Mas a Mafalda passou mesmo pela Comercial?
Nunca teve um espaço próprio, apenas umas reportagens, uma duplas nos festivais, mais umas substituições de colegas em férias e de vez em quando uns gravados ao fim de semana...
Começou logo mal na estreia, estava a essa hora em fim de semana em Madrid com o namorado....
Os fins-de-semana na Comercial é assumido, são gravados. Aliás, neste momento, poucas serão as rádios a fazer diretos, possivelmente Antena 1, TSF e Observador, o TOP25 RFM e deve ficar por aí. Há umas semanas estive num domingo de manhã nos estúdios de um dos três grupos grandes (não interessa especificar qual) e posso dizer que me fez confusão... tudo fechado a sete chaves, acho que nem o meu escritório que não tem atividade ao fim-de-semana tem tão pouca movimentação.
Pontualmente, haverá alguns programas em direto noutras estações, mas será por vontade dos próprios animadores, ou indisponibilidade de estúdios para gravar, a norma é o gravado. Aqui não acho que se possa imputar especiais responsabilidades à Mafalda.
Já estava fixa há uns meses, sábado fazia 11H-16H (ou 15H, agora de cabeça não sei) e domingos 06H-10H. Estava no ar todos os fins-de-semana ou praticamente. Ao sábado ouvia-a com alguma frequência ali na hora de almoço, ao domingo praticamente não ouço rádio no horário que fazia.
É um bocadinho irrealista pensar-se que “estava na prateleira”. Será que não terá sido o oposto ? A estação que não podia contar com ela devido aos afazeres digitais e televisivos ? Não sei, deixo à reflexão. O fazer rádio em part-time tem destas desvantagens…
Certo, e eu estou perfeitamente à vontade para a defender, porque já a critiquei veemente por isso, mas o Pedro Ribeiro sabia das condicionantes dela quando a contratou. Por muito que não seja um fã da Vera Fernandes no registo manhãs, que a meu ver estariam bem a 3, não vejo que a Mafalda tivesse o perfil para integrar aquela equipa, mas podia bem ter assegurado 11H-13H/14H, tendo em conta que só faz programa na TVI ao final da tarde. Claro que a separação das rádios da TV talvez também tenha dificultado a posição dela.