Lembro-me muito bem do Ruy Castelar e do programa “Fantástico”. Eu era um miúdo, numa pequena ilha dos Açores e ficava colado à Onda Média da Comercial, porque tinha uma forma muito menos “institucional” de fazer rádio. Sei que as coisas evoluem, mas por vezes tenho saudades daqueles anos 80 nas ilhas, em que ligava o rádio ao final da tarde/ noite à espera que a captação fosse melhorando ao longo das horas.
Certo. A RC foi totalmente herdeira da programação popular - digamos assim - do Rádio Clube Português. No arranque em 1979, houve programas que transitaram do RCP, sobretudo os de produtores externos como os Parodiantes de Lisboa.
Deixo aqui um excerto do Fantástico do Ruy Castelar em dezembro de 1990: https://soundcloud.com/dioomercial/fantastico2
Dá para entender que nesta altura a OM da RC era ouvida também em FM nos 100,3 e certos programas na Rádio Comercial Norte (100,4 Porto e 102,0 Muro, para além da onda média). Isto naturalmente quando os programas em Onda Média não tinham simultâneos com a rede nacional FM. Desconheço quando é que os 100,3, 100,4 e 102,0 entraram em funcionamento mas calculo que tenha sido no início dos anos 80.
Se os 102.0 do Muro eram da Comercial, porque acabaram na Antena 3? Já agora, se a Comercial emitia nos 100.4 Gaia e 100.3 Monsanto, o que emitia nos 97.7 e 97.4?
97,4 Lisboa, 97,7 MHz Valongo (na época): Rádio Comercial FM.
100,3 Lisboa, 100,4 Monte da Virgem: Rádio Comercial Onda Média
Na altura, a emissão FM era diferente da emissão OM na maior parte do dia. E sim, a emissão OM era também transmitida em FM mas apenas em Lisboa, Porto e talvez mais um ou outro emissor. Quanto às frequências da Antena 3, a maioria pertencia às rádios regionais da RDP, extintas em 1993/1994. De referir que os 100,3 Lisboa, 100,4 Porto e os 103,0 MHz Braga tiveram, durante algum tempo, em 1994, talvez também no final de 1993, uma emissão temporária para ocupar as frequências até ao lançamento da Antena 3.