Autor Tópico: Rádio Comercial  (Lida 622650 vezes)

radiokilledtheMTVstar

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4919
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: Rádio Comercial
« Responder #2745 em: Dezembro 17, 2025, 10:05:41 am »

Desejo as maiores felicidades ao Diogo Beja, que me parece perfeitamente capaz de fazer um excelente lugar. Não obstante, reconheço que vai ter três desafios bastante imediatos pela frente.

1) Ter a humildade de reconhecer que o ponto mais problemático da Comercial é, justamente, o esgotamento do seu painel, que, honestamente, não conheço quem ainda lá resista. Até uma colega de trabalho que é doente pela Comercial (ao nível de fã de claque de futebol) há uns tempos entrei no gabinete dela e, à tarde, estava com o PC na RFM. Neste momento, acredito que a Buraca ganhe, neste horário, à Sampaio e Pina, e a margem não deve ser pequena.

Os próximos desafios são, essencialmente internos:

2) Quando alguém está num lugar durante muitos anos, quando sai do mesmo, se não sai também da organização, tem uma tendência gigante a continuar a fazer sugestões, com um certo caráter impositivo, a que, quem lhe sucede, muitas vezes tem dificuldade, por uma certa reverência a dizer que não. Este quadro tende a agravar-se quando a pessoa que deixa o lugar vacante, sobe a um posto de chefia em que, na prática, tutela o novo titular do lugar. Há uma enorme tentação de acumular dois chapéus, tornando-se o novo responsável uma figura um tanto ou nada decorativa, par fazer as funções que já eram aborrecidas para quem é promovido. Atenção que isto não é por maldade, ou por qualquer senso de grandeza, simplesmente, quem é apaixonado pelo que faz, e o Pedro Ribeiro sabemos que o é, muitas vezes tem essa tentação. No caso, ainda há uma agravante: se o Diogo chegar à conclusão de que necessita de refrescar as manhãs, será que é para ele fácil fazê-lo?

3) Está intimamente relacionado com o segundo, mas, desta feita, passa pela demais equipa. O Pedro era o chefe. Vai continuar a sê-lo. O Diogo é o colega, que é o chefe, mas cujo o anterior continuará a ser aquele para quem as pessoas olham como o verdadeiro líder do grupo (equipa Comercial).

Claro que isto são desafios, não quer dizer que aconteçam, mas é o tipo de caso de manual, que se estuda nas aulas de Estudo da Empresa como sendo de alerta vermelho. Veremos como corre...

Subscrevo os 3 pontos, apenas acho que o Já se Faz Tarde está mais estafado devido ao comodismo em que a Joana Azevedo mergulhou que outra coisa (para não falar e desculpem estar a ser chato mas aquilo de terem produtores de microfone fechado cada vez mais tempo é surreal). Se as tardes da RFM ainda não forem líderes é devido ao efeito de arrastamento que vem das Manhãs e com uma dupla forte a seguir (Tecas+Carolina ainda há muito a melhorar).

Em relação ao 3º, ao contrário de outras rádios aqui não vamos ter um mais dois responsáveis com programas diários. Vamos ver como corre o desempenho deles nos programas com toda esta carga de trabalho.
« Última modificação: Dezembro 17, 2025, 10:08:24 am por radiokilledtheMTVstar »

AG

  • Global Moderator
  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 3769
  • R CLUB P
Re: Rádio Comercial
« Responder #2746 em: Dezembro 17, 2025, 10:32:50 am »
O pdnf toca bem no ponto essencial: pelos motivos que indicou, na prática Pedro Ribeiro pode continuar a mandar na RC mesmo deixando de ser o director, pois ascenderá a uma posição hierarquicamente superior.

Mas acredito que mais cedo do que tarde o Pedro Ribeiro deixe de fazer as manhãs, até pela carga de trabalho que o novo cargo irá certamente trazer.

Mas isso também é um dilema até porque estamos a falar da rádio líder, não é fácil escolher o timing ideal para essa mudança, que é cada vez mais obrigatório que aconteça. É um bom problema, uma vez que a RC é a rádio líder de mercado.

tuscano332

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2136
Re: Rádio Comercial
« Responder #2747 em: Dezembro 17, 2025, 11:01:28 am »
De 15 a 25 de Dezembro, só músicas de Natal entre as 22h e a 1h da madrugada, será esta já uma ideia do Diogo Beja?
É um horário de baixíssimo risco. Ainda assim, a RFM agradece a generosidade.

Aqui já podem ler a noticia toda sem ter de pagar: https://eco.sapo.pt/2025/12/12/pedro-ribeiro-passa-vice-presidente-da-bauer-media-e-diogo-beja-e-o-novo-diretor-da-radio-comercial/
Desejo as maiores felicidades ao Diogo Beja, que me parece perfeitamente capaz de fazer um excelente lugar. Não obstante, reconheço que vai ter três desafios bastante imediatos pela frente.

1) Ter a humildade de reconhecer que o ponto mais problemático da Comercial é, justamente, o esgotamento do seu painel, que, honestamente, não conheço quem ainda lá resista. Até uma colega de trabalho que é doente pela Comercial (ao nível de fã de claque de futebol) há uns tempos entrei no gabinete dela e, à tarde, estava com o PC na RFM. Neste momento, acredito que a Buraca ganhe, neste horário, à Sampaio e Pina, e a margem não deve ser pequena.

Os próximos desafios são, essencialmente internos:

2) Quando alguém está num lugar durante muitos anos, quando sai do mesmo, se não sai também da organização, tem uma tendência gigante a continuar a fazer sugestões, com um certo caráter impositivo, a que, quem lhe sucede, muitas vezes tem dificuldade, por uma certa reverência a dizer que não. Este quadro tende a agravar-se quando a pessoa que deixa o lugar vacante, sobe a um posto de chefia em que, na prática, tutela o novo titular do lugar. Há uma enorme tentação de acumular dois chapéus, tornando-se o novo responsável uma figura um tanto ou nada decorativa, par fazer as funções que já eram aborrecidas para quem é promovido. Atenção que isto não é por maldade, ou por qualquer senso de grandeza, simplesmente, quem é apaixonado pelo que faz, e o Pedro Ribeiro sabemos que o é, muitas vezes tem essa tentação. No caso, ainda há uma agravante: se o Diogo chegar à conclusão de que necessita de refrescar as manhãs, será que é para ele fácil fazê-lo?

3) Está intimamente relacionado com o segundo, mas, desta feita, passa pela demais equipa. O Pedro era o chefe. Vai continuar a sê-lo. O Diogo é o colega, que é o chefe, mas cujo o anterior continuará a ser aquele para quem as pessoas olham como o verdadeiro líder do grupo (equipa Comercial).

Claro que isto são desafios, não quer dizer que aconteçam, mas é o tipo de caso de manual, que se estuda nas aulas de Estudo da Empresa como sendo de alerta vermelho. Veremos como corre...
1- Como dizes, Digo Beja tem de mexer no painel onde ele faz emissão, a dupla com a Joana já demonstra cansaço e as pessoas estão a começar a ouvir outras coisas nesse horário, já vou notando isso.
2- Olhar para a playlist da rival RFM e começar a ir por ai, pois está muito mais audível que a da Comercial, que por vezes já cansa .
3- Arranjar algo novo para animar a emissão ao longo do dia, ou alguns dos painéis, o que seja não sei.

estvmkt

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2903
Re: Rádio Comercial
« Responder #2748 em: Dezembro 17, 2025, 01:03:44 pm »
A Comercial temna dupla Pedro Andrade e Marta Campos.
Ouvi a coisa de 2 semanas os dois no Já Se Faz Tarde e safaram se bem.
A dupla Tecas e Carolina acho fraca. Renato e Filipa a melhor.
Eu via o Diogo numas manhãs

tuscano332

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2136
Re: Rádio Comercial
« Responder #2749 em: Dezembro 18, 2025, 12:38:16 am »
Esta Quinta 18 de Dezembro programa da manhã  em directo do Work Café Santander Amoreiras.

radiokilledtheMTVstar

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4919
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: Rádio Comercial
« Responder #2750 em: Dezembro 18, 2025, 12:17:31 pm »
Markl de volta ao ar amanhã à noite para participar num episódio especial de Natal do Belo Par de Jarras, a partir do hospital.
O Pedro Ribeiro disse ontem em antena acredita que "lhe fará bem" e pela qualidade de som dos 30 segundos da mensagem que passou ontem nas Manhãs, deverá já ter lá equipamento da própria rádio.

ouvinte

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 733
Re: Rádio Comercial
« Responder #2751 em: Dezembro 20, 2025, 01:08:44 am »
Acho que não foi aqui comentado mas voltou a haver um apagao na informática da Bauer. A Comercial esteve com playlist de emergência, a Cidade chegou mesmo a parar e não tive informações sobre a m80, smooth e batida.
Técnicos foram acionados por volta das 04h00 desta sexta

Renato S.

  • Sr. Member
  • ****
  • Mensagens: 230
Re: Rádio Comercial
« Responder #2752 em: Dezembro 20, 2025, 02:54:19 am »
Acho que não foi aqui comentado mas voltou a haver um apagao na informática da Bauer. A Comercial esteve com playlist de emergência, a Cidade chegou mesmo a parar e não tive informações sobre a m80, smooth e batida.
Técnicos foram acionados por volta das 04h00 desta sexta
As Manhãs da M80 arrancaram só por volta das 7:30, e por aquela função da "música que passou" nos sites, o mesmo terá acontecido também na Cidade e Smooth.

tuscano332

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2136
Re: Rádio Comercial
« Responder #2753 em: Dezembro 20, 2025, 11:29:41 am »
Gostei da emissão especial de Natal do Um Belo Par de Jarras, só era desnecessário o Bruno Nogueira ter escolhido aquela música naquela versão, mas fora isso muito bom.

Memorias da Radio

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4987
Re: Rádio Comercial
« Responder #2754 em: Dezembro 21, 2025, 03:45:28 am »
Acho que não foi aqui comentado mas voltou a haver um apagao na informática da Bauer. A Comercial esteve com playlist de emergência, a Cidade chegou mesmo a parar e não tive informações sobre a m80, smooth e batida.
Técnicos foram acionados por volta das 04h00 desta sexta

Os sistemas estão todos conectados na M80, Comercial e Cidade, é o mesmo para as três do que se vê no YouTube; mas não sei se é o caso para a Smooth e para a Batida, que usam por norma material reciclado das principais e portanto mais antigo na mesa. Depende das licenças.

Mas aposto que a esta altura está tudo arrependidíssimo naquela casa de terem escolhido este software. Já tiveram mais problemas na base de dados em 6 meses que nos últimos talvez 5/10 anos...

radiokilledtheMTVstar

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4919
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
Re: Rádio Comercial
« Responder #2755 em: Dezembro 21, 2025, 11:38:03 am »
Gostei da emissão especial de Natal do Um Belo Par de Jarras, só era desnecessário o Bruno Nogueira ter escolhido aquela música naquela versão, mas fora isso muito bom.

Muito contente por podermos ouvir que a dicção do Markl se mantém em perfeitas condições, como se nada se tivesse passado! Para efeito de comparação, o Álvaro Costa que infelizmente também sofreu um AVC passou desde aí a fazer involuntariamente alguns estalidos com a boca que são notados claramente no Bons Rapazes.

pdnf

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 8095
Re: Rádio Comercial
« Responder #2756 em: Dezembro 21, 2025, 03:20:36 pm »
Muito contente por podermos ouvir que a dicção do Markl se mantém em perfeitas condições, como se nada se tivesse passado! Para efeito de comparação, o Álvaro Costa que infelizmente também sofreu um AVC passou desde aí a fazer involuntariamente alguns estalidos com a boca que são notados claramente no Bons Rapazes.
Do que se sabe, o problema do Markl, neste momento, está restrito à perna e ao braço, de um dos lados.
Em termos de capacidades cognitivas, está a 200%, o que é ótimo, dado o tipo de trabalho que executa. Agora, esperemos que a recuperação seja para breve, e que fique 100% funcional. Infelizmente, conheço vários casos que demoram imenso tempo. A minha avó, por exemplo, só ao cabo de uns 8 anos ficou totalmente recuperada nessa parte da dicção, mas em termos de capacidade de raciocínio, nunca mais foi a mesma coisa.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

tuscano332

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2136
Re: Rádio Comercial
« Responder #2757 em: Dezembro 22, 2025, 11:53:28 pm »
As escolhas natalícias entre as 22h e a 1h, não se limitam ao mais tipico, demonstra algum trabalho,  não foi apenas despejar musicas de Natal.

Memorias da Radio

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 4987
Re: Rádio Comercial
« Responder #2758 em: Dezembro 25, 2025, 02:57:00 am »
Playlist de Natal absolutamente incrível e irrepreensível, muito acima do nível musical para o que a Rádio Comercial costuma dar no resto do ano (ou até agora). De grande, grande qualidade, com uma ou duas cedências pontuais a coisas mais fáceis, sempre enquadradas (desde a emocionante música da Elsa às canções do Vasco).

A certa altura relembrei o nível do que se tentou fazer em 2006/2007. De facto, muito bom.

E o final do Um Belo Par de Jarras foi absolutamente emocionante. Foi um momento que não foi grande, foi bonito, muito bonito, e é o que importa. O foco do Pedro mesmo em cheio foi qualquer coisa.

Esta sim, era a direção certa. Não é o que a RFM andou a fazer, algo oco, oco.

Registo também com muito agrado que regressaram com o Concerto Mais Pequeno do Mundo, aos fins de semana (sábados às 16, domingos às 20, salvo erro), que esta semana será com Pablo Alboran. Muito contente por terem seguido isto de novo :) vai dar uma cor extra aos fins de semana na Comercial.

Vamos ver como evolui e progride a playlist e se dá para de alguma forma a incluir nas escolhas nos próximos tempos.
« Última modificação: Dezembro 25, 2025, 02:59:08 am por Memorias da Radio »

tuscano332

  • Hero Member
  • *****
  • Mensagens: 2136
Re: Rádio Comercial
« Responder #2759 em: Dezembro 25, 2025, 11:49:32 am »
Playlist de Natal absolutamente incrível e irrepreensível, muito acima do nível musical para o que a Rádio Comercial costuma dar no resto do ano (ou até agora). De grande, grande qualidade, com uma ou duas cedências pontuais a coisas mais fáceis, sempre enquadradas (desde a emocionante música da Elsa às canções do Vasco).

A certa altura relembrei o nível do que se tentou fazer em 2006/2007. De facto, muito bom.

E o final do Um Belo Par de Jarras foi absolutamente emocionante. Foi um momento que não foi grande, foi bonito, muito bonito, e é o que importa. O foco do Pedro mesmo em cheio foi qualquer coisa.

Esta sim, era a direção certa. Não é o que a RFM andou a fazer, algo oco, oco.

Registo também com muito agrado que regressaram com o Concerto Mais Pequeno do Mundo, aos fins de semana (sábados às 16, domingos às 20, salvo erro), que esta semana será com Pablo Alboran. Muito contente por terem seguido isto de novo :) vai dar uma cor extra aos fins de semana na Comercial.

Vamos ver como evolui e progride a playlist e se dá para de alguma forma a incluir nas escolhas nos próximos tempos.
Passei por aqui de noite e também gostei das escolhas não tão obvias, este ano as 2 estiveram melhor que o habitual, pensaram mesmo no assunto Natal. O problema da RFM foi a conversa das 20h às 00h que ia surgindo de tempos a tempos, não fez sentido nenhum e estragou a emissão toda, bastaria ter um ou outro apontamento rápido, com alguma tradição de Natal, para não ser só música, se queria mesmo ter algo falado e chegava.
« Última modificação: Dezembro 25, 2025, 11:57:55 am por tuscano332 »