A minha escuta de rádio tem-se dividido entre Comercial e Mega. Gosto de ouvir a Marta Campos, acho-a muito próxima do registo da Joana Azevedo (normal porque cresceu na Comercial ao seu lado). Fico na Comercial desde as manhãs até ao final do seu programa, habitualmente. Às 13h mudo para a Mega para ouvir o Diogo Pires e assim passo as horas em frente ao computador a trabalhar. Fazer a troca que se esperaria previsível, Comercial -> RFM, naquele horário, é-me inconcebível. Não aguento o Paulo Fragoso, prefiro o Diogo e suportar a playlist da Mega. Contudo devo ser caso raro, a julgar pelos anos do P Fragoso no mesmo horário.
RFM e Comercial são rádios em que, verdadeiramente, fora das manhãs e tardes, pouco importa o animador quem lá está. Diria que nas jovens até essa presença é mais importante do que nas grandes players. Honestamente, e com total sinceridade RFM e Comercial são cada vez menos interessantes, aliás, basta ver, o quanto as discutimos aqui no fórum. E não é tanto pelos profissionais, que os tem excelentes, é mesmo por uma questão de opção editorial. Diz muito sobre estes dois produtos: fórmulas ganhadoras, mas que não arriscam 1mm.
Eu raramente ouço manhãs, mas ultimamente até tem acontecido. Nesse horário, para mim, sem margem para dúvidas, a RR está uns furos acima de qualquer uma das concorrentes. E após as 10h, a RR continua a ser uma excelente opção, a Teresa é uma excelente locutora. Das 13h em diante, fico muito dividido entre Mega e Cidade, quer a Catarina Silva, quer o Diogo Pires são excecionais locutores, gosto de ambos. O mesmo acontece nas tardes, Drive In e Toque de Saída são indubitavelmente superiores aos programas das irmãs mais velhas, neste momento, tenho escolhido o Toque por causa do Carlos ou então...o T3, que apesar de ainda ter pontos a afinar, está um bom programa. Nas noites, aí, acho é muito pelo mood do dia: ou Antena 1 ou Mega, mas sem dúvida que o Jorge Afonso é a melhor opção. M80 não consigo encontrar um horário em que seja a melhor opção, e até gosto de música mais antiga.
Isto claro, se falarmos das rádios mais de massas e musicais (comerciais). Porque há Observador, TSF, Nova, aí em Lisboa três excelentes opções locais. E até a Antena 3.
A Marta Campos tem um registo muito levezinho, gosto bastante, sim. Traz leveza, faz-me um bocadinho lembrar a Jéssica na concorrente da Buraca, têm um estilo característico. Ambas vão ganhar protagonismo, mais cedo ou mais tarde nas respetivas grelhas.