Manhã 1 ou Manhã 2 (10-14)?
Habitualmente 7-10 era com a Betânia Valente, que costuma meter férias por esta altura, daà a situação.
Por outro lado temos a aberração técnica de uma locutora da Nova Era ir trabalhar na concorrência, que é do mesmo grupo, à mesma hora da Nova Era... xD
Eu só não acho uma aberração porque as rádios são do mesmo grupo. O que não faz sentido é o grupo deter duas rádios jovens. Percebo que a MEO SW é um produto mais adulto, comercial/pop e mais focado em Lisboa do que no Porto (mas assim sendo, que sentido fez a ocupação dos 102,7 de Gondomar) do que a Nova Era. Mas ter duas rádios jovens num segmento que está já bastante encharcado pela Mega/Cidade e que no Porto ainda apanha com os excecionais 95,9 da TOP FM de Sever do Vouga no mesmo segmento, não faz qualquer sentido. Daqui a pouco há mais rádios jovens na AMP que generalistas.
Posto isto, vou ter uma opinião impopular: já ia sendo hora do Montez começar a pensar em dar dimensão nacional à Nova Era. Até aqui temos visto sempre tudo a acontecer ao contrário, crescer de Lisboa para o Porto, depois para Coimbra e daà para Braga, Aveiro e Faro. Poderia acontecer o inverso e tenho para mim que há um segmento de mercado para explorar. Entendo que é um engano dizer que as jovens são todas iguais. A Cidade FM é a mais adolescente de todas, foca-se muito mais no hip hop, diria que é uma rádio muito suburbana, mais focada nas classes baixas, até pela forma de comunicar. A Mega diria que é mais adulta, já apanha um público com outra formação e outro rendimento. Em termos musicais, é hoje uma rádio muito mais comercial, diferindo da RFM e da Comercial pelo tempo que tem uma música a rolar na playlist, que é menor, pois é uma CHR. Ali no eixo, e mais focada na música de dança, temos a Nova Era que comunica para um público que está entre a Cidade e a Mega, o pessoal no inÃcio da Faculdade e também mais classe média. Poderia ser uma excelente jogada fazer crescer a NovaEra, reforçá-la com novos animadores, tornando-a menos bairrista sem deixar de ser uma marca totalmente Portuense o que é totalmente possÃvel, com emissões feitas a partir do Porto.
Por outro lado, os colegas mais a sul corrijam-me se estiver errado, mas não vejo na AML nenhuma rádio com este estilo musical a tocar. A MEO SW padece de uma indefinição que é não se saber bem o que é, nem para quem é. Parece-me, em termos musicais, muito similar à Mega e sendo assim, é preferÃvel o original à cópia. Acredito que levar a Nova Era para Lisboa não fosse fácil. Mais uma vez vou ser impopular: os lisboetas são tão ou mais bairristas do que nós, simplesmente o estatuto de capital do Império levou-os a entender que expandirem pelo resto do paÃs os seus usos e costumes é normal, mas o inverso não é aceitável. Mas acredito que ultrapassada essa barreira, a penetração da Nova Era a sul seria muito bem conseguida e traria à capital ares de outras paragens o que também é importante.