Autor Tópico: Rádio Comercial  (Lida 614637 vezes)

estvmkt

• Hero Member
Re: Rádio Comercial
« Responder #795 em: Agosto 21, 2020, 09:58:42 pm »
O Pedro Ribeiro tem um problema, é demasiado vaidoso.
Somente isso.
Um aspecto curioso,a Comercial em Aveiro tem um emissor,que pergunto eu...para quê?
Av Lourenço Peixinho e zona do Rossio,GNR e Bombeiros mal se ouve a Comercial no telemóvel.
Os 92.2 inclusive a nível de comutação de rds para lá pouco.
Zona da universidade e da Forca até se apanha bem,mas pergunto eu,para quê se aí a Lousã ganha a nível de cobertura? Mais valia deslocalizar o emissor para zona mais próxima da cidade...

tuscano

• Hero Member
« Responder #796 em: Agosto 22, 2020, 10:16:38 am »
Pedro Ribeiro é um bom profissional, dos melhores da sua geração, por era escusado certas " foleirices".

Hoje ao ler mensagens de ouvintes leu uma que era mais ou menos assim " dei um livro de um humorista da concorrência à minha namorada, ela acobiu logo comigo, mas pior do que isso foi eu andar a ouvir a concorrência em vez de ouvir a Comercial.

" Picadinhas" bem dispensáveis...
No dia seguinte, nas pequenas memórias que vão passando ao longo do programa da manhã, voltou a passar isso, sinceramente era escusado.

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #797 em: Setembro 02, 2020, 05:24:28 pm »
Andei uns dias pela periferia de Vila Real, Mesão Frio Pinhão.. onde a escuta da Rádio Comercial não é confortável, 88,7 tem zonas de sombra dentro do próprio distrito, depois aparece os 91,9,99,2 e 97,7 nas zonas altas, mas como é muitas encostas, o sinal perde-se facilmente. Mudei para a RFM onde os 90,4 garantem estabilidade nesse percurso com os 106,2. Até a M80 nos 97,4 se ouve bem melhor.
Existe aqui uma lacuna, uns elementos para a torre da M80 não era nada mal pensado...

estvmkt

• Hero Member
« Responder #798 em: Setembro 02, 2020, 07:32:59 pm »
Acho que a Comercial tem menos potência que a RFM.
No meu ver acho que a Comercial ganhava em ter o seu emissor onde está o da M80.

Asantosc12

• Global Moderator
  • Hero Member
« Responder #799 em: Setembro 02, 2020, 08:59:37 pm »
A RFM transmite com 12kW e a Comercial com 5kW, já o emissor da M80 está na Serra do Alvão, que tem uma boa cobertura melhor que a Comercial em muitas zonas dos percursos que fiz.
Não percebo o porque da Comercial quer em Vila Real ou em Braga não emitir pelo menos com 10kW... sendo possível visto não terem outras frequências activas por perto.
Também o que vale à RFM também, é o potente emissor do Muro com 20kW, a Comercial é a única nacional que não têm um emissor lá, isto que já aqui foi debatido "n" vezes, este é apenas um exemplo.

pdf

• Visitante
« Responder #800 em: Setembro 05, 2020, 09:43:52 pm »
É bastante difícil arranjar uma frequência livre que permita à Comercial operar a partir do alto do Muro, no Gerês. É, a par da Lousã e da Fóia, uma das melhores localizações em Portugal Continental para ter um emissor VHF-FM. A cobertura dos emissores do Muro é *massiva*: de Norte a Sul, começa em terras galegas acima de Vigo e acaba já no distrito de Coimbra.

Com estas cartas em cima da mesa, podem ver que um emissor para a Comercial nesse local seria importantíssimo, e a meu ver é injusto que isso não aconteça - porém, e tecnicamente, é quase impossível disponibilizar uma frequência limpa que não vá bater em rádios nacionais e também em território espanhol.

estvmkt

• Hero Member
« Responder #801 em: Setembro 05, 2020, 11:45:48 pm »
Por falar na Comercial a Ana Isabel Arroja vai ter um programa que é a cara dela de segunda a sexta-feira às 21.
O Era o Que Faltava reduziram numa hora.

Boxx

• Hero Member
« Responder #802 em: Setembro 06, 2020, 08:09:55 am »
O que é que isso quer dizer?  Um espaço de rock ?

estvmkt

• Hero Member
« Responder #803 em: Setembro 06, 2020, 09:09:39 am »
Acho que sim.
Amanhã já se sabe.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
  • "Quintão e Costa, a dupla que o povo gosta!"
« Responder #804 em: Setembro 06, 2020, 10:32:03 am »
Parece que vai ser um espaço na linha do Oceano Pacífico, mas tem tudo para ocupar o seu lugar uma vez que aparentemente vai ter interação em direto com os ouvintes...
https://www.meiosepublicidade.pt/2020/09/noites-da-comercial-novo-programa-desacelerar/

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #805 em: Setembro 08, 2020, 12:53:36 pm »
Comercial Slow Down com uma mistura entre a playlist habitual, alguns clássicos dos 90 e algumas "surpresas" como Groove Armada ou Eurythmics pelo meio, já foram enviadas algumas mensagens mas espera-se mais interacção nos próximos tempos.
Entretanto confirma-se que o Era o que Faltava é reduzido a uma hora e assim as conversas deixam de ser interrompidas por música. Não sei até que ponto estes horários vão durar, afinal de contas o Rui Pêgo era uma aposta forte demais para estar a fazer apenas uma hora, cheira-me que é apenas uma tática para combater o Oceano Pacífico inicialmente...

Memorias da Radio

• Hero Member
« Responder #806 em: Setembro 08, 2020, 03:56:23 pm »
Comercial Slow Down com uma mistura entre a playlist habitual, alguns clássicos dos 90 e algumas "surpresas" como Groove Armada ou Eurythmics pelo meio, já foram enviadas algumas mensagens mas espera-se mais interacção nos próximos tempos.
Entretanto confirma-se que o Era o que Faltava é reduzido a uma hora e assim as conversas deixam de ser interrompidas por música. Não sei até que ponto estes horários vão durar, afinal de contas o Rui Pêgo era uma aposta forte demais para estar a fazer apenas uma hora, cheira-me que é apenas uma tática para combater o Oceano Pacífico inicialmente...

Não é exatamente concorrência direta: o Comercial Slow Down começa propositadamente 1h antes, às 21:00, no arranque da última onda de escuta mais relevante para audiências, e termina às 00h - o Oceano Pacífico faz 22-02h, portanto fica para 2h mais tarde. Evitaram concorrência e seguram o horário de maior relevância ainda, na escuta.

A música é bastante diferente do Oceano Pacífico, no entender desta conta, para muito melhor. Sem medo de entrar nos 80/90, sem medo de fazer escolhas diferentes e menos comuns a intercalar opções mais óbvias. Excelente. A locutora é que... a Ana Isabel Arroja bem se esforçou, mas não é peixe para esta água, apesar de não ter estado mal. Falta a mágica, é demasiado seca para uma destas (mas está fora de água também, temos que atender a isso - each to their own). A Sofia Morais (por troca com alguma locutora da Comercial, por exemplo a Ana do Carmo), o Rui Miguel Pêgo (parece ter uma voz excelente para ir a estas) ou o próprio Nuno Markl, são muito melhores escolhas.

Era interessante o Nuno Markl fazer este espaço aos fins de semana em direto ou pelo menos Sexta e Sábado, como "special feature" (dado que Domingo fica demasiado mal - sair à meia-noite de estúdio para acordar às 04:30/05:00 para fazer as manhãs?). Sempre realizava um sonho dele muito antigo e conseguia conciliar manhãs e locução mais relaxada. Além disso os ouvintes que gostam dele em particular tinham ali um espacinho mais calmo e separado, da mesma maneira que os restantes elementos das manhãs têm as suas horas a solo durante o fim de semana.

Muito potencial neste espaço. E a RFM se não se mexer rapidamente perde muita audiência à noite, dado o estado a que deixou chegar o Oceano Pacífico. Pode ser o suficiente para perder facilmente 2% de acumulada de véspera e descolar da proximidade à liderança da Comercial. Já para a Comercial o que está em jogo é chegar aos 20% de AAV.

tuscano

• Hero Member
« Responder #807 em: Setembro 08, 2020, 05:52:41 pm »
Este programa é também um pouco concorrente das noites de outra rádio do grupo a M80, de Segunda a Quinta a partir das 22h.

radiokilledtheMTVstar

• Hero Member
« Responder #808 em: Setembro 08, 2020, 10:35:03 pm »

Não é exatamente concorrência direta: o Comercial Slow Down começa propositadamente 1h antes, às 21:00, no arranque da última onda de escuta mais relevante para audiências, e termina às 00h - o Oceano Pacífico faz 22-02h, portanto fica para 2h mais tarde. Evitaram concorrência e seguram o horário de maior relevância ainda, na escuta.

A música é bastante diferente do Oceano Pacífico, no entender desta conta, para muito melhor. Sem medo de entrar nos 80/90, sem medo de fazer escolhas diferentes e menos comuns a intercalar opções mais óbvias. Excelente. A locutora é que... a Ana Isabel Arroja bem se esforçou, mas não é peixe para esta água, apesar de não ter estado mal. Falta a mágica, é demasiado seca para uma destas (mas está fora de água também, temos que atender a isso - each to their own). A Sofia Morais (por troca com alguma locutora da Comercial, por exemplo a Ana do Carmo), o Rui Miguel Pêgo (parece ter uma voz excelente para ir a estas) ou o próprio Nuno Markl, são muito melhores escolhas.

Era interessante o Nuno Markl fazer este espaço aos fins de semana em direto ou pelo menos Sexta e Sábado, como "special feature" (dado que Domingo fica demasiado mal - sair à meia-noite de estúdio para acordar às 04:30/05:00 para fazer as manhãs?). Sempre realizava um sonho dele muito antigo e conseguia conciliar manhãs e locução mais relaxada. Além disso os ouvintes que gostam dele em particular tinham ali um espacinho mais calmo e separado, da mesma maneira que os restantes elementos das manhãs têm as suas horas a solo durante o fim de semana.

Muito potencial neste espaço. E a RFM se não se mexer rapidamente perde muita audiência à noite, dado o estado a que deixou chegar o Oceano Pacífico. Pode ser o suficiente para perder facilmente 2% de acumulada de véspera e descolar da proximidade à liderança da Comercial. Já para a Comercial o que está em jogo é chegar aos 20% de AAV.

Não me expliquei bem: queria dizer que era uma estratégia para acabar com o hábito de esperar pelas 22h para ouvir o Oceano Pacífico mas logo que isso seja conseguido atrasem o programa. E faltou dizer que não é nada díficil fazer melhor que o programa da RFM este momento. Praticamente todo o grupo Renascença precisa de entrar em reflexão profunda, não os estou a ver com capacidade para contrariar com esta pujança da MCR desde a Comercial à Smooth e voltar a lutar pela liderança entre os grupos de rádio.

E quanto ao Markl é uma desilusão neste momento não ter grandes projetos fora da rádio e mesmo assim manter apenas o HQMC... parece que a torneira da criatividade infinita que parecia ter está se a fechar para ele. Lá continua a ter muito público mas é mais do mesmo e uma rubrica nova dele poderia ser uma grande lufada de ar fresco nesta que para mim é a época com as Manhãs mais fracas pelo menos dos últimos 10 anos...
« Última modificação: Setembro 08, 2020, 10:39:50 pm por radiokilledtheMTVstar »

tuscano

• Hero Member
« Responder #809 em: Setembro 09, 2020, 05:09:35 pm »

Não me expliquei bem: queria dizer que era uma estratégia para acabar com o hábito de esperar pelas 22h para ouvir o Oceano Pacífico mas logo que isso seja conseguido atrasem o programa. E faltou dizer que não é nada díficil fazer melhor que o programa da RFM este momento. Praticamente todo o grupo Renascença precisa de entrar em reflexão profunda, não os estou a ver com capacidade para contrariar com esta pujança da MCR desde a Comercial à Smooth e voltar a lutar pela liderança entre os grupos de rádio.

E quanto ao Markl é uma desilusão neste momento não ter grandes projetos fora da rádio e mesmo assim manter apenas o HQMC... parece que a torneira da criatividade infinita que parecia ter está se a fechar para ele. Lá continua a ter muito público mas é mais do mesmo e uma rubrica nova dele poderia ser uma grande lufada de ar fresco nesta que para mim é a época com as Manhãs mais fracas pelo menos dos últimos 10 anos...
As manhãs andam fracas, sim, por exemplo, agora as manhãs da M80 estão sem a Vanda que está de férias e só com 2 nota-se muito a falta de uma terceira, seja a Vanda ou outra pessoa (o colega da Vanda para mim nunca teve grande piada), as Manhãs da RR, sem a Joana por licença de parto também ficam fracas, o Markl, já é pouco na Comercial para o momento de humor, a Antena1 não descobriu ainda a pessoa certa para fazer o programa da manhã, etc.