Autor Tópico: Memórias da Rádio  (Lida 130268 vezes)

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
Re: Memórias da Rádio
« Responder #135 em: Dezembro 31, 2019, 01:17:18 am »
Essa Cidade FM era apesar de tudo uma boa rádio. Sobretudo a equipa que era - como se veio a verificar - de luxo. Dessa lista só não gostava - e continuo a não gostar - do Paulo Fernandes, a solo então ele é bastante medíocre.
A playlist era o que era, mas era variada nos géneros musicais, apesar de tudo.

Foi de longe a melhor coisa que o Tojal fez na MCR, a par do RCP. Aí sim, fez todo o sentido a reformatação efectuada, com o abandono em definitivo do sotaque brasileiro da emissão. Os anos de 2001 a 2003 da Cidade foram penosos.
« Última modificação: Dezembro 31, 2019, 01:23:06 am por AG »

estvmkt

• Hero Member
« Responder #136 em: Dezembro 31, 2019, 08:46:37 am »
Essa Cidade Fm tinha equipa de luxo.
E tinha a dupla Wilson Honrado e Elsa Teixeira no Regresso a Casa e tinha muito bons animadores locais. Paulo Martins da Cidade Fm Centro por exemplo. Foi em 2010 que começou a banalizar se mais e a aproximar se do que é agora.
Outra rádio que na altura gostava era Mega Hits pop rock e a Best Rock. Em Coimbra era a Anabela Gonçalves hoje na M80 que fazia,no Porto José Araújo,tinham a Ana Isabel Arroja,o Miguel Peixoto,super equipa também. E lembro me de o Miguel Peixoto em 2010/2011 ter feito uma perninha na Cidade Fm,a conciliar com a Best Rock. Numa altura em que a Cidade tocava Red Hot, Xutos (mais de madrugada), Nickelback, U2, Coldplay.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #137 em: Dezembro 31, 2019, 10:40:03 am »
Olha que nessa altura também papava doses industriais de Cidade FM e não era assim tão linear como dizes.

Aliás, ou eu sou uma alma velha, ou a Cidade FM de então tinha uma equipa bem melhor e uma playlist bem mais ecléctica.

A voz oficial da estação era a actriz Margarida Vila Nova.
As manhãs eram com o Abre a Pestana com o Pedro e a Joana. Era só o Pedro Marques e a Joana Azevedo.
Esse programa tinha dois repórteres que era uma tal de Verinha Mágica (ouvi dizer que está bem na vida ) e o Paulo Fernandes.
Depois também estavam lá a Elsa Teixeira, o Miguel Simões, a Ana Moreira, mais tarde entrou a Rita Rujeroni e, no final do dia, tinhas o Top 8 às 8 com o Wilson Honrado.

No que toca a playlist, mesmo ela tendo muito das bandas sonoras dos Morangos com Açúcar (era a febre da época e curiosiamente só passavam 2/3 músicas dos D'zrt e muito a espaços), era bem mais ecléctica que agora.

Tinhas música de dança com o Bob Sinclair, Supafly, Yves Larrock, The Underdog Project e o programa do Miguel Simões.

Tinhas rock/nu metal com Linkin Park, P.O.D., 3 Doors Down, Maroon 5, Da Weasel, Lonely Day dos System, Avril Lavigne.

Tinhas rap/Hip Hop como o Guetto Gospel do 2 Pac e Elton John, Ready or Not dos Fugees, Jay-Z, Bow How, Snoop Dogg, Eminem, Nelly, R Kelly, Ja Rule, Ashanti, Fort Minor, Mattafix, Mind da Gap, Dealema, Boss AC, etc.

Tinhas o último reduto do R&B como Usher, Alicia Keys, Destiny Child, Mariah Carey, Gutto, As Gémeas, Diana.

Tinhas a pop junenil que batia na altura como a JoJo, a Kelis, Patrice, as manas Nina Sky, os irmãos Bedingfield, o início da Rihanna, a Gwen Stefani e coisas piores que tenho vergonha de referir como o aparecimento do azeite latino aka reggaeton.

Existiu uma altura em que eles apostaram em Ayo, Corrine Bailey Rae, Gentleman, Damien Marley...

Pá, desde dos meus 10 aos 14 anos, consumi a magotes essa rádio.
Já não oiço nem metade das músicas que ouvia então.
Mas não me fez mal nenhum ter essa playlist como base, até porque repara bem em alguns dos clássicos seleccionados pelo Tiago Ribeiro e pelo André Santos... Ainda hoje ouvi Kelis e o «Cor de Laranja» do Ace na Antena 3.
Os anos 20 será a nossa década de revivalismo.

Enviado do meu 5048U_EEA através do Tapatalk

Acho que estás a misturar épocas. Isso do que falas é tudo mais recente, lá para 2008/2009 penso eu.
Tive de ir ao baú de memórias da minha cabeça mas lembro-me de uma altura específica em que devia ter muito azar mas quase sempre que passava por lá a Cidade estava a rodar a We Belong Together da por estes dias multimilionária Mariah Carey, um autêntico hino "dramático-romântico" de uma das primeiras temporadas dos Morangos (não sei qual) :D
Confesso que também teria consumido a Cidade a magotes não fosse já me irritar muito as playlists super-repetitivas (a RFM era outro caso, apesar de tudo era mais repetitiva que hoje) mas também o meu despertador (na altura o único sítio onde ouvia rádio em casa) apanhar muito mal os 107,2 e só conseguir ouvir decentemente a rádio no carro dos meus pais!

E tens razão, de certeza que a meio dos 20's lá vai surgir um Revenge of the 00's... e a M80 a encher-se de músicas da década. Só de pensar que 2010 já foi há dez anos e 2000 há vinte fico doente...
« Última modificação: Dezembro 31, 2019, 10:43:06 am por radiokilledtheMTVstar »

estvmkt

• Hero Member
« Responder #138 em: Dezembro 31, 2019, 10:51:02 am »
E de pensar que da M80,a sua década foco fará já 40 anos...
Eu acho que passa tudo a correr,parece que se vivem 20 anos como se fossem só 10. E na música tudo sempre a mudar...E se pensarmos que daqui a uns anos alguns animadores já estarão nos 50 e infelizmente sem grandes substitutos a altura,casos do Pedro Ribeiro da Comercial, Miguel Simões da M80...que futuro nos irá reservar a rádio.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #139 em: Dezembro 31, 2019, 04:13:27 pm »
Olha que nessa altura também papava doses industriais de Cidade FM e não era assim tão linear como dizes.

Aliás, ou eu sou uma alma velha, ou a Cidade FM de então tinha uma equipa bem melhor e uma playlist bem mais ecléctica.

A voz oficial da estação era a actriz Margarida Vila Nova.
As manhãs eram com o Abre a Pestana com o Pedro e a Joana. Era só o Pedro Marques e a Joana Azevedo.
Esse programa tinha dois repórteres que era uma tal de Verinha Mágica (ouvi dizer que está bem na vida ) e o Paulo Fernandes.
Depois também estavam lá a Elsa Teixeira, o Miguel Simões, a Ana Moreira, mais tarde entrou a Rita Rujeroni e, no final do dia, tinhas o Top 8 às 8 com o Wilson Honrado.

No que toca a playlist, mesmo ela tendo muito das bandas sonoras dos Morangos com Açúcar (era a febre da época e curiosiamente só passavam 2/3 músicas dos D'zrt e muito a espaços), era bem mais ecléctica que agora.

Tinhas música de dança com o Bob Sinclair, Supafly, Yves Larrock, The Underdog Project e o programa do Miguel Simões.

Tinhas rock/nu metal com Linkin Park, P.O.D., 3 Doors Down, Maroon 5, Da Weasel, Lonely Day dos System, Avril Lavigne.

Tinhas rap/Hip Hop como o Guetto Gospel do 2 Pac e Elton John, Ready or Not dos Fugees, Jay-Z, Bow How, Snoop Dogg, Eminem, Nelly, R Kelly, Ja Rule, Ashanti, Fort Minor, Mattafix, Mind da Gap, Dealema, Boss AC, etc.

Tinhas o último reduto do R&B como Usher, Alicia Keys, Destiny Child, Mariah Carey, Gutto, As Gémeas, Diana.

Tinhas a pop junenil que batia na altura como a JoJo, a Kelis, Patrice, as manas Nina Sky, os irmãos Bedingfield, o início da Rihanna, a Gwen Stefani e coisas piores que tenho vergonha de referir como o aparecimento do azeite latino aka reggaeton.

Existiu uma altura em que eles apostaram em Ayo, Corrine Bailey Rae, Gentleman, Damien Marley...

Pá, desde dos meus 10 aos 14 anos, consumi a magotes essa rádio.
Já não oiço nem metade das músicas que ouvia então.
Mas não me fez mal nenhum ter essa playlist como base, até porque repara bem em alguns dos clássicos seleccionados pelo Tiago Ribeiro e pelo André Santos... Ainda hoje ouvi Kelis e o «Cor de Laranja» do Ace na Antena 3.
Os anos 20 será a nossa década de revivalismo.

Acho que estás a misturar épocas. Isso do que falas é tudo mais recente, lá para 2008/2009 penso eu.
Tive de ir ao baú de memórias da minha cabeça mas lembro-me de uma altura específica em que devia ter muito azar mas quase sempre que passava por lá a Cidade estava a rodar a We Belong Together da por estes dias multimilionária Mariah Carey, um autêntico hino "dramático-romântico" de uma das primeiras temporadas dos Morangos (não sei qual) :D
Confesso que também teria consumido a Cidade a magotes não fosse já me irritar muito as playlists super-repetitivas (a RFM era outro caso, apesar de tudo era mais repetitiva que hoje) mas também o meu despertador (na altura o único sítio onde ouvia rádio em casa) apanhar muito mal os 107,2 e só conseguir ouvir decentemente a rádio no carro dos meus pais!

E tens razão, de certeza que a meio dos 20's lá vai surgir um Revenge of the 00's... e a M80 a encher-se de músicas da década. Só de pensar que 2010 já foi há dez anos e 2000 há vinte fico doente...
Eu ouvia a emissão regional da Cidade FM Ribatejo «directamente» de Alcanena, nos 99.3 MHz.

Não estou a confundir não, até porque em 2008/2009 já ouvia outras rádios como a Comercial e já estava a descobrir a Antena 3, na fase em que esta passava tudo o que era artista mainstream antes deles o serem.

Esta fase que te falei é de 2004 a 2007.
Para além da equipa e da playlist que te falei, tinhas o programa Cidade In da Club com Miguel Simões que deu origem a um CD (2006) cuja versão pirata tenho perdida algures no sótão.

http://cdalameda.com/catalog/product_info.php?products_id=2526&language=es

Essa música da Mariah Carey que falas é de 2005 e fazia parte da banda sonora dos MCA II - Série de Verão e rodava quase de hora a hora, tal como, por exemplo, em 2006, rodava até à exaustão o Hung Up da Madonna. O Cry Me a River do Justin Timberlake era muito comum, Suga Suga (o original) do Baby Bash, Obsesion do Frankie J, o surgimento (em 2005) do tema azeiteiro-petrolífero Gasolina do Daddy Yankeee, o Naci Orishas dos Orishas (também do MCA II de Verão), o Brilhantes Diamantes do Serial (MCA III) e penso que o recorde de mais tempo no N.º 1 do Top 8 às 8 era o Hip Hop do Boss AC.
(Repara num pormenor do videoclip do We Belong Together... O noivo é o Michael Scofield do Prison Break)

A Cidade passava muito da banda sonora dos MCA, mas pouco ou nada rodava dos D'zrt, FF, Patrícia Candoso ou 4 Taste.

Todos os exemplos que te falei são de músicas que ouvia entre os meus 10 e 13 anos e juro-te que farei uma playlist e a deixarei aqui só com os clássicos (sim, porque já se passaram 15 anos) que ouvíamos na Cidade FM dessa altura.

« Última modificação: Dezembro 31, 2019, 04:17:17 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #140 em: Dezembro 31, 2019, 04:34:46 pm »
Eu ouvia a emissão regional da Cidade FM Ribatejo «directamente» de Alcanena, nos 99.3 MHz.

Não estou a confundir não, até porque em 2008/2009 já ouvia outras rádios como a Comercial e já estava a descobrir a Antena 3, na fase em que esta passava tudo o que era artista mainstream antes deles o serem.

Esta fase que te falei é de 2004 a 2007.
Para além da equipa e da playlist que te falei, tinhas o programa Cidade In da Club com Miguel Simões que deu origem a um CD (2006) cuja versão pirata tenho perdida algures no sótão.

http://cdalameda.com/catalog/product_info.php?products_id=2526&language=es

Essa música da Mariah Carey que falas é de 2005 e fazia parte da banda sonora dos MCA II - Série de Verão e rodava quase de hora a hora, tal como, por exemplo, em 2006, rodava até à exaustão o Hung Up da Madonna. O Cry Me a River do Justin Timberlake era muito comum, Suga Suga (o original) do Baby Bash, Obsesion do Frankie J, o surgimento (em 2005) do tema azeiteiro-petrolífero Gasolina do Daddy Yankeee, o Naci Orishas dos Orishas (também do MCA II de Verão), o Brilhantes Diamantes do Serial (MCA III) e penso que o recorde de mais tempo no N.º 1 do Top 8 às 8 era o Hip Hop do Boss AC.
(Repara num pormenor do videoclip do We Belong Together... O noivo é o Michael Scofield do Prison Break)

A Cidade passava muito da banda sonora dos MCA, mas pouco ou nada rodava dos D'zrt, FF, Patrícia Candoso ou 4 Taste.

Todos os exemplos que te falei são de músicas que ouvia entre os meus 10 e 13 anos e juro-te que farei uma playlist e a deixarei aqui só com os clássicos (sim, porque já se passaram 15 anos) que ouvíamos na Cidade FM dessa altura.

Tudo certo! Lembro-me muito bem da Suga Suga do Baby Bash passar sistematicamente na Cidade FM em nos idos de 2003/2004.

Como sintonizava os 99,7 de Penacova, recordo-me também dos últimos tempos da «Flor do Éter» na emissão local (RDS: «__ETER__»), com os jingles novos mas sem locutor - Paulo Martins só entrou em 2004 - e dos jingles de inicio de hora/noticiários emitidos por inteiro sem qualquer tipo de locução.

Nessa altura gostava de ouvir a Cidade, confesso. Também estava perfeitamente no target, em 2004 tinha 16 anos.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #141 em: Dezembro 31, 2019, 04:44:03 pm »
Eu já não me recordo quem fazia as emissões da Cidade FM Ribatejo.
Será que era o Pedro Marques?
Por acaso o joao_s não sabe quem era?

Uma coisa é certa. A Cidade de então era muito melhor que a actual. É certo que os nossos gostos musicais se refinaram com o tempo, mas penso que a colagem da Comercial à playlist da Cidade e a não renovação da malta de qualidade que foram para as outras rádios da MCR, apostando em figuras da TV e, mais tarde, do YouTube, ditaram a sua morte. Juntas isso ao acesso quase instantâneo à música que queres ouvir.
Dantes ainda tinhas que ouvir a rádio e veres o Top + para saberes o que estava a bater para depois sacares as músicas, ou do eMule, ou do BTNext, ou do Né-Miguelito ou do BitTorrent, para as colocares no teu grande MP3 da Creative Movies ou da Sony Walkman. xD

« Última modificação: Dezembro 31, 2019, 04:49:16 pm por O Bigode do Sala »
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!

Agostinho da Silva

estvmkt

• Hero Member
« Responder #142 em: Dezembro 31, 2019, 04:59:09 pm »
Ines Silva acho eu. Havia o Rui Miguel no Alentejo,o Paulo Batista e a Joana Perez depois no Algarve, Paulo Martins e depois Sandra Silva em Penacova,Bruno Marques em Amares, Bruno Ferreira em Vale de Cambra..
E recordo me de levarem ouvintes a fazerem emissão ao sábado,isto nas locais.
O In The Club acho que dava na altura em emissão local salvo erro

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #143 em: Dezembro 31, 2019, 05:19:08 pm »
É bem verdade e eu já não me lembrava disso.
Olhe e por falar em In The Club, o 50 Cent era outro que rodava até à exaustão, seja a Candy Shop, o In The Club ou o Hate It Or Love It com o The Game.

Sobre a Inês Silva, não recordo dela.
Certamente não será a Tecas pois nessa altura ela era uma adolescente.

Agostinho da Silva

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #144 em: Dezembro 31, 2019, 05:31:16 pm »
A Cidade dominou mesmo as nossas gerações Sala e AG... É verdade que não tinha concorrência da Mega e que as playlists de Comercial e RFM ainda não eram tão parecidas com ela como são hoje, mas mesmo assim teve uma influência impressionante. Ainda por cima a aproveitar a "Morangomania" devia ser uma mina de ouro para a Media Capital, juntando-se à TVI.
A única excepção deve ter sido mesmo a Nova Era em todo o distrito no Porto que na altura curiosamente estava a servir de rampa de lançamento para a dupla Quim Roscas e Zeca Estacionâncio sair dos bares obscuros e das cassetes pirata para começar a tornar-se realmente conhecida, para além de que era a autêntica plataforma de divulgação das festas nas maiores discotecas do distrito...

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

« Última modificação: Dezembro 31, 2019, 05:39:33 pm por radiokilledtheMTVstar »

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #145 em: Dezembro 31, 2019, 05:43:30 pm »
A Cidade dominou mesmo as nossas gerações Sala e AG... É verdade que não tinha concorrência da Mega e que as playlists de Comercial e RFM ainda não eram tão parecidas com ela como são hoje, mas mesmo assim teve uma influência impressionante. Ainda por cima a aproveitar a histeria pelos morangos devia ser uma mina de ouro para a Media Capital, juntando à TVI.
A única excepção deve ter sido mesmo a Nova Era em todo o distrito no Porto que na altura curiosamente estava a servir de rampa de lançamento para a dupla Quim Roscas e Zeca Estacionâncio sair dos bares obscuros e das cassetes pirata para começar a tornar-se realmente conhecida, para além de que era a autêntica plataforma de divulgação das festas nas maiores discotecas do distrito :D

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
A Rádio Nova Era não ouvia, mas cá tínhamos (e ainda temos) uma rádio jovem que pouco perde para a Cidade actual: a Hiper FM de Rio Maior.
Tem uma cobertura invejável que só não consegue penetrar na Grande Lisboa devido ao espectro estar saturado.

E como já vi que gostas de música de dança, experimenta picar a RES FM (antiga Rádio 100) de Alpiarça.
Penso que é uma estação com ligações a um famoso bar de Santarém, o Respública e só passa música de dança, não tem quase publicidade nenhuma, nem animação, à excepção de um ou outro programa de autor.

Agostinho da Silva

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #146 em: Dezembro 31, 2019, 06:26:57 pm »
Só para finalizar o tópico Cidade FM.
Lembrei-me de algo mais que hoje em dia seria imp€nsável uma Mega ou a própria Cidade FM realizarem.

Lembram-se do Move Ya Body? A Rihanna era uma espécie de Billie Eilish de agora e veio cá actuar (lembro-me que deu raia com acusações de racismo), juntamente com as Pussycat Dolls (tão anos 2000), Mundo Secreto e Expensive Soul.

A Cidade FM deve ter sido a única coisa boa que o Tojal fez enquanto director-geral da MCR.

https://www.publico.pt/2006/06/15/jornal/pussycat-dolls-mexem--move-ya-body-no-atlantico-84150

Agostinho da Silva

Renato S.

• Sr. Member
« Responder #147 em: Dezembro 31, 2019, 08:57:52 pm »
Só para deixa uma nota ao "O Bigode do Sala" e "estvmkt", o nome que estão à procura da Cidade FM Ribatejo é Inês Gonçalves, não Silva! Saudações a todos e boas entradas.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #148 em: Dezembro 31, 2019, 08:59:55 pm »
Era esse nome Renato.

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #149 em: Janeiro 01, 2020, 04:38:29 am »
Só para deixa uma nota ao "O Bigode do Sala" e "estvmkt", o nome que estão à procura da Cidade FM Ribatejo é Inês Gonçalves, não Silva! Saudações a todos e boas entradas.
Muito obrigado pelo apontamento.
Não sei se a Inês Gonçalves continua a fazer rádio, mas vou pesquisar.
Um bom ano de 2020!

Agostinho da Silva