Autor Tópico: Rádio Solar FM - 94,0 MHz Albufeira  (Lida 7561 vezes)

pdnf

• Hero Member
Rádio Solar FM - 94,0 MHz Albufeira
« em: Agosto 11, 2023, 06:54:14 pm »
Na zona do Algarve és servido nesse quesito pela emissão da Rádio Solar, que da última vez que ouvi andava justamente pelo jazz. Isto durante todo o dia.
A Solar anda mais para temas a roçar o pimba, sempre que por lá passo. Locuçã9 não apanehi nenhuma vez.

Viraram para o pimba?! Meu deus do céu.

Transferi para aqui, pois penso que merece um tópico.
Ora bem, no meu último dia no Algarve andei pela frequência para avaliar melhor esta estação. Durante o período diurno, tem programas de palavra, relacionados com o concelho de Albufeira ou limítrofes. Apanhei, por exemplo, uma entrevista a um Professor da UAlg sobre bivaldes. O ponto negativo é que praticamente não tem locução, a ideia que me dá é que a jornalista de turno fará tudo, nos mínimos. Tem varios progrmas musicais de autor, pequenas rúbricas sobre géneros musicais mais fora do mainstream, nomeadamente o jazz.
No tocante à playlist...aqui a coisa fica engraçada, nomeadamente no período noturno, após as 20H. Imaginem uma mistura de SmoothFM, Nova, Orbital e Festival... pois! Tudo misturado, a seguir a um blues, EDM, depois um qualquer tema pimba. É de rir, ou chorar. A parte pimba, parece-me que deverá ser para cumprir a quota de música portuguesa, a Solar de certeza que é generalista, a KISS FM é de certeza musical.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

ouvinte

• Hero Member
Re: Rádio Solar FM - 94,0 MHz Albufeira
« Responder #1 em: Setembro 16, 2024, 10:18:15 am »
Citação de:  Facebook SOLAR FM
INFORMAMOS QUE O PROJECTO RÁDIO SOLAR ALGARVE TERMINA NESTE DIA 15 DE SETEMBRO À MEIA NOITE. OBRIGADO A QUEM NOS ACOMPANHOU. ATÉ SEMPRE.
A EQUIPA RÁDIO SOLAR

Falta saber quem vai tomar conta daquilo.
Palpites? RDS ou OBS

bicas

• Jr. Member
  • **
« Responder #2 em: Setembro 16, 2024, 12:34:23 pm »
Li algures que a RDS ia ter uma frequência no Algarve. Pode ser esta.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #3 em: Setembro 16, 2024, 02:39:10 pm »
Ou pode não ter renovado o alvará.

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #4 em: Setembro 16, 2024, 02:45:08 pm »
O administrador da RDS no Facebook disse que tinha uma frequência para o Algarve. Mas para já ainda não foi feita qualquer divulgação. Sim, efetivamente pode ser a RDS.

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #5 em: Setembro 16, 2024, 03:02:58 pm »
Albufeira: Rádio Solar Algarve encerra operações após 35 anos de emissões

A Rádio Solar Algarve, emissora histórica de Albufeira, encerrou oficialmente as suas emissões no dia 15 de setembro, às 00h00, após 35 anos de atividade contínua.

A decisão foi tomada na sequência da cedência do emissor da estação a outra entidade radiofónica, cuja identidade ainda não foi divulgada, pondo assim fim a um projeto que marcou várias gerações de ouvintes na região do Algarve, informa hoje a direção, em nota enviada às redações.

Fundada em 1989, a Rádio Solar Algarve «sempre se destacou pela sua programação eclética, abrangendo uma vasta gama de géneros musicais e oferecendo conteúdos locais que iam desde informação regional a programas temáticos. Ao longo dos anos, a estação construiu uma relação próxima com a comunidade algarvia, sendo reconhecida pela sua dedicação à cultura e aos eventos locais».

Desde 2015, a rádio era gerida por uma equipa que se empenhou em revitalizar a estação, mantendo o foco em programas de autor e transmissões de música que se afastavam dos circuitos mais comerciais.

Apesar do seu sucesso e da ligação emocional que mantinha com os ouvintes, fontes próximas da rádio confirmaram que a decisão de encerrar as emissões foi motivada por fatores externos à equipa e à comunidade local.

«Foi uma decisão difícil, mas inevitável, que resulta da vontade da sociedade detentora da estação de redirecionar os seus ativos para outro projeto», refere uma fonte ligada à estação.

«Embora ainda não se saiba quem irá assumir o controlo do emissor, sabemos que este momento marca o fim de um capítulo importante para a rádio e para o Algarve».

A Rádio Solar era conhecida pelo «seu espírito inovador e inclusivo, oferecendo uma plataforma para músicos locais e nacionais, bem como debates sobre temas sociais, culturais e económicos que afetavam diretamente os residentes da região. Para muitos, a estação era mais do que um simples canal de rádio: era um ponto de encontro para a comunidade, refletindo as realidades e os interesses de Albufeira e das áreas circundantes».

A notícia do fecho da rádio apanhou muitos ouvintes de surpresa, e a reação tem sido de tristeza e desilusão.

«É uma perda enorme para Albufeira. Cresci a ouvir a Rádio Solar e sentia que fazia parte da nossa identidade», comentou um ouvinte habitual.

A estação, que tinha a sua sede na Avenida dos Descobrimentos, em Albufeira, também era conhecida pela sua ligação a eventos locais, como festivais de música e iniciativas culturais, onde desempenhava um papel fundamental na divulgação.

Até ao momento, a equipa da Rádio Solar decidiu não prestar declarações formais sobre o encerramento, limitando-se a agradecer aos ouvintes e colaboradores pelo apoio ao longo dos anos.

O futuro da frequência de 94.0 MHz «permanece incerto, e não há detalhes adicionais sobre os planos da nova emissora que assumirá o controlo do sinal. O impacto desta mudança será certamente sentido por muitos, tanto pelos ouvintes habituais da rádio como pelos profissionais que ao longo dos anos deram voz e vida ao projeto».

Fica, assim, a memória de uma rádio que acompanhou o crescimento e a transformação de Albufeira e do Algarve, sempre com a missão de aproximar as pessoas através da música e da informação de qualidade.

Fonte: Barlavento

Link: https://www.barlavento.pt/albufeira-radio-solar-algarve-encerra-operacoes-apos-35-anos-de-emissoes/?fbclid=IwY2xjawFVGPtleHRuA2FlbQIxMQABHWhSW0YmD7v8acTgGk_uwXEU1Q6RnryLwnbV7hYgVxGzpnL9EBOY-v1V4g_aem_zo79Qx5OlvetTgnY98QBAQ
« Última modificação: Setembro 16, 2024, 03:04:50 pm por brodcastfm »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #6 em: Setembro 16, 2024, 03:26:12 pm »
Ou pode não ter renovado o alvará.
Segundo a BD da ERC o alvará expiraria em junho de 2024. Pode o processo de renovação ainda estar a decorrer, e o novo proprietário estar à espera da autorização para "adquirir" a rádio e mudar o projecto.

https://docs.google.com/spreadsheets/d/19HIGjqd_VU5yV-P5EWihkFeBvYLMK3yYSjL1Aw6fsWQ/edit?gid=897747495#gid=897747495

bicas

• Jr. Member
  • **
« Responder #7 em: Setembro 16, 2024, 04:35:24 pm »
Fora do tópico.
Chamou-me à atenção, a última linha do documento da Erc. Uma empresa de Portalegre a controlar a uma rádio de Barcelos?!

bicas

• Jr. Member
  • **
« Responder #8 em: Setembro 16, 2024, 05:46:43 pm »

SamM

• Hero Member
« Responder #9 em: Setembro 16, 2024, 06:01:00 pm »
Entretanto encontrei esta notícia
https://regiao-sul.pt/sociedade/radio-solar-temporariamente-sem-emissao/682647

Desconhecia que o a Sr Eliderico Viegas estivesse associado à propriedade da licença. Assim sendo, ainda é mais lamentável esta situação dadas as responsabilidades desta personalidade na economia e associações empresariais locais onde estava envolvido.

A Rádio Solar tinha uma programação distinta mas na verdade, do pouco que ouvia, poucas vezes tinha locução em direto.

brodcastfm

• Sr. Member
« Responder #10 em: Setembro 16, 2024, 07:24:16 pm »
É a RDS que vai ocupar a frequencia, o administrador da RDS até já fez um vídeo no Facebook em plena Praia dos Pescadores em Albufeira.

nelsonsoares

• Hero Member
« Responder #11 em: Setembro 16, 2024, 07:47:35 pm »
É a RDS que vai ocupar a frequencia, o administrador da RDS até já fez um vídeo no Facebook em plena Praia dos Pescadores em Albufeira.
Fantástico...
Não era nada expectável... (Contem ironia...)

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #12 em: Setembro 16, 2024, 09:01:00 pm »

Isto é muito grave, porque é a afirmação taxativa e num órgão de comunicação de algo proibido pela Lei da Rádio: que a rádio se encontrava a ser explorada por entidade diversa da da licença... Não é possível serem tão pouco inteligentes, não é mesmo...

Fantástico...

Eu até ia fazer a piada que a RDS tinha descoberto uma mina de ouro, o problema é não ser uma piada...

Agora quantas destas rádios se vão aguentar a médio prazo é que gostava de saber.

A curiosidade é que a RDS já emitiu há uns 20 anos no Algarve, e sabem onde? Precisamente na Rádio Solar de Albufeira (faziam passar que RDS era Rádio Solar). Não sei se eram 8h se era a emissão toda, mas sei que isso caiu em meados de 2006. Lembro-me de ouvir isso dito em antena na RDS. Sendo que na altura juntavam a publicidade regional toda em antena e emitida a partir do Seixal.

Detalhe: em 2006 como em 2024, aquele emissor da Solar sempre apresentou problemas. Eram frequentes os relatos da emissão estar em baixo, um deles até aos discos pedidos chegou (!).
« Última modificação: Setembro 16, 2024, 09:03:48 pm por Memorias da Radio »

ouvinte

• Hero Member
« Responder #13 em: Setembro 16, 2024, 09:09:51 pm »
Sim será a RDS.
Alguém de lá escreve no facebook: "Estamos de volta à minha praia favorita, brevemente vamos estar aqui com mais frequência, que liga não desliga."

pdnf

• Hero Member
« Responder #14 em: Setembro 18, 2024, 03:07:27 am »

Isto é muito grave, porque é a afirmação taxativa e num órgão de comunicação de algo proibido pela Lei da Rádio: que a rádio se encontrava a ser explorada por entidade diversa da da licença... Não é possível serem tão pouco inteligentes, não é mesmo...

Fantástico...

Eu até ia fazer a piada que a RDS tinha descoberto uma mina de ouro, o problema é não ser uma piada...

Agora quantas destas rádios se vão aguentar a médio prazo é que gostava de saber.

A curiosidade é que a RDS já emitiu há uns 20 anos no Algarve, e sabem onde? Precisamente na Rádio Solar de Albufeira (faziam passar que RDS era Rádio Solar). Não sei se eram 8h se era a emissão toda, mas sei que isso caiu em meados de 2006. Lembro-me de ouvir isso dito em antena na RDS. Sendo que na altura juntavam a publicidade regional toda em antena e emitida a partir do Seixal.

Detalhe: em 2006 como em 2024, aquele emissor da Solar sempre apresentou problemas. Eram frequentes os relatos da emissão estar em baixo, um deles até aos discos pedidos chegou (!).

Pensei exatamente o mesmo assim que li a notícia. Não sei se não perderá mesmo a licença, porque isso é motivo para tal. Infelizmente, é o que temos, o homem a vender sumos no interior do país, ganha mais que a emitir para Lisboa e Porto. Parece-me que o interesse do emissor será, essencialmente, para as regiões interiores do Algarve.
Em todo o caso, Albufeira mantem uma local viva, não gosto nem um bocadinho da IURD, mas tem feito um bom trabalho na KISS FM, para uma temática musical, que vai bem mais além nas opções do que as nacionais. O problema é ser em Inglês, mas também, hoje em dia, a percentagem de falantes está muito mais elevada.
A Solar estava fraca, nestes dias que passei no Algarve o emissor esteve mais tempo a retransmitir a Kiss do que a dar a sua própria emissão. Como já foi referido, poucas vezes tinha locução, e a playlist era uma salada de frutas, da Festival à Smooth em 10 segundos. Aparte, começam a escassear opções para a Observador chegar ao Algarve, ou agarra a Total FM, que na verdade é PC FM, de local não tem nada, a emissão até pode sair de Marte, ou a coisa fica complicada. Isto, partindo do pressuposto que a Lagoa está bem de saúde, o que aparenta, e que as de Tavira estão protegidas pela Geografia, que impede uma progressão eficaz para o Barlavento.

E bom, este ano, pelas minhas contas, vamos na sexta local que faleceu. Vamos ver se a Festival não é a próxima, com a passagem a NOW dos 94.8. Duas delas em 94.0, sendo que a que resta, a de Famalicão, também me parece pelas condições de emissão, já ter vivido melhores dias. Veremos...

Sim será a RDS.
Alguém de lá escreve no facebook: "Estamos de volta à minha praia favorita, brevemente vamos estar aqui com mais frequência, que liga não desliga."
A gozar com os problemas no emissor, não?
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.