Das 3 uma: Observador,CMR ou Bauer,para emitir a Smooth.
CMR é possível, mas teriam melhores escolhas.
Bauer é impossível e os 92.8 já chegam a Coimbra.
Observador é quem estava a procurar, diz-se.
O Radialistas de Viseu não se costuma enganar, portanto é fonte de boa confiança.
Efetivamente não é uma má aquisição de todo. Na Serra do Caramulo, a 1075m de altura, ou deslocalizado. E sendo de 500w e quem estava à frente do projeto tendo falecido, certamente que, desculpem-me ser tão cru, quiseram desfazer-se daquilo. São muitos anos... e muitas memórias. Temos que compreender.
Na simulação de cobertura que fiz diz que chega a Espinho... só que não chega: Antena 1 em 91.3, não permite. Começa-se a ouvir qualquer coisa em Ovar, isso sim, ainda mal. Da Murtosa para diante ouve-se melhor.
Mas o mapa de cobertura é curioso: é que a manter-se na Serra do Caramulo, não supre grande coisa alguns problemas de sinal. É daqueles casos clássicos de "altitude não é tudo" - a propagação para sul achei-a algo fraca, talvez por causa do relevo que antecede a Serra, muito acidentado e a dificultar uma boa propagação. É altamente redundante a cobertura de 88.1 e 91.2 na generalidade do distrito de Aveiro, da Murtosa para baixo; é melhor frequência que 88.1 na cidade de Aveiro, mas depois em Coimbra achei que a cobertura deixa um pouco a desejar (no mapa e presencialmente), e o sinal perde-se muito rapidamente à chegada a Leiria.
Deslocalizar para Mortágua é uma possibilidade, que creio que reforça o sinal em Aveiro e Coimbra, enfraquecendo ligeeeeiramente em Viseu mas nada que se tornasse inaudível nem perto, e penso que possa viabilizar bastante melhor a progressão para sul. O problema é que isso é à custa da progressão para norte no distrito de Viseu e, diria, para lá da Região de Aveiro, e seria para algo com 400 metros de cota + torre (nada de se deitar fora, temos que dizer).
Moral da história: penso que a ficar com o Observador, não será a última mudança que vamos ver na rede, mas é um bom passo. Se fossem trocar 88.1 com 96.3, por exemplo, haveria uma sólida complementaridade entre ambas e uma boa troca. E ganhavam-se mais 3 sedes de distrito em "totais condições": Porto, Viseu e Coimbra. Mas mesmo como já está hoje, com ajustes, pode ser um conceito. É uma boa escolha, dentro do apanágio do "com pouco faz-se muito", com margem para trabalhar.
Não tinha pensado nisso, pode muito bem ser uma hipótese.
Também acho que sim. Entretanto, tenho outra fonte que me garante o mesmo - que os 91,2 irão para a Rádio Observador.
Lá está, lá está...