Por falar em Comercial, na volta de Vigo para o Porto fiz a viagem toda ela nesta estação. Os 99.0 de Valença parecem-me de longe o mais fraco de todos das nacionais, dado ter a Rádio 3 de Santiago de Compostela com 3x mais potência em cima dela. Não chega para deixar entradas, apenas um ou outro leve ruído, que começa a ficar mais visível nas proximidades do centro de Vigo, penso que deverá existir transição ali pela zona do porto. Não sei até que ponto não seria de interesse por a Comercial em 98.9, dado que o próprio governo da Galiza que tanto incentiva ao uso do português, até chegou a desejar que as nossas nacionais se escutassem bem em todo o território, assim como as deles em todo o Norte, o que, a meu ver, seria do interesse de ambas as regiões.
Posto isto, entrando em solo português, o emissor de Valença dura 25km na A3, um pouco antes da saída da A27 comuta para os 97.7 do Monte da Virgem, onde segue até passar esse nó por cerca de 2km, entrando depois alternadamente 89.3 e 94.4 Viana e Arcos por não mais de 6km. Volta a ser o emissor do Monte da Virgem na zona de subida do Gerês a dar de si, e a partir daí até ao nó da Cruz (EN14) estabiliza nos 99.2, não obstante algumas falhas de sinal, que denotam a falta de emissor na Serra Amarela. A partir da Cruz até Santo Tirso é 70/30 Braga-Gaia, estabilizando nos 97.7 a partir daí. É, evidentemente, uma falha grave não ter emissor no Muro. Não sei até que ponto não seria preferível abdicar de Valença pelo Muro, parece-me que sairam a ganhar, caso fosse naturalmente autorizado.