Autor Tópico: Rádio Metropolitana  (Lida 19122 vezes)

Memorias da Radio

• Hero Member
Re: Rádio Metropolitana
« Responder #120 em: Agosto 22, 2025, 05:20:28 am »
Tem sido uma festa a captação da Metropolitana em 96.3. Assim que abandonamos a A29 na zona de Maceda para ir para o interior, é só levar ripada da Regional do Centro em 96.2 até à Feira, a ponto da captação ser bastante desconfortável a partir da vila da Feira para sul.

E isto é agora 365 dias por ano, ao que parece.

Fui tentar resolver em 89.0, foi pior a emenda que o soneto, dava outra coisa totalmente diferente.

Nos dias de esporádicas o resultado tem sido que a Metropolitana até em Espinho está interferida este Verão. Ouve-se limpa, mas sempre com a Regional do Centro à perna.

A sensação que dá é que a Regional do Centro abriu as goelas ou alterou alguma coisa na transmissão, porque nunca antes se captou no norte de Aveiro desta maneira tão forte. Na zona de Espinho já está a deixar sinal continuamente mesmo nos dias sem ser esporádica, a diferença sendo apenas, à semelhança da Antena 3 de Coimbra, que o sinal é fraco o suficiente para, sendo audível, não fazer mossa ainda. Da Feira para a frente é que acabou.

A parte interessante é: a Onda Viva não é afetada pela captação em 96.2. Nunca. É sempre a Metropolitana quem apanha por tabela da Regional em termos práticos, no éter.

pdnf

• Hero Member
« Responder #121 em: Agosto 22, 2025, 12:44:07 pm »
Ontem não foi um dia muito bom, efetivamente eles estiveram a fazer qualquer coisa, porque eu dentro de casa, perto da 1h não apanhava 89.0 e 96.3 estava com muita dificuldade em apanhar o PS e quando logava, facilmente o perdia, ou ficava coisas esquisitas. Passado uns minutos, o emissor de Espinho desligou, não foi mesmo a habitual portadora. Nunca me tinha acontecido, e é rádio que só não escuto mais ao adormecer porque é uma constante, ali a partir da 01h começar aos solavancos, imagino mesmo que seja a carregar a emissão para o dia seguinte, porque só acontece por volta dessa hora, até às 03h, no máximo.

Esse período de solavancos é ótimo para conseguir ouvir em condições excelentes a M80 e, este ano a Regional do Centro, ambas em dias de propagação, naturalmente. Por exemplo, agora estou na praia a ouvir, e em 96.2 e 96.4, como não há propagação, chega sinal da MFM em ambas as frequências, bem como nos 89.1 e 88.9.

De qualquer das formas, concordo contigo, penso que a Regional do Centro abriu mesmo a goela para Norte. Nestas semanas em que houve propagação diariamente, tinha stereo no exterior, e mono dentro de casa, mas não notava interferência. Diga-se que também não a notava na RADIOMFM nem na ONDAVIVA. Infelizmente, nunca consegui que me descodificasse o PS, foi para essa e para Cidade de Penacova.

Claro que se estás em Espinho, os emissores da Póvoa e de Vila do Conde, beneficiando do efeito mar, se aguentam muito melhor que os do Monte da Virgem, que é sabido que tremem um bocado por lá, não é raro teres as Antenas por lá a irem à Lousã ou ao Muro, ou até na zona entre Silvalde e Paramos, a esse micro fenómeno que é escolherem Valença, na 1 e na 2.

Agora, indo mais para o interior, justamente no nó de Maceda, que marca uma fronteira bem notória em termos de sinais, não só de qualidade da estrada, passas facilmente a levar, em cima de Vila do Conde, com a M80 e a Comercial, respetivamente em 98.4 e 89.0. A Comercial de Leiria faz mais pressão, parece-me, pressiona mais.

Em termos musicais, tenho apanhado algumas sequências idênticas em dias seguidos. É preciso ter cuidado com isso, e com as repetições muito frequentes da Gisela João a cantar o Vejam Bem do Zeca. Gosto, mas está a ficar tipo a Moura Guedes na M80
« Última modificação: Agosto 22, 2025, 12:47:26 pm por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #122 em: Outubro 08, 2025, 03:39:43 am »
Captação razoável, até boa da Metropolitana 96.3 em Aveiro. Surpreendeu. Pena o que aconteceu hoje às 14h30 que o emissor simplesmente desligou e fiquei sem sinal de Cacia para cima, lol.

pdnf

• Hero Member
« Responder #123 em: Outubro 08, 2025, 06:13:55 pm »
Captação razoável, até boa da Metropolitana 96.3 em Aveiro. Surpreendeu. Pena o que aconteceu hoje às 14h30 que o emissor simplesmente desligou e fiquei sem sinal de Cacia para cima, lol.
89.0 também caiu? Costuma aguentar-se bem de Aveiro para Norte.
Entretanto, esta semana à hora de almoço apanhei Juramento Eterno de Sal, do Álvaro de Luna. Foi a primeira vez que ouvi uma música RFM/COMRCIAL na Metropolitana, se a memória não me falha. Digo eu, é uma canção que faz mais sentido no Verão.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #124 em: Outubro 09, 2025, 11:47:31 am »
89.0 também caiu? Costuma aguentar-se bem de Aveiro para Norte.
Entretanto, esta semana à hora de almoço apanhei Juramento Eterno de Sal, do Álvaro de Luna. Foi a primeira vez que ouvi uma música RFM/COMRCIAL na Metropolitana, se a memória não me falha. Digo eu, é uma canção que faz mais sentido no Verão.

Não trocou para lado nenhum e eu ainda aguardei uns bons 2 minutos a ver se entrava em 89.0, mas nada. Foi mesmo uma falha geral na transmissão..

A Metropolitana anda por vezes com músicas que ou são das nacionais, ou são apostas próprias. Lá está, para a playlist que tem se tivesse locução era melhor. Assim parece uma rádio fantasma.