Acabei, isso sim, por perceber que, no último ano, a RTP mudou equipamentos em dois centros emissores, Encumeada, na Madeira, agora mais recentemente, mas no final do ano de 2025, houve mudanças em todos os equipamentos... em Montejunto! Raio de azar, havia de ser o único emissor a cair nos temporais, três meses depois.

Mexer na marca para quê, está consolidada, vão sempre arranjar problemas onde os não há, mais valia irem contratar pessoas, como jornalistas, que fazem imensa falta nas várias rádios do grupo.
Idem, é um custo pontual, versus um custo permanente. De resto, apesar de tudo, como se vê acima, ainda vão existindo algumas, certamente muito menos que as necessárias, entradas na redação. E, falta saber se não serão recibos-verdes.

Nesse caso não vem mal nenhum ao mundo. Muito pior seria se mudassem para RTP Rádio 1 ou algo deste género.

A grande questão é as prioridades que esta administração tem. Há coisas muito mais importantes a tratar do que isto.
Mais ao menos. Continuo a achar que a menção à RTP vai ficar sempre associada à TV, a qual eu, e basta ir às redes, pelo menos no LI, para se perceber que a reputação da RTP TV anda pelas ruas da amargura, já a da rádio, longe disso, não é o caso. É, a meu ver, associar uma marca mais fraca, a uma marca histórica e consolidada. Além disso, tudo junto, soa a Instituto Público… Numa rádio ““jovem”” ou fresca, como a Antena 3, é totalmente contraproducente.

O mais absurdo é que, em TV, agora mal se distinguem os microfones. E aí, talvez, até pudessem existir sinergias na recolha de áudio.
Muito sinceramente aprecio mais estas mudanças, ainda que não veja muito a lógica de gastarem dinheiro nisto, quando existem problemas bem maiores no grupo, que as da R.
É mais o princípio, não tanto o valor, que deve ter sido irrisório. Como escrevi acima, não se encontra nada no base, deve ter sido serviço interno.

Entretanto, parece que saiu um artigo/tomada de posição por parte dos jornalistas da RTP - Rádio na edição de hoje (26/3) da revista "Visão" alusivo ao assunto...
Alinhado a 300% com este artigo do Conselho de Redação. As preocupações enumeradas são absolutamente corretas.

Eles deviam era estar preocupados porque é que o serviço público, mormente o da rádio não tem as audiências que as congéneres europeias têm.

Ou preocuparem-se por ter uma Provedora que ataca abertamente o desporto na Rádio Pública.

Certo, porque é o Conselho de Redação que nomeia a Provedora ou que tem culpa de algumas más decisões editoriais, ou, no limite, que afeta uma verba residual da CAV para a rádio, enquanto a TV enche chouriços tem meios quase infinitos, se comparados ao minusuculo orçamento da rádio.
Façam um desafio aos políticos: permitam aos portugueses consignae a CAV, ou para a TV, ou para a rádio. Se calhar, vão ter uma surpresa...

Não estamos em França, nem na Inglaterra e muito menos em Espanha, isto é Portugal e aqui não é assim. Já aqui disse uma vez, que já ouvi várias vezes, coisas parecidas com esta de gente que foi a Espanha, "raios que tanto têm os espanhóis para falar, é uma canseira, não se consegue ouvir uma música", referindo-se à rádio, portanto a coisa por cá não me parece que vá mudar tão depressa .
Isso é verdade. Por isso é que digo muitas vezes ao Atento que, uma coisa é a 1, outra coisa é a 3. Uma 3 bem feita, tem de subir nas audiências, uma 1 à imagem daquilo que acho que deve ser uma rádio de serviço público, rádio de palavra, provavelmente perderia, numa fase inicial, ou, pelo menos, não cresceria no imediato, a ponto de liderar. E, confesso, não é algo que me preocupe, o produto tem é de ser de excelência e de qualidade. Em Espanha, far-me-ia soar campainhas, aqui não.
Há um grande problema em Portugal: as pessoas associam a informação com credibilidade à TV. É lá que vão procurar aquilo de que necessitam saber, em jornais de 1h, e horas a fio de comentário, que estariam muito melhor em rádio do que em TV. Em Portugal, as deslocações não são longas, pelo que é mais convidativo ouvir música na viagem de carro. Digo isto muitas vezes, a propósito do erro colossal que é ter a Prova Oral às 19h na Antena 3. E porque é que é um problema? Porque, além da associação que informação e palavra é na TV, não há sequer a cultura de as pessoas terem rádio ou o ligarem em casa. Uma rádio que tenha objetivo de fazer diferente terá de perceber que tem de começar por mudar de hábitos. Os espanhóis mais depressa ligam um rádio ao chegar a casa, do que uma TV. Programas como o Bom Dia Portugal, de manhã, em horário nobre, são concorrentes diretos da rádio. Canais como a RTP Notícias, são uma ameaça a uma Antena 1 pujante em informação.
Para a rádio, sobra a música e a “conversa da treta” que existe na RFM e na COMRCIAL. Atenção, é importante que também existam, não tenhamos ilusões que vamos agarrar todo o público com o formato Antena 1, TSF, OBSRVDOR e mesmo RR. Agora, elas estão a cumprir bem, mal andam as demais, a querer imitá-las ou, pelo menos, a disputar algum terreno com elas.

Atento, 02/08/2025:
Nogueira,  Oliveira &afins serão uma simples nota de rodapé no panorama mediático de raquitismo evidente...
Atento, 06/04/2025:
Tiago Ribeiro, Teresa Oliveira,  Frederico Moreno e algumas estrelas da RTP tv (para alguns enlatados) são as pessoas certas para assumir um Programa da Manhã da Antena1,  com credibilidade e recuperação de audiências...
É que nem tempo para nascer uma criança deu, para que o Atento alterasse de tal forma o seu pensamento. Devo dizer que li isto no telemóvel esta tarde, e desatei-me a rir sozinho, a ponto de me perguntarem de estava tolinho, de me rir a olhar para o telemóvel.
Mas fico contente, pela minha parte, concordo com as suas declarações de hoje, acho que têm andamento para o fazer, perfeitamente. Mal me comecei a interessar por rádio, rapidamente percebi que, da minha geração, as duas melhores vozes femininas, são a léguas de todas as outras, as que estão agora no serviço público, o que, francamente, como defensor acérrimo do mesmo, e considerando o “panorama de [quase] raquitismo evidente” [ :D ] a que considero que alguém no grupo R/COM quer votar a RR, me deixa particularmente contente.

https://eco.sapo.pt/2026/04/01/temos-de-olhar-para-a-radio-como-algo-que-se-esta-a-renovar-defende-nicolau-santos/
“E aproveito para dizer que hoje em dia a rádio, a rádio pública, está não só a lançar e a operar com inúmeros podcasts, o que é o novo meio de comunicação da rádio, como futuramente estaremos presentes num consórcio europeu, que tem a ver com a instalação de rádios nos carros, em que deixará de haver botões, mas as estações que estiverem lá presentes são aquelas que serão ouvidas”, salientou o gestor.

Pergunta honesta: o Nicolau Santos percebe mesmo alguma coisa de rádio, ou o seu nível de conhecimento está ao nível do meu sobre lagares de azeite? É que, a menos que como o artigo foi publicado a 01/04, estejamos a falar de uma partida, é para mim mais ao menos evidente que lhe estão a tentar impingir que pendure todo o conteúdo das rádios da RTP em quatro fornecedores de serviço de internet, em detrimento da plataforma própria que é a FM ou o DAB+.  Além disso, alguém que diga a este Senhor que rádio, faz-se, fundamental e principalmente no direto, não em podcasts gravados. É estranho parecer que percebo mais eu de Comunicação, tendo um curso de Economia, do que um Jornalista. Normalmente, queixam-se de Economistas e Gestores ocuparem lugares de gestão em empresas de especialidade, mas no caso dos media portugueses, sempre que vejo um jornalista a ter poder de decisão, penso que lá vem coisa…
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Yagi

• Full Member
« Responder #8804 em: Abril 06, 2026, 09:21:03 am »

«“E aproveito para dizer que hoje em dia a rádio, a rádio pública, está não só a lançar e a operar com inúmeros podcasts, o que é o novo meio de comunicação da rádio, como futuramente estaremos presentes num consórcio europeu, que tem a ver com a instalação de rádios nos carros, em que deixará de haver botões, mas as estações que estiverem lá presentes são aquelas que serão ouvidas”, salientou o gestor.»

A rádio sem botões... a novidade o que faltava!

Depois enaltece a atuação do ministro da Presidência, António Leitão Amaro, que tem a tutela dos media e que “tem dado um contributo inestimável para a evolução da RTP”. E de Luís Marques Mendes, sem esquecer Cavaco Silva.

A bajulação é evidente. Não há a mínima independência relativamente ao poder político.

Se juntarmos a isto a situação no regulador ANACOM, a situação torna-se ainda mais séria. A vice trabalhou 19 anos na SIC (Impresa), esteve 5 anos na ERC e em 2025 foi nomeada vice-presidente da ANACOM pelo Governo PSD. A sua biografia aparece no site do PSD. A presidente da ANACOM é colunista do Expresso (Impresa) desde 2015 e apoiou publicamente a posição do CEO da Impresa a respeito do anúncio do fim da publicidade na RTP.

Com estes responsáveis haverá alguma esperança na tomada de decisões que defendam o serviço público de rádio e televisão?

Não! Mas como ninguém parece incomodado com o rumo que está a ser seguido, siga a marinha!
« Última modificação: Abril 06, 2026, 09:26:28 am por Yagi »