Autor Tópico: Emissora das Beiras - 91,2 MHz Tondela  (Lida 9756 vezes)

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
Re: Emissora das Beiras - 91,2 MHz Tondela
« Responder #15 em: Maio 14, 2024, 06:40:12 pm »
Para quem conhece a região, como é a cobertura dos 91,2 MHz da Emissora das Beiras? O emissor deve chegar satisfatoriamente a Viseu, mas a Coimbra tenho dúvidas.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

estvmkt

• Hero Member
« Responder #16 em: Maio 14, 2024, 06:46:20 pm »
Viseu chega ate que bem.
Pequenas falhas no centro mas é normal. Zonas urbanas da cidade cobre bem,pois atualmente Viseu mudou um pouco. Centro mais envelhecido esta tudo concentrado nos arredores como Repeses,Marzovelos,Ranhados,Gumiraes,Abraveses,Rio de Loba.
Coimbra duvido que chegue. Aveiro deve deixar alguma coisa de sinal. Chega a Águeda.
Digamos que ainda acredito que possa ir para a Correio da Manhã Rádio. Se for mesmo a Observador é do melhor para a regiao,algo novo

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #17 em: Maio 14, 2024, 07:17:13 pm »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #18 em: Maio 14, 2024, 07:20:14 pm »
Para quem conhece a região, como é a cobertura dos 91,2 MHz da Emissora das Beiras? O emissor deve chegar satisfatoriamente a Viseu, mas a Coimbra tenho dúvidas.
A Viseu chega bem, assim como Aveiro. Para sul, indo pela A1, tenho ideia que o sinal "morre" antes de Leiria, e para Norte começa-se a ouvir sensivelmente na zona do nó de Albergaria-a-Velha, ou mesmo antes.

Em Coimbra duvido que na baixa da cidade se sintonize bem os 91,2 MHz, mas nas redondezas o sinal é de razoável a bom.

Tenho dúvidas que seja a Observador uma vez que é referido que se trata de uma "aquisição" do alvará, coisa que o grupo normalmente não faz, mas aguardemos.

Link para a notícia: http://radialistasdeviseu.blogspot.com/2024/05/emissora-das-beiras-vendida-radio.html
« Última modificação: Maio 14, 2024, 07:22:04 pm por AG »

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #19 em: Maio 14, 2024, 08:01:41 pm »
Posso estar errado, mas a julgar pela cobertura dos 91,2 MHz, e apesar do emissor na Serra do Caramulo, com 500 W P.A.R., não será uma frequência muito apetecível para a Rádio Observador... O que não quer dizer que não haja outra rádio com interesse.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

estvmkt

• Hero Member
« Responder #20 em: Maio 14, 2024, 08:16:06 pm »
Das 3 uma: Observador,CMR ou Bauer,para emitir a Smooth.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #21 em: Maio 14, 2024, 09:40:17 pm »

Se não estou em erro a CMTV começou com uma emissão na região de Viseu, pode ser um prenúncio...

pdnf

• Hero Member
  • Foi a Rádio que fez Abril!
« Responder #22 em: Maio 14, 2024, 11:55:36 pm »
Já percebi o que se passou com a Emissora das Beiras...
E desconfio que será mais este grupo empresarial:

https://www.igrejauniversal.pt/viseu/

Ainda não tem braço radiofónico em Viseu, e para eles a questão das emissões locais não é problemática. No caso da LINEAR e da MAIORCA nem mudaram o nome à estação. Se forem estes, talvez a Enissora das Beiras se safe como marca própria. Mal ou bem, os dois exemplos citados mantêm alguma autonomia.
Se for mesmo a Observador... vamos ter zonas com frequências escutáveis razoavelmente, mormente Ovar. Para o litoral que é o que conheço, chega bem a partir de Cortegaça, para Norte, a partir daí, morre de imediato. Em Esmoriz já não deixa sinal. Para sul, a ideia que tenho é que já não chegará a Leiria, não ultrapassa a barreira que é Sicó. Pode dar para cobrir aquela zona na A1 onde os 88.1 chegando, não são espetaculares, junto ao nó de Condeixa. Quanto a Coimbra... vim aos meus arquivos. Praça da Portagem, logava RDS sem qualquer dificuldade no rádio de bolso. Melhor desempenho que a Provincia. No Polo 2 (FCUC) o radio vai buscar a frequência automaticamente. Portanto, parece-me que, à custa de algum ping-pong entre Tondela e S. João da Madeira, teremos Obsrvador em Coimbra.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #23 em: Maio 15, 2024, 10:36:13 am »
Não tinha pensado nisso, pode muito bem ser uma hipótese.

ruicleto

• Hero Member
« Responder #24 em: Maio 15, 2024, 11:36:27 am »
Apesar de todos os comentários anteriores, quero apenas referir aqui que esta triste situação, com esta rádio dita histórica, tal como a que ocorreu com a Rádio Clube de Monsanto, não augura nada de bom para o que resta das rádios locais, que transmitem a diferença entre a realidade mais urbana (Lisboa e Porto) e a verdadeira proximidade com as populações que servem. É caso para dizer que Portugal está, mesmo, no bom caminho...

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • NSTALGIA
« Responder #25 em: Maio 15, 2024, 08:49:54 pm »
Também acho que sim. Entretanto, tenho outra fonte que me garante o mesmo - que os 91,2 irão para a Rádio Observador.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #26 em: Maio 15, 2024, 08:58:36 pm »

CMR é possível, mas teriam melhores escolhas.
Bauer é impossível e os 92.8 já chegam a Coimbra.
Observador é quem estava a procurar, diz-se.

O Radialistas de Viseu não se costuma enganar, portanto é fonte de boa confiança.

Efetivamente não é uma má aquisição de todo. Na Serra do Caramulo, a 1075m de altura, ou deslocalizado. E sendo de 500w e quem estava à frente do projeto tendo falecido, certamente que, desculpem-me ser tão cru, quiseram desfazer-se daquilo. São muitos anos... e muitas memórias. Temos que compreender.

Na simulação de cobertura que fiz diz que chega a Espinho... só que não chega: Antena 1 em 91.3, não permite. Começa-se a ouvir qualquer coisa em Ovar, isso sim, ainda mal. Da Murtosa para diante ouve-se melhor.

Mas o mapa de cobertura é curioso: é que a manter-se na Serra do Caramulo, não supre grande coisa alguns problemas de sinal. É daqueles casos clássicos de "altitude não é tudo" - a propagação para sul achei-a algo fraca, talvez por causa do relevo que antecede a Serra, muito acidentado e a dificultar uma boa propagação. É altamente redundante a cobertura de 88.1 e 91.2 na generalidade do distrito de Aveiro, da Murtosa para baixo; é melhor frequência que 88.1 na cidade de Aveiro, mas depois em Coimbra achei que a cobertura deixa um pouco a desejar (no mapa e presencialmente), e o sinal perde-se muito rapidamente à chegada a Leiria.

Deslocalizar para Mortágua é uma possibilidade, que creio que reforça o sinal em Aveiro e Coimbra, enfraquecendo ligeeeeiramente em Viseu mas nada que se tornasse inaudível nem perto, e penso que possa viabilizar bastante melhor a progressão para sul. O problema é que isso é à custa da progressão para norte no distrito de Viseu e, diria, para lá da Região de Aveiro, e seria para algo com 400 metros de cota + torre (nada de se deitar fora, temos que dizer).

Moral da história: penso que a ficar com o Observador, não será a última mudança que vamos ver na rede, mas é um bom passo. Se fossem trocar 88.1 com 96.3, por exemplo, haveria uma sólida complementaridade entre ambas e uma boa troca. E ganhavam-se mais 3 sedes de distrito em "totais condições": Porto, Viseu e Coimbra. Mas mesmo como já está hoje, com ajustes, pode ser um conceito. É uma boa escolha, dentro do apanágio do "com pouco faz-se muito", com margem para trabalhar.

Também acho que sim. Entretanto, tenho outra fonte que me garante o mesmo - que os 91,2 irão para a Rádio Observador.

Lá está, lá está...
« Última modificação: Maio 15, 2024, 09:01:58 pm por Memorias da Radio »

estvmkt

• Hero Member
« Responder #27 em: Maio 15, 2024, 09:43:58 pm »
Uma micro no Caramulo,emissor principal em Mortagua.
O problema é que Mortágua não tem tanta altitude como se pensa.
Conheço bem a zona e onde há altitude tem efeito sombra para Coimbra,fica distante de Tondela.

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #28 em: Maio 16, 2024, 01:41:26 pm »
Agora que esta rádio está com os dias contados (infelizmente), ficam aqui os meus palpites para o futuro dono da antena, ordenado por probabilidade, no meu entender:

1. RDS (Lister+)
2. IURD
3. Observador

Vamos ver o que vem aí.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #29 em: Maio 16, 2024, 02:53:24 pm »
Agora que esta rádio está com os dias contados (infelizmente), ficam aqui os meus palpites para o futuro dono da antena, ordenado por probabilidade, no meu entender:

1. RDS (Lister+)
2. IURD
3. Observador

Vamos ver o que vem aí.

O problema é que a RDS não é um grupo de comunicação... e a menção da EB diz sê-lo.

As outras duas, pronto. Mas com as dívidas às costas da IURD, não sei se se meteriam nisto. O Observador consegue ter as contas mais sãs deste lote (sabendo eu bem que ainda dá prejuízo, note-se).

E efetivamente os sinais estão aí...