Ontem não foi um dia muito bom, efetivamente eles estiveram a fazer qualquer coisa, porque eu dentro de casa, perto da 1h não apanhava 89.0 e 96.3 estava com muita dificuldade em apanhar o PS e quando logava, facilmente o perdia, ou ficava coisas esquisitas. Passado uns minutos, o emissor de Espinho desligou, não foi mesmo a habitual portadora. Nunca me tinha acontecido, e é rádio que só não escuto mais ao adormecer porque é uma constante, ali a partir da 01h começar aos solavancos, imagino mesmo que seja a carregar a emissão para o dia seguinte, porque só acontece por volta dessa hora, até às 03h, no máximo.
Esse período de solavancos é ótimo para conseguir ouvir em condições excelentes a M80 e, este ano a Regional do Centro, ambas em dias de propagação, naturalmente. Por exemplo, agora estou na praia a ouvir, e em 96.2 e 96.4, como não há propagação, chega sinal da MFM em ambas as frequências, bem como nos 89.1 e 88.9.
De qualquer das formas, concordo contigo, penso que a Regional do Centro abriu mesmo a goela para Norte. Nestas semanas em que houve propagação diariamente, tinha stereo no exterior, e mono dentro de casa, mas não notava interferência. Diga-se que também não a notava na RADIOMFM nem na ONDAVIVA. Infelizmente, nunca consegui que me descodificasse o PS, foi para essa e para Cidade de Penacova.
Claro que se estás em Espinho, os emissores da Póvoa e de Vila do Conde, beneficiando do efeito mar, se aguentam muito melhor que os do Monte da Virgem, que é sabido que tremem um bocado por lá, não é raro teres as Antenas por lá a irem à Lousã ou ao Muro, ou até na zona entre Silvalde e Paramos, a esse micro fenómeno que é escolherem Valença, na 1 e na 2.
Agora, indo mais para o interior, justamente no nó de Maceda, que marca uma fronteira bem notória em termos de sinais, não só de qualidade da estrada, passas facilmente a levar, em cima de Vila do Conde, com a M80 e a Comercial, respetivamente em 98.4 e 89.0. A Comercial de Leiria faz mais pressão, parece-me, pressiona mais.
Em termos musicais, tenho apanhado algumas sequências idênticas em dias seguidos. É preciso ter cuidado com isso, e com as repetições muito frequentes da Gisela João a cantar o Vejam Bem do Zeca. Gosto, mas está a ficar tipo a Moura Guedes na M80