Autor Tópico: Rádio Comercial  (Lida 614451 vezes)

Julio Carvalho

• Hero Member
Re: Rádio Comercial
« Responder #1035 em: Setembro 21, 2021, 10:12:19 pm »
Hoje ouvi a emissão do Era o que Faltava e gostei do João Paulo, muito à vontade, muito Intimista, bom contador de histórias curiosas, a convidada Raquel Tavares ajudou. Amiga pessoal dele, contaram histórias de cada deles.

Emissão bem conduzida e com conversa saborosa...

Difrenre do Rui Pego, mas percebe - se que foi a escolha acertada...

O Bigode do Sala

• Hero Member
« Responder #1036 em: Setembro 21, 2021, 10:39:08 pm »
Gostei do João Paulo Sousa na Rádio Comercial.
É a evolução natural de um bom comunicador e fico contente que a RC tenha continuado com o seu espaço dedicado à palavra.
Neste país não é fácil arriscar, ainda por cima quando é a liderança das audiências que está em causa.
Contudo e dado os números, a palavra continua a reflectir interesse por parte dos ouvintes, contrapondo com a ideia de que em Portugal só a «música a metro» dá sucesso.

A RFM também continua a apostar no Wi-Fi o que me deixa deveras satisfeito.

Enviado do meu Redmi Note 9 Pro através do Tapatalk

«O que acontece no Mundo é que toda a gente que nasce, nasce de alguma maneira poeta! Inventor de algo que não havia no Mundo antes de eles nascerem!
E inteiramente individual: cada um poeta que é!»

Agostinho da Silva

AG

• Global Moderator
  • Hero Member
  • R CLUB P
« Responder #1037 em: Setembro 22, 2021, 12:38:17 am »
É a evolução natural de um bom comunicador e fico contente que a RC tenha continuado com o seu espaço dedicado à palavra.
Neste país não é fácil arriscar, ainda por cima quando é a liderança das audiências que está em causa.
Contudo e dado os números, a palavra continua a reflectir interesse por parte dos ouvintes, contrapondo com a ideia de que em Portugal só a «música a metro» dá sucesso.

De há uns 10 anos que essa ideia tem sido esbatida, e ainda bem.

Olhando para trás, apesar das dificuldades temos uma rádio algo melhor que há uns 15 anos, não tenho dúvidas em afirmar. Era inimaginável um programa como o Era o Que Faltava na Comercial desse ano.

Nessa altura, o grupo MCR era todo ele uma autêntica jukebox da Comercial à Best Rock, passando pelo RCP, Cidade, Mix e pela episódica Foxx FM.

A RR nesse tempo já estava em decadência - da qual só agora parece querer sair muito graças à Joana Marques (mais um conteúdo de palavra!) e a RFM era mais uma repetidora de canções. Não melhorou muito de lá para cá e mesmo na playlist piorou, mas agora há um Wi-Fi, por exemplo. A Mega FM era outra "cassete", pior que isso, muito incoerente - passavam Pedro Abrunhosa e Phil Collins o que numa rádio para jovens era um absurdo completo.

Apenas a TSF e a Antena 1 (menos) caíram de qualidade de 2005/6 para hoje, 2021. Muito a haver com as várias crises económicas e lideranças fracas que foram tendo.
« Última modificação: Setembro 22, 2021, 10:23:15 am por AG »

pdnf

• Hero Member
« Responder #1038 em: Setembro 22, 2021, 12:53:54 am »

De há uns 10 anos que essa ideia tem sido esbatida, e ainda bem.

Olhando para trás, apesar das dificuldades temos uma rádio algo melhor que há uns 15 anos, não tenho dúvidas em afirmar. Era inimaginável um programa como o Era Que Faltava na Comercial desse ano.

Nessa altura, o grupo MCR era todo ele uma autêntica jukebox da Comercial à Best Rock, passando pelo RCP, Best Rock e pela episódica Foxx FM.

A RR nesse tempo já estava em decadência - da qual só agora parece querer sair muito graças à Joana Marques (mais um conteúdo de palavra!) e a RFM era mais uma repetidora de canções. Não melhorou muito de lá para cá e mesmo na playlist piorou, mas agora há um Wi-Fi, por exemplo. A Mega FM era outra cassete, pior que isso, muito incoerente - passavam Pedro Abrunhosa e Phil Collins o que numa rádio para jovens era um absurdo completo.

Apenas a TSF e a Antena 1 (menos) caíram de qualidade de 2005/6 para hoje, 2021. Muito a haver com as várias crises económicas e lideranças fracas que foram tendo.

E esperemos que a tendência seja para melhorar. Enquanto não se convencerem que o que difere a rádio de um Spotify não é a imprevisibilidade da playlist (que não é assim tanta) mas a companhia, a palavra, o estilo de proximidade, o falar de coisas que nos são caras... não vão haver melhoras.
Rádio, mais do que música, para mim é palavra. Dos 18 aos 98.
Rádio é:
Ir ao fim da Rua, a ligar Portugal, aconteça o que acontecer.
Mais música nova para sentir (e decidir).
Estar no carro, em casa, em todo o lado, só se quiseres.
Saber que se a vida tem uma música, ela passa-a.
É a arte que toca, mais do que música...PESSOAS. Ah, and all that "unique" soul.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #1039 em: Setembro 22, 2021, 10:12:38 am »
Subscrevo os comentários anteriores.
Neste momento, entre as 18h e as 21h as nossas musicais até estão melhor que países como Espanha ou Reino Unido. Por outro lado, as Manhãs é que começam a definhar.

Julio Carvalho

• Hero Member
« Responder #1040 em: Setembro 22, 2021, 11:06:51 am »
Nos aqui olhamos para a rádio de maneira muito romanciada. Na verdade é que a ditadura das audiências é que manda nisto tudo.

Por exemplo, não duvido que a RFM é a rádio que estará mais expectante em relação às próximas projeções de audiências, nomeadamente no período do Hi Fi. E  se nesse painel se notar uma baixa de audiências e, se for significativa, lá se vai o Hi Fi e voltam os fins de tarde iminentemente musicais.

Nas rádios com objectivos comerciais é assim que isto funciona...

tuscano

• Hero Member
« Responder #1041 em: Setembro 24, 2021, 05:49:34 pm »
Especial One Hit Wonders este Sábado 25 de Setembro, entre as 8h e as 16h.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1042 em: Setembro 25, 2021, 09:44:38 am »
Parece rivalizar com o Rock Weekend na M80.
Se a Comercial for por este caminho marca a diferença.
Arriscar fora da caixa.
Neste momento a gostar imenso...
Com músicas não rodadas em ambas as rádios.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #1043 em: Setembro 25, 2021, 10:16:52 am »
Arriscar fora da caixa.
E o Pedro Ribeiro tinha dito ontem que o dia destinado a isto calhava este ano a um sábado, se não teria sido ontem.
Nota para estarem a passar algumas músicas dos anos 80, o "cheirinho" a M80 parece ser cada vez maior.

Enviado do meu M2010J19SY através do Tapatalk

tuscano

• Hero Member
« Responder #1044 em: Setembro 25, 2021, 10:19:07 am »
Arriscar fora da caixa.
E o Pedro Ribeiro tinha dito ontem que o dia destinado a isto calhava este ano a um sábado, se não teria sido ontem.
Nota para estarem a passar algumas músicas dos anos 80, o "cheirinho" a M80 parece ser cada vez maior.

Compreendo por o dia anual do One Hit Wonder ser hoje, mas ter em parte do Fim de Semana a Comercial e a M80 a fazerem-se concorrência, também não me parece a melhor das ideias, perdem um pouco as as 2.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1045 em: Setembro 25, 2021, 10:47:18 am »
Sò acho o critério estranho...
Eiffel 65,deram o Blue,mas têm outro hit,o Move Your Body que fez sucesso em Portugal.
Goo Goo Dolls,o Iris,na M80 ouço o Give a Little Bitt,deles também (cover do original dos Supertramp)
Nick Lachey,What's Left Of Me,recordo me de em Portugal terem tocado outro hit dele,o I Can't Hate Anymore.
Bem,mais cuidado...
Tanika Tikaram,Twist In My Sobriety...Na M80 tocam a Catedral... salvo erro original da Zélia Duncan...

tuscano

• Hero Member
« Responder #1046 em: Setembro 25, 2021, 12:31:12 pm »
Sò acho o critério estranho...
Eiffel 65,deram o Blue,mas têm outro hit,o Move Your Body que fez sucesso em Portugal.
Goo Goo Dolls,o Iris,na M80 ouço o Give a Little Bitt,deles também (cover do original dos Supertramp)
Nick Lachey,What's Left Of Me,recordo me de em Portugal terem tocado outro hit dele,o I Can't Hate Anymore.
Bem,mais cuidado...
Tanika Tikaram,Twist In My Sobriety...Na M80 tocam a Catedral... salvo erro original da Zélia Duncan...
Eles nunca fazem a coisa bem, o Juan Luis Guerra em Portugal ficou conhecido pelo Burbujas de Amor, mas ele tem imensos sucessos pelo mundo fora, por exemplo Ojala Que Llueva Cafe, Bachata en Fukuoka, Te Regalo Una Rosa ou o Frio Frio não é um One Hit Wonder muito longe disso, assim como consideram o Eddy Grant um One Hit Wonder com o Gimme Hope Jo Anna, o que é falso, esquecem o I Don't One a Dance e o Electric Avenue(pelo menos fizeram isso no último).

O original da Catedral é da Tanika Tikaram.
« Última modificação: Setembro 25, 2021, 12:35:45 pm por tuscano »

estvmkt

• Hero Member
« Responder #1047 em: Setembro 25, 2021, 01:07:44 pm »
Madcon,Beggin quando há o Dont Worry e o Liar.
Fairground Attraction,Perfect, há o Find My Love...

tuscano

• Hero Member
« Responder #1048 em: Setembro 25, 2021, 03:43:53 pm »
Europe The Final Countdown, nem pensar e o Carrie?

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #1049 em: Setembro 25, 2021, 05:23:57 pm »
Eu penso que a ideia (e ainda bem) era passar o máximo de artistas possível. Já nos basta ter o Ed Sheeran 4 ou 5 vezes por dia...