Autor Tópico: Rádio Sudoeste  (Lida 112398 vezes)

pdf

• Administrator
  • Hero Member
Re: Rádio Sudoeste
« Responder #165 em: Julho 28, 2023, 12:03:40 pm »
Essa leitura de que a animação parece a das rádios mais velhas só vai de encontro ao que disse mais acima sobre a estação: não há um único animador abaixo dos 30 anos e muitos já andam pelos 40/50... numa rádio destas. Eu sou do tempo em que ouvia diretores de rádio dizer "o target fala para o target".

Quanto à playlist, está basicamente pensada para Lisboa, e é a única diferença que faz no Porto.

Caminho temos animadores de andarilho a falar do Timmy Trumpet, já faltou mais...

E gente tão boa para rádio que anda por ali meio perdida em algo que já pouca razão tem de ser. Para quê?...

Se é para isto façam regressar a Rádio Capital.

volta Capital. saudades imensas.

Isto lido em 2023 e comparando com o produto miserável que é a MEO SW, não tem qualquer ponta de ironia.

A Capital, apesar de tudo, era um produto agradável de ouvir.

Danl

• Hero Member
« Responder #166 em: Julho 28, 2023, 01:26:03 pm »
Essa leitura de que a animação parece a das rádios mais velhas só vai de encontro ao que disse mais acima sobre a estação: não há um único animador abaixo dos 30 anos e muitos já andam pelos 40/50... numa rádio destas. Eu sou do tempo em que ouvia diretores de rádio dizer "o target fala para o target".

Quanto à playlist, está basicamente pensada para Lisboa, e é a única diferença que faz no Porto.

Caminho temos animadores de andarilho a falar do Timmy Trumpet, já faltou mais...

E gente tão boa para rádio que anda por ali meio perdida em algo que já pouca razão tem de ser. Para quê?...

Isto lido em 2023 e comparando com o produto miserável que é a MEO SW, não tem qualquer ponta de ironia.

Sem dúvida! E tinha uma playlist bastante variada dando seguimento, alias, à dos tempos da Rede A (se a memória não me atraiçoa), uma antiga local de Almada. Era das minhas preferidas sempre que passava por Lisboa naquela altura.

Zeca 2021

• Hero Member
« Responder #167 em: Julho 28, 2023, 07:03:40 pm »

Sem dúvida! E tinha uma playlist bastante variada dando seguimento, alias, à dos tempos da Rede A (se a memória não me atraiçoa), uma antiga local de Almada. Era das minhas preferidas sempre que passava por Lisboa naquela altura.
Inacreditavel como pessoas do Porto ignoram as rádios locais que nasceram na região, como a Clube de Gondomar nos 102.7 e sistemataticamente promovem qualquer lixo que tenha vindo da Capital, nomeadamente essa mesmo Capital. Os piores carrascos das rádios do Porto são mesmo as pessoas do Porto. Incrivel como as dezenas de rádios piratas e locais que o Grande Porto teve nunca aqui leio nada em favor delas. Quando me lembro da Clube de Gondomar que teve parcerias com as melhores lojas de discos do Porto e arredores, desde a Salto Iberico, Jo Jo´s, Tubitek etc e programas de qualidade superior, do Jazz ao Metal, onde por exemplo passou o Fernando Alvim, são sistematicamente aqui esquecidas e qualquer coisa de Lisboa é elevada ao cubo. Enfim.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #168 em: Julho 28, 2023, 07:05:34 pm »

Inacreditavel como pessoas do Porto ignoram as rádios locais que nasceram na região, como a Clube de Gondomar nos 102.7 e sistemataticamente promovem qualquer lixo que tenha vindo da Capital, nomeadamente essa mesmo Capital. Os piores carrascos das rádios do Porto são mesmo as pessoas do Porto. Incrivel como as dezenas de rádios piratas e locais que o Grande Porto teve nunca aqui leio nada em favor delas. Quando me lembro da Clube de Gondomar que teve parcerias com as melhores lojas de discos do Porto e arredores, desde a Salto Iberico, Jo Jo´s, Tubitek etc e programas de qualidade superior, do Jazz ao Metal, onde por exemplo passou o Fernando Alvim, são sistematicamente aqui esquecidas e qualquer coisa de Lisboa é elevada ao cubo. Enfim.
O carrasco da Clube de Gondomar foi quem a vendeu à Rede A. Eu não fui, tinha uns 12 anos na altura. Mas se o Zeca acha que a culpa é de um pré-adolescente de Matosinhos, tudo ok.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
« Última modificação: Julho 28, 2023, 08:40:42 pm por pdf »

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #169 em: Julho 30, 2023, 03:34:21 pm »

Dava efetivamente seguimento, e nos tempos do slogan "A melhor informação de trânsito" a playlister/programadora era a Margarida Pressler, extremamente competente no que fazia. Em tempos estive com ela e chegou-me a confidenciar que de repente dava-lhe na veneta e alinhava semanas inteiras na playlist. Literalmente música a música para ficar tudo mais harmonioso, diverso e apelativo. Ela até para escalões e listas se borrifava, se uma música ficasse melhor proveniente de uma lista que de outra. E a animação era sempre em direto, viva, mesmo que houvesse enganos não havia mal. Era rádio com gente dentro, numa onda mais mainstream claro, mas era. Só havia gravados em férias, normalmente do Luís Talete ou do Orlando Azevedo. Ela recusava-se a gravar.

Nesses tempos a Capital aparecia com 4 e 5% de audiência na zona de Lisboa, segundo consta (também vinha num contexto em que as locais foram bastante mortas em combate lol), com menções pontuais num tempo em que não se fazia menção a locais. A última vez que esse bloco foi relevante foi no início da SWTMN mas já com menos cotação (3%), já sob a égide de Paulo Jorge, e daí para diante a rádio esteve fora do mapa de audiências durante bastante tempo... até há pouco.

Eu quando mais novo, nos idos de 2008/9, era viciado em 2 estações: Rádio Capital e TSF. Por causa da diversidade musical e da ótima informação (no tempo em que a TSF pelo menos aparentava ser muito mais viva e menos canastrona que hoje, em que se demitiu criminalmente desse papel de vivacidade), e no caso da Capital pelas várias músicas completamente diferentes das líderes que regularmente iam aparecendo, mais aquele frenesim das horas de ponta com trânsito a cada 10-15 minutos e uma plástica até razoavelmente apelativa. Cocteau Twins ouvi pela 1ª vez na Capital por exemplo, numa furada que a Margarida trouxe no regresso a casa. Há 14 anos.

Aturava a pressão da Voz de Setúbal em 100.6 e por vezes a da RFM em 100.9 num rádio Hi-Fi Pioneer do início da década de 90 sem RDS, mas com medidor de sinal, mais uma antena amplificada adaptada de rádio, e conseguia 5 em 6 níveis em indoor no centro da cidade na generalidade dos dias. Num mau dia de propagação 3 a 4, mas estéreo dava sempre, o raio do sintonizador dava luta. Mesmo a andar pela cidade com o MP3 escolhia a Capital e escolhia deliberadamente ruas que sabia que não me iam dar interferências da Voz de Setúbal - o MP3 barato apesar de tudo filtrava até bem frequências e portanto a coisa até era estável à conta de trocas constantes Stereo / Mono.

Muita da cultura musical que adquiri nessa época vem de apenas 3 estações: Rádio Capital/SWtmn, TSF e Rádio Clube Português. E depois disso, Antena 3 e Vodafone, onde comecei a "partir pedra" mais a sério há 11-12 anos. O resto são coisas que sabia que estavam nos tops mas que verdadeiramente não trazem nem retiram.

Boxx

• Hero Member
« Responder #170 em: Julho 30, 2023, 07:31:34 pm »
Esse papel formativo que a rádio tinha há muito que se perdeu e o que hoje existe (SBSR, Antena 3 e afins) está muito radicalizado e cercado num guetto. Faltam rádios mais abrangentes e diversificadas como eram a Rádio Capital e sobretudo a RFM (até 1993).

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #171 em: Julho 30, 2023, 10:58:20 pm »
Esse papel formativo que a rádio tinha há muito que se perdeu e o que hoje existe (SBSR, Antena 3 e afins) está muito radicalizado e cercado num guetto. Faltam rádios mais abrangentes e diversificadas como eram a Rádio Capital e sobretudo a RFM (até 1993).
Certíssimo. As rádios musicais estão demasiado segmentadas e compartimentadas. Realmente faz falta produtos radiofónicos mais abrangentes. A SBSR tenta fazer um pouco, mas fica aquém.

Até de uma Rádio Comercial nos primeiros tempos do Pedro Ribeiro (2005-2006) ou a da Rádio Nova (2003-2010) tenho saudades.
« Última modificação: Julho 30, 2023, 11:01:48 pm por AG »

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #172 em: Julho 30, 2023, 11:10:15 pm »
Subscrevo totalmente.
Acredito que na 3 um nome como o Tiago Ribeiro (não há que ter medo de arriscar só pela idade que tem) em vez do Reis como diretor as coisas poderiam ser bem diferentes.

pdnf

• Hero Member
« Responder #173 em: Agosto 02, 2023, 01:11:13 am »
Subscrevo totalmente.
Acredito que na 3 um nome como o Tiago Ribeiro (não há que ter medo de arriscar só pela idade que tem) em vez do Reis como diretor as coisas poderiam ser bem diferentes.
Medo? Eu acho é que é preciso arriscar mesmo,.e parece-me que o Tiago teria perfil para. Parece perceber bastante de música.
Mais uma vez, a 3 hoje acompanhou e bem o jogo da seleção nacional feminina. Muito bem!
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #174 em: Agosto 02, 2023, 06:24:06 pm »

Medo? Eu acho é que é preciso arriscar mesmo,.e parece-me que o Tiago teria perfil para. Parece perceber bastante de música.
Mais uma vez, a 3 hoje acompanhou e bem o jogo da seleção nacional feminina. Muito bem!

Para o historial da 3 os "superiores" ainda o devem ver como um miúdo mesmo com os seus 32/33 anos, infelizmente...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #175 em: Agosto 09, 2023, 04:35:28 pm »
MEO Sudoeste com transmissão em direto a partir da Zambujeira do Mar, na frequência temporária 100.7 FM.

Mas com uma diferença - normalmente todos os anos a emissão começava às 15h e era totalmente em direto feita da Zambujeira. Este ano não tem sido assim para já: Marcos Melo na continuidade de Lisboa mesmo na hora 16-17 e a servirem de repórteres, Aurora Raposo e Diana Neto. Está agradável, mas tenho infelizmente que registar o momento cringe em que o locutor - cujo microfone parece meio afundado - fala com elas e diz para não perder nada do "Sudas"...

A dúvida é depois das 17h, em que seria Paulo Jorge normalmente, se a emissão segue de Lisboa ou da Zambujeira, e especialmente depois das 20h. Vamos perceber daqui a pouco.

pdnf

• Hero Member
« Responder #176 em: Agosto 09, 2023, 04:58:19 pm »
MEO Sudoeste com transmissão em direto a partir da Zambujeira do Mar, na frequência temporária 100.7 FM.

Mas com uma diferença - normalmente todos os anos a emissão começava às 15h e era totalmente em direto feita da Zambujeira. Este ano não tem sido assim para já: Marcos Melo na continuidade de Lisboa mesmo na hora 16-17 e a servirem de repórteres, Aurora Raposo e Diana Neto. Está agradável, mas tenho infelizmente que registar o momento cringe em que o locutor - cujo microfone parece meio afundado - fala com elas e diz para não perder nada do "Sudas"...

A dúvida é depois das 17h, em que seria Paulo Jorge normalmente, se a emissão segue de Lisboa ou da Zambujeira, e especialmente depois das 20h. Vamos perceber daqui a pouco.
Esses 100.7 já é costume operarem, certo? Serve para a população local acompanhar o Festival, diria, e pouco mais. O emissor estará onde, na Fóia?
Rádio é:
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #177 em: Agosto 09, 2023, 04:59:50 pm »

Esses 100.7 já é costume operarem, certo? Serve para a população local acompanhar o Festival, diria, e pouco mais. O emissor estará onde, na Fóia?

É uma micro numa zona lateral ao recinto do MEO Sudoeste (salvo erro no estacionamento). Chega ao centro da Zambujeira, Porto Côvo e por aí, não tenho a certeza que chegue a Sines.

EDIT: Paulo Jorge em direto da Zambujeira mesmo, é de esperar que a emissão prossiga daqui até altas horas sempre assim. O playout é remoto, igual à Antena 1.
« Última modificação: Agosto 09, 2023, 05:03:36 pm por Memorias da Radio »

pdnf

• Hero Member
« Responder #178 em: Agosto 09, 2023, 07:22:13 pm »
Houve entrevista exclusiva com a Giulia Be feita pela Aurora Raposo, antes do concerto às 20.25.
« Última modificação: Agosto 09, 2023, 07:25:17 pm por pdnf »
Rádio é:

pdnf

• Hero Member
« Responder #179 em: Agosto 10, 2023, 08:49:38 pm »
À atenção dos Senhores Diretores da Mega e da Cidade: por a Aurora no radar. Com meia dúzia de emissões em cima, está a brincar na reportagem, e mesmo das duas ou três vezes que a ouvi em locução, acho que há ali muito mais potencial do que para uma MEO SW.
Em dupla com a Diana têm funcionado muito bem, mas estou a achar o desempenho dela francamente superior ao da Diana, que em reportagem, tende a demonstrar uma ou outra limitação no vocabulário.
O Paulo Jorge, na categoria senior, voz muito interessante também, e parece perceber bem da poda.
Rádio é: