Autor Tópico: Rádio Comercial  (Lida 615239 vezes)

pdf

• Visitante
Re: Rádio Comercial
« Responder #210 em: Junho 15, 2018, 06:45:29 pm »
Só peca pelos emissores

Queres elaborar? A Comercial tem feito muitos esforços para colmatar falhas nos últimos tempos. Em termos técnicos, é uma das nacionais que melhor se porta. Porque às vezes a aposta nem é instalar emissores a torto e a direito, mas sim optimizar os que já existem. E tecnicamente as rádios da MCR estão muito bem - desde os tempos do Pinto Ventura e da renovação do parque de emissores por iniciativa do Luís Montez.

A norte, que ainda é a situação que conheço melhor, só lhe falta um emissor no Muro.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #211 em: Junho 15, 2018, 08:23:58 pm »
Marofa,no Alentejo,Viana,Setúbal e Lousa que se reflete em Coimbra

tuscano

• Hero Member
« Responder #212 em: Junho 16, 2018, 11:27:15 am »
Sem falar da playlist, apenas das vozes, quando se compara no horário, Wilson Honrado Comercial versus, Paulo Fragoso RFM  ou Diogo Beja, Joana Azevedo versus Catarina Camargo ou ainda o horário nocturno a partir das 22h, eu por mim falo fujo da RFM a sete pés(não digo o mesmo depois das 11h da manhã gosto bastante do José Coimbra RFM em relação à Rita Rugeroni Comercial).

pdf

• Visitante
« Responder #213 em: Junho 17, 2018, 04:18:38 am »
Da mailing list do nosso Fórum da Rádio, algo que vinha reclamando há algum tempo e que a meu ver faz todo o sentido: finalmente a Comercial corrigiu o enorme erro que foi instalar um emissor em Esposende na esperança de servir Viana do Castelo. Obviamente que a atitude contraproducente conheceu o seu merecido fim e encontrou-se a lógica. Nasceu portanto um novo emissor no sítio onde deveria ter nascido originalmente, ainda para mais numa torre anteriormente inutilizada que agora tem novo uso.

Cito as palavras do forense P. Pinto na nossa mailing:

Estimados membros,

Tal como havia afiançado há um par de anos neste fórum, a MCR tinha em estudo a deslocalização do tx do Mte. da Palmeira de Faro (Esposende) para a zona de Viana do Castelo, de forma a que a capital de distrito ficasse mais bem servida pela única rádio nacional do grupo; que não estava, de todo, com o antigo emissor de Esposende. De resto, há já vários meses que aquele tx está desligado, assim como o da rádio local do concelho - Esposende Rádio.

Assim, informo em primeira mão o Fórum Yahoo! que acaba de entrar em funcionamento o novo emissor do Alto do Galeão, Darque (Viana do Castelo) da Rádio Comercial, na frequência: 89,3 MHz. O novo tx (cuja frequência é a mesma que operava em Esposende), em fase de testes, destina-se a reforçar a cobertura da cidade de Viana do Castelo, assim como das localidades próximas da chamada "Princesa do Lima", como Darque, Anha, Castelo do Neiva, Meadela e Sta. Marta de Portuzelo.

O nível de cobertura é agora excelente em Viana do Castelo.

Mais informo que os novos elementos radiantes do novo tx foram instalados na antiga torre da Rádio e Televisão de Portugal em Darque, que outrora funcionava para a operação do sistema DAB das rádios do serviço público.

Cumprimentos.

P. Pinto.

Desta forma, a Comercial fica a ouvir-se muito melhor em Viana do Castelo, pese a ausência de um emissor no Gerês, uma vantagem das restantes nacionais e rede regional norte (TSF). Não seria boa ideia atribuir uma frequência para a Rádio Comercial na extinta frequência da Rádio Capital em Paredes de Coura, por exemplo? Bem sei que isso provocaria alguns contratempos à Rádio 5 em 89.0 MHz, mas...
« Última modificação: Junho 17, 2018, 04:28:56 am por pdf »

estvmkt

• Hero Member
« Responder #214 em: Junho 17, 2018, 11:00:23 am »
Alto lá. Li bem?
Então já resolveram um problema.
Mas apesar de tudo falta Marofa, Setúbal e quiçá melhorar Coimbra em chegar às ilhas.

guest6

• Visitante
« Responder #215 em: Junho 17, 2018, 03:06:24 pm »
Só falta saber com que potência transmite.

Enviado do meu E5603 através do Tapatalk

estvmkt

• Hero Member
« Responder #216 em: Junho 17, 2018, 03:30:13 pm »
Interfere com a Golo FM de Amarante?

guest6

• Visitante
« Responder #217 em: Junho 17, 2018, 03:32:39 pm »
Interfere com a Golo FM de Amarante?
Se em Esposende não o fazia!!!

Enviado do meu E5603 através do Tapatalk

estvmkt

• Hero Member
« Responder #218 em: Junho 17, 2018, 03:35:29 pm »
Pronto. Seria a única frequência que poderia causar algum entrave. Os 89.5 da Smooth são da MCR por isso. A potência deve ser a mesma,400w de potência.

Edit: há um emissor em 89.2 da Antena 1 na zona de Ponte de Lima...
« Última modificação: Junho 17, 2018, 05:28:47 pm por estvmkt »

Luis Carvalho

• Administrator
  • Hero Member
  • Façam a TSF Grande Outra Vez!
« Responder #219 em: Junho 17, 2018, 06:30:09 pm »
Pronto. Seria a única frequência que poderia causar algum entrave. Os 89.5 da Smooth são da MCR por isso. A potência deve ser a mesma,400w de potência.

Ainda serão mais de 25 km de distância em linha recta, de Rendufe a Viana.
Cumprimentos,
Luís Carvalho

Administrador do "Fórum da Rádio"

guest6

• Visitante
« Responder #220 em: Junho 17, 2018, 06:42:45 pm »

Ainda serão mais de 25 km de distância em linha recta, de Rendufe a Viana.

Até á zona onde está o emissor da Comercial (Darque) são aproximadamente 30Km. E esse emissor da A1 tem +ou- 300w "apontados" para Ponte de Lima e Ponte da Barca, se não estou em erro... Não tendo certezas absolutas, duvido muito que tenha interferências com os 98.3 da Comercial.   

guest219

• Visitante
« Responder #221 em: Junho 18, 2018, 08:39:03 am »
Alto lá. Li bem?
Então já resolveram um problema.
Mas apesar de tudo falta Marofa, Setúbal e quiçá melhorar Coimbra em chegar às ilhas.
Atualmente, a Rádio Comercial é captada no arquipélago da Madeira por propagação troposférica

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #222 em: Junho 23, 2018, 02:37:42 pm »
Estou a ouvir a Rádio Comercial e parece-me que o Diogo Beja está a fazer emissão em directo ao fim-de-semana. Alias como quase sempre, diz as horas corretas e acaba as conversas com o jornalista "no ar". Deve ser o único a faze-lo.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #223 em: Junho 23, 2018, 02:45:18 pm »
A Comercial como rádio nacional que é, mais que o direito, tem o dever de emitir nas regiões autónomas. Não entendo porque nunca o fizeram.
Bem sei que no tempo do RCP e na "Comercial estatal" era a Onda Média que tinha maior importância e que era possível ser captada nos Açores e Madeira, mas a partir dos início dos anos 90 em que a OM "morreu" já passaram 25 anos.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #224 em: Junho 23, 2018, 05:58:42 pm »
Quer o Diogo é quer a Ana do Carmo no Barulho das Luzes.
A semana passada por exemplo dei conta de quando referiu o empate de Portugal a 3.