Autor Tópico: Rádio Comercial  (Lida 621804 vezes)

estvmkt

• Hero Member
Re: Rádio Comercial
« Responder #2055 em: Setembro 07, 2024, 09:04:18 pm »
So um aparte,a Ana Isabel Arroja já fez By Night,ou melhor,o programa de baladas antes do By Night.
Pode ser uma possibilidade senão mudar a playlist.
Sofia Morais só se fizer mantendo na Smooth.
Mas ja fez em 2006/2007 algo do género,Feitiço da Lua...
Na altura com a Marta Santos.
« Última modificação: Setembro 07, 2024, 09:06:02 pm por estvmkt »

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2056 em: Setembro 07, 2024, 11:08:23 pm »
So um aparte,a Ana Isabel Arroja já fez By Night,ou melhor,o programa de baladas antes do By Night.

E por essa altura do Feitiço da Lua a Rádio Comercial chegou a ter o Água e Sal com o João Vaz.
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

pdf

• Administrator
  • Hero Member
« Responder #2057 em: Setembro 08, 2024, 11:29:38 am »

E por essa altura do Feitiço da Lua a Rádio Comercial chegou a ter o Água e Sal com o João Vaz.
Era um programa excelente.

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #2058 em: Setembro 08, 2024, 12:58:42 pm »

O blogspot do programa ainda está vivo na NET.
Incrível imaginar que a Rádio Comercial já com o Pedro Ribeiro na direcção, passava isto.

https://programaaguaesal.blogspot.com/2006/05/musica-deste-sabado.html?m=1
«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2059 em: Setembro 08, 2024, 02:30:47 pm »

Incrível imaginar que a Rádio Comercial já com o Pedro Ribeiro na direcção, passava isto.

Incrível! Mesmo nos últimos 10 anos a Comercial já foi líder passar Capicua ou a ter programas como o Rock Star nas noites de sábado, não consigo entender este medo enorme de arriscar em horários mais mortos que se vê agora.

Enviado do meu 21091116UG através do Tapatalk

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2060 em: Setembro 08, 2024, 07:24:55 pm »

Saudades desse curto período em que ouvir a Comercial valia a pena. Até mesmo no chamado "daytime".

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2061 em: Setembro 08, 2024, 07:39:20 pm »

Fui muito ouvinte dos talvez 6-9 meses que o Feitiço da Lua durou na antena da Rádio Comercial, que me conseguiu roubar na altura ao Oceano Pacífico. Era bom, a voz da Marta Santos ou da Sofia Morais eram incríveis e a música também muito boa, mas tinha alguns problemas: na altura o Oceano Pacífico tinha imensa força ainda, a RFM era líder e colocarem um programa a durar apenas 2h, 22-00h, não foi grande ideia: mandavam os ouvintes todos para a RFM à meia-noite...

Por isso é que durou pouco: perceberam isso. E em vez de o fazer durar 4h, optaram por acabar com ele numa lógica de corte nas madrugadas à semelhança d'As Horas, já de si desterrado e separado por 1h de música com zero locução  (às vezes lá aparecia alguém a gravar das 00h às 01h, assim muito aleatoriamente com um take tipo às 00h30 e outro no topo da hora só para enganar, mas não era todos os dias, é um pouco como as madrugadas atuais - e isso caiu 3 meses antes do fim do programa, que em Junho de 2007, tenho perfeita memória, já não havia qualquer ponte gravada...).

Além disso, aquilo era brutalmente interrompido do nada para publicidade de uma forma nada harmoniosa, ao bom e velho estilo do Dalet, e se eu bem me recordo com esse programa a Comercial cortou na informação que ia até às 00h, passando a fechar a loja às 21h (e em certos dias às 20h). E era gravado, a contrastar com um João Chaves que parecia mesmo estar em direto (depois das 00h havia dias em que se suspeitava que era gravado, mas o cuidado que ele tinha na montagem no software era de tal ordem que nunca consegui confirmar!).

Já o Água e Sal era tão incrível que mereceu melhor horário durante muitos anos. Encaminharam o programa para a Mix FM algures em 2008 e muito mal, a meu ver. Até ao último estertor da Mix FM nos 101.1 da Moita, era o único programa de autor que emitia em toda a programação (apesar do site dizer que havia mais coisas), desde talvez 2009. Uma sorte nula para um programa muito bom, e que com a equalização que a Comercial tinha na altura, fazia magia.

A Comercial de 2006-2007 foi a 1ª ideia do Pedro Ribeiro: apostar na diferença na música. A Comercial pós-Setembro de 2007 foi a 2ª ideia do Pedro Ribeiro: apostar nas caras e na dinâmica de grupo. A genuína não consigo dizer se é a 1ª ou é a 2ª, pareceram-me simplesmente ângulos diferentes de uma mesma ideia.

« Última modificação: Setembro 08, 2024, 07:44:27 pm por Memorias da Radio »

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #2062 em: Setembro 08, 2024, 08:12:07 pm »
A Mix emitiu sempre nos 103,0 MHz de 2002 (creio) a 2011, altura em que como sabemos deu lugar à Smooth FM.

Água e Sal penso que passou para a Mix na renovação da grelha da RC em 2007, em que os programas temáticos de fim-de-semana terminaram. E na Mix o programa ainda durou até 2009 ou 2010, mas não tenho a certeza.

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #2063 em: Setembro 08, 2024, 09:09:59 pm »
A Mix emitiu sempre nos 103,0 MHz de 2002 (creio) a 2011, altura em que como sabemos deu lugar à Smooth FM.

Água e Sal penso que passou para a Mix na renovação da grelha da RC em 2007, em que os programas temáticos de fim-de-semana terminaram. E na Mix o programa ainda durou até 2009 ou 2010, mas não tenho a certeza.

Isso, 103.0 e não 101.1. A torre era de qualquer forma a mesma já na altura.

O programa foi até 2010, foi basicamente até ao fim da Mix quase.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2064 em: Setembro 08, 2024, 10:06:11 pm »
By Night sem locução

pdnf

• Hero Member
« Responder #2065 em: Setembro 09, 2024, 12:58:16 am »
By Night sem locução

Não pode acontecer na rádio líder.

Neste momento Comercial sem animação.
Entrou trilha de notícias e nada. E nem noticias

Muito menos isto. É de um amadorismo à local. É deixar o software a correr, e vamos todos embora.
Nem que fosse, excecionalmente, o próprio Pedro Ribeiro a fazer o programa até se encontrar substituto, é para isso que se é diretor.

A Comercial de 2006-2007 foi a 1ª ideia do Pedro Ribeiro: apostar na diferença na música. A Comercial pós-Setembro de 2007 foi a 2ª ideia do Pedro Ribeiro: apostar nas caras e na dinâmica de grupo. A genuína não consigo dizer se é a 1ª ou é a 2ª, pareceram-me simplesmente ângulos diferentes de uma mesma ideia.
Pedro Ribeiro em 2006: sou um purista, vou fazer uma rádio de qualidade à imagem do que planeio.
Pedro Ribeiro em 2007: esmagado pela realidade dos números, dá de comer ao povo aquilo que ele quer.

Isto de se fazer rádio sem preocupações de audiência, mas sim de qualidade, só está ao alcance da RTP e da Observador que tem quem chova lá, contribuintes no primeiro caso, acionistas que vêm o projeto como relevante além dos €€€.

Abri o blog do João Vaz. Acham mesmo, alguma vez, que a Comercial liderava com uma playlist daquelas, mesmo no noturno? Era esmagada até pela RR ou pela Antena 1. Há que ser realista.

Inês Silva (Tecas) ficará com o painel atualmente feito pela Marta Campos.
Bom horário para começar. Concorre com um peso pesado da rádio, o José Coimbra, e com a Teresa, que também tem estaleca, apesar de ser ligeiramente mais nova. As próprias jovens, é um horário difícil, com bons profissionais, incluo aqui a 3, talvez seja o horário onde seja mais fácil a pulverização do auditório. É um desafio para a Inês. Atenção, eu não tenho dúvidas de que ela será capaz. Penso que sempre foi um nome que por aqui passava mais ao menos pelos pingos da chuva, porque ela é muito reservada. Sem desprimor para o Simões, que também tem crescido imenso, mas não compreendia sequer porque não era ela a host. A Marta Campos, honestamente, deveria ter começado na Cidade FM. Sim, tem uma voz muito bonita, mas ainda lhe falta ali qualquer coisa. Peso no ar, não sei traduzir melhor. As jovens, com todos os defeitos que possam ter, são melhores escolas que as adultas. Há mais espaço para formar personalidade radiofónica. @Tecas, boa sorte, vai com tudo!

De louvar a aposta numa rádio líder mas foi um erro de casting total.
Com tanta fofoca e astrologia parecia que pensava que estava na Mega Influencers...
Não percebi, estás a falar do desempenho dela na Cidade, certo? Ainda não se estreou na Comercial, penso. Olha que não, o Toque nem tinha muito disso. Mas numa musical, tem de haver essa componente. Até a 3 tem "babados"...  ;) A Tecas tinha uma rúbrica no Toque, o "momento saúde" que até era bastante formativa, dentro do que é entretenimento. Aliás, houve vários áudios, de pessoas nitidamente fora da faixa da Cidade, a mencionarem a rúbrica.
« Última modificação: Setembro 09, 2024, 12:59:48 am por pdnf »
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #2066 em: Setembro 09, 2024, 11:09:33 am »
Não percebi, estás a falar do desempenho dela na Cidade, certo? Ainda não se estreou na Comercial, penso. Olha que não, o Toque nem tinha muito disso. Mas numa musical, tem de haver essa componente. Até a 3 tem "babados"...  ;) A Tecas tinha uma rúbrica no Toque, o "momento saúde" que até era bastante formativa, dentro do que é entretenimento. Aliás, houve vários áudios, de pessoas nitidamente fora da faixa da Cidade, a mencionarem a rúbrica.

Estava a falar da Marta Campos, aliás o facto de no site nunca terem tido o horário correto que fazia já indiciava isto.

pdnf

• Hero Member
« Responder #2067 em: Setembro 10, 2024, 11:56:46 pm »

Estava a falar da Marta Campos, aliás o facto de no site nunca terem tido o horário correto que fazia já indiciava isto.

Ah, ok, ouvia-a poucas vezes, admito, normalmente sendo um horário que consumo, fico-me entre a Teresa e a Inês, ou pelo Contra-Corrente. Como referi, a Marta não me conseguiu agarrar. Aliás, a Comercial no geral, e agora sem o Câmara, ainda menos.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P

estvmkt

• Hero Member
« Responder #2069 em: Setembro 12, 2024, 07:20:11 pm »
Novo humorista,Manuel Cardoso.
Pedro Andrade fica no painel 10-13,Tecas 13-16.
Ana Martins no By Night.
Isto segundo o site Eco